27 C
Porto Velho
31 janeiro 2026

A lua de mel de Donald Trump chegou ao fim

No Bryant Park, famosa praça da região central de Manhattan, dezenas de milhares de manifestantes se aglomeravam, sob chuva, na tarde deste sábado. O mesmo acontecia no National Mall, em Washington, na Daley Plaza, em Chicago,  e em mais de mil cidades pelos 50 estados do país.

Os presentes se manifestavam contra o governo de Donald Trump e Elon Musk. Alguns carregavam cartazes contra os cortes promovidos pelo Departamento de Eficiência Governamental, outros em defesa dos imigrantes e de pessoas trans. O mote das manifestações era “Hands Off!” – “tire as mãos”, em inglês. No X, o antigo Twitter, a hashtag #HandsOff2025 ficou entre os assuntos mais comentados.

Nas redes, vídeos compartilhados tornam inegável a realidade: o dia de mobilizações contra o governo foi imenso – tanto em cidades grandes, quanto nas pequenas, e tanto em estados democratas como em estados republicanos. Bandeiras da Palestina, da Groenlândia,  da Ucrânia e dos Estados Unidos estiveram presentes em várias das manifestações.

Em uma das gravações que circulam pela internet, de Detroit, é possível ver duas manifestações interagindo: uma do lado americano do Rio Detroit, a outra em Windsor, no Canadá. As manifestações aconteceram não só no país vizinho, mas também em Guadalajara, no México, e em diversas cidades europeias, como Lisboa, Paris, Londres e Berlim

Os atos de hoje representam, de certa forma, o fim da lua de mel do republicano. Eleito em todos os estados pêndulo e ganhando no voto popular, Trump afirmava ter um amplo apoio no país. Mas se esse apoio todo, se é que um dia existiu, começou a derreter – e derreter rapidamente.

As eleições especiais na Flórida e em Wisconsin, na última terça-feira, foram o primeiro grande sinal. Apesar do esforço de Trump e Musk, o candidato republicano foi derrotado em Wisconsin, e os republicanos da Flórida, ainda que eleitos, viram a proporção de vantagem cair pela metade em menos de 5 meses.

As tarifas, que foram criticadas hoje em cartazes e palavras de ordem, parecem ter sido a gota d’água. Em 2 dias, US$2 trilhões foram perdidos nas bolsas de valores – algo que nos EUA impacta diretamente setores amplos da sociedade, que perderam dinheiro poupado e, principalmente, fundos de aposentadoria. Da noite pro dia, milhões de americanos viram grande parte do seu dinheiro simplesmente desaparecer.

Enquanto o povo vai às ruas, Donald Trump está em silêncio. Nas redes sociais, o presidente que costuma subestimar a oposição não se manifestou. A Casa Branca cancelou um evento que ocorreria hoje na sede do governo, sob a justificativa de medida de segurança. Ao que tudo indica: sentiu o baque.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

PM mata ex-companheira e outro homem a tiros

Na madrugada deste sábado (31), um policial militar matou...

Papudinha vira quartel-general político de Bolsonaro

Até a eleição de 2026, o principal centro de...

Ezequiel Neiva comemora licitação para pontes entre Cabixi e Pimenteiras

O Cone Sul de Rondônia, especialmente os municípios de...

Ezequiel Neiva confirma conclusão de obra no centro de Colorado

Colorado do Oeste acaba de conquistar um importante avanço...

Execução brutal:dois homens são achados mortos em RO

Os corpos de Clebson de Souza Amorim, de 30...

Sábado com trovoadas e pancadas de chuva em RO

A expectativa é de chuvas intensas em todos os...

Justiça proíbe bloqueios de invasores de terra na BR-364

A  1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Rondônia concedeu tutela...