29 C
Porto Velho
31 janeiro 2026

Mega Operação prende 8 pessoas por furto de energia

Na manhã desta quinta-feira (8), a Polícia Militar do Estado de Rondônia executou mais uma fase da Operação Fio Desencapado, em Porto Velho, que contou também com a atuação das equipes da Energisa, responsáveis por realizar fiscalizações nos medidores dos alvos e identificar possíveis materiais de uso exclusivo da empresa.

A operação objetivou conter a prática recorrente de furtos de fios elétricos, tampas de bueiros e hidrômetros em Porto Velho. Caso seja confirmada a receptação de materiais retirados de órgãos públicos, os responsáveis devem responder criminalmente. A força tarefa contou ainda com a atuação de órgãos municipais e estaduais e diversas instituições públicas e privadas.

A atuação da Energisa contou com 12 equipes, 4 técnicos líderes e 3 supervisores em diferentes pontos da cidade. Nessa força tarefa foram fiscalizados mais de 20 pontos, resultando em 8 pessoas presas por furto de energia ou receptação. De acordo com o coordenador de Medição, Combates e Perdas da Energisa, Willian Rafael, a atuação da empresa busca conter a prática recorrente de furtos de fios elétricos, tampas de bueiros e hidrômetros em Porto Velho.

“Uma importante iniciativa por parte do poder público, a qual estamos agregando com esse trabalho. Analisamos de perto os medidores e, quando constatado, o responsável é conduzido por furto de energia ou recepção de materiais”, detalhou.

É CRIME

O furto de energia é um crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. Esse crime pode causar sérios acidentes, traz prejuízos à qualidade do fornecimento, provoca aumento na tarifa de energia e impacta na arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Nos três primeiros meses deste ano, 33 prisões foram realizadas no estado por furto de energia. Qualquer pessoa pode denunciar de forma anônima pelo telefone 190 da Polícia Militar ou pelo 0800 647 0120 da Energisa.

Para se ter uma ideia da gravidade, só em 2024, o estado de Rondônia deixou de arrecadar em ICMS mais de R$ 160 milhões. “Com este recurso, seria possível adquirir cerca de 400 ambulâncias modernas ou construir 1.200 casas populares”, afirma Willian Rafael, coordenador de Combate a Perdas da Energisa. Além disso, o “gato de energia” afeta negativamente os consumidores regulares, comprometendo a qualidade do fornecimento de energia. Isso ocorre porque a rede elétrica é projetada para atender apenas os clientes legalizados.

 

Assessoria

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

PM mata ex-companheira e outro homem a tiros

Na madrugada deste sábado (31), um policial militar matou...

Papudinha vira quartel-general político de Bolsonaro

Até a eleição de 2026, o principal centro de...

Ezequiel Neiva comemora licitação para pontes entre Cabixi e Pimenteiras

O Cone Sul de Rondônia, especialmente os municípios de...

Ezequiel Neiva confirma conclusão de obra no centro de Colorado

Colorado do Oeste acaba de conquistar um importante avanço...

Execução brutal:dois homens são achados mortos em RO

Os corpos de Clebson de Souza Amorim, de 30...

Sábado com trovoadas e pancadas de chuva em RO

A expectativa é de chuvas intensas em todos os...

Justiça proíbe bloqueios de invasores de terra na BR-364

A  1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Rondônia concedeu tutela...