23.7 C
Porto Velho
2 agosto 2026

Prazo para licenciamento de veículos com placa final 5 vai até o dia 30 de maio

Os proprietários de veículos com placa final 5 devem ficar atentos ao prazo para renovação do Licenciamento Anual junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). O pagamento deve ser feito até o último dia útil de maio, neste ano até 30 de maio. O licenciamento pode ser pago pela Central de Serviços no site oficial do Detran-RO ou presencialmente em uma das unidades de atendimento.

O Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV) atualizado é liberado cerca de 30 minutos após a confirmação do pagamento, desde que o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) e eventuais multas também estejam quitados.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a regularização da documentação veicular gera benefícios para toda a população. “Os recursos arrecadados com o IPVA e o licenciamento retornam em investimentos em infraestrutura viária, segurança no trânsito, saúde e educação”, ressaltou.

ISENÇÃO DE IPVA

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, lembra que, conforme a Lei nº 5.706/2023, motocicletas de até 170 cilindradas estão isentas do IPVA e da taxa do Corpo de Bombeiros. “Nesses casos, o proprietário paga apenas a taxa de licenciamento. A medida beneficia quem usa a moto como principal meio de transporte ou fonte de renda”, explicou.

CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO ANUAL

Final da Placa Prazo Final para Renovação
1, 2, 3 Até março
4 Até abril
5 Até maio
6 Até junho
7 Até julho
8 Até agosto
9 Até setembro
0 Até outubro

PAGAMENTO FACILITADO

O diretor técnico de Veículos, Esli Ferreira, informa que todas as taxas do Detran-RO, incluindo o licenciamento anual e multas de trânsito, podem ser parceladas ou pagas via cartão de crédito através das empresas conveniadas. “Mais informações sobre esse serviço estão disponíveis no site do Detran-RO, inclusive a relação das instituições parceladoras”.

De acordo com o artigo 230, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo com o licenciamento vencido é uma infração gravíssima, passível de multa e adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Geovani Berno
Secom – Governo de Rondônia

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Mulheres vão às ruas por PL da Misoginia neste domingo

Neste domingo (2), antes da volta aos trabalhos do Congresso...

Domingo de calor intenso em Rondônia

O domingo (2) será de calor intenso e variação...

Troca no PSB ao Senado levanta dúvidas eleitorais

Bastidores das eleições - A decisão do PSB de...

Gasolina com 32% de etanol chega aos postos neste sábado

A gasolina comercializada no Brasil passa a ter, a partir deste...

Homem invade casa da ex com caminhonete após separação em RO

A noite desta última quinta-feira (30/7) para uma moradora...

Acidente com ambulância mata paciente e técnica enfermagem

A técnica de enfermagem Maria Eulália Vieira da Silva,...

Agosto começa quente em Rondônia

O primeiro sábado de agosto será de calor e...

Leonardo abre a Expoari 2026 neste sábado

A 41ª edição da Expoari tem início neste sábado...