29 C
Porto Velho
17 março 2026

Abaixo-assinado pede cassação de senador rondoniense por ataques à Marina Silva

A ex-deputada Manuela D’Ávila lançou, nesta quarta-feira (28), um abaixo-assinado online que pede a cassação do mandato do senador Marcos Rogério (PL-RO), que protagonizou uma discussão com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na Comissão de Infraestrutura do Senado, na última quarta-feira (27).

A ministra foi convidada para prestar informações sobre a criação de uma unidade de conservação marinha, na Margem Equatorial, no litoral norte do Amapá, onde a Petrobras pretende realizar estudos para a produção de petróleo. A discussão, no entanto, se concentrou na construção da BR-319 que corta a Amazônia, ligando Manaus (AM) a Porto Velho (RO), e no Projeto de Lei (PL) 2.159, conhecido como PL da Devastação.

“Essa é uma discussão técnica, causada pela ética, a ética do cuidado com as pessoas, com o meio ambiente, com o futuro do Brasil”, disse a ministra ao senador Omar Aziz (PSD-AM), que defende a construção da rodovia e o projeto de lei. “Cada um que votou aqui assuma sua responsabilidade”, afirmou Marina Silva.

Em seguida, o senador Marcos Rogério, presidente da comissão, disse que “essa é a educação da ministra Marina Silva”, sendo rebatido pela ministra: “Eu tenho educação. Mas o que o senhor gostaria é que eu fosse uma mulher submissa e eu não sou”. Na sequência, o parlamentar afirmou: “Agora eu sou sexista, ministra? Me respeite, ministra, se ponha no seu lugar”, causando tumulto dos presentes.

Em um momento posterior, o senador Plínio Valério (PSDB-AM), que em março disse que enforcaria Marina, afirmou “a mulher merece respeito, a ministra, não”. Na sequência, Marina Silva se retirou da reunião.

Na saída da comissão, a ministra falou com a imprensa. “Eu me senti agredida fazendo o meu trabalho. Fui chamada para mostrar tecnicamente que as unidades de conservação, que estão sendo propostas para o Amapá, não afetam os empreendimentos”, declarou Marina Silva à imprensa.

“Eu não posso aceitar que alguém me diga qual é o meu lugar. Meu lugar é o da defesa da democracia, do meio ambiente, da luta contra a desigualdade, da proteção da biodiversidade e da promoção da infraestrutura necessária ao país”, afirmou Marina. “Eu saí dali mais fortalecida. Eles não conseguiram me intimidar. Ninguém vai dizer qual é o meu lugar.”

No texto de divulgação do abaixo-assinado, Manuela D’Ávila classificou os ataques à Marina Silva como um caso de “violência política de gênero e raça”. Quando um senador diz isso [se ponha no seu lugar] a uma ministra, ele não está só sendo agressivo — está reproduzindo um sistema que insiste em calar, deslegitimar e expulsar as mulheres dos espaços de poder. O ataque de Marcos Rogério à ministra Marina Silva é um retrato nítido da violência política de gênero e raça”, defendeu D’Ávila.

“É também um lembrete de que o lugar da mulher ainda é disputado todos os dias — sobretudo quando essa mulher é negra, com trajetória de luta, e ocupa um cargo de liderança”, escreveu em suas redes sociais ao divulgar o link do abaixo-assinado.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Execução de PM pode ter ligação com ciúmes do marido

A soldada Gisele Alves Santana, encontrada morta com um tiro...

Decisão histórica: canabidiol gratuito é garantido em RO

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) declarou constitucional...

Terça-feira de chuvas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta terça-feira (17), indica...

Pai morre após carreta conduzida pelo filho capotar em RO

Raimundo Gomes Brasil, de 71 anos, morreu no último...

Criança é atingida por hélice de barco em balneário de RO

Uma criança de 11 anos ficou gravemente ferida após...

Flávio Bolsonaro e Nikolas surgem em celular de Vorcaro

O cerco em torno das conexões políticas do Banco...

Delegada é presa por suspeita de ligação com o PCC

A Justiça de São Paulo decretou, nesta segunda-feira (16),...

Flávio Bolsonaro é denunciado por vídeo falso

Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais do...