23.1 C
Porto Velho
24 junho 2026

Deputado rondoniense faz discurso mais vira-lata da história em defesa de Trump

Em mais um episódio polêmico protagonizado por integrantes da base bolsonarista, o deputado federal Coronel Crhisóstomo (PL-RO) fez um dos discursos mais submissos já registrados na tribuna da Câmara dos Deputados, ao defender com entusiasmo a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos de exportação brasileiros.

Durante sua fala, Crhisóstomo culpou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela medida de Trump, referindo-se ao chefe do Executivo brasileiro de forma pejorativa como “garnizé”, enquanto chamava o presidente norte-americano de “galo”. A fala gerou perplexidade, inclusive entre aliados, por seu teor nitidamente subserviente aos interesses estrangeiros, em detrimento da economia nacional.

A decisão de Trump, que afeta diretamente o agronegócio brasileiro, atinge com especial gravidade o setor produtivo de Rondônia. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) apontam que os principais produtos de exportação do estado são carne bovina (fresca, resfriada e congelada), soja, milho, café e madeira. A carne lidera as vendas externas, seguida pela soja e demais commodities agrícolas.

A manifestação de Crhisóstomo ocorre poucos dias após o parlamentar ser humilhado publicamente pelo próprio Jair Bolsonaro durante manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, no último dia 29 de junho. Na ocasião, o ex-presidente empurrou o deputado em cima do palanque, num gesto de desprezo que foi registrado em vídeo e amplamente divulgado nas redes sociais.

Conhecido como um dos principais puxa-sacos de Bolsonaro na bancada federal de Rondônia, Crhisóstomo é frequentemente associado vítima de humilhações públicas impostas pelo “mito”.

Mas, mesmo diante da ameaça à balança comercial do estado, o deputado insistiu em defender Trump e atacar o governo brasileiro, em um gesto interpretado como um exemplo de submissão aos interesses internacionais. E ainda fingindo esquecer que o tarifaço trumpista sobre o agro brasileiro e rondoniense foi imposto depois de uma série de intrigas e mentiras contadas nos Estados Unidos pelo filho de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o Bananinha. (Tudorondonia)

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

PSOL condena exigências feitas a professoras em RO

Mídia Rondônia - O pré-candidato ao Governo de Rondônia,...

Casal é flagrado com 82 quilos de drogas em RO

Uma ação da Polícia Militar de Rondônia resultou na...

Quarta-feira com pancadas de chuva em RO

A quarta-feira (24) será marcada por calor, sol entre...

Prisão de professora em RO ganha repercussão nacional

O caso da professora vilhenense Suelen da Cruz Nunes,...

1º medicamento não hormonal para menopausa é aprovado

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (22) o...

Deputada expõe atrito com PSOL por fundo partidário

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou que só...

Identificadas vítimas de acidente fatal na BR-364

Foi identificada como Maria Luiza Neves de Lima, de...

Banco de Edir Macedo repetiu modelo do Master

A investigação que levou à operação da Polícia Federal contra o...