25.7 C
Porto Velho
27 junho 2026

Acusados de extorsão, PMs são presos em Rondônia

Mídia Rondônia – Três policiais militares foram presos na manhã desta quarta-feira (16), durante a segunda fase da Operação Soldados da Usura, deflagrada pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO). Eles são suspeitos de integrar um violento grupo de cobrança, que atuava extorquindo vítimas envolvidas em empréstimos ilegais com juros abusivos no estado.

De acordo com as investigações, o grupo agia de forma extremamente agressiva, utilizando armas de fogo, ameaças e violência física para coagir as vítimas a efetuarem os pagamentos. Os alvos da operação desta quarta-feira seriam responsáveis por manter a atuação da organização criminosa mesmo após as prisões realizadas na primeira fase.

Na primeira etapa da investigação, outros três policiais militares e mais seis civis foram presos preventivamente, suspeitos de liderar e lucrar com o esquema. Ainda segundo o MP, após as primeiras prisões, parte do grupo permaneceu em liberdade e continuou praticando os crimes, o que motivou o desdobramento da operação.

As ações da nova fase da Soldados da Usura contaram com o apoio da Polícia Militar e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, com o objetivo de recolher provas adicionais que reforcem as denúncias de extorsão, agiotagem, organização criminosa e abuso de autoridade.

O Ministério Público informou que o caso segue sob sigilo e que outras fases da operação não estão descartadas. A Corregedoria da PM acompanha o caso e deve instaurar procedimentos administrativos para apurar a conduta dos militares presos.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Aliados de Flávio culpam Michelle por possível derrota

Aliados e integrantes da campanha de Flávio Bolsonaro já...

Pré-candidato chama Michelle de mentirosa e ignorante

Alcides Fernandes (PL-CE), pai do deputado André Fernandes (PL-CE),...

FGTS poderá ser usado para comprar armas

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Governo de RO ajusta expediente por jogo do Brasil

 Em razão da partida de futebol da Seleção Brasileira...

Megaoperação contra facção deixa um morto em Vilhena

Um homem identificado como Erval Lopes Moura, de 37...

Escrivã da PF é morta com tiro na cabeça; marido é preso

A escrivã da Polícia Federal Vanessa Marty, de 44 anos,...

Mulher morre atropelada por caminhonete em RO

No distrito de Nova Londrina, localizado na RO-153 e...

Sábado será de sol e calor em Rondônia

Mídia Rondônia -Os moradores de Rondônia devem ter um...