30 C
Porto Velho
4 maio 2026

Dr. Google de Rondônia: advogado usa IA e tem recurso negado pela Justiça

Mídia Rondônia – A Justiça de Rondônia negou um recurso de apelação apresentado por um advogado que, segundo o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RO), utilizou ferramentas de inteligência artificial (IA) para elaborar uma petição contendo informações falsas. O caso foi julgado pela 2ª Câmara Criminal, que decidiu manter a condenação do réu a 6 anos, 2 meses e 20 dias de prisão, em regime semiaberto, pelo crime de roubo.

O julgamento do recurso ocorreu durante sessão eletrônica realizada entre os dias 7 e 11 de julho. No entanto, devido à gravidade da conduta, o tema voltou a ser debatido nesta terça-feira (22) nas sessões das 1ª e 2ª Câmaras Criminais do TJ-RO.

De acordo com o relator do processo, desembargador Francisco Borges, o advogado apresentou jurisprudências inexistentes, incluindo nomes de magistrados e números de processos que não constam nos registros oficiais da Justiça. A suspeita é de que os dados tenham sido gerados por inteligência artificial sem qualquer verificação prévia por parte do profissional.

O Tribunal considerou o episódio extremamente grave, especialmente pelo fato de a ação ter prejudicado a defesa do próprio cliente, comprometendo o direito à ampla defesa garantido pela Constituição.

O caso foi encaminhado à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), que deverá apurar eventual infração ética cometida pelo advogado envolvido. A entidade ainda não se manifestou oficialmente sobre o episódio.

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Coronel flagrado com Mounjauro viajou por conta própria

O Governo de Rondônia informou, por meio de nota...

Novo Desenrola dívidas começa nesta segunda-feira

O governo federal lança nesta segunda-feira (4) o programa...

“Antes que Aconteça” reforça rede de apoio às mulheres

Passa a valer nesta segunda-feira (4) o Programa Antes...

Segunda-feira com chuvas isoladas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte nesta...

Coronel da PM de RO é preso com mounjaro do Paraguai

O tenente-coronel da Polícia Militar de Rondônia, Davi Machado...

Empregados que mataram o patrão vão a júri em RO

Três pessoas irão a júri popular pela morte do...

Preso médico que filmava estupros de adolescentes

Um médico condenado por crimes sexuais contra pacientes foi...

Após morte de enteado de 8 anos, padrasto é executado a tiros

Luan Henrique Silva de Almeida, de 31 anos, conhecido...