29.3 C
Porto Velho
25 junho 2026

‘Imperador do Brasil’: Financial Times critica Trump por punir Justiça brasileira para proteger Bolsonaro

O jornalista Edward Luce, colunista e editor do Financial Times, publicou na última terça-feira (22) o artigo “Trump, Imperador do Brasil”, em que critica duramente as tarifas de 50% impostas pelo governo de Donald Trump ao Brasil.

Segundo ele, o objetivo das sanções é proteger Jair Bolsonaro (PL) e atacar o sistema de Justiça brasileiro. “Punir o sistema legal de uma democracia-irmã por aplicar a lei”, escreve Luce, referindo-se ao Supremo Tribunal Federal (STF) e aos processos contra o ex-presidente brasileiro.

O jornalista aponta, ainda, que essa política de sanções pode acabar ajudando Lula, não Bolsonaro. “Entre as principais vítimas de uma tarifa americana de 50% sobre o Brasil estariam os pecuaristas e os exportadores de café do país. Ambos os setores são redutos de Bolsonaro. Trump está, portanto, ajudando Lula, não Bolsonaro”, afirma.

Ele argumenta que a guerra comercial pode fortalecer líderes nacionais, como ocorreu no Canadá e na Austrália, ao unir eleitores contra ataques externos.

Luce ironiza: “Em queda nas pesquisas? Rumo ao esquecimento eleitoral? Mark Carney, do Canadá, Anthony Albanese, da Austrália, e agora Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, têm uma solução para você. Faça com que Donald Trump lance uma guerra comercial contra o seu país.”

Lula diz que Israel precisa 'parar com vitimismo' e que guerra em Gaza é 'genocídio' | VEJA
O presidente Lula (PT). Foto: Reprodução

Segundo o jornalista, o padrão de imprevisibilidade de Trump não é aleatório: é parte de uma estratégia de poder centrada nele mesmo e em seus aliados autoritários.

Luce chama a estratégia de Trump de “incontinência imperial” e afirma que o republicano usa tarifas como instrumento de poder pessoal. Ele lembra que, mesmo com superávit comercial dos EUA em relação ao Brasil, o país foi alvo da tarifa mais alta, enquanto a Turquia, com déficit, recebeu apenas 10%.

“Isso ocorre apesar do fato de os EUA terem um déficit comercial com a Turquia, diferentemente de com o Brasil”, destaca. O colunista afirma, ainda, que Erdogan, presidente turco com perfil autoritário, pode ser visto com bons olhos por Trump, o que explicaria a diferença no tratamento.

No artigo, ele também critica o secretário de Estado americano, Marco Rubio, que anunciou a revogação do visto de Alexandre de Moraes, ministro do STF. O magistrado é relator de processos contra Bolsonaro e, para Luce, a medida é mais uma forma de retaliação à Justiça brasileira.

“Se existe um farol liberal democrático hoje em dia na área de Rubio, ele vem de Brasília e Ottawa. Por enquanto, Washington está fora”, afirma, destacando o contraste com os EUA sob a influência trumpista.

DCM

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Michelle promete novas revelações sobre Flávio Bolsonaro

O terror se instaurou na família Bolsonaro com o...

Carga milionária é apreendida em RO

Uma carga de  99,5 mil maços de cigarros contrabandeados,...

Jovem de 24 anos é morto a tiros em RO

Uma discussão entre familiares terminou de forma trágica na...

Servidora morre em acidente na BR-364 em RO

Servidora da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam),...

Terremotos na Venezuela deixam mais de 164 mortos e 700 feridos

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou estado...

Friagem segue em RO nesta quinta-feira (25)

Mídia Rondônia - A quinta-feira (25) será marcada por...

Michelle se diz apunhalada e humilhada por Flávio Bolsonaro

A crise na família Bolsonaro ganhou um novo e...

Ultrapassagem malsucedida mata empresário de Vilhena

Uma tentativa de ultrapassagem terminou em tragédia na BR-364...