Com o objetivo de proporcionar mais agilidade e efetividade no combate às queimadas, foi implantada a Central de Monitoramento do Projeto Sentinela no Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop). A Central permitirá o acionamento rápido dos batalhões e a coordenação direta das ações de respostas, utilizando dados em tempo real para fortalecer o monitoramento e a gestão das ocorrências relacionadas à queimadas.
A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Porto Velho (Sema).
ACORDO DE COOPERAÇÃO
Conforme o Acordo de Cooperação, assinado em 9 de julho deste ano, o Ciop passa a funcionar como um centro operacional para a gestão de denúncias e o monitoramento ambiental, com acesso à Sala de Situação, um painel visual com informações georreferenciadas que indicam focos de incêndio e os recursos disponíveis para respostas, como viaturas, localizações e efetivo.






