24 C
Porto Velho
31 janeiro 2026

Sem banheiro e sucateado, passageiros denunciam ônibus da Eucatur à ANTT

A longa e já difícil viagem entre Vilhena (RO) e Juína (MT), que se estende por cerca de oito horas devido às péssimas condições da BR-174, transformou-se em um verdadeiro pesadelo para os passageiros da empresa Eucatur. Revoltados com o que chamam de descaso da empresa, um grupo de usuários procurou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta semana para formalizar uma denúncia contra a companhia.

As reclamações são alarmantes e apontam para a utilização de veículos totalmente sucateados na linha, comprometendo o conforto, a saúde e, principalmente, a segurança dos viajantes.

 Falta de Banheiro

Os ônibus que circulam no trecho estariam em condições inaceitáveis para o transporte rodoviário interestadual de longa distância. Entre as denúncias, destacam-se: Ausência de Banheiro: A falta de toaletes nos veículos é a queixa mais grave, obrigando os passageiros a suportarem quase oito horas de viagem sem assistência sanitária, o que é um desrespeito flagrante, especialmente a crianças, idosos e mulheres. Sucateamento: O estado geral dos ônibus é precário, com cadeiras desconfortáveis e danificadas. Sem Ar-Condicionado: Em uma região de calor intenso, a ausência de ar-condicionado transforma a viagem em uma provação, elevando a temperatura interna a níveis insalubres.

 Quebrou na estrada

O risco da má conservação dos veículos se concretizou em um incidente grave no início deste mês. Um dos ônibus da Eucatur, após partir de Juína, quebrou depois de rodar apenas 50 quilômetros.

O defeito mecânico forçou dezenas de passageiros a ficarem abandonados na BR-174 durante a noite. Crianças, idosos e mulheres tiveram que passar longas horas à espera de socorro, uma vez que a empresa demorou a enviar o veículo de apoio, que só chegou na manhã seguinte. A atitude da Eucatur ao demorar o resgate expôs os viajantes a riscos de segurança e saúde em uma região isolada.

Recurso à ANTT

 

Diante do histórico de problemas, descaso com a manutenção e o grave incidente da quebra na estrada, um grupo de passageiros decidiu formalizar a denúncia junto à ANTT, órgão regulador responsável pela fiscalização do transporte interestadual de passageiros.

Eles esperam que o órgão tome medidas rigorosas contra a Eucatur, exigindo a imediata substituição dos veículos em condições precárias por ônibus que atendam às normas mínimas de conforto, segurança e higiene. A comunidade de Vilhena e Juína aguarda um posicionamento e providências concretas da ANTT.Eucatur | 4147 Linha: Colniza-MT x Ji Paraná-RO | 12:00 Data: Agosto de  2025 Uma das operações mais isoladas do país, feita pela Eucatur ligando  Colniza, Aripuanã e Rondolândia no Mato Grosso

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Trump estuprou menina de 13 anos, dizem arquivos do FBI

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos liberou, nesta...

Namorado de delegada ligada ao PCC vai para presídio federal

A Polícia Civil de São Paulo transferiu Jardel Neto...

Deputada alerta para colapso da cadeia do leite em RO

Diante da forte queda na produção de leite e...

Homem é preso em RO por abusar de criança desde os 9 anos

A Polícia Civil de Rondônia cumpriu, nesta sexta-feira (30),...

Polícia de RO recupera carro alugado com fraude perto da Bolívia

As forças de segurança de Rondônia recuperaram um veículo...

Raio do Nikolas: advogada fica com sequelas neurológicas

A advogada Tanieli Telles, que atua na defesa da...

Atingida por raio, advogada fica com sequelas neurológicas

A advogada Tanieli Telles, que atua na defesa da...