23.5 C
Porto Velho
7 julho 2026

Polícia Federal demite agentes por atuação como coach de concursos

Polícia Federal demitiu dois de seus agentes, Pedro Henrique Cooke de Alencar Lins, 32 anos, e Bruno Horn, 37, conforme publicado no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 2025, por supostas infrações disciplinares relacionadas à atuação em magistério e administração de empresa.

Pedro Cooke conta que ingressou na Polícia Federal em 2018 e passou por diversos setores, incluindo Delegacia de Repressão a Entorpecentes, Grupo de Pronto Intervenção e Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros em São Paulo. Para ele, a demissão não apaga a experiência acumulada como policial e mentor de candidatos.

“Não me arrependo de nada. Sempre acreditamos no nosso trabalho, com transparência e honestidade”.

Segundo ele, a ideia de ser coach surgiu durante sua preparação para concursos, quando passou um ano e meio estudando praticamente do zero e se aprofundando em metodologias de estudo e no funcionamento do cérebro.

Ele conheceu Bruno Horn durante essa preparação. Bruno, que se destacou como segundo colocado nacional em outro concurso, também aplicava técnicas avançadas de aprendizagem.

Ele e Bruno passaram, então, a ministrar aulas 100% on-line de metodologia de estudo, técnicas de aprendizagem e orientação pedagógica para candidatos a concursos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

“Nosso papel fático era ligar a câmera e ministrar a aula para um grupo de alunos. Algumas aulas eram ao vivo, outras gravadas. Todo o restante da administração do curso era feito por outros sócios”, explicou.

No entanto, segundo a PF, tal atuação contraria as regras para ser servidor do quadro da instituição.

Processo de demissão

O processo administrativo, iniciado no início de 2024, durou dois anos e envolveu três procedimentos semelhantes analisados por comissões diferentes. Apesar da demissão, Cooke mantém confiança na legalidade de sua atuação e estuda os próximos passos com advogados a fim de retomar o cargo judicialmente.

“Na questão do mérito, a gente conseguiria, sem problema nenhum, provavelmente por conta de todas as autorizações, provas testemunhais e documentais que não foram analisadas”, afirmou.

Cooke reforça que toda a atividade sempre foi feita com autorização da corporação e entendida como magistério. “Nunca tivemos problemas com o órgão. Entretanto, de uma hora para outra, passaram a considerar que não era mais magistério. O mais curioso é que, durante o processo disciplinar, nossa autorização foi renovada”, disse.

Procurada pela reportagem, a Polícia Federal informou que não se manifestaria sobre o caso.

Metrópoles,

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Deputada cobra justiça após feminicídio em RO

A deputada estadual Cláudia de Jesus manifestou profunda indignação...

Ex-diretor do Colégio da PM em Vilhena recebe homenagem

A Diretoria de Comunicação Social (Dcoms) da Polícia Militar...

Violência sexual: mulher é achada morta em RO

Marizete Maria de Souza, de 31 anos, foi encontrada...

Influencer é indiciada por tráfico de drogas em RO

A influenciadora digital Iza Paiva, de 26 anos, foi...

Venda de vagas para nova identidade é investigada em RO

A Polícia Civil de Rondônia investiga a suspeita de...

Mulher morre e filha fica ferida na BR-364 em RO

Um grave acidente registrado na noite desta segunda-feira (6)...

PF investiga tráfico em ar-condicionado em RO

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (7/7), a Operação...

Megaoperação mira organização criminosa em RO

Uma força-tarefa formada por mais de 300 agentes das...