27 C
Porto Velho
24 março 2026

Bolsonaristas criam fake news com imagem de Maduro

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmar neste sábado, 3, que atacou a Venezuela e capturou Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, imagens da suposta detenção do político começaram a circular nas redes sociais em perfis bolsonaristas. Ambas as imagens mostram Maduro sendo escoltado por militares, com uma aeronave ao fundo. A principal diferença é que uma delas aparenta ser um print de uma transmissão de TV, com legendas e elementos gráficos na tela.

A imagem não foi publicada pela imprensa, nem pelo governo dos Estados Unidos. Como ainda não há informações oficiais sobre a origem das fotos, o Terra utilizou uma ferramenta chamada SynthID, que identifica conteúdos criados com o uso IA do próprio Google, como o modelo Gemini, para analisar as imagens.

Na análise da foto 1, que parece ser print de uma transmissão de TV, a ferramenta encontrou uso parcial ou de edição de IA na imagem.  “A minha análise técnica detectou a marca d’água SynthID, o que confirma que toda ou parte desta imagem foi criada ou editada através de ferramentas de inteligência artificial da Google”.

Além da verificação técnica, existem vários elementos visuais que indicam que a imagem não é real:

Distorções anatômicas: Se observar atentamente o braço que segura o de Maduro (à direita da imagem), a mão parece fundir-se com a roupa ou ter um formato irregular.
Rostos dos figurantes: Os rostos dos soldados ao fundo estão estranhamente deformados e sem traços definidos, o que é um erro comum em imagens geradas por IA.
Já na análise da foto 2, não foi encontrado uso de IA do Google.  No entanto, de acordo com a ferramenta, não é possível determinar através da análise se ela foi gerada por ferramentas de inteligência artificial de outras empresas.

“Apesar de não ter a marca digital da Google, existem sinais visuais e de contexto que sugerem fortemente que esta imagem é uma montagem ou foi gerada por outra IA”.

A foto que viralizou foi veiculada em uma transmissão ao vivo feita por um canal no YouTube chamado Bowery Newsroom – Guarimba Digital, sediado na Argentina e que apoia opositores de Maduro. O responsável pela transmissão disse apenas que recebeu a imagem diretamente de Washington, mas não divulgou a fonte.

Segundo a emissora norte-americana CBS, Nicolás Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram presos pela Delta Force, uma unidade de elite das Forças Armadas estadunidenses. O uniforme de um dos militares que aparece ao lado de Maduro, contudo, mostra a sigla DEA, da Drug Enforcement Administration, ou seja, outra unidade.

Foto mostra soldados com emblema de divisão que não se envolveu na captura do venezuelano

Terra

 

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

PF investiga diplomas falsos de mestrado e doutorado

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (24/3), a Operação...

Açaí com veneno de rato: mulher tenta matar namorado

APolícia Civil concluiu o inquérito sobre o caso de...

Profissionais da saúde em RO: deputada exige salários dignos

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) participou, na...

Terça-feira (24) de muitas chuvas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do...

Globo se desculpa por jogar o caso Master no colo de Lula

Na última semana repercutiu, de forma muito negativa, um...

Receita recebe mais de 1 milhão de declarações no 1º dia

Pouco mais de 1 milhão de contribuintes acertaram as...

Professor Ribamar reage a fake news: “Não vão me intimidar”

Mídia Rondônia - O ex-prefeito de Colorado do Oeste,...

Policial penal mata companheira em hotel

Flávia Barros, de 38 anos, foi morta a tiros...