24 C
Porto Velho
19 março 2026

“Trump quer governar o mundo pelo Twitter”, diz Lula

O presidente Lula afirmou nesta terça (20), em um evento no Rio Grande, que seu homólogo americano, Donald Trump, “quer governar o mundo pelo Twitter”. A declaração foi feita enquanto Lula criticava o uso excessivo de aparelhos celulares por autoridades e pela sociedade em geral.

“No meu gabinete é proibido entrar com celular. Vocês já perceberam que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter? É fantástico. Todo dia ele fala alguma coisa e o mundo também fala uma coisa. É possível eu tratar o povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês?”, disse o presidente.

O comentário sobre Trump surge no contexto de uma série de movimentações diplomáticas. Na semana passada, o presidente americano convidou Lula para participar de um chamado “Conselho de Paz” para supervisionar a reconstrução da Faixa de Gaza. A carta foi enviada via embaixada brasileira em Washington e está sob análise no Planalto.

A avaliação inicial no entorno de Lula é crítica à proposta de Trump, pois há preocupação de que o conselho dê poder excessivo ao presidente americano, com ele decidindo a pauta e os países participantes. Até o momento, não houve uma resposta oficial do Brasil sobre a participação no grupo.

A relação entre os dois líderes tem passado por altos e baixos. Em 2025, Trump impôs tarifas sobre produtos brasileiros, o que gerou tensão e negociações para revogação das medidas. Os dois também se encontraram em outubro, em um esforço diplomático para tratar dessas questões.

Além de falar de política externa, Lula também comentou temas internos durante o evento no Rio Grande do Sul, como a possível regulamentação das plataformas de apostas online no Brasil.

O presidente estava no município para a entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, acompanhado de ministros e autoridades como Rui Costa e Jader Filho.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Quinta-feira com alerta de chuvas intensas em RO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de...

Carreta tomba na BR-364 em RO

A madrugada desta quarta-feira (18/03) na rodovia federal (BR-364),...

União Brasil fortalece Hildon Chaves e isola Sérgio Gonçalves

O ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, oficializou nesta...

Fim da fuga: mulher é presa por homicídio em RO

Emanuely Reis do Nascimento, investigada por envolvimento em um...

Tenente-coronel é preso por matar esposa PM

O tenente-coronel Geraldo Leite Rosa Neto, de 53 anos,...

União Brasil: presidente cita ganho bilionário com Banco Master

O presidente do União Brasil, Antônio Rueda, afirmou a...

Sintero reforça luta pela transposição em Brasília

A presidente do Sintero , professora Dioneida Castoldi, esteve...

Polícia esclarece homicídio e caça suspeito em Vilhena

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia...