26 C
Porto Velho
15 fevereiro 2026

Rondônia libera spray de defesa pessoal para mulheres

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) aprovou a Lei 6.320 em 13 de janeiro de 2026, que autoriza o uso de spray à base de extratos vegetais como uma forma não letal de defesa para mulheres em situações de risco. A iniciativa, proposta pelos deputados Ieda Chaves (União Brasil) e Eyder Brasil (PL), visa aumentar a proteção das mulheres e reforçar as políticas de combate à violência.

Com essa nova lei, o spray é reconhecido oficialmente como um meio legítimo de autodefesa, desde que sejam seguidas as normas sobre a concentração do produto e outras especificações técnicas.

A venda do spray será permitida apenas em farmácias licenciadas, onde as compradoras devem apresentar um documento de identificação. Mulheres com mais de 18 anos e adolescentes a partir de 16 anos, com autorização dos responsáveis, poderão comprá-lo, mas haverá um limite mensal para a aquisição.

Outro aspecto importante da lei é que recipientes de maior volume serão destinados exclusivamente às forças de segurança e órgãos de proteção, enquanto o uso civil será restrito a embalagens menores. Além disso, as mulheres que estão sob medida protetiva judicial terão direito a receber o spray gratuitamente. O agressor será responsável por reembolsar o Estado pelo custo do produto enquanto a medida estiver em vigor.

O principal objetivo da lei é oferecer um recurso acessível que permita às mulheres neutralizar temporariamente seus agressores, possibilitando que busquem ajuda em situações de emergência. Essa proposta foi inspirada em práticas já adotadas no Rio de Janeiro e em outras iniciativas em diferentes estados. A lei foi promulgada pelo deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da ALE-RO.

 

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Nova 364: acidente grave deixa quatro feridos em RO

Na madrugada deste sábado (14), um grave acidente ocorreu...

Pai mata filha a tiros por falar mal de Trump

Uma jovem britânica de 23 anos foi morta a...

Querido em Vilhena, cabeleireiro morre aos 42 anos de aneurisma

Mídia Rondônia - A morte do cabeleireiro Gilberto Kershener,...

Com chuva e tudo, BVQQ faz história novamente em RO

A Banda do Vai Quem Quer levou mais de...

Domingo nublado e com fortes chuvas em RO

A previsão do tempo para este domingo (15) indica...

PM intercepta Honda Civic com 51 kg de cocaína em RO

Equipes da Polícia Militar apreenderam 52,2 kg de pasta...

Polícia captura em telhado suspeito de estuprar menina de 11 anos

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu Genivaldo João...

Educação de RO perde professora Ana Gubert

A educação de Rondônia amanheceu de luto com a...