26 C
Porto Velho
4 abril 2026

Globo esconde desfile em homenagem a Lula

Durante a transmissão do Carnaval na noite deste domingo (15), a TV Globo evitou aprofundar o conteúdo político do desfile da Acadêmicos de Niterói, que levou à Sapucaí o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

Enquanto a escola apresentava referências diretas à trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a episódios recentes da política nacional, os comentaristas Milton Cunha, Mariana Gross, Alex Escobar, Karine Alves e Pretinho da Serrinha concentraram suas falas em aspectos técnicos, fantasias, alegorias e acabamento estético.

A comissão de frente encenou uma sequência simbólica com personagens representando os quatro últimos presidentes do país. Na coreografia, Lula passava a faixa presidencial para Dilma Rousseff, que a perdia para Michel Temer em alusão ao golpe do impeachment de 2016.

Em seguida, a faixa era associada a Jair Bolsonaro, retratado como o palhaço Bozo. Mesmo com a encenação explícita, a equipe de transmissão limitou-se a dizer que se tratava de uma representação do passado recente do Brasil, sem identificar nominalmente as figuras parodiadas nem comentar o teor político da crítica.

Nos bastidores, a emissora já havia orientado seus profissionais a manter postura neutra, evitando interpretações que pudessem ser entendidas como propaganda ou posicionamento político. A escolha editorial ficou evidente também na decisão de não exibir integralmente o início do desfile da escola de Niterói.

Nas redes sociais, telespectadores reclamaram que a agremiação já estava avançada na avenida enquanto a transmissão permanecia com comentários em estúdio. Houve críticas diretas à emissora por supostamente minimizar a exibição da homenagem.

 

O tratamento desigual ficou evidente na sequência da programação. Logo após a Acadêmicos de Niterói, a Imperatriz Leopoldinense recebeu cobertura ampla desde o esquenta, com apresentação detalhada do enredo em homenagem a Ney Matogrosso, entrevistas, contextualização histórica e exibição integral da entrada na avenida.

A diferença na abordagem reforçou, para parte do público, a impressão de omissão no caso do desfile dedicado a Lula. Na avenida, o enredo percorreu a trajetória do presidente desde a infância. O ator Paulo Vieira interpretou Lula ao longo da apresentação.

O presidente acompanhou o desfile no camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro. A primeira-dama Janja, que inicialmente estava prevista para participar, não desfilou, e Fafá de Belém entrou em seu lugar. O samba-enredo incluiu referências diretas ao PT, repetiu o grito “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula” e mencionou o número eleitoral do partido, além de citar Janja.

A narrativa foi conduzida em primeira pessoa por Dona Lindu, mãe do presidente. A letra relembra a viagem de “13 noites e 13 dias” em um caminhão pau-de-arara entre Garanhuns (PE) e a periferia do Guarujá (SP), conectando a trajetória da família à história política de Lula.

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Empresário cria ovo gigante de 52 kg em Rondônia

Um empresário de Rondônia chamou a atenção nas redes...

Prazo para troca de partido termina nesta sexta-feira

Mais uma etapa do calendário eleitoral é concluída nesta...

Mulher é presa em RO com R$ 263 mil em dinheiro após saque

Uma mulher foi presa em flagrante nesta quinta-feira (2),...

Vendedora de jóias é morta, roubada e incendiada em RO

Uma cena chocante marcou a manhã desta quinta-feira (2)...

Fúria deixa cargo em Cacoal para disputar o Governo de RO

Adailton Fúria (PSD) renunciou ao cargo de prefeito de Cacoal (RO)...

Sexta-feira da Paixão nublada e com chuvas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do...

Confúcio anuncia aposentadoria e fica fora das eleições

O senador Confúcio Moura (MDB) comunicou a familiares e...

Neta que matou avô por herança em RO segue internada

A adolescente suspeita de matar o avô, José dos...