Nesta segunda-feira (16), foi transmitida na televisão chinesa a Gala do Festival de Primavera do China Media Group (CMG). A cerimônia, uma das mais importantes do entretenimento do país, ficou marcada pela impressionante apresentação de mestres de kung fu… robóticos.
O show de artes marciais viralizou ao redor do mundo, moistrando o alto nível de tecnologia robótica chinesa. Junto de crianças, os agentes mecânicos mostraram movimentos complexos.
Veja o vídeo:
A Gala de Festival de Primavera do CMG
A Gala do Festival de Primavera do CMG (China Media Group) é uma cerimônia anual transmitida anualmente na véspera do Ano Novo Lunar. A programação reúne música, dança, comédia e tradições folclóricas, fortalecendo laços familiares e comunitários durante a celebração mais importante do calendário chinês.
O Festival da Primavera, ou Ano Novo Chinês, é o feriado tradicional mais importante para o povo chinês e assistir à Gala do Festival da Primavera na televisão é uma parte importante das comemorações em centenas de milhões de lares chineses.
Além de preservar e renovar expressões artísticas tradicionais, a gala serve como plataforma para promover valores sociais, inovação tecnológica e mostrar o desenvolvimento do país.
A tecnologia robótica da China
A China é o maior mercado de robôs industriais do planeta. Atualmente, mais de 2 milhões de robôs industriais operam em fábricas chinesas, estoque superior à soma de todos os demais países combinados, em 2025.
A inovação acompanha a escala: a China detém mais de 190 mil patentes relacionadas à robótica, cerca de dois terços do total global. No segmento de humanóides, o país lidera com folga: em 2025, respondeu por mais de 50% do mercado mundial (8,5 bilhões de yuans) e enviou 12 mil unidades, alta de 420%.
Com 75% de nacionalização em componentes-chave e projeção de 50 mil unidades de humanóides em 2026 (+700%), a China tem transformado a robótica em pilar estratégico de seu desenvolvimento tecnológico e soft power industrial.






