25 C
Porto Velho
23 setembro 2026

PF prende dois com chifre de búfalo e armas em RO

Duas pessoas foram presas neste fim de semana durante a “Operação Fronteira Viva”, realizada pela Polícia Federal em uma área de preservação ambiental em Rondônia. Com os suspeitos, os agentes encontraram armas, munições e chifres de búfalos invasores, espécie que vem sendo alvo de uma ação judicial milionária no estado.

A ação ocorreu na Baía Rica, na foz do Rio Branco, no município de São Francisco do Guaporé. A região é considerada estratégica por abrigar importantes unidades de conservação ambiental, como a Reserva Biológica (Rebio) Guaporé, a Reserva Extrativista (Resex) Pedras Negras e a Reserva de Fauna (Refau) Pau D’Óleo. O local também é marcado pelo encontro de três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Segundo a Polícia Federal, a operação foi desencadeada após denúncias encaminhadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que apontavam a atuação de um grupo utilizando embarcações como apoio logístico para a prática de caça ilegal dentro das áreas protegidas.

Durante as diligências, os policiais realizaram buscas em embarcações suspeitas e localizaram armamentos, munições e equipamentos de pesca proibidos, além de partes de animais, como chifres de búfalo.

A presença de búfalos invasores na região tem causado preocupação ambiental, já que os animais impactam diretamente o equilíbrio dos ecossistemas locais, motivo pelo qual há ações em andamento para o controle da espécie.

Os suspeitos foram detidos e devem responder por crimes ambientais e posse ilegal de armas. A Polícia Federal informou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos nas atividades ilegais na região.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Acidente deixa uma pessoa morta e duas feridas em RO

Um grave acidente de trânsito registrado na manhã desta...

Homem mata genro a facadas após ver filha ser agredida

Adriano José dos Santos, de 48 anos, confessou à...

Com enxaqueca, Michelle é internada sem previsão de alta

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) foi internada nesta terça-feira...

Morre Rick, da dupla com Renner, em queda de helicóptero

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina localizou os...

Não colou: “Bolsonaro de Rondônia” tem no nome barrado pelo TSE

O ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),...

Operação mira nova fase contra lavagem de dinheiro em RO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do...

Mulher é morta a facadas e marido é procurado em RO

Auricélia Ferreira da Silva, de 50 anos, foi encontrada...

Nazif contesta novo pedágio na BR-364 entre Vilhena e Cuiabá

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará no...