33.3 C
Porto Velho
22 junho 2026

Com 115 anos, mulher se torna a 2ª pessoa mais velha do Brasil

A pernambucana Beatriz Ferreira Duarte completou 115 anos no domingo (21) em uma festa com familiares e amigos em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Nascida em Moreno, também na região metropolitana, em 21 de junho de 1911, ela ocupa a posição de segunda pessoa viva mais velha do Brasil e sexta pessoa viva mais velha do mundo.

Segundo a LongeviQuest, organização internacional que valida registros de pessoas com mais de 110 anos, apenas a alagoana Yolanda Beltrão de Azevedo supera Beatriz em idade no Brasil. Yolanda também tem 115 anos, mas nasceu em 13 de janeiro de 1911. No ranking mundial, Beatriz fica atrás de Ethel Caterham, Naomi Whitehead, Lucia Laura Sangenito, Yolanda Beltrão de Azevedo e Shigeko Kagawa.

A família contou que a história de Beatriz chegou à LongeviQuest depois da publicação de uma foto dela nas redes sociais, quando tinha 112 anos. A organização procurou os parentes, que reuniram a documentação necessária, e concluiu a validação em 12 de setembro de 2023. Beatriz construiu a família ao lado do marido, Amaro Cipriano Duarte, que morreu há 36 anos, e hoje reúne três filhos vivos, sete netos, 12 bisnetos e dois tataranetos, um deles ainda em gestação.

A primeira bisneta de Beatriz, Yslla Duarte, disse ao g1 que a família celebra a convivência com a supercentenária, embora ela não esteja mais lúcida desde os 107 anos. “Para a gente, é uma alegria imensa, é uma satisfação. A gente tem o privilégio de conviver com ela e aprendeu muito ao longo dessa caminhada, tanto os filhos como os netos e bisnetos”, afirmou. De acordo com Yslla, Beatriz não toma medicação, mantém boas taxas de saúde, usa cadeira de rodas e precisa de acompanhamento diário para se alimentar e se locomover.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Sintero repudia e condena machismo contra professoras

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores em Educação no...

PSOL muda estratégia, anuncia novos nomes e vai às ruas

Mídia Rondônia -A boa receptividade da pré-candidatura do advogado...

Carga de 210 quilos de maconha é apreendida em RO

Uma rápida intervenção da PM rondoniense na Operação Brasil...

Pré-candidata acusa governador de constranger professoras em RO

Mídia Rondônia - A advogada e pré-candidata ao Senado...

Acusado pelo crime do “bronze da esposa” é liberado após ser ouvido

A Polícia Militar localizou, na noite deste domingo (21),...

Segunda-feira terá calor e pancadas de chuva em RO

Mídia Rondônia - Os moradores de Rondônia devem enfrentar...

Quebra de privada gera indenização à família de criança morta

O proprietário de um imóvel alugado foi condenado a...

Feito por IA, vídeo de Flávio Bolsonaro é alvo de ação no TSE

A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV...