28 C
Porto Velho
1 outubro 2026

1º medicamento não hormonal para menopausa é aprovado

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (22) o fezolinetanto, medicamento indicado para o tratamento de ondas de calor e suor noturno de intensidade moderada a intensa na menopausa.

É a primeira terapia não hormonal com essa indicação aprovada no Brasil. O medicamento será comercializado pela Astellas Farma com o nome Veoza.

O fezolinetanto age no cérebro para interromper o mecanismo que provoca as ondas de calor. Na menopausa, a queda do estrogênio faz com que uma substância chamada neurocinina B passe a agir de forma exagerada no hipotálamo — região que regula a temperatura corporal —, desencadeando os episódios de calor e suor. O medicamento bloqueia essa substância.

A aprovação foi baseada em estudos clínicos que reuniram mais de 3.000 mulheres na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá. Os resultados demonstraram redução da frequência e da intensidade dos fogachos, além de um perfil de segurança considerado favorável, sem evidências de lesão hepática grave relacionada ao medicamento.

A reposição hormonal é o tratamento padrão para ondas de calor e suor noturno na menopausa, afirma Luciano de Melo Pompei, vice-presidente da Comissão Nacional Especializada em Climatério da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Entre os grupos com contraindicação à reposição hormonal estão mulheres com histórico de câncer de mama, lesões precursoras ou de alto risco para a doença e outros tumores hormônio-dependentes, além daquelas com antecedente de infarto, AVC (acidente vascular cerebral) ou trombose.

Para a endocrinologista Lorena Lima Amato, doutora pela USP (Universidade de São Paulo), a principal vantagem do fezolinetanto é ampliar as opções de tratamento para mulheres que não podem ou não desejam fazer terapia hormonal.

As ondas de calor são o sintoma mais conhecido da menopausa e do climatério. Até agora, as alternativas não hormonais para o tratamento se restringiam principalmente a alguns antidepressivos, que costumam apresentar eficácia limitada e não têm indicação formal em bula para esse uso.

A especialista ressalta, porém, que o medicamento não trata outros efeitos da queda do estrogênio na menopausa, como a perda de massa óssea e a secura vaginal.

Apesar da aprovação pela Anvisa, o medicamento ainda não está disponível nas farmácias.

A Astellas Farma afirma que ainda não há data definida para o lançamento comercial, nem preço estabelecido para o mercado brasileiro. No país, o valor dos medicamentos é definido pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), processo que se inicia após a aprovação pela Anvisa.

A agência lembra que já existem terapias hormonais aprovadas para tratamento de ondas de calor e suor noturno, mas ressalta que a avaliação sobre a opção mais adequada deve ser feita pelo médico

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Irmão que chorou vira réu pela morte da irmã em RO

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) denunciou à Justiça...

PF investiga fraude em emplacamento de veículos em RO

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (1º/10), a Operação...

Servidor público é encontrado morto dentro de carro em RO

O técnico agrícola da Emater André Ferreira Cortês, 37...

Megaoperação da PF mira Vilhena e Pimenteiras

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (1º), a Operação...

Anvisa investiga cegueira ligados às canetas emagrecedoras

(Folhapress) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)...

Banco Central acaba com teto de R$ 500 no Pix por aproximação

O Banco Central retirou nesta quinta-feira (01) o teto...

Outubro começa com chuva e tempo instável em RO

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o primeiro...

Investigado, professor atropela colega e é preso em RO

Um professor investigado por assédio sexual e moral atropelou...