27 C
Porto Velho
22 setembro 2026

Educação de Porto Velho entra em greve quarta

A rede municipal de ensino de Porto Velho poderá enfrentar paralisação a partir da próxima quarta-feira (12). Os profissionais da educação aprovaram a greve nesta quinta-feira (6), durante uma assembleia realizada no auditório da sede administrativa do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação no Estado de Rondônia (Sintero).

A decisão foi tomada após a apresentação e discussão das reivindicações definidas em encontro anterior. A categoria cobra o pagamento do piso salarial na carreira do magistério até agosto e a definição de um cronograma para quitar os retroativos.

Os valores pendentes incluem os períodos de janeiro a setembro de 2026, janeiro a outubro de 2024, janeiro a dezembro de 2023, com percentual de 9,16%, e janeiro a dezembro de 2020, com percentual de 12,95%.

Os profissionais também reivindicam reajuste para os técnicos administrativos no mesmo percentual aplicado ao piso do magistério, aumento da gratificação de docência de 11% para 20% e elevação do auxílio-alimentação de R$ 500 para R$ 1.300.

A pauta ainda prevê o pagamento imediato dos resíduos de horas extras e o encerramento da geração desses valores para os profissionais da educação.

A assembleia reuniu representantes do Sintero, do Sindicato dos Professores de Rondônia (Sinprof) e do Sindicato dos Servidores Municipais de Porto Velho (Sindeprof).

O início do movimento está previsto para a próxima quarta-feira após o cumprimento do prazo legal de 72 horas contado da publicação do edital de convocação. A Prefeitura de Porto Velho será notificada durante esse período.

Rondoniagora.com

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Não colou: “Bolsonaro de Rondônia” tem no nome barrado pelo TSE

O ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),...

Operação mira nova fase contra lavagem de dinheiro em RO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do...

Mulher é morta a facadas e marido é procurado em RO

Auricélia Ferreira da Silva, de 50 anos, foi encontrada...

Nazif contesta novo pedágio na BR-364 entre Vilhena e Cuiabá

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará no...

Pastor prega de salto alto e gera repercussão

Um pastor de Lomé, capital do Togo, chamou atenção...

Terça de chuva, calor e trovoadas isoladas em RO

Rondônia terá uma terça-feira marcada por instabilidade, calor e...

Helicóptero com Rick, da dupla com Renner, desaparece durante voo

(Folhapress) – A FAB (Força Aérea Brasileira) faz buscas,...

VÍDEO – ‘Vovó tiktoker’ é perseguida e morta a facadas

Uma câmera de segurança registrou o momento em que...