23 C
Porto Velho
7 setembro 2026

Racismo e estupro: mais uma candidata do PT ameaçada

A candidata do PT a deputada federal por Minas Gerais Ana Elisa Santos Silva, de 21 anos, denunciou ameaças racistas de morte e estupro recebidas por e-mail na manhã de sábado (05). Natural de Divinópolis, ela levou as mensagens às autoridades como notícia de crime.

O autor dos e-mails se apresentou como integrante de um grupo supremacista branco, citou dados pessoais da candidata e ameaçou também familiares dela. As mensagens continham ofensas raciais, ameaças explícitas de violência sexual e morte e referências a grupos extremistas.

A Polícia Militar registrou o caso na 142ª Companhia como ameaça, prevista no artigo 147 do Código Penal, e injúria racial. Ana Elisa compareceu a uma base comunitária móvel, apresentou capturas de tela dos e-mails e relatou ter recebido anteriormente outra mensagem de teor semelhante.

O boletim aponta que o crime ocorreu por meio eletrônico, pela internet ou SMS. Por segurança e para não prejudicar a investigação, a campanha decidiu não divulgar a íntegra dos textos nem identificar publicamente o grupo mencionado pelo autor.

Mensagem recebida pela Ana Elisa Santos Silva. Foto: Divulgação

Em parecer assinado pela advogada Maria Júlia A. Alvim, da equipe jurídica da campanha, a defesa sustenta que o episódio não representa debate político, mas reúne indícios de ameaça, racismo e violência política de gênero.

A legislação eleitoral prevê violência política de gênero quando uma agressão busca impedir ou restringir a participação de mulheres na política em razão de seu gênero. A análise jurídica aponta que a violência racial agrava o caso contra a candidata negra.

A campanha afirmou que as providências policiais e judiciais cabíveis já começaram, inclusive para tentar identificar o responsável pelos e-mails. O parecer destaca que registros técnicos podem ajudar a localizar quem usa o anonimato para ameaçar, perseguir ou intimidar pessoas na internet.

A equipe de Ana Elisa declarou que não aceitará racismo, ameaça, violência sexual ou violência política de gênero como práticas normais da vida pública. Os advogados também se colocaram à disposição para trocar informações com outras candidatas que tenham recebido ameaças semelhantes.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Xuxa denuncia vídeos falsos pedindo votos

Xuxa Meneghel alertou sobre vídeos falsos que circulam nas...

Sem apoio, candidatos ameaçam abandonar casal Fúria

A campanha do candidato ao Governo de Rondônia Adailton...

Raio mata pai e filha durante tempestade em RO

Uma tragédia na zona leste de Porto Velho, na...

Mulher descobre câncer após confundir sintomas com cólicas

Claudia Pernambuco, de 58 anos, descobriu um câncer de...

Domingo será de calor e trovoadas em RO

Rondônia deve ter um domingo (6) de calor, aumento...

Polícia mira furto e receptação de gado em RO

Investigadores da Polícia Civil executaram uma ação com o...

Sobrinho é condenado por explorar tia de 87 anos

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Cury omitiu negócios nos EUA da Justiça Eleitoral

Candidato que subiu para a terceira posição nas pesquisas...