24 C
Porto Velho
25 fevereiro 2024


spot_img

IFRO destaca ações do Projeto Cidades Inteligentes no Connected Smart Cities, em SP

A equipe de coordenação, desenvolvimento e apoio técnico do Projeto Cidades Inteligentes, acompanhada de representantes das secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão das prefeituras de Ariquemes e Rolim de Moura, participou do Connected Smart Cities & Mobility, Edição 2023, realizado no início desta semana, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

No segundo dia do evento, na terça-feira (5), as experiências de implantação de cidades inteligentes em Rondônia foram incluídas no Painel Temático que integrou quatro palestras sobre inovação no serviço público.

Com a apresentação intitulada ‘A Implantação de Cidades Inteligentes em Rondônia: uma Ação do Instituto Federal’, o professor Sergio Loss, supervisor do Projeto Cidades Inteligentes, acompanhado do coordenador-geral, Vagner Schoaba, demonstrou a modelagem do Projeto, as soluções em desenvolvimento e os avanços já alcançados na Prefeitura de Ariquemes, onde o Projeto foi iniciado e já se encontra com mais de 50% de conclusão.

De acordo com o professor Sergio Loss, a participação no evento tem dupla importância e múltiplos alcances. Loss destacou a oportunidade de demonstrar para os participantes que o Projeto é viável para qualquer município do Brasil e, por isso, abre expectativa de novas parcerias; gera aprendizado para os envolvidos nesse processo de inovação, pelos contatos e interações com entidades e profissionais que estão atuando no desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes, seja como mercado de produtos, seja como agente de integração e cooperação, como o IFRO.

O professor Vagner Schoaba, durante sua participação no evento e no painel temático, abordou questões relacionadas ao processo de adesão das prefeituras às soluções que são desenvolvidas pelas instituições. Segundo Schoaba, a maturidade do Projeto Cidades Inteligentes tem motivado outras prefeituras a buscarem o IFRO para parcerias e desenvolvimento de novas soluções de melhoria dos serviços públicos. “A utilização dos sistemas e o desenvolvimento dos serviços de capacitação e suporte estão construindo uma nova cultura, uma cultura da inovação, por meio da qual as prefeituras só têm a ganhar, em qualidade dos serviços e melhor uso dos recursos públicos”, acrescentou o coordenador.

O Connected Smart Cities é um evento nacional de grande impacto e importância no cenário de cidades inteligentes, porque reúne representantes comerciais e institucionais que estão trabalhando em favor da estruturação das Prefeituras para melhor atendimento ao cidadão.

Esta foi a terceira participação da equipe do Projeto Cidades Inteligentes do IFRO, incluindo-se o Gov Tech, que é uma spin-off do evento, ocorrido em abril deste ano.

Mais informações sobre o Connected Smart Cities podem ser obtidas no endereço https://connectedsmartcities.com.br/#.

Banner

Banner

Últimas Notícias

Banner

Banner

Banner