28/11/2019 às 08h55min - Atualizada em 28/11/2019 às 08h55min

​Escola de Cerejeiras concorre entre os dez melhores projetos de educação de trânsito do país

Secom-RO
O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), classificou cinco projetos de educação de trânsito na fase regional no Programa de Educação Viária é Vital, da Fundação Mapfre. Nesta sexta-feira (29), em evento a ser realizado em São Paulo, os projetos de Rondônia estarão concorrendo entre os dez melhores do Brasil.

Os cinco projetos classificados foram resultado de uma parceria firmada entre o Detran Rondônia e Fundação Mapfre em maio deste ano, onde a Fundação ofereceu ao Estado a formação de professores que vão trabalhar com multiplicadores do conhecimento a custo zero. Foram formados, em todo o Estado, mais de 200 professores, dos quais desenvolveram projetos de educação de trânsito levando em conta a realidade do município onde residem.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, destacou a importância da parceria do Detran Rondônia com a Fundação Mapfre, desenvolvida com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e com as secretarias municipais de Educação. “O trabalho consiste na formação dos professores que vão desenvolver projetos de educação de trânsito junto aos alunos, levando em conta a realidade do local em que vivem”.

Só nesta primeira etapa foram classificados cinco projetos na fase regional e esses projetos estão concorrendo com projetos de outros estados. “Independentemente do resultado, o estado de Rondônia já teve um ganho imensurável, pois temos mais de 200 educadores qualificados pela Fundação Mapfre que estarão trabalhando e disseminando esse conhecimento com outros professores, alunos e comunidade em todo o estado”, ressaltou o diretor geral do Detran.

Detran Rondônia em parceria com Fundação Mapfre e Seduc qualificaram mais de 200 professores esse ano, Neil Gonzaga disse que ações educativas no trânsito são determinações do governador Marcos Rocha, e agradeceu o apoio do secretário de Educação, Suamy Vivecananda Lacerda, que, no lançamento do Programa de Educação Viária é Vital, se comprometeu em levar a temática para os 52 municípios do Estado. Gonzaga também agradeceu a diretora adjunta do Detran, Benedita Oliveira, que esteve à frente do projeto e todos os professores que se qualificaram, principalmente aos professores autores dos projetos que estão concorrendo entre os dez melhores do Brasil.

FUNDAÇÃO MAPFRE

A diretora adjunta do Detran, Benedita Oliveira, juntamente com os professores autores dos projetos que estão concorrendo entre os 10 melhores do país viajam para São Paulo na madrugada desta quinta-feira (28) onde estarão representando Rondônia no evento.

Toda a despesa de passagem, hospedagem e alimentação é custeada pela Fundação Mapfre a todos os representantes de Rondônia e dos demais estados. A Fundação Mapfre tem como objetivo promover ações relacionadas à segurança da população, com especial atenção à Segurança Viária.

O Programa trabalha integrado às propostas curriculares das Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com atividades que se conectem a disciplinas e aulas de cada segmento. A ideia é que alunos e professores se envolvam em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados pelos alunos – desde os ambientes compartilhados na própria escola até na cidade como um todo.
 
Projetos Classificados:


Professora: Remilda Gonçalves Campista
 
Instituição: Educação Infantil Moranguinho Feliz. Projeto: Trânsito e Cidadania tudo a ver. Município: Cerejeiras, RO
 
Professora: Elenice Piana

Instituição: Centro Municipal de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá. Projeto: Educação, Trânsito e Cidadania na Educação Infantil. Município: Ariquemes, RO
 
Professora: Eliana Ferreira de Sousa

Instituição: Escola de Ensino Fundamental e Médio Costa Júnior. Projeto: Educação, Trânsito e Cidadania. Município: Governador Jorge Teixeira, RO
 
Professor: Jociel Antônio Gonçalves

Instituição: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Artur da Costa Silva. Projeto: Você faz parte do Trânsito. Município: Alto Alegre dos Parecis, RO
 
Professora: Rosineide Barbosa da Silva

Instituição: Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho. Projeto: Bibip. Município: Ariquemes, RO. Texto e Foto: Eleni Caetano
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »