31/03/2021 às 11h54min - Atualizada em 31/03/2021 às 11h54min

Sem vagas em UTIs e com óbitos crescendo, deputado quer testagem rápida em Cerejeiras

Com informações da assessoria

O deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB) fez uso da tribuna na sessão desta terça-feira (30), para defender um requerimento que leva a sua assinatura, para que o governo do estado, através da Secretária de Estado de Saúde, promova no município de Cerejeiras, a realização de testagem rápida de Covid-19 em toda a população.
De acordo com o deputado petebista, o município que possui 17 mil habitantes e está localizado na região do Cone Sul do estado, está com 500 casos ativos de coronavírus e vem registrando uma média de 5 mortes diárias pela doença. A preocupação do deputado é de que estes 500 casos ativos sejam multiplicados, uma vez que existem os casos de pacientes assintomáticos, que apesar de não sentirem os efeitos da infecção, são potenciais transmissores.

“Se conseguirmos fazer o mais breve possível esses testes rápidos e identificar os infectados para que possam ser isolados, vamos conseguir controlar a disseminação. Precisamos de união de forças e de um empenho da Secretaria de Saúde do estado para que esses testes sejam feitos na população de Cerejeiras, bem como nos demais municípios do Cone Sul”, disse o deputado.

Ainda conforme Ezequiel Neiva, os hospitais públicos da região já não estão mais tendo vagas para novos infectados por Covid-19, principalmente no que diz respeito a Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), o que gera grande temos na população de precisar da internação e não conseguir.

“Números da Secretaria de Saúde apontam que 88% dos pacientes intubados acabam indo a óbito. Precisamos conseguir evitar que nossa população chegue a este ponto de necessidade. Jovens de 23 anos, 24 anos, com e sem comorbidades estão morrendo. Não existe mais grupo de risco. Precisamos identificar os infectados, isolar, tratar e impedir a proliferação”, pontuou Neiva.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »