28.1 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 1001

Iniciada obra do Centro de Artes Marciais de Vilhena

O prefeito Flori Cordeiro participou da solenidade de lançamento da obra de construção do Centro de Artes Marciais de Vilhena. Novo espaço para atividades esportivas ficará na quadra do estádio Portal da Amazônia e atenderá as necessidades de atletas de diversas modalidades. Centro será construído através de convênio entre o município e o Governo Federal, com recursos que superam R$ 1 milhão.

 

Participaram da cerimônia, o prefeito Flori Cordeiro, o secretário municipal de Esportes Silmar de Freitas, os vereadores Wilson Tabalipa, Sargento Damassa, Zeca da Discolândia, Zezinho da Diságua, e representantes de diversas academias de artes marciais de Vilhena.

O Centro de Artes Marciais será um espaço esportivo da Prefeitura de Vilhena, que atenderá as modalidades de karatê, judô, taekwondo e jiu-jítsu com uma área coberta de 425,65 m², orçado no valor de R$ 1.156.075,00, por meio do Convênio da Plataforma + Brasil nº 897610/2020, entre a União e o Município de Vilhena por intermédio do programa Calha Norte. O prazo para a entrega da obra está previsto para 23 de outubro deste ano.

 

O vereador Zezinho da Diságua, destaca que o Centro é uma conquista dos atletas de artes marciais. “Os atletas e representantes das academias de artes marciais almejavam este espaço há muitos anos, e conseguimos atender esta demanda, algo muito especial. O Centro receberá o Festival de Artes Marciais, competição importante que o município realiza anualmente, reunindo atletas de todo o Estado”, aponta o vereador.

O prefeito Flori reitera que este é mais um grande projeto que se torna realidade. “Investir no esporte é algo fundamental para avançarmos como sociedade. Para este Centro, tivemos um recurso de R$ 384 mil destinado pelo ex-deputado Expedito Netto, e o restante da obra será arcada pelo município, que é praticamente o dobro do valor total da construção. As contas da Prefeitura não estão nenhum pouco bem, mas estamos nos esforçando para organizar a casa, nos dedicaremos, e vamos aplicar recursos próprios para finalizar essa obra, nossos atletas merecem”, enfatiza o prefeito.

 

O secretário de Esportes Silmar de Freitas, lembra da união entre os poderes Legislativo e Executivo. “Quero agradecer a todos os colaboradores da nossa secretaria que contribuíram para que o Centro saísse do papel, mas em especial, agradecer aos vereadores Zezinho e ao Zeca por estarem a frente deste projeto, e que batalharam por este espaço, dando condições para que os nossos atletas se tornem referência, não só para Rondônia, como para a Região Norte”, finalizou o Silmar.

Motociclista cai de ponte e morre afogado em Vilhena

Geraldo Adriano Martins Pereira, de 38 anos, morreu após cair da ponte do rio Pires de Sá, área rural de Vilhena. O acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (13). A vítima pilotava uma Honda Bros de cor vermelha e transitava pela linha 135 sentido à cidade, quando perdeu o controle da direção ao passar pela ponte e acabou caindo. Com o impacto, ele se afogou e morreu no local.

Lei Seca autua 179 motoristas por embriaguez no fim de semana

Nas ações da Operação Lei Seca realizadas pelo Detran/RO no período de 10 a 12/02/2023 nos municípios de Porto Velho (02 blitzes), Cacoal (02), Jaru (02), Ji-Paraná (02), Rolim de Moura (02), Ariquemes (02), Ouro Preto d’Oeste (01) e Guajará-Mirim (01) foram abordados 2.242 veículos automotores e lavrados 551 autos de infrações pelas mais diversas infringências ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB (Lei Federal nº 9.503/1997), sendo boa parte delas por embriaguez ao volante: 179 autos de infrações.

Entre os condutores autuados por embriaguez 78 deles também incorreram no crime previsto no Art. 306 do CTB, sendo 64 deles mediante teste de alcoolemia e 14 mediante recusa com notória percepção de sintomas de embriaguez. Todos foram apresentados à delegacia de polícia local.

Na ação realizada em Guajará-Mirim no dia 11/02/2023 foi registrado o quantitativo mais expressivo de teor alcoólico.

Durante as ações de trânsito também foram removidos 93 veículos automotores por falta de licenciamento anual, isto é, por infringência ao Art. 230, V do CTB que determina a remoção de veículos que não possuem o licença para circulação nas vias brasileiras, a qual é concedida mediante o pagamento de tributos e multas de trânsito e eventual regularização administrativa do veículo, nos termos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Vacinação infantil: estudo coordenado por Vinícius Miguel é destaque na imprensa nacional

Por Carolina Mello – Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) sobre a baixa adesão vacinal de crianças no estado foi destaque na imprensa nacional na última sexta-feira (10/02).

Coordenado pelo professor, advogado e especialista em direitos humanos Vinicius Miguel, o estudo aponta que a falta de uma comunicação eficaz contribui para que Rondônia esteja entre os estados com os mais baixos índices na cobertura vacinal infantil, que tem como consequência a exposição de crianças a doenças que já haviam sido erradicadas no país.

De acordo com o relatório da pesquisa, que se propôs a estudar a relação entre desinformação, indisponibilidade de dados públicos e escassez de transparência pública na saúde, a vacinação no estado é dificultada pela falta de informação básica e acessível, como local e horário para vacinação e a disponibilidade de vacinas, além da falta de atendimento telefônico.

“Passamos, com os levantamentos, a perceber a escassez parcial ou total de uma comunicação pública, propositiva e até mesmo mais básica sobre vacinação, sua importância, necessidade, efetividade e biossegurança”, conta Vinicius Miguel.

Apesar da falha do Estado em garantir a efetividade do direito à saúde de crianças e adolescentes, o professor e coordenador do estudo conta que o grupo percebeu um discurso corrente que atribui culpa exclusiva à família ou ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) para a queda de vacinação.

“Não se ignora a emergência de movimentos antivacina e anticiência, mas o nosso olhar era de que isso, por si só, era insuficiente para explicar a queda da cobertura vacinal como um todo”, explica o pesquisador.

O coordenador do estudo aponta que o poder público precisa apresentar uma reação enérgica contra os movimentos antivacina, além de retomar canais de comunicação com a sociedade sobre riscos e prevenção.

“Os municípios, estados e mecanismos de vigilância sanitária precisam facilitar a informação básica e prática. Percebe-se que há uma lacuna enorme de dados sobre calendário vacinal, onde tomar vacinas e mesmo horários de funcionamento das unidades”, enfatizou Vinicius Miguel.

Também é importante informar sobre a disponibilidade de vacinas: muitas vezes, o cidadão se desloca até a unidade de saúde e é informado sobre a falta, volta para casa e não recebe mais informações quando ocorre o abastecimento. Neste contexto, o professor complementa que o Estado deixa de aproveitar as muitas possibilidades de facilitar o cotidiano do cidadão.

“Mecanismos como disponibilizar local e horário de atendimento ou mesmo desenvolver mecanismos de alerta (como SMS ou mensagem de WhatsApp) para que responsáveis levem as crianças para vacinação ou usar modos de agendamento da vacinação que o usuário pudesse também identificar o local e horário mais conveniente e próximo de sua residência”, aponta o autor.

Motorista de BMW morre após colidir contra caminhonete estacionada em Rondonia

Um homem de 33 anos, Bruno Bueno de Sousa, morreu após colidir violentamente um BMS X4 que conduzia, contra uma caminhonete que estava estacionada. O grave acidente de trânsito foi registrado na noite deste domingo (12) no centro de Porto Velho.

De acordo com informações de testemunhas, Bruno seguia em alta velocidade pela avenida Rogério Weber, no sentido D. Pedro, quando perdeu o controle do veículo e colidiu com a caminhonete que estava estacionada. Um pedaço da caminhonete acabou atingindo o para-brisa do BMW, atingindo a cabeça de Bruno, que morreu instantaneamente. Com informações do Rondoniagora.

Em Rondônia, PF mira integrante de bando que levava migrantes ilegais do Brasil aos EUA com ‘coiotes’

Uma organização criminosa suspeita de levar migrantes ilegais do Brasil para os  Estados Unidos(EUA) por meio de “coiotes”, foi alvo da Polícia Federal nesta segunda-feira (13). Segundo a PF, os suspeitos movimentaram uma quantia superior a R$ 16,5 milhões.

São cumpridos mandados de busca e apreensão em quatro estados: Rondônia, Amazonas, Tocantins e Goiás. Cinco suspeitos tiveram prisão preventiva decretada e um deles foi alvo de um mandado de prisão domiciliar.

Quatro suspeitos foram incluídos na Difusão Vermelha da Interpol, uma ferramenta para localizar o alvo nos EUA para que ele seja preso e extraditado.

A ação teve apoio da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations) da Embaixada dos EUA em Brasília. O esquema envolve suspeitos residentes no Brasil e nos EUA.

De acordo com a PF, uma empresa de viagens e turismo localizada em Buritis (RO) era utilizada para operacionalizar o esquema e lavar o dinheiro adquirido de forma ilegal.

A empresa era responsável por ações como emissão de passaporte, compra de passagens e auxílio nos voos dos migrantes com destino ao México. De lá, eles cruzam a pé a fronteira do país com os Estados Unidos.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de:

  • organização criminosa,
  • contrabando de migrantes e
  • lavagem de dinheiro.

Segundo a investigação, entre 2019 e 2021, mais de 400 pessoas foram vítimas do grupo criminoso. Nesse período, os suspeitos movimentaram uma quantia superior a R$ 16,5 milhões. A Justiça determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 8,2 milhões do grupo.

Além dos mandados cumpridos pela PF, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, documentos e até armas de fogo. Os objetos devem passar por perícia na PF.

Além da HSI, a operação contou com o apoio do Grupo de Operações Áereas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e Polícia Civil de Rondônia e Amazonas.

PF faz operação contra grupo suspeito de contrabandear pessoas para os EUA — Foto: PF/Divulgação

Inscrições para o Sisu 2023 começam na quinta-feira

Começam na próxima quinta-feira (16) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas nas instituições públicas de ensino superior. Para se inscrever, os estudantes interessados devem acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação até o dia 24 de fevereiro.

site disponibiliza informações sobre processos seletivos para o ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com financiamento especial para cursos superiores.

Todos os processos seletivos têm por base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Ministério da Educação, “os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies”.

Mãe finge estar bêbada e flagra padrasto abusando de sua filha de 5 anos em RO

Uma mãe atenta e que fingiu estar bêbada para flagrar o crime sexual do marido contra sua filha. O caso aconteceu na noite deste sábado (11), no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho.

A mulher, de 40 anos, disse à Polícia que estava desconfiada do comportamento do homem e no sábado decidiu agir. Ela fez uma confraternização durante almoço em sua casa e chamou amigos. Ao final do evento fingiu estar bêbada.

O criminoso, imaginando que poderia agir livremente chamou a enteada, de apenas 5 anos e passou a mostrar vídeos pornô para a criança ver e em seguida repetiu a cena com a mulher. A mãe então reagiu, pegou um martelo e correu atrás do homem, que fugiu.

Abalada, a menina disse à mãe que vinha sendo abusada há algum tempo e que não denunciou o caso porque foi ameaçada de espancamento. A PM foi acionada, e conseguiu localizar o acusado, que negou o crime.

China detecta objeto voador não identificado perto de cidade portuária

(FOLHAPRESS) – Um objeto voador não identificado foi detectado sobre as águas perto a cidade portuária de Qingdao, no norte da China, informou o jornal de Xangai The Paper neste domingo (12), acrescentando que as autoridades estão em vias de derrubá-lo.

 

O Departamento de Desenvolvimento Marinho de Qingdao enviou uma mensagem aos barcos de pesca para que fiquem alertas e evitem riscos, disse o jornal, sem informar quando exatamente o objeto foi avistado.

Os Estados Unidos e o Canadá derrubaram três objetos aéreos este mês, incluindo um que Washington disse ter sido enviado deliberadamente pela China para vigilância. Pequim respondeu que era um dispositivo inofensivo de monitoramento de meteorologia que saiu de seu trajeto.

O balão chinês abatido na semana passada passou por Billings, em Montana, onde fica uma base militar com silos de mísseis balísticos intercontinentais.

Na sexta (10), um segundo objeto de alta altitude que sobrevoava o território americano foi derrubado. De acordo com o governo americano, o item, que passava pelo estado do Alasca, foi detectado na noite de quinta-feira (9) e voava a 12 km de altitude -por isso, trazia riscos à aviação civil.

Neste sábado (11), em esforço conjunto, EUA e Canadá abateram outro objeto voador que sobrevoava Yukon, no norte canadense.
Os casos elevaram as já acirradas tensões entre China e EUA e resultaram no adiamento da visita do secretário de Estado americano, Antony Blinken, responsável pela diplomacia dos EUA, a Pequim.

Uma série de episódios recentes contribuiu para deteriorar as relações sino-americanas. A expansão da presença militar dos Estados Unidos no Sudeste Asiático, criticada pelos chineses, por exemplo, acontece de forma simultânea às ameaças da China contra Taiwan, ilha que Pequim considera uma província rebelde e que, portanto, deve ser integrada à sua porção continental.

Já na quinta-feira (9), o governo da China classificou de “totalmente irresponsáveis” as falas de Biden, sobre o líder chinês, Xi Jinping. “Você consegue pensar em algum outro líder mundial que trocaria de lugar com Xi Jinping? Não é uma brincadeira. Não consigo pensar em nenhum”, disse o presidente americano em entrevista ao programa PBS NewsHour. “Esse homem tem problemas enormes. Também tem muito potencial, mas, até agora, sua economia não está funcionando muito bem.”

No mesmo dia, a China disse ter recusado um telefonema do secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin. Ele queria falar com seu homólogo chinês, Wei Fenghe, após o primeiro balão ser derrubado. Pequim justificou a decisão dizendo que a medida foi irresponsável e não criou um clima “propício ao diálogo”.

Aos 56 anos, Cláudia Raia é mãe pela terceira vez

“Luca chegou iluminando a noite de sábado!”: foi desta forma que Cláudia Raia começou por revelar que deu à luz o seu terceiro filho, fruto do casamento com Jarbas Homem de Mello, neste sábado, dia 11 de fevereiro.

Compartilhando uma fotografia do parto, na qual pai e mãe posam com o bebê acabado de nascer, a conhecida atriz brasileira dá mais detalhes sobre o nascimento.

“Ele chegou por aqui no dia 11 de fevereiro, já reivindicando seu espaço. Nós demos passagem. O mundo, desde então, tem um novo colorido para nossa família. Estamos transbordando de felicidade e amor! Bem-vindo, Luca!”, completa.