25.4 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 1002

Gestores são notificados sobre obras em escolas rondonienses

Destinadas à Seduc e às Secretarias de Educação dos municípios de Rondônia, as notificações recomendatórias conjuntas alertam para a necessidade de planejamento de possíveis obras e reformas nas escolas visando preservar as atividades em sala de aula

Preocupados com a possibilidade da descontinuidade das atividades escolares presenciais e, em especial, os reconhecidos efeitos negativos para a educação, conforme verificado no período da pandemia, o Ministério Público de Contas (MPC-RO) e o Ministério Público Estadual (MP-RO) expediram, de modo conjunto, notificações recomendatórias a gestores do Estado e dos Municípios, alertando, primordialmente, para que planejem e organizem possíveis obras e reformas nas escolas preservando as atividades em sala de aula.

De cunho preventivo-orientativo, as Notificações Recomendatórias Conjuntas n. 001 (destinada à Secretaria de Estado da Educação – Seduc), 002 e 003 (ambas voltadas às Secretarias de Educação dos Municípios) e 004 (à Secretaria de Educação de Porto Velho – Semed), são subscritas pelo Procurador-Geral do MPC, Adilson Moreira de Medeiros, pela Procuradora do Órgão, Yvonete Fontinelle de Melo, e pela Promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Educação e Infância (GAEINF), Tânia Garcia e pela Promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva, titular da 18ª  Promotoria de Porto Velho.

Tais notificações se alinham ao esforço tanto do MPC-RO quanto do MP-RO em questões atinentes à educação, o que inclui, por exemplo, a participação em debates e ações interinstitucionais visando o aperfeiçoamento das políticas educacionais, como é o caso do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (GAEPE-RO).

As NRCs recomendam a adoçãode medidas administrativas necessárias ao cumprimento da carga horária letiva total para cada etapa de ensino, e de estratégicas e mecanismos de oferta de turmas ou grupos de recuperação de aprendizagem/reforço escolar para garantia da aprendizagem dos conteúdos identificados como deficitários para os alunos de cada etapa de ensino.

Pequenos questionam política de financiamento do Basa em Rondônia

Por José Luiz Alves – Logo após o Carnaval, um grupo de lideranças de pequenos produtores rurais e presidente de associações, entregam ao senador Jaime Bagatolli e ao deputado Coronel Crisósthomo, um documento a ser encaminhado pelos representantes rondonienses no Congresso Nacional ao Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes, relatando as dificuldades que estão encontrando para renovar financiamentos relativos ao PRONAF ou agricultura familiar junto ao Banco da Amazônia.

São famílias que foram atingidas pela pandemia, ou por fatores climáticos.Neste momento de transformação em que atravessa o País, a reclamação ou denuncia como queiram, ao bater na mesa do Ministro Waldez Góes, com certeza vai feder a bode velho.

 

Presidente da Câmara de Vilhena cumpre agenda na Assembleia e DETRAN

O presidente da Câmara Municipal de Vilhena, Samir Ali (PODE) esteve em Porto Velho entre quarta-feira 08 e sexta-feira 10, ocasião em que participou de diversas agendas oficiais com autoridades da capital.

Entre os destaques da programação estão o encontro com o Chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, Vítor Hugo de Almeida (FOTO), que em nome do presidente Marcelo Cruz (Patriota) reiterou o compromisso da ALE com o Município de Vilhena, assim como o propósito de cooperação entre as duas Casas de Leis. Samir também esteve em gabinetes de deputados travando contatos e estabelecendo relações com parlamentares visando parcerias futuras em benefício de Vilhena.

O presidente da Câmara Municipal, que viajou pela primeira vez à capital de forma oficial após ter tomado posse do cargo de comando do Legislativo vilhenense, também esteve na sede administrativa do Governo do Estado acompanhando o andamento de processos que dizem respeito ao Município.

Com o Executivo a pauta de destaque na agenda foi o encontro com o Diretor-Geral do Detran, Paulo Higo, com quem Samir conversou a respeito de projeto para sinalização urbana de Vilhena.

Preso criminoso envolvido em assassinato de sargento da PM em Rondônia

Policiais do 9° Batalhão de Polícia Militar, prenderam na noite desta sexta-feira (10), o foragido da justiça Fábio da Silva Rodrigues, de 36 anos. Ele era procurado pelo assassinato de um sargento aposentado da PM. A prisão aconteceu na zona sul de Porto Velho.

A equipe policial estava em patrulhamento, quando flagrou Fabio em uma motocicleta. e realizou a abordagem.

Na consulta nominal, foi constatado que havia um mandado de prisão expedido contra ele, com validade até 2042.

Fábio era procurado por envolvimento na morte do sargento aposentado da PM, Jorge Ednelson Mendes. O crime ocorreu no dia 9 de maio do ano passado, na Avenida Raimundo Cantuária, bairro Agenor de Carvalho em Porto Velho.

O sargento fazia a segurança de uma empresa de bebidas, quando trocou tiros com bandidos, durante o roubo de um malote com o valor de R$ 48 mil reais.

No tiroteio o sargento Jorge, morreu junto com um dos criminosos, identificado como Matheus Yuri Ferreira Nascimento. Fábio seria um dos quatro criminosos que participaram do roubo, que resultou nas duas mortes, segundo informa o Rondoniagora.

Deputada ouve demandas da Associação dos Empregados da Emater

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT-RO) esteve reunida com lideranças e integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Associação dos Empregados da Emater, nesta quarta-feira, 08. O encontro teve o objetivo de conhecer as ações e demandas sociais do MAB e dos trabalhadores da Emater para propor políticas públicas e sociais. “Os movimentos sociais são instrumentos por meio dos quais podemos ouvir reivindicações mais amplas e de diferentes cenários, através deles podemos mudar a realidade social”, disse a deputada.

A parlamentar reuniu-se com Jurandir Pereira, presidente da Associação dos Empregados da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Jurandir informou para a deputada Cláudia de Jesus sobre a situação dos trabalhadores referente o auxílio-saúde, o plano de carreira e também expôs as condições das instalações físicas da Emater.

O MAB é uma organização não governamental que apoia as populações atingidas pelo sistema de geração, distribuição e venda da energia elétrica. O movimento atua desde 1980, construindo histórias de resistência, luta e conquistas. Também defende uma prática orientada por princípios e valores encontrados na pedagogia do exemplo e na solidariedade entre os povos como a melhor forma de convencimento. Em Rondônia, o MAB atuou prestando assistência às famílias atingidas pela construção das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio no rio Madeira.

Mega-Sena deste sábado deve pagar prêmio de R$ 3 milhões

O Concurso 2.563 da Mega-Sena, que será realizado hoje (11) à noite em São Paulo, deve pagar o prêmio de R$ 3 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será às 20h, no Espaço da Sorte.

No último concurso, na quarta-feira (8), o prêmio de R$ 153 milhões saiu para dois apostadores de São Paulo – na capital e em Piracicaba. Foram sorteadas as dezenas 06 – 12 – 32 – 44 – 51 e 57.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

Sem a presença do presidente da Câmara, prefeito inaugura Maternidade, UTI Neonatal e reabre Instituto do Rim em Vilhena

Ao lado de autoridades estaduais e municipais, o prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, realizou nesta sexta-feira (9) a abertura da Maternidade e Unidade Neonatal em Vilhena. Encontro também anunciou a reabertura do Instituto do Rim. A ausência do presidente da Câmara de Municipal, vereador Samir Ali, foi questionada pelos presentes à cerimônia.

Os prédios já estão aptos para funcionamento e atendimento à população. Em seu discurso, Flori disse que a medida foi corajosa e necessária para alavancar o município. “Sou um homem comum, que possuo um espírito guerreiro, e que não vou me acomodar, seguirei fazendo o meu melhor para que a população de Vilhena tenha um atendimento à altura da nossa cidade. Agradeço também às corajosas doutoras Angélica Domingues de Oliveira e Elaine Domingues Ferreira, servidoras que colaboraram conosco neste grandioso projeto para colocarmos esta unidade em funcionamento”, destaca o prefeito. As informações são da assessoria da Prefeitura.

Confira as fotos da cerimônia: https://bit.ly/NeonatalVilhena.

O senador Jaime Bagattoli, reitera que este atendimento evitará novos deslocamentos. “Volto a Vilhena como senador eleito pelo povo, e temos esta excepcional notícia, um passo jamais dado. Há alguns meses, meu neto precisou deste atendimento, e tivemos que nos deslocar até Ouro Preto, e agora poderemos tratar quem precisa aqui. Prefeito Flori pode contar comigo, minhas raízes são desta cidade, e darei o meu melhor por esta terra”, concluiu o senador.

O deputado federal Fernando Máximo, lembra que Vilhena é uma das poucas cidades do Estado a contar com uma Neonatal. “O solo vilhenense conta agora com uma Neonatal em funcionamento, sendo apenas a terceira cidade de Rondônia a ter este espaço. Tínhamos apenas em Porto Velho e Ouro Preto, e graças ao Flori e sua equipe, hoje este prédio será fundamental em casos de internação para recém-nascidos prematuros, crianças que correm risco de vida e necessitam de cuidados durante todo o dia. Um avanço para a Saúde que está marcado na história desta cidade”, finalizou o deputado.

Anis Ghattás enfatiza que esta etapa precisa da colaboração de toda a comunidade. “Infelizmente algumas pessoas maldosas, que não gostam de ver Vilhena evoluindo, inventaram muitas coisas, espalharam mentiras, mas nós rebatemos isto com trabalho, o que estamos fazendo, são as primeiras ações de muitas que mudarão a Saúde de Vilhena. Vamos reorganizar todo o sistema, e tudo irá funcionar da melhor forma. Esta é uma união de uma cidade inteira para uma Saúde melhor”, finalizou Anis Ghattás.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Dhonatan Pagani, destaca que este prédio salvará vidas. “Recentemente acompanhei um caso de uma mãe que perdeu seu filho, pois não tínhamos este atendimento especializado na cidade. Graças ao Flori e a equipe da Santa Casa, hoje essas tão sonhadas Neonatal e Maternidade se tornaram realidade, que irá salvar muitas vidas no futuro. A Câmara caminha junto ao poder executivo, vamos continuar fiscalizando, mas com um só foco, buscando o melhor para Vilhena”, finalizou o vereador.

Estiveram presentes no evento, o prefeito de Vilhena Flori Cordeiro, o vice Aparecido Donadoni, o senador Jaime Bagattoli, o deputado federal Fernando Máximo, o deputado estadual Affonso Cândido, o secretário municipal de Saúde Richael Costa, a diretora do Hospital Regional Rebeca Zorek, o presidente da Santa Casa de Chavantes Anis Ghattás, o secretário de Estado da Saúde Jefferson Rocha, o diretor da Justiça Federal Diego Toldo, o representante da defensoria pública Rafael Gonçalves, o comandante regional da PM/RO Diego Carvalho, os vereadores Dhonatan Pagani, Zeca da Discolândia, Zezinho da Diságua, Nica Cabo João, Sargento Damassa, Zé Duda, Wilson Tabalipa, Pedrinho Sanches, além de servidores, secretários municipais e da população presente.

 

Homem que armazenava pornografia infantil no celular é preso durante operação da PF em Rondônia

Um homem foi preso em flagrante durante a Operação Codinome, deflagrada pela Polícia Federal (PF)  nesta sexta-feira (10), em Porto Velho. A ação investiga crimes de aquisição e armazenamento de materiais relacionados ao abuso sexual infantojuvenil.

Segundo a PF, a investigação contra o suspeito começou em janeiro deste ano, após o relatório de uma organização não-governamental apontar denúncia sobre armazenamento de vídeos contendo pornografia infantil.

As investigações da PF apontaram que os crimes eram praticados desde 2021, “com o conteúdo ilícito adquirido e armazenado, em que predominantemente crianças do sexo feminino eram violentadas e abusadas sexualmente”.

A Polícia Federal identificou o adulto e durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, o homem foi flagrado armazenando pornografia infantojuvenil no celular.

Então recebeu voz de prisão em flagrante delito e foi conduzido para a sede da PF em Porto Velho para que fossem adotadas as medidas cabíveis. Ainda segundo a corporação, os demais dispositivos eletrônicos apreendidos serão periciados e analisados.

O suspeito está à disposição da Justiça e responderá pelo crime de aquisição e armazenamento de materiais relacionados ao abuso sexual infantojuvenil.

A Operação Codinome faz referência aos perfis falsos usados pelo investigado nas redes sociais. As informações são do G1.

Saúde:Ezequiel Neiva entrega micro-ônibus em Presidente Médici

Nilson Nascimento – O município de Presidente Médici foi contemplado com um micro-ônibus adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado Ezequiel Neiva, no valor de R$ 410 mil.

O veículo atenderá a demanda do transporte de pacientes a outros centros de tratamento, a exemplo de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e Porto Velho. O pedido do veículo foi realizado pelo motorista José Carlos, o popular Zé Pretinho.

O parlamentar comemorou a aquisição do veículo, sendo o primeiro investimento concretizado para a saúde em 2023. “Nos últimos quatro anos destinamos mais de R$ 5 milhões para a área da saúde. Neste mandato vamos superar esse valor”, afirmou Neiva.

Ezequiel Neiva disse que tem priorizado os investimentos na área da saúde. O deputado destaca que o micro-ônibus representa mais segurança e qualidade de vida aos pacientes. “É um veículo novo e confortável para atender as necessidades da população” acrescentou Neiva.

Motorista do ônibus da Saúde em Presidente Médici há mais de dez anos, José Carlos agradeceu ao deputado em nome da população do município. Zé Pretinho disse que o micro-ônibus atenderá a demanda dos pacientes. “Diversas vezes precisamos transportar mais de 15 pacientes por viagem. Com o micro-ônibus poderemos atender a nossa demanda”, ressaltou Zé Pretinho.

Para Polícia Civil, Ana Marquezini tramou a morte de seu ex-namorado em Vilhena

A conclusão é da Polícia Civil. Ana Marquezini idealizou a morte de Juninho Laçador, seu ex-namorado, porque se sentia rejeitada. Juninho foi abatido com pelo menos 10 tiros em frente ao haras em que costumava treinar em Vilhena. Ele era campeão nacional de rodeio.

De acordo com as investigações, Ana pediu que Juninho fosse morto, “ou ela mesma faria”. Mesmo estando em outro relacionamento, desejou que a vítima fosse morta porque largou ela e iniciou relação com outra pessoa.

Ela foi a última a ser identificada como suspeita do crime. Ela pode ser indiciada por participação em homicídio qualificado e porte ilegal de arma.

O inquérito do caso foi concluído esta semana. Segundo as provas, Ana queria que Juninho fosse morto por não aceitar o término do relacionamento e o fato de que a vítima estava namorando com outra pessoa. Por isso, segundo a polícia, a suspeita fez chantagem emocional para que o atual namorado comandasse a execução do ex.