25.4 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 1003

Em Rondônia, policial civil é preso após passar a mão em partes íntimas das vítimas

Um policial civil foi preso pelo crime de importunação sexual, na madrugada de sexta-feira (10), em Porto velho . As vítimas acusaram o agressor de passar a mão em partes íntimas, durante uma festa em uma casa noturna da capital. As informações são do G1.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar (PM) foi acionada para atender um chamado em uma casa noturna, localizada na avenida Pinheiro Machado, na madrugada desta sexta-feira (10).

Aos policiais, a vítima disse que foi atrás do suspeito para tirar satisfação, momento em que foi impedida pelo segurança, pois a área era reservada. Ela explicou o que havia acontecido ao funcionário da boate, que junto da gerência, acionaram a PM.

No local, testemunhas confirmaram a ação do homem e o relato da vítima. Um jovem disse que o policial também ficou “roçando” as partes íntimas nele.

No local, uma mulher de 32 anos, relatou aos policiais que estava em uma mesa, acompanhada de amigos e da companheira, quando o homem se aproximou e passou a mão suas partes íntimas. Em seguida, ele saiu rapidamente em direção ao camarote.

A PM deu voz de prisão ao homem, que apresentava sintomas de embriaguez e o levou à Central de Flagrantes da capital. No departamento policial, foi que o agressor foi identificado como sendo da Polícia Civil.

Policial civil é preso por importunação sexual em boate de Porto Velho — Foto: Jheniffer Núbia/G1

“Abandonada por você”: escola de Cerejeiras é o retrato do descaso das autoridades

Mídia Rondônia – O abandono das autoridades pela manutenção das vias que dão acesso à escola Jerônimo Garcia de Santana virou doença crônica em Cerejeiras.

Pertencente à rede estadual de ensino, a Jerônimo Santana atende uma clientela considerada em estado de vulnerabilidade (pobreza), moradora da periferia do município.

Não tendo mais a quem recorrer, uma vez que entra governo e sai governo, entra prefeito e sai prefeito, entra vereador e sai vereador, estudantes, servidores e moradores apelaram para as redes sociais revelando todo o descaso que a comunidade sofre sem asfalto e manutenção das ruas e passaram a cobrar atenção para o grave problema social.

No inverno é lama. No verão poeira. No resto do ano descaso e abandono. “Aqui embaixo as leis são diferentes”, ironiza uma ex-servidora escola, referindo-se à letra de “Zé Ninguém” da banda Biquini Cavadão.

Segundo ela, os políticos só aparecem em tempo de eleição, mas também somem em seguida junto com suas falsas promessas. “Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém. Aqui embaixo, as leis são diferentes”, prossegue ela com mais um trecho da música, acrescentando uma fina dose de sarcasmo à classe política.

No início do ano letivo, os estudantes tentam se desviar da lama que toma conta da frente da escola. Servidores precisam estacionar seu veículos na porta da unidade para não pisar no barro molhado.

Assim como na música “Abandonada”, a Jerônimo Santana – que tem papel social decisivo na formação e aprendizado dos estudantes do Ensino Fundamental –  encontra-se no mesmo contexto da letra que ficou conhecida na voz da cantora Fafá de Belém, especialmente no trecho em que diz “abandonada por você. Tenho tentado te esquecer…”. Abandonada pelas autoridades ela já se encontra. Agora, é só esquecê-la.

Cerejeiras sem prefeita, sem vice e presidente da Câmara

Enquanto os estudantes, servidores e moradores enfrentam o drama da lama e o abandono literalmente das autoridades, a prefeita de Cerejeiras, Lisete Math e seu vice, José Carlos, ambos professores e eleitos com apoio da classe dos profissionais em educação, seguiram para Brasília com mais sete vereadores a tiracolo.

Trem da alegria

Sem justificar suas presenças na Capital Federal e ganhando gordas diárias, foram juntos como os mandatários municipais os vereadores Samuel Carvalho da Silva, Dione Ribeiro dos Santos, Zeca Rolista, Isair Francisco Baldin, Erivelton Bendicto Navarro, Elói Antônio Ronsani e Reinaldo Martins Brum.  A viagem ainda rendeu aos nobres parlamentares diárias no valor R$ 6.750,00 para cada um, segundo informa o Portal da Transparência.

 

 

Fora os registros subnotificados, Rondônia registra mais de 200 casos de importunação sexual por ano

Os dados são Dados do Observatório de Desenvolvimento Regional. No período de 1º de janeiro de 2022 a 31 de janeiro de 2023, foram registradas nas delegacias de Rondônia, um total de 202 ocorrências com a natureza do crime de importunação sexual.

Beijar a força, passar a mão sem autorização, mexer nas partes intimas sem o consentimento, são algumas das atitudes que fazem parte do rol do crime de importunação sexual.

De acordo com uma especialista, esse total é subnotificado, pois muitas vítimas não denunciam o crime.

Do período em destaque, Porto Velho lidera o ranking, com 51 ocorrência. Em seguida está Ji-Paraná (RO), com 23. Na terceira posição aparece Cacoal, com 17.

O mês de outubro foi o que apresentou o maior número de ocorrências registradas, com um total de 24.

Disposição, rede de apoio e denúncia

 

O defensor público Fábio Roberto explica que a importunação é descrita na lei como: “ato libidinoso praticado contra alguém, e sem a autorização, a fim de satisfazer desejo próprio ou de terceiros”.

Normalmente as mulheres são as maiores vítimas desse crime. Beijar, passar a mão, mexer em parte íntimas sem autorização e também se masturbar fazem parte do rol desse crime.Esse tipo de atitude é passiva de pena de reclusão de 1 a 5 anos. É um crime que deve ser combatido”, explica Fábio.

O defensor também aponta que o crime de importunação sexual é conhecido como ‘crimes às escuras’, pois normalmente a importunação sexual acontecem em um ambiente em que a vítima e o agressor estão sozinhos.

No entanto, em festas de grande porte, como o Carnaval, também é possível que o agressor realize o ato libidinoso diante de outras pessoas. Nesse caso, o defensor orienta o que as pessoas ao redor da vítima devem fazer.

“Se por acaso alguém testemunhar esse tipo de crime, deve chamar a vítima e se colocar à disposição dela, pois o testemunho é importante. Lembrando que nos crimes sexuais, a palavra da vítima tem um peso muito importante, tanto na fase do inquérito policial, quanto na fase da ação penal, quanto quando vai para o judiciário para que o juiz analise e dê a sentença”.

Senador acusa filho de Bolsonaro de usar cartão corporativo em casa de prostituição

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) acusou um dos filhos de Jair Bolsonaro de usar o cartão corporativo da Presidência da República em casas de prostituição. A afirmação foi dada em entrevista à CNN Brasil. Na entrevista, o senador prometeu denunciar o fato à Justiça, mas não especificou de quem se trata.”É de você ficar aturdido. Não dá para não revelar e não entregar à Justiça para ela investigar e para ela punir. É algo, assim, inacreditável. Eu juro por Deus, eu não esperava por isso”, disse Kajuru

Veja o momento:

CGU indica que fraudes no Bolsa Família durante governo Bolsonaro geraram prejuízo de R$ 2,6 bilhões

A Controladoria-Geral da União (CGU) mostrou que as fraudes na concessão do programa Bolsa Família geraram um prejuízo de R$ 2,6 bilhões. “Foram mais de R$ 2 bilhões de pagamentos que não deveriam ter sido feitos”, informa o blog do Camarotti

Nesta quinta-feira (9), o ministro Wellington Dias disse haver indícios de que 2,5 milhões de famílias recebem o benefício de forma indevida. “Temos um foco de mais ou menos 10 milhões de beneficiários que estão na linha da avaliação dessa revisão do cadastro. Acreditamos que mais ou menos 2,5 milhões destes que recebem têm grandes indícios de irregularidade”, afirmou Dias.

Simioni, dono da Eco Solar em Vilhena, morre em acidente

Conforme adiantou este Mídia Rondônia, Denis Aurélio Simioni, de 30 anos, dono da empresa Eco Sola de Vilhena, morreu na manhã desta quinta-feira (09) em um grave acidente registrado na RO-391, trecho que liga Chupinguaia à BR-364.

Simioni estava acompanhado de seu primo, Mário Monteiro, de 20 anos. Com intenso sangramento, Mário estaria em estado gravíssimo, sendo que ambos ficaram presos às ferragens do veículo.

Um dos ocupantes da camionete Hillux sofreu fratura em um dos braços e os demais sofreram escoriações e todos foram levados para o pronto-socorro. Denis dirigia um Fiat Strada e seguia para Chupinguaia. Casado, Denis Simione deixa dois filhos.

Mário estaria em estado gravíssimo

RO-391, trecho que liga Chupinguaia à BR-364

 

 

Empresário vilhenense pode ser uma das vítimas de grave acidente registrado nesta quinta-feira

Um grave acidente foi registrado com uma vítima fatal e outra gravemente ferida na manhã desta quinta-feira (9), na RO-391, que liga Chupinguaia à BR-364, próximo ao Rio do Ouro.

Duas picapes se chocaram violentamente. Uma Hilux e um Fiat Strada. Há informações de que na Strada estaria um empresário de Vilhena, acompanhado de um primo.

O Corpo de Bombeiros foi acionado. A Hilux era dirigida por um empresário de Chupinguaia. Ele seguia para Porto Velho com outros ocupantes, enquanto que a Strada viajava sentido Chupinguaia. As informações serão atualizadas em instantes, identificando os nomes das vítimas.

Netflix muda regras para compartilhar senhas

A Netflix começou a implementar nesta quarta-feira (8) as novas regras de compartilhamento de senhas entre usuários. Além do sistema atualizado já estar valendo em países como Canadá, Espanha, Nova Zelândia e Portugal, a empresa também deu detalhes de como funcionam as diretrizes. Ainda não há previsão de implementação da novidade no Brasil

De acordo com a companhia, a conta do usuário só poderá ser usada em uma única residência, que será configurada como “localização principal” para permitir que pessoas que morem juntos tenham acesso. Uma nova seção, batizada de “gerir acessos e dispositivos”, vai possibilitar que se gerencie quem terá acesso à conta.

Nos casos de pessoas que não dividem moradia, mas a conta, a plataforma terá opção de transferência de perfil para uma nova conta, permitindo que a pessoa preserve seu histórico.

Há também a possibilidade de se acessar a Netflix durante viagens, com a empresa permitindo o acesso a conta em dispositivos pessoais, bem como em quartos de hotéis ou casas de férias. A empresa não esclareceu como essa diferenciação será feita internamente, porém.

Por último, a plataforma vai oferecer a opção de compra de um “assinante adicional” -em Portugal, o preço é de € 3,99, ou R$ 22. De acordo com a Netflix, alguns países possibilitarão que nos planos Premium e Standard se adicione até duas contas para pessoas que vivem fora da residência principal.

Tribunal de Contas apura terceirização dos serviços de saúde em Vilhena

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) instaurou um Procedimento Apuratório Preliminar (PAP) para confirmar se o decreto de estado de emergência em saúde em Vilhena (RO) foi realizado de acordo com as regras legais, assim como o convênio firmado junto a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes.

A Santa Casa é uma entidade filantrópica designada pelo atual prefeito de Vilhena, delegado Flori Cordeiro, para cuidar da Saúde no Município após o estado de emergência em saúde pública ser decretado na cidade, no dia 24 de janeiro.

Segundo o texto, a investigação se justifica, pois a Prefeitura de Vilhena, “aparentemente de forma abrupta, decidiu promover profunda alteração na maneira de prestar os serviços públicos de saúde à população, transferindo a execução de significativa parcela deles para a iniciativa privada”.

Ainda segundo o TCE, chama a atenção que a prefeitura pretende “gastar” com o convênio, em apenas seis meses, mais de R$ 55 milhões. Portanto, durante a análise também será checada se de fato, a escolha da prefeitura foi técnica e financeiramente viável, segundo o TCE.

Real Madrid não vacila e garante vaga na decisão do Mundial de Clubes

O Real Madrid (Espanha) garantiu presença na grande decisão do Mundial de Clubes da Fifa após golear o Al Ahly (Egito) por 4 a 1, na tarde desta quarta-feira (8) no Estádio Prince Moulay El Hassan, em Rabat (Marrocos). O adversário dos Merengues na decisão é o Al Hilal (Arábia Saudita), que bateu o Flamengo por 3 a 2 na outra semifinal.