25.1 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 1004

Lanchonete recebe Pix falso e envia pedras no lugar do lanche

Em Tubarão, Santa Catarina, uma lanchonete resolveu se vingar de um suposto cliente que enviou, como forma de pagamento, um comprovante de Pix falso após pedir um lanche nesta semana. Em vez de dois pães de alho recheado com picanha e geleia de pimenta, pedras e uma garrafa de refrigerante agitada foram entregues para o endereço do golpista.

De acordo com o dono do estabelecimento, o pedido chegou pelo site da lanchonete como forma de pagamento em dinheiro. Durante a produção do lanche, o suspeito entrou em contato dizendo que mudaria a forma de pagamento para o Pix.

Os funcionários da lanchonete começaram a desconfiar do golpe quando o homem queria fazer a transição por chave (como CNPJ, e-mail, ou número de telefone por exemplo) em vez do QR-code (neste caso, quando o estabelecimento manda o código já está com o valor certo a ser cobrado) “Quando ele mandou o comprovante, eu já percebi na hora que era falso, pois não marcava a razão social da lanchonete, não marcava o banco e no lugar que deveria estar o CNPJ, estava um CPF. Eu acho que ele não se atentou a isso”, afirmou Venicius Cardoso.

O estabelecimento ainda pediu para refazer o pagamento e ele mandou com o valor errado – R$101,00 em vez de R$113,00 e com dígitos a mais no campo de CPF. Ao ser alertado sobre o golpe, o proprietário avisou a esposa, que trabalhava no local no momento, para falar que estava tudo certo com o pedido.

Neste momento, ele foi até o estabelecimento e teve a ideia de mandar o ‘lanche diferente’ com o refrigerante. Após a entrega, Venicius diz que mandou mensagem para o WhatsApp do cliente perguntando se estava tudo certo com o pedido e foi bloqueado. Já o lanche ‘verdadeiro’ foi dividido entre os funcionários depois do expediente.

Governo prorroga prazo para cadastro na Agricultura Familiar

O Ministério do Desenvolvimento Agrário prorrogou por um ano o prazo de validade das declarações de aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com vencimento entre 8 de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

No caso de declarações de aptidão já vencidas, o agricultor precisará emitir o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). A pasta informou ter montado uma força-tarefa para readequar o sistema, possibilitando que todos possam fazer a emissão do documento que dá acesso aos programas.

Já para as declarações de aptidão com vencimento a partir de 1º de fevereiro de 2024, os prazos serão mantidos. Quem quiser tirar dúvidas pode entrar em contato com o ministério pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 9965-6115 (ligação ou WhatsApp).

“A portaria, assinada pelo ministro Paulo Teixeira, garantirá o acesso às políticas públicas voltadas para o campo, enquanto o sistema do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) está sendo aperfeiçoado para melhor atender as agricultoras e os agricultores familiares”, destacou a pasta.

Homem que fazia “gato” de energia em mercado é preso pela PM

A Polícia Militar prendeu em flagrante na noite de terça-feira (7), um homem que fazia ligação clandestina de energia, popularmente conhecida como “gato”, em um mercado do distrito de Jaci-Paraná, em Porto Velho.

O dono do mercado também foi detido. A polícia foi acionada após receber denúncia anônima. Além de ser um crime, a Energisa explica que o furto de energia prejudica a qualidade do fornecimento de energia e provoca acidentes graves como incêndios e choques elétricos que costumam ser fatais.

 

Seduc seleciona mais de 600 professores temporários em Rondônia

A Secretaria de Estado da Educação – Seduc, tornou público o edital de processo seletivo, visando à contratação temporária de profissionais para ocuparem vagas do cargo de “Professor Classe C” (graduações diversas), para o atendimento à Rede Estadual de Ensino.

As inscrições podem ser efetuadas no período de 16 a 26 de fevereiro, sendo feitas apenas pela Internet no portal da Seduc, na aba “Publicações”, por meio deste link. O processo seletivo será constituído das seguintes etapas: a) 1ª Etapa, para todos os cargos: de informação prestada no ato de inscrição via internet sobre os títulos que possui na área que pretende concorrer no certame, de caráter classificatório; b) 2ª Etapa, para todos os cargos: de convalidação dos títulos informados no ato de inscrição via internet, de caráter classificatório e eliminatório. A inscrição é gratuita.

DAS VAGAS

O processo seletivo tem a oferta de 652 vagas para o cargo de professor classe C, 40 horas semanais, com salário de R$ 4.043,63 (quatro mil, quarenta e três reais, sessenta e três centavos), e 11 vagas para atuar em 20 horas semanais, com o salário de R$ 2.021,82 (dois mil, vinte e um reais, oitenta e dois centavos).

As vagas são destinadas para as Coordenadorias Regionais de Educação dos municípios de Buritis, Ariquemes, Alta Floresta do Oeste, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Espigão do Oeste, distrito de Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.

DOCUMENTAÇÃO

O candidato deverá anexar a documentação pessoal e títulos, no formato PDF, informados no ato de inscrição via internet, para subsidiar a avaliação dos títulos. A documentação deverá estar de acordo com os requisitos do cargo que o candidato pretende concorrer. O candidato deverá ficar atento para todas as obrigações do ato de inscrição.

Governo de Rondônia publica edital para selecionar mais de 600 professores temporários

Com 20 vagas, Fundação Cultural abre inscrições para oficina em Vilhena

De forma gratuita e com vinte vagas, a Fundação Cultural de Vilhena realiza, entre os dias 14 a 16 de fevereiro, a oficina de Amigurumi. De acordo com os organizadores, as turmas serão pela manhã, de 8h30 às 10h30, e a tarde das 14h30 às 16h30. O material deve ser providenciado pelos participantes. A lista está disponível no formulário de inscrição.  Interessados devem preencher o formulário até o dia 09 deste mês, através do link:https://forms.gle/TeHHA3SuBkT6Eyvy8

Para mais informações (69) 3321-1777.

Para realizar manutenção, Saae desliga poços que abastecem bairros de Vilhena nesta quarta

Para realizar manutenção, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) desligou alguns  poços que abastecem bairros de Vilhena nesta quarta-feira (8). Confira os bairros em manutenção.

Mais um militar é preso com cocaína em Rondônia

Desta vez, a PRF prendeu o cabo do Corpo de Bombeiros José C. dos S. G, fato ocorrido nesta terça-feira (07). O militar foi flagrado com mais de 47kg de drogas em uma caminhonete roubada na BR-364, próximo ao presídio federal em Porto Velho.

De acordo com a PRF, o veículo L200 Triton de cor cinza foi interceptada, onde o motorista desceu nervoso e se identificando como cabo do Corpo de Bombeiros.

O suspeito teria informado que estava retornando de um sítio depois de Jaci-Paraná, e o veículo pegou emprestado de um amigo.

Os policiais teriam notado algumas irregularidades na caminhonete e sinais de adulteração. Durante revista na carroceria foram encontrados dois sacos com 44 tabletes de cocaína, pesando 47,645 kg do entorpecente.

Foi verificado também que a caminhonete foi adultetada e constava restrição de roubo. O miltar recebeu voz de prisão e foi conduzido a Delegacia para as medidas cabíveis.

Coronel é denunciado por importunação sexual dentro de hospital em RO

Um coronel do Corpo de Bombeiros foi denunciado por importunação sexual dentro do hospital João Paulo II, em Porto Velho, nesta terça-feira (7). Uma mulher que estava acompanhando a mãe enferma, relatou que o homem deitou ao seu lado e “acariciou” seu corpo sem consentimento.

Segundo o boletim de ocorrência, o suspeito também estava no hospital como acompanhante de um familiar, na mesma ala que a vítima. Ele teria oferecido a ela um colchão para se deitar, alegando que os dois iriam revezar o uso.

No entanto, ainda de acordo com a vítima, quando ela estava deitada, o coronel deitou ao seu lado e começou a acariciar as costas dela e logo em seguida começou a levantar o casaco que ela estava vestida, momento em que ela saiu do quarto para pedir ajuda.

A versão do coronel é diferente. Ele alega que foi a vítima quem o chamou para se deitar com ela, várias vezes seguidas, e ele não aceitou.

Os policiais que atenderam a ocorrência conversaram com testemunhas e resolveram apresentar os envolvidos na Central de Polícia. G1.

Flamengo perde do Al-Hilal e dá adeus precoce ao sonho do bi mundial

O Flamengo foi ao Marrocos com a ambição de desafiar o poderoso Real Madrid e buscar o bicampeonato mundial de clubes, mas viu o sonho acabar muito antes da hora. Na semifinal contra o Al Hilal, da Arábia Saudita, o Rubro-Negro teve Gerson expulso ainda no primeiro tempo, perdeu por 3 a 2 na noite desta terça-feira e terá que se contentar em disputar o terceiro lugar com quem perder o confronto entre Real Madrid e Al Ahly, do Egito. Pedro marcou dois gols, mas Salem Al-Dawsari também fez dois de pênalti, e Vietto marcou o gol da vitória saudita.

Prefeito pede tempo para pagar o piso salarial dos professores em Vilhena

Mesmo com as exonerações e medidas de contenção de despesas, o prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, disse na manhã desta terça-feira (7) aos representantes do Sindicato dos Professores e Professoras no Estado de Rondônia (Sinprof-RO) que precisa de mais tempo para realizar estudos sobre o impacto do reajuste do piso salarial dos professores e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Aos dirigentes, ele aproveitou a ocasião para informar que a folha de pagamento do município está em 54%.

Por lado, informado pelos sindicalistas sobre o parecer favorável do TCE a respeito da exceção do art. 22, parágrafo único, inciso I, da referida Lei, quanto ao cumprimento do pagamento do piso nacional, Flori se comprometeu a solicitar parecer da PGM sobre o assunto e retornar ao tema, assim, que concluída a consulta.

Quanto ao outro ponto questionado sobre as progressões dos professores, com acréscimo de 5% no vencimento básico, será objeto de outro parecer da PGM, para sanar as dúvidas e interpretações diversas sobre o assunto.

Temas da pauta que foram discutidos e que se referem ás questões pedagógicas e administrativas serão encaminhados ao Secretário da SEMED, professor Flávio de Jesus, para que sejam discutidas diretamente com o gestor da pasta.

Além do prefeito, estiveram presentes à reunião, as professoras Janete Maria Warta, Cleide Penelope, Mariana Pereira e o professor Claudio Fernando.