25.1 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 462

Empresário vilhenense é morto com mais de 10 tiros

Mídia Rondônia – O empresário vilhenense Jorge Adelar Ludwig, de 59 anos, foi morto a tiros nesta sexta-feira(06), em frente de uma residência em Vista Alegre do Abunã, distrito de Porto Velho. Pelo menos 10 disparos de arma de fogo atingiram a vítima, segundo a polícia. Jorge atuava no ramo de transporte e também era pecuarista.

O homem foi surpreendido em sua caminhonete quando saía de casa. O suspeito em uma moto atirou contra Jorge e fugiu da cena do crime. A maioria dos disparos acertou a vítima que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A Polícia Militar (PM) fez o isolamento do local para que a perícia técnica fizesse os trabalhos de coleta de prova, em seguida o corpo da vítima foi entregue ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará pela necropsia que deverá determinar quantos tiros Jorge foi atingido.

O autor do crime do crime e a arma utilizada no assassinato não foram identificados. O Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) investiga o caso.

Com informações do G1

Plano A, plano B e plano C sou eu, diz Bolsonaro sobre candidatura em 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, mais uma vez, que pretende ser registrado como candidato para disputar a eleição presidencial de 2026 apesar de estar inelegível até 2030.

Em entrevista à Rádio Gaúcha na sexta-feira (6), ele também rejeitou a possibilidade de outros nomes serem indicados, neste momento, como seu candidato ao Planalto em caso de a Justiça não liberar sua participação no pleito.

“O plano A sou eu. O plano B sou eu também. O plano C sou eu a não ser depois da minha morte física ou política em definitivo que eu vou pensar em um possível nome”, disse.

Estratégia

Segundo apuração da CNN, após, no mês passado, ter sido indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez, Bolsonaro não mudou seus planos de se candidatar em 2026, ainda que esteja denunciado ou até mesmo preso, segundo o entorno do ex-presidente.

O plano que vem sendo relatado por interlocutores é o de Bolsonaro se lançar tendo um dos filhos como vice — o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), por exemplo — e pedir o registro da candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Passos

Como ele está inelegível, a Corte deverá indeferir o registro.

Bolsonaro, então, provavelmente irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá ter o mesmo entendimento.

Pastor é denunciado ao MP após vídeo orando por “cura gay” de jovem 13 anos

Um vídeo publicado nas redes sociais da igreja evangélica Catedral da Família, em Palmas, gerou polêmica devido a expressões consideradas homofóbicas e foi denunciado ao Ministério Público Estadual (MPTO) pelo Coletivo SOMOS.

Segundo a denúncia, o pastor Luiz de Jesus usou uma adolescente de 13 anos em uma suposta “cura gay”, afirmando que estava tirando um “demônio” do corpo da jovem. Com informações do G1.

O pastor negou as acusações, alegando que não houve discriminação. “Na minha igreja, talvez ninguém sabe, tem casal de homossexual que é meu amigo, eu tenho acho que cinco ou seis homossexuais na minha igreja”, disse Luiz de Jesus, que ainda complementou: “Estão desvirtuando a coisa, estão jogando para outro lado. Eu não tenho nada contra ninguém.”

O vídeo

O vídeo com as imagens da adolescente foi publicado no perfil da igreja, que possui quase 440 mil seguidores no Instagram. As declarações do pastor geraram ampla repercussão negativa.

Entre as frases que causaram indignação estão: “Um demônio que gritou e disse assim: ‘muda seu sexo’. Mas a vontade é cortar o cabelo e deixar igual o meu.” Ele também afirmou: “Jesus gritou na minha alma vai casar com homem, vai ter filhos. A partir de hoje vai se vestir igual mulher. Porque Jesus arranca o demônio lá de dentro agora.”

Durante o culto, com as orações do pastor e os depoimentos dos pais, a adolescente declarou, emocionada: “A partir de hoje, a minha vida é mudada. Eu sou mulher e eu aceito o que Deus tem para mim.”

Segundo o pastor Luiz, o vídeo foi gravado no dia 26 de novembro e postado no dia seguinte. Após receber uma avalanche de comentários negativos, ele decidiu apagar a publicação algumas horas depois.

 

A denúncia

No dia 29 de novembro, o Coletivo SOMOS (PT) apresentou uma denúncia ao Ministério Público contra o pastor, citando o episódio com a adolescente e outra situação relacionada a curandeirismo. Em um vídeo separado, uma idosa aparece vomitando em um balde, enquanto o pastor afirma que ela “vomitou o câncer”.

Para o Coletivo, os discursos do pastor associam orientação sexual à possessão demoníaca, tratando-a como algo a ser “corrigido” por intervenção divina. Além disso, ele estaria promovendo violações de direitos contra a comunidade LGBTQIA+ com mensagens homofóbicas.

“A divulgação dessas práticas reforça discriminações e agrava o sofrimento psicológico da comunidade LGBTQIA+, além de colocar vidas em risco ao sugerir curas milagrosas para doenças graves como o câncer”, afirmou José Eduardo de Azevedo, membro do Coletivo SOMOS.

O Ministério Público do Tocantins confirmou o recebimento da denúncia pela Ouvidoria e encaminhou o caso para a 15ª Promotoria de Justiça da Capital, responsável pela defesa dos Direitos Humanos Fundamentais e Minorias. Na última sexta-feira (6), o MPTO informou que o caso segue dentro dos prazos legais para análise.

Justiça condena ex-agentes da PRF por morte de homem em ‘câmara de gás’ improvisada

247 – Após 11 dias de julgamento na Justiça Federal de Sergipe, os três ex-agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) envolvidos na morte de Genivaldo de Jesus Santos foram condenados neste sábado (7), informa a Folha de S. Paulo. A decisão encerra um dos casos mais emblemáticos de violência policial no Brasil, ocorrido em maio de 2022, na cidade de Umbaúba, a 101 km de Aracaju.

Paulo Rodolpho Lima Nascimento foi condenado a 28 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado. Kléber Nascimento Freitas e William de Barros Noia receberam penas de 23 anos, um mês e nove dias por tortura seguida de morte.

Defesa tentou desacreditar laudos periciais – Ao longo do julgamento, a defesa dos réus argumentou que não houve intenção de matar, sustentando que as ações durante a abordagem seguiram “protocolos operacionais”. O advogado de Paulo Rodolpho, Gregório Ferraz, declarou: “o policial sai para trabalhar, ele não sai para matar. Ele deixa sua família em casa, tem que retornar para ela, não sabe o que irá acontecer, mas sempre agindo da melhor maneira possível”.

Carlos Barros, defensor de Kléber Freitas, insistiu que “as provas coletadas mostram que seu cliente é inocente”. Já Glover Soares, advogado de William Noia, atacou os laudos periciais: “um perito admitiu que não entende nada de abordagem policial.”

Um momento polêmico ocorreu quando advogados de defesa exibiram um vídeo em que um deles se trancava no porta-malas de um veículo similar ao usado no crime, enquanto outro ativava uma bomba de gás lacrimogêneo. A defesa alegava que a substância não seria capaz de matar uma pessoa.

Família busca justiça em meio à dor – O julgamento foi marcado por depoimentos emocionantes dos familiares de Genivaldo. Sua irmã, Laura de Jesus, que esteve presente durante todo o processo, desabafou: “esses dias de idas e vindas foram difíceis… Só queremos justiça”.

A mãe de Genivaldo, Maria Vicente de Jesus, também prestou um depoimento comovente: “Nós morremos junto com Genivaldo depois que ele se foi.” Ela ainda afirmou que nunca viu os acusados e que não aceitaria um pedido de desculpas: “Eu quero justiça.”

O sobrinho de Genivaldo, Walison de Jesus Santos, que presenciou a abordagem, revelou a dor de reviver aquele dia: “Estar aqui já é muito difícil… Mas o mais difícil é ver meu sobrinho desenhar o pai morando no céu”.

Sábado de chuva em Rondônia

O fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera segue intenso no sul da Amazônia, influenciando diretamente o clima em Rondônia neste sábado (7). O dia será marcado por pouca presença de sol, muitas nuvens carregadas e condições propensas a chuvas em todas as regiões do estado.

Nas áreas dos vales do Guaporé e Mamoré, assim como na Ponta do Abunã, o céu ficará predominantemente nublado a encoberto, com possibilidade de chuva ao longo de todo o dia.

Em Porto Velho e outras regiões do estado, o tempo também será instável. O céu permanecerá nublado, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas que devem ocorrer especialmente entre a tarde e a noite. Em Porto Velho, as temperaturas variam entre 24°C e 31°C.

Governo autoriza concurso para a PF com 192 vagas; veja os cargos

Foi publicada na edicação desta sexta-feira (6/12) do Diário Oficial da União (DOU) a autorização do governo federal para a realização de um concurso público para a Polícia Federal (PF).De acordo com a publicação, assinada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, serão disponibilizadas 192 vagas, sendo a maioria para o cargo de agente administrativo.Conforme a portaria, o prazo para a publicação do edital de abertura do concurso será de até seis meses, contados a partir da data da autorização. O prazo entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do concurso será de dois meses.

Vítima conta como foi jogada por PM: ‘ou você pula da ponte ou eu jogo você’

247 – Jogado de uma ponte por um policial militar na região de Cidade Ademar, zona sul da cidade de São Paulo, Marcelo Barbosa Amaral, 25 anos, prestou depoimento nesta sexta-feira (6) à Polícia Civil e afirmou que foi parado em uma blitz da polícia.

O homem negou que tenha fugido e sido perseguido pelos PMs. O rapaz afirmou que se assustou, parou a moto e correu. Em seguida levou golpes de cassetete na cabeça e nas costas. O relato foi publicado no jornal Folha de S.Paulo.

“Disse que o policial que o agrediu foi levando ele pelo colarinho até perto de uma ponte, onde falou: ‘você tem duas opções, ou você pula da ponte ou eu jogo você e a motocicleta”, aponta depoimento.

STF declara inconstitucional lei de Rondônia que reservava cargos de direção no Detran a servidores estáveis

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou dispositivo da Constituição de Rondônia que reservava cargos de direção superior e funções gratificadas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a servidores com estabilidade.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6664 foi apresentada pelo governo de Rondônia sob o argumento de que as alterações na constituição estadual, por iniciativa parlamentar, teriam invadido a competência privativa do chefe do Executivo para propor lei sobre organização administrativa e segurança pública. Além da vedação à livre nomeação para cargos de confiança, o governo também questionou a inclusão dos agentes de trânsito nas categorias da segurança pública.

Em seu voto, o ministro Nunes Marques (relator) afirmou que a reserva de cargos a servidores estáveis viola regra constitucional que atribui ao Poder Executivo a iniciativa para disciplinar a organização administrativa do estado. Segundo ele, o período de estágio probatório visa apenas avaliar a aptidão e a capacidade para o cargo e não pode ser utilizado para diferenciar servidores estáveis e não estáveis para ocupação de cargos.

Em relação à exigência de estabilidade para a carreira de agente de segurança viária, o ministro observou que a Constituição Federal condiciona a investidura em cargo ou emprego público apenas à aprovação prévia em concurso público. Quanto à inclusão dessa carreira no sistema de segurança pública, Nunes Marques assinalou que a norma apenas adaptou a legislação local aos novos parâmetros da Constituição Federal, especificando os servidores responsáveis pela segurança viária. Rondoniagora

(Vídeo): Estudante de Vilhena brilha no FERA e conquista prêmio estadual

 

Na manhã desta sexta-feira, 6 , a estudante Vithória Amelyanna do Nascimento, do 9º ano da Escola Deputado Genival Nunes da Costa, em Vilhena, foi aclamada vencedora da categoria Canto no Festival Estudantil Rondoniense de Artes (FERA). A jovem conquistou o prêmio por meio de votação popular, emocionando o público com uma performance marcante.

O Festival, que reúne talentos de diversas escolas do estado, celebra a expressão artística e o potencial criativo dos estudantes rondonienses. A vitória de Vithória Amelyanna revela não apenas o seu talento, mas também o esforço e dedicação investidos em sua arte.

Vithória também acumula outras conquistas em sua trajetória. Em 2024, ela representou Vilhena no Programa de Intercâmbio Rondônia na Inglaterra, uma oportunidade que ampliou seus horizontes culturais e contribuiu para o seu desenvolvimento artístico.

O sucesso de Vithória no FERA é uma inspiração para outros jovens que sonham em explorar e desenvolver seus talentos artísticos. A jovem, com sua voz e carisma, prova que com esforço, apoio e paixão, é possível alcançar grandes feitos.

Escola realiza confraternização dos formandos e agradece apoio da Super de Vilhena

Após a emocionante formatura realizada na última quarta-feira, 4, na Câmara Municipal de Vilhena, a Escola Estadual Professor Luiz Carlos Paula de Assis promoveu, na manhã desta sexta-feira, 6, uma confraternização especial para celebrar a conquista dos 150 estudantes do 9º ano. O evento aconteceu na sede da Associação dos Servidores Municipais de Vilhena (Asmuv) e contou com a presença de professores, pais, estudantes e membros do Conselho Escolar.

A direção da escola aproveitou o momento para agradecer o apoio essencial da Superintendência Regional de Educação de Vilhena (Super), que contribuiu para a realização da confraternização. Segundo a diretora da escola, professora Valnice Lima de Souza, o suporte da Super foi fundamental para a concretização da celebração. “Estamos extremamente gratos pelo apoio da Super e por todos que se dedicaram para que este momento fosse possível. É uma forma de valorizar o esforço dos estudantes e de todos os envolvidos nesse ciclo educacional”, destacou.

A vice-diretora, Juscely Martins, também enfatizou a importância do trabalho coletivo para proporcionar aos alunos momentos inesquecíveis. “Foi uma oportunidade para celebrar as conquistas e reforçar os laços entre a comunidade escolar. Ver a alegria nos rostos dos nossos alunos e suas famílias é a maior recompensa”, afirmou.

A confraternização contou com diversas atividades, momentos de integração e homenagens aos estudantes, professores e pais. O evento fechou com chave de ouro um ciclo de muitas aprendizagens e desafios, reafirmando o compromisso da Escola Luiz Carlos Paula de Assis em formar cidadãos preparados para o futuro.