28.1 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 466

Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio

O ganhador que levou sozinho mais de R$ 201 milhões no sorteio da Mega-Sena, em novembro, morreu nesta quarta-feira (4) por suspeita de mal súbito enquanto fazia um tratamento odontológico em uma clínica de Cuiabá. A informação foi confirmada pela família de Antonio Lopes ao g1.

Antonio, de 73 anos, era pecuarista e trabalhava com compra e venda de gado em fazendas de Mato Grosso. Ele deixa quatro filhos.

O delegado da Polícia Civil, Edison Pick, informou ao g1 que está levantando informações junto à clínica para entender qual foi a causa da morte.

“Caso tenha sido um mal súbito não é culpa da clínica. Agora precisamos aguardar o exame de necrópsia e o laudo para esclarecer o que de fato aconteceu”, explicou.

Antonio Lopes foi vencedor do sorteio 2.795 da Mega-Sena, realizado no dia 9 de novembro, em São Paulo. Ele acertou as seis dezenas do sorteio com uma aposta simples, de R$ 5. O prêmio foi retirado no dia 11 do mesmo mês.

O prêmio pago a Antonio foi um dos 10 maiores da história. A lista considera os concursos regulares da Mega — ou seja, não inclui a Mega da Virada

PRF em Rondônia identifica casos de estupro e outros abusos contra menores

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia concluiu as Operações Domiduca e Vozes Suprimidas, realizadas em todo o estado com o objetivo de combater a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. Embora as operações tenham abordagens diferentes, elas buscam a proteção de menores em contextos vulneráveis.

A Operação Domiduca, que é parte de uma ação nacional, ocorreu em estabelecimentos ao longo de rodovias federais e em áreas de interesse da União, com foco no enfrentamento à exploração sexual. Já a Operação Vozes Suprimidas, uma iniciativa local e pioneira, teve caráter educativo e se concentrou nas escolas, com o propósito de conscientizar crianças e adolescentes sobre como identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual.

As duas operações resultaram em ações de prevenção e repressão. Foram identificados:

3 casos de estupro de vulnerável

5 de importunação sexual

4 ocorrências de submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual

7 casos de fornecimento de produtos que possam causar dependência a menores

Além disso, na Operação Vozes Suprimidas, mais de 300 crianças e adolescentes participaram das palestras educativas que orientaram sobre como reconhecer sinais de abuso e a importância de buscar ajuda, destacando a relevância de uma rede de apoio em cada município.

As ações contaram com o apoio de diversos parceiros, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE-RO), a Defensoria Pública (DP-RO), o Ministério Público (MP-RO), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), a Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMASF) de Porto Velho, o Conselho Tutelar de Ariquemes e Vilhena, e psicopedagogas locais, fundamentais para o sucesso das iniciativas.

Durante a Operação Domiduca, as equipes da PRF receberam treinamentos especializados para atuar com sensibilidade e segurança, desde a abordagem das vítimas até o acolhimento e escuta especializada de crianças e adolescentes. Já os policiais envolvidos na Operação Vozes Suprimidas foram capacitados para realizar as palestras de forma acessível e para identificar sinais de desconforto ou sofrimento nos alunos, com o propósito de conscientizar professores, crianças e adolescentes sobre como observar situações de risco, além de enfatizar os canais de denúncia e a rede de apoio.

Além das medidas educativas e preventivas, a operação também registrou outras ocorrências, como a prisão de duas pessoas com mandados de prisão em aberto (por homicídio duplamente qualificado e roubo), a detenção de um homem por conduzir veículo sob efeito de álcool e drogas, e uma ocorrência de lesão corporal leve.

Rondônia no cenário nacional

De acordo com o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou um estupro a cada seis minutos em 2023, totalizando 83.988 casos, o que representa um aumento de 6,5% em comparação com 2022. Esse aumento resultou em um recorde alarmante. As mulheres são as principais vítimas, e os agressores, em sua maioria, são pessoas próximas, geralmente dentro do ambiente familiar.

A taxa média nacional de estupros e estupros de vulneráveis foi de 41,4 por 100 mil habitantes. Os estados com as maiores taxas foram Roraima (112,5 por 100 mil), Rondônia (107,8 por 100 mil), Acre (106,9 por 100 mil), Mato Grosso do Sul (94,4 por 100 mil) e Amapá (91,7 por 100 mil). No nível municipal, Sorriso (MT) teve a maior taxa, com 113,9 casos por 100 mil habitantes, seguido por Porto Velho (RO) com 113,6, Boa Vista (RR) com 101,5, Itaituba (PA) com 100,6 e Dourados (MS) com 98,6.

Rondoniagora

Escolas estaduais de Vilhena participam da I Expocitec-RO com projetos inovadores

Escolas da rede estadual de Vilhena estão representando a cidade na I Exposição Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional de Rondônia (Expocitec-RO), que ocorre nesta quarta (4) e quinta-feira (5) no Rondon Palace, em Porto Velho. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e tem como tema: “Conectando as Tecnologias Educacionais à Escola”.

A Expocitec-RO, organizada pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTEC), busca fomentar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras por meio do uso de tecnologias digitais. O evento reúne estudantes e educadores de diversas regiões do estado, com exposições de projetos voltados para ciência, tecnologia e inovação.

Vilhena participa com cinco projetos selecionados durante o Seminário Regional de Tecnologia Educacional (SERTIC), que destacou as iniciativas mais relevantes no uso de tecnologias educacionais. Segundo o professor Wesley Antunes, do Núcleo de Tecnologia Educacional da Superintendência Regional de Educação de Vilhena (Super), dois dos projetos são voltados para robótica educacional e práticas Maker, enquanto os outros três envolvem metodologias pedagógicas inovadoras.

Antunes ressalta que a participação no evento é uma oportunidade de compartilhar as experiências de Vilhena com outros municípios e de promover o uso de tecnologias digitais como ferramenta de ensino.

O evento inclui apresentações, workshops que visam integrar ainda mais as tecnologias digitais às práticas escolares, conectando alunos e professores a novas possibilidades educacionais. A Expocitec-RO destaca o papel da inovação na construção de um ensino mais dinâmico e alinhado às demandas contemporâneas.

Para a superintendente regional de Educação, professora Anandreia Trovó, a participação das escolas vilhenenses no evento revela o compromisso da região com a inovação e o avanço tecnológico na educação.

Confira os projetos e as escolas que participam da I Expocitec-RO

Cássio Gois entrega secador e fortalece setor cafeeiro em Divinópolis

No último sábado, 30, o deputado estadual Cássio Gois (PSD), membro da Comissão de Agropecuária e Política Rural, realizou mais uma importante entrega para o fortalecimento da produção cafeeira no estado de Rondônia. Em uma cerimônia que reuniu produtores locais e representantes da Associação Rural ASPRUSA, foi inaugurado um secador de alta capacidade, um equipamento projetado para dobrar a capacidade de produção de café na região.

“Estamos entregando aqui um secador de alta capacidade, que vem com o maior suporte possível para o produtor. Isso vai permitir que o setor cafeeiro desta região não só dobre sua produção, mas também eleve os padrões de qualidade e competitividade do nosso café”, destacou o deputado Cássio Gois durante o evento.

O equipamento reflete o compromisso do parlamentar com o desenvolvimento do setor agrícola e a valorização dos produtores rondonienses. A iniciativa vai além da melhoria na infraestrutura, representando também uma oportunidade para os agricultores ampliarem seus investimentos e alcançarem novos mercados, afirmou o parlamentar.

A cidade de Cacoal, também intitulada como Capital do Café, é reconhecida por sua tradição no cultivo de café e desempenha um papel estratégico na economia de Rondônia. O novo secador é uma ferramenta essencial para atender à crescente demanda por cafés de qualidade, reduzindo os custos operacionais e otimizando o processo de secagem, um dos mais cruciais para garantir o padrão final do produto.

O deputado Cássio Gois reafirmou seu compromisso com o setor e destacou que outras ações estão sendo planejadas para beneficiar a agricultura familiar e a produção em larga escala na região. “Seguimos trabalhando para potencializar as riquezas de Rondônia. Nosso café já é reconhecido nacionalmente e fora do país, e iniciativas como essa garantem que continuemos a ser uma referência no setor”, concluiu.

Assessoria

Dupla é presa após furto de motoneta em Pimenta Bueno

Mídia Rondônia – Em Pimenta Bueno, a Polícia Militar recuperou uma motoneta Honda Biz 125, cor vermelha, furtada na cidade, crime ocorrido na noite desta segunda-feira, 03.

Dois homens foram presos em flagrante: um jovem de 22 anos e outro homem de 31 anos.O furto ocorreu em frente à residência da vítima, quando dois indivíduos chegaram ao local em uma motocicleta Honda Pop 100, de cor preta.

Usando uma ferramenta de destravamento, subtraíram a motoneta e fugiram em alta velocidade.Durante as abordagens, foi encontrada uma chave micha com o suspeito mais jovem, ferramenta usada para destravar veículos.Além disso, uma chave de algema foi apreendida como parte dos itens em posse dos detidos.

 

Empresa Central Elétrica e Refrigeração garante soluções em conserto e manutenção em Cacoal

 

Mídia Rondônia – A Central Elétrica e Refrigeração, empresa especializada em conserto e manutenção de equipamentos de refrigeração e eletrodomésticos, é uma referência em Cacoal quando o assunto é qualidade e eficiência. Sob a administração do técnico Jeferson Alves, o negócio oferece serviços de reparo e manutenção para geladeiras, máquinas de lavar, câmaras frias e ar-condicionados.

Além dos serviços técnicos, a Central Elétrica e Refrigeração também atua no mercado de compra e venda desses equipamentos, atendendo às necessidades de quem busca praticidade e economia.

Localizada no bairro Buritis, na rua Projetada B, a empresa preza pela rapidez no atendimento e pela excelência nos serviços prestados, garantindo a satisfação de seus clientes.

Para quem precisa de serviços ou deseja saber mais sobre os produtos disponíveis, a Central Elétrica e Refrigeração atende pelo telefone (69) 99372-6456. Seja para residências ou empresas, a empresa oferece soluções completas, sempre com a garantia de um trabalho realizado por profissionais capacitados.

Seja para manutenção preventiva ou reparos, conte com a Central Elétrica e Refrigeração, a parceira ideal para o bom funcionamento de seus equipamentos.

Orientadores educacionais de Vilhena fecham ações de 2024 com evento especial e despedida de coordenadora

Nesta terça-feira, 3, um evento especial marcou o encerramento das ações do ano letivo de 2024 dos orientadores educacionais, evento realizado no auditório da Superintendência Regional de Educação de Vilhena (Super). O encontro, além de celebrar os esforços e conquistas do ano, foi marcado por momentos de descontração, agradecimentos e despedidas.

Durante a confraternização, os participantes puderam desfrutar de sorteios de brindes, um animado bingo e uma dinâmica de ginástica laboral com dança, que trouxe leveza e energia para o encontro.

O evento também marcou a despedida da professora Silvania Aquino, que esteve à frente da coordenação dos orientadores educacionais na Superintendência por um ano e meio. Em sua fala, a superintendente de Educação de Vilhena, professora Anandreia Trovó, reconheceu a importância do trabalho de todos os orientadores e destacou o papel da professora Silvania na liderança do grupo. “Agradecemos à Silvania pelo comprometimento e dedicação nesse período em que esteve conosco, conduzindo o trabalho com excelência e dedicação”, disse Anandreia.

A gerente do setor Pedagógico, professora Bruna Iris, também deixou sua mensagem de gratidão e renovou votos de boas festas às orientadoras, desejando um novo ano repleto de realizações.

O evento reforçou a importância do trabalho dos orientadores educacionais, que desempenham um papel fundamental no apoio aos estudantes e na articulação das ações pedagógicas em Vilhena.

 

 

Fera 2024: votação encerra nesta quarta-feira (4)

A votação aberta ao público referente ao Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do governo de Rondônia, acontece de 2 a 4 de dezembro de 2024, em formato online. A mudança se deve ao contingenciamento orçamentário estabelecido pelo Decreto nº 29.321/2024 e à situação de emergência declarada pelo Decreto nº 29.417/2024, decorrente dos impactos das queimadas florestais. O evento busca promover a cultura escolar por meio de cinema, dança, artes visuais, música e teatro, reforçando o tema desta edição: “Brasilidade”.

O festival promove a valorização da cultura escolar em diferentes linguagens artísticas, incentivando a troca de experiências entre estudantes, educadores e artistas da Rede Estadual de Ensino. Os segmentos contemplados incluem cinema: animação, documentário e ficção; dança: solo/duo e conjunto; artes visuais e fotografia; música: canto, instrumental, grupo vocal e banda; e teatro. O resultado final será divulgado no dia 6 de dezembro, no canal da Mediação Tecnológica no YouTube.

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e Lei Estadual nº 4.239/2018, o Fera 2024 será transmitido ao vivo pela plataforma oficial do festival que pode ser acessada pelo link https://fera.seduc.ro.gov.br/, onde o público poderá participar na escolha dos vencedores entre 2 e 4 de dezembro. A organização destaca a colaboração da Superintendência Regional de Educação (Super), das escolas estaduais e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), que desenvolveu o site de votação, garantindo uma experiência acessível e interativa.

“O Fera é uma

oportunidade de valorizarmos nossos talentos estudantis, incentivando a diversidade cultural e identidade nacional. Rondônia se destaca por transformar desafios em soluções inovadoras, como o formato online que conecta estudantes e comunidade em uma celebração única”, ressaltou o governador Marcos Rocha.

Com informações da Secom

Botafogo pode ser campeão brasileiro nesta quarta-feira

Após 29 anos de espera, o Botafogo está a um passo de conquistar o título do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca entra em campo nesta quarta-feira (4), contra o Internacional, pela 37ª rodada, com três cenários possíveis para ser campeã antecipadamente. A informação é do UOL Esporte.

O Botafogo lidera a competição com 73 pontos, enquanto o Palmeiras, principal concorrente, tem 70. Para levantar a taça nesta rodada, o “Glorioso” precisa vencer o Internacional no Estádio Nilton Santos e torcer para que o Palmeiras tropece contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte.

Entre os cenários, a combinação mais favorável é a vitória do Botafogo somada a uma derrota do Palmeiras. Assim, o time carioca chegaria a 76 pontos, enquanto o alviverde permaneceria com 70, sem chances de alcançá-lo na última rodada.

Outra possibilidade é um empate do Palmeiras com o Cruzeiro. Nesse caso, mesmo com o resultado positivo sobre o Internacional, o Botafogo atingiria 76 pontos, enquanto o rival paulista chegaria no máximo a 71.

Idosas rondonienses se reúnem para curtir viagens e festas

Quando a aposentadoria chega, muitos optam por descansar e aproveitar a tranquilidade em casa, mas para um grupo de servidoras públicas federais aposentadas de Rondônia, a escolha foi diferente. As idosas decidiram viver a aposentadoria com viagens, festas e eventos culturais.

O grupo formado há mais de 10 anos, se autodenomina como Jades, as Jade Idade. Elas quebram paradigmas e mostram que a diversão não tem idade. As aposentadas se reúnem para se divertir pela cidade de Porto Velho e até em outros estados.

Ao g1, a coordenadora do grupo e professora aposentada, Eliete de Almeida Azevedo, explicou que antes da criação das jades, as aposentadas já se reuniam. As brincadeiras geralmente eram feitas nas casas das participantes, mas, depois de um tempo as residências se tornaram pequenas.

Jade idade reunidas no Bar do Pernambuco — Foto: Mateus Santos/g1

“A gente levava as nossas fantasias diferenciadas, então surgiu esse grupo. Nós fazemos viagens, passeio, todo mundo aqui se une em torno da alegria, porque não temos mais idade para tanta preocupação” pontua Eliete.

O grupo é composto por 10 mulheres, a maioria pensionistas. Segundo Eliete, ela trabalha há mais de 30 anos no serviço público, desde quando Rondônia era território, e agora, depois de todo esse tempo, merece viver a aposentadoria.

“Nós já demos nossa contribuição e hoje tudo que vier para a gente é lucro”, brinca Eliete.

Eliete conta que todas as integrantes são avós e até bisavós, e toda a família apoia as aventuras das idosas. Segundo ela, onde as Jades passam, são conhecidas pela alegria que transmitem. Além disso, ela espera que todas sirvam como exemplos de vitalidade para os colegas aposentados. “Depois da velhice a vida não acabou, apenas começou. A gente pula carnaval, a gente dança quadrilha e tira da cabeça, de que o idoso está relegado a uma cadeira de balanço. Esse não é o nosso caso”, diz a aposentada.

Jade idade usaram da criatividade para participar do bloco da Banda do Vai quem quer em — Foto: Mateus Santos/g1

Mas as Jade Idades não buscam incentivar somente os aposentados, mas também os jovens. Para Eunice Lobo, a mais velha do grupo, com 85 anos, as pessoas da nova geração “não querem viver a vida e ficam presas cada vez mais em seus quartos”.

G1