33.3 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 467

Botafogo pode ser campeão brasileiro nesta quarta-feira

Após 29 anos de espera, o Botafogo está a um passo de conquistar o título do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca entra em campo nesta quarta-feira (4), contra o Internacional, pela 37ª rodada, com três cenários possíveis para ser campeã antecipadamente. A informação é do UOL Esporte.

O Botafogo lidera a competição com 73 pontos, enquanto o Palmeiras, principal concorrente, tem 70. Para levantar a taça nesta rodada, o “Glorioso” precisa vencer o Internacional no Estádio Nilton Santos e torcer para que o Palmeiras tropece contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte.

Entre os cenários, a combinação mais favorável é a vitória do Botafogo somada a uma derrota do Palmeiras. Assim, o time carioca chegaria a 76 pontos, enquanto o alviverde permaneceria com 70, sem chances de alcançá-lo na última rodada.

Outra possibilidade é um empate do Palmeiras com o Cruzeiro. Nesse caso, mesmo com o resultado positivo sobre o Internacional, o Botafogo atingiria 76 pontos, enquanto o rival paulista chegaria no máximo a 71.

Idosas rondonienses se reúnem para curtir viagens e festas

Quando a aposentadoria chega, muitos optam por descansar e aproveitar a tranquilidade em casa, mas para um grupo de servidoras públicas federais aposentadas de Rondônia, a escolha foi diferente. As idosas decidiram viver a aposentadoria com viagens, festas e eventos culturais.

O grupo formado há mais de 10 anos, se autodenomina como Jades, as Jade Idade. Elas quebram paradigmas e mostram que a diversão não tem idade. As aposentadas se reúnem para se divertir pela cidade de Porto Velho e até em outros estados.

Ao g1, a coordenadora do grupo e professora aposentada, Eliete de Almeida Azevedo, explicou que antes da criação das jades, as aposentadas já se reuniam. As brincadeiras geralmente eram feitas nas casas das participantes, mas, depois de um tempo as residências se tornaram pequenas.

Jade idade reunidas no Bar do Pernambuco — Foto: Mateus Santos/g1

“A gente levava as nossas fantasias diferenciadas, então surgiu esse grupo. Nós fazemos viagens, passeio, todo mundo aqui se une em torno da alegria, porque não temos mais idade para tanta preocupação” pontua Eliete.

O grupo é composto por 10 mulheres, a maioria pensionistas. Segundo Eliete, ela trabalha há mais de 30 anos no serviço público, desde quando Rondônia era território, e agora, depois de todo esse tempo, merece viver a aposentadoria.

“Nós já demos nossa contribuição e hoje tudo que vier para a gente é lucro”, brinca Eliete.

Eliete conta que todas as integrantes são avós e até bisavós, e toda a família apoia as aventuras das idosas. Segundo ela, onde as Jades passam, são conhecidas pela alegria que transmitem. Além disso, ela espera que todas sirvam como exemplos de vitalidade para os colegas aposentados. “Depois da velhice a vida não acabou, apenas começou. A gente pula carnaval, a gente dança quadrilha e tira da cabeça, de que o idoso está relegado a uma cadeira de balanço. Esse não é o nosso caso”, diz a aposentada.

Jade idade usaram da criatividade para participar do bloco da Banda do Vai quem quer em — Foto: Mateus Santos/g1

Mas as Jade Idades não buscam incentivar somente os aposentados, mas também os jovens. Para Eunice Lobo, a mais velha do grupo, com 85 anos, as pessoas da nova geração “não querem viver a vida e ficam presas cada vez mais em seus quartos”.

G1

Bolão leva prêmio de R$ 74,7 milhões da Mega-Sena

O sorteio do concurso 2.803 da Mega-Sena foi realizado na noite desta terça-feira (3), em São Paulo. Um bolão feito em Araras acertou as seis dezenas e vai levar sozinho o prêmio de R$ 74.745.172,19.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, a aposta com apenas seis dezenas escolhidas e três cotas foi realizada presencialmente, na lotérica Ararense.

Metade dos alunos brasileiros de 9 anos não sabe resolver tabuada ou contas como ‘100 + 210’, mostra estudo internacional

No Brasil, 51% das crianças do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades básicas de matemática, como fazer tabuada, interpretar gráficos simples ou somar e subtrair números de três algarismos (200 – 150 ou 300 + 120, por exemplo). Elas sequer alcançam o nível de conhecimento considerado “baixo”.

É o que mostram os resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss, em inglês), divulgados nesta quarta-feira (4) pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA). As provas são aplicadas a cada 4 anos, desde 1995 — mas esta é a primeira participação brasileira no exame.

“São crianças de 9 anos: é muito cedo para estarmos tão atrasados. Nosso desempenho ficou próximo ao de países africanos com PIB menor do que o nosso”, afirma Ernesto Martins Faria, especialista em avaliação de políticas públicas educacionais e diretor-executivo do Iede.

Entre os participantes brasileiros do 4º ano, os 5% que tiveram pior rendimento atingiram, no máximo, 259 pontos. “Isso significa que eles basicamente não reagiram à prova. Não sabiam responder, porque era muito difícil para eles”, explica Faria.

Ele ressalta que o nível de dificuldade do Timss é superior ao da principal prova brasileira para crianças dessa idade — o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no qual nosso desempenho já é preocupante. “Precisamos subir a régua. A nossa está muito baixa, e as redes de ensino costumam se guiar pelo que é cobrado nessas avaliações. O ideal seria ter uma mistura nacional entre o básico, que já é medido pelo Saeb, e o mais complexo, exigido pelo Timms.”

No 8º ano, 62% não sabem calcular o lado de um quadrado

 

O Timss também avalia o conhecimento de alunos do 8º ano (idade média de 13 anos). A tendência é a mesma já revelada pelo Pisa, prova internacional que foca na faixa etária dos 15 anos: o Brasil está atrasadíssimo em relação ao que é esperado para o ensino fundamental II.

Mais de 60% dos jovens daqui não conseguiram chegar nem ao patamar considerado o mais baixo na escala geral. Isso significa que eles:

  • não sabem lidar com formas básicas (como círculo e quadrado) e suas representações visuais;
  • não entendem relações lineares de proporção;
  • não conseguem determinar o lado de um polígono;
  • não são capazes de interpretar informações em gráficos.

 

🌎Com média de 378 pontos, o Brasil ficou à frente apenas do Marrocos. Foi ultrapassado por nações como Irã, Uzbequistão, Chile, Malásia, Arábia Saudita, África do Sul e Jordânia.

Entre os 5% de brasileiros com pior nota, o rendimento mais alto foi de 243 pontos. São casos em que os jovens basicamente não souberam responder a nada.

E em ciências?

 

O desempenho dos brasileiros em ciências, apesar de insatisfatório, foi melhor do que em matemática.

  • 4º ano: 39% não dominam conhecimentos básicos, como saber informações simples sobre plantas, animais e meio ambiente. O rendimento médio foi de 425 pontos, entre o patamar baixo e o intermediário.
  • 8º ano: 42% não conseguiram responder a perguntas sobre células, tecidos e órgãos, e também não souberam distinguir uma reação química de uma física. Afirmações como “o sol provê luz e calor” ou “há sal no oceano” não são conhecidas por eles. Na média geral, o Brasil alcançou 420 pontos, também entre os níveis baixo e intermediário.
  • 📚‘O problema da matemática é ainda pior do que o da leitura’, diz especialista

     

    Segundo Ernesto Martins Faria, o Timss deixa claro, mais uma vez, que o maior problema na educação básica brasileira é a matemática — um buraco ainda mais fundo do que em leitura ou em ciências.

    “Quase não existe a realidade de alunos abaixo de 400 pontos na Inglaterra, por exemplo. No Brasil, é a pontuação mais comum. Nós temos uma questão no letramento matemático: crianças e jovens não dominam a base mínima da disciplina para conseguir resolver um problema”, diz.

     

    A seguir, veja hipóteses que explicam esse desempenho tão baixo:

    🔢POUCA FAMILIARIDADE COM NÚMEROS – Em língua portuguesa, ainda há um contato mais intenso com a disciplina no dia a dia (seja lendo um livro ou trocando mensagens no Whatsapp). Se houver boas bibliotecas ou se os pais do aluno forem escolarizados, é possível que o aluno adquira habilidades de leitura e escrita. Já em matemática, dependemos muito mais de bons professores e de bons colégios. E o Brasil enfrenta problemas graves na formação docente (como crescimento avassalador do ensino à distância e a baixa qualidade dos cursos de pedagogia e de licenciatura).

    ➡️BAIXA ATRATIVIDADE – A carreira de professor já não é atrativa, em geral, pela baixa remuneração e pelas condições de trabalho. Nos cursos de licenciatura em matemática, então, a procura por vagas é baixíssima. E não para por aí: a evasão nessas graduações também é alta. O aluno que é bom em cálculo acaba migrando para carreiras com melhores perspectivas de mercado de trabalho, como economia, engenharia e ciências da computação.

    ⚖️ DESEQUILÍBRIO NA DISTRIBUIÇÃO DE PROFESSORES: Forma-se um ciclo. Os estudantes aprovados nas faculdades privadas entram, em geral, com uma defasagem nos conhecimentos básicos, provavelmente pela baixa qualidade do ensino médio público. ➡️ Têm acesso a um curso superior fraco. ➡️Após a formatura, enfrentam maior dificuldade para passar nos concursos públicos mais concorridos.➡️ São contratados como professores temporários, em escolas de pior estrutura.➡️ Ensinam alunos que já são mais socialmente vulneráveis e que, por tabela, continuarão recebendo uma formação escolar pior que a dos mais ricos.

    💰 DESIGUALDADE ECONÔMICA: Émerson de Pietri, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), já explicou ao g1 em fevereiro dois aspectos:

    • O processo de educação formal no Brasil é recente – A escolarização básica, no sistema público, passou a ser acessível para a maior parte da população após a década de 1970, gradualmente. “Foi só na década de 1990 que a maioria chegou ao ensino fundamental 2”, disse. Ou seja: partimos de um ponto diferente da média dos outros países.
    • Por quase 400 anos, o Brasil viveu um sistema escravocrata, “que deixou uma estrutura social difícil de ser superada”. “No cotidiano escolar, recebemos alunos que vêm de situações socioeconômicas muito difíceis. São crianças que precisam se preocupar antes com a sobrevivência. Ela tem o que comer? O que vestir? Pode tomar banho? É um conjunto de fatores para que ela tenha condições de aprender”, afirmou o professor.

     

Quarta-feira de céu nublado e pancadas de chuva em Rondônia

 

Mídia Rondônia –  A quarta-feira, 4, será de tempo abafado em todo o estado de Rondônia. O dia começa com sol e temperaturas elevadas, mas o céu ficará predominantemente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas ao longo do dia, especialmente durante o período da tarde e noite.

O calor intenso combinado com a alta umidade do ar favorece a formação de nuvens carregadas, típicas do período chuvoso na região. As chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e, em algumas localidades, trovoadas.

De acordo com os meteorologistas, a previsão abrange todas as regiões do estado, incluindo os municípios das zonas urbanas e rurais, onde as chuvas podem variar em intensidade.

 

 

Bando que fez arrastão na Havan é preso em Rondônia

 

Na última segunda-feira (2), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu uma quadrilha de Porto Velho (RO) composta por três mulheres e dois homens, durante uma abordagem no posto de fiscalização da PRF na BR-364, entre Porto Velho e Candeias do Jamari (RO).

Os criminosos estavam em um Logan fugindo para Porto Velho. Os criminosos saíram de Ji-Paraná, onde realizaram furtos em uma loja Havan e em outros estabelecimentos comerciais da cidade. A polícia informou que o grupo é reincidente, tendo sido preso anteriormente em Porto Velho por furtar garrafas de whisky em um atacadista.

Parte das mercadorias furtadas estava no carro com os acusados, enquanto o restante havia sido despachado em um ônibus interestadual para ser recuperado na capital. Todos os integrantes da quadrilha e os itens apreendidos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes para as providências.

Portal SGC

Justiça decide que homem que agrediu mulher durante o sono é inimputável

Correio Braziliense- A Justiça do Rio determinou que Vinícius Batista Serra, julgado por agressão e tentativa de feminicídio contra a paisagista Elaine Caparroz, não pode ser responsabilizado pelo crime. A justificativa é de que os comportamentos violentos foram resultados de distúrbios de sono. Também foi determinado que o réu não precisará pagar a indenização de R$ 100 mil pedida pela vítima.

Em 2019, Vinícius foi preso em flagrante, acusado de tentativa de feminicídio. Ele e Elaine se conheceram através do Instagram e, após oito meses de conversa na rede social e no Whatsapp, ela aceitou recebê-lo na própria casa. Ao chegar no condomínio, Vinícius disse ao porteiro que se chamava Felipe, mudando, logo em seguida, para Vinícius Felipe, para que a entrada fosse autorizada.

No encontro, ele e Elaine beberam vinho e assistiram um filme. Os dois foram para o quarto e, depois de dormir, a vítima foi acordada com Vítor a jogando no chão e acertando socos contra o rosto dela. Elaine desmaiou quando o agressor a levantou e a apertou com força. Ela acordou tempos depois, com o quarto já em silêncio e engatinhou até a porta para pedir por ajuda.

A vítima foi encontrada gravemente ferida e havia sangue em muitos dos cômodos do apartamento. A vítima foi espancada por cerca de quatro horas. Elaine sofreu um descolamento de retina na vista esquerda e problemas de funcionamento renal. Ela foi internada em uma unidade de saúde da Zona Norte, considerada em estado crítico.

A agressão foi constatada e o acusado confessou que cometeu o crime, mas o desembargador Joaquim Domingos considera que Vinícius Batista é inimputável. De acordo com Domingos, o réu “à época dos fatos era inteiramente incapaz de compreender o caráter ilícito da sua conduta e de autodeterminar-se de acordo com esse entendimento, afastando a culpabilidade e por isso o qualificando como inimputável”. A advogada representante da vítima afirmou que vai recorrer a decisão.

Na decisão, é dito que Vinícius terá de continuar um tratamento ambulatorial, indo para uma unidade de saúde uma vez por mês e tomando os remédios receitados para a doença, com o caso podendo ser reavaliado — que, a depender do resultado, pode levar para uma internação em uma unidade psiquiátrica.

O processo contou com um laudo de polissonografia e relatos de agressões feitas por Vinicius contra a mãe e o irmão, enquanto dormia. A advogada que representa Elaine havia entrado com um recurso, pedindo que fosse determinado a internação de Vinícius e que ele tivesse de pagar uma indenização pelos danos causados à Elaine. Alexandre Abrahão acatou parcialmente o pedido, determinando que o acusado fosse internado.

A mais recente decisão, proferida por Joaquim Domingos, indica que apenas o tratamento ambulatorial, com visitas ao médico e remédios, seria o suficiente para encerrar o caso.

Com marca de tiro, homem é encontrado morto em Colorado do Oeste

Mídia Rondônia – Um corpo de um homem jovem, ainda não identificado, foi encontrado na manhã desta terça-feira (3) em uma área rural de Colorado do Oeste. O cadáver, em estado de decomposição, apresentava sinais de violência, incluindo uma perfuração na cabeça, possivelmente causada por disparo de arma de fogo.

Além da marca na cabeça, outros indícios de agressão foram identificados, sugerindo que o homem foi vítima de um crime brutal. O corpo foi localizado por moradores da região, que acionaram as autoridades.

A Polícia Militar isolou a área para os trabalhos da perícia técnica, que agora busca reunir pistas que ajudem na identificação da vítima e na elucidação do caso. A Polícia Civil de Colorado do Oeste está conduzindo as investigações.

Alerta de tempestade em 7 estados e chuvas fortes em Rondônia

 

 

Agência Brasil – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de tempestade para 7 estados: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. O alerta tem grau de severidade classificado como perigo e segue em vigência até as 10h desta quarta-feira (4).

A previsão é de chuva entre 30 milímetros e 60 milímetros por hora (mm/h) ou entre 50 milímetros e 100 milímetros por dia (mm/dia), além de ventos intensos que podem variar de 60 quilômetros a 100 quilômetros por hora (km/h) e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

As áreas afetadas incluem: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Norte Pioneiro Paranaense, Zona da Mata, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Noroeste Paranaense, Macro Metropolitana Paulista e Marília.

Outras regiões afetadas são: Metropolitana de Belo Horizonte, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Araraquara, Pantanais Sul Mato-grossense, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Noroeste Goiano, Nordeste Mato-grossense, Centro Oriental Paranaense, Sudoeste Mato-grossense, Baixadas, Centro Ocidental Paranaense, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Assis, Oeste Paranaense, Litoral Sul Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Centro-Sul Paranaense, Norte Fluminense, Norte Mato-grossense, Noroeste de Minas e Sudeste Paranaense.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, diante do risco de queda e de descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

“Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, recomenda o Inmet.

Chuvas intensas

Outro alerta publicado pelo instituto é de chuvas intensas, válido para parte do país até as 10h desta quarta-feira. O alerta tem grau de severidade classificado como perigo potencial. A previsão é de chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, além de ventos intensos variando entre 40 km/h e 60 km/h. De acordo com o aviso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para esse segundo alerta, as áreas afetadas incluem: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Sul Cearense, Norte Pioneiro Paranaense, Zona da Mata, Ocidental do Tocantins, Sudeste Piauiense, Sertões Cearenses, Centro-Sul Mato-grossense, Vale do Acre, Sul Goiano, Vale do Rio Doce, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Sertão Pernambucano, Central Espírito-santense, Centro-Norte Piauiense, Sudeste Paraense, Nordeste Mato-grossense, Sertão Paraibano, Leste de Mato Grosso do Sul, Noroeste Espírito-santense, Campinas, Oeste de Minas, Oeste Potiguar, Bauru, Piracicaba, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Sul Espírito-santense, Campo das Vertentes, Oriental do Tocantins, Jequitinhonha, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense e Sudoeste Paraense.

Outras regiões afetadas são: Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Noroeste Paranaense, Sul Maranhense, Jaguaribe, Macro Metropolitana Paulista, Centro Amazonense, Marília, Metropolitana de Belo Horizonte, Sudoeste Piauiense, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Sudoeste Amazonense, Araraquara, Pantanais Sul Mato-grossense, Extremo Oeste Baiano, Sul Fluminense, Centro-Sul Cearense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Sul Amazonense, Litoral Norte Espírito-santense, Noroeste Goiano, Centro Oriental Paranaense, Sudoeste Mato-grossense, Baixadas, Centro Ocidental Paranaense, Centro Fluminense, Noroeste de Minas, Metropolitana de São Paulo, Assis, Leste Maranhense, Norte Amazonense, Litoral Sul Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Vale São-Franciscano da Bahia, Madeira-Guaporé, Norte Fluminense, Vale do Juruá, Centro Maranhense, Oeste Maranhense, Centro Sul Baiano e Sul Baiano.

Jornalista rondoniense é eleita para o Comitê de Participação Social da EBC

Mídia Rondônia – A jornalista rondoniense Luciana Oliveira foi indicada pelo Centro de Estudos Barão do Itararé e conquistou a maior votação no processo eleitoral para integrar o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cipadi) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O comitê desempenha um papel estratégico na promoção de políticas inclusivas e na representação de vozes diversas na comunicação pública brasileira.

Na suplência, foi eleito Anderson Luiz, uma liderança reconhecida do movimento negro e da luta antirracista, além de fundador do jornal O Empoderado.

Das 32 inscrições recebidas para o processo seletivo, 22 foram habilitadas a participar, evidenciando a competitividade da seleção. A vitória de Luciana representa um marco importante para a representatividade amazônida e rondoniense nos espaços nacionais de decisão.