33.3 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 468

Polícia deflagra operação para prender envolvidos em execução de comerciante em Rondônia

 

Agentes da Polícia Civil realizam operação nesta terça-feira (3) para prender envolvidos no assassinato do comerciante Antônio Gil de Souza, que tinha 41 anos e foi morto no mês de setembro desse ano em Porto Velho.

Os alvos da operação ainda não foram presos, mas as diligências seguem na região do condomínio Cristal da Calama, bairro Jardim Santana, na zona leste da capital.

Antônio Gil foi morto por dois homens, que chegaram em uma moto, o chamaram e o bandido que estava na garupa efetuou vários disparos. Ele morreu ainda no local e os bandidos fugiram.

As investigações apontam que o assassinato tenha ocorrido devido a disputa criminosa na região.

Rondoniagora

 

PF mira organização criminosa de tráfico interestadual em Vilhena e Pimenta Bueno

Na manhã desta terça-feira (3), a Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de Rondônia, deflagrou a Operação Carga Fria, cumprindo 18 mandados de prisão preventiva e 38 de busca e apreensão em cinco cidades: Vilhena e Pimenta Bueno (RO), Rondonópolis (MT), Peruíbe (SP) e Mandaguaçu (PR).

A operação visa desarticular uma organização criminosa situada em Rondônia, especializada no tráfico interestadual de drogas. Segundo a investigação, o grupo transportava grandes quantidades de entorpecentes, tendo como principal destino a região sudeste do país.

As investigações começaram no final de 2023, após a prisão em flagrante de um indivíduo que transportava mais de 535 kg de cocaína. Desde então, as autoridades intensificaram o monitoramento da organização, resultando na apreensão de um total de 2,5 toneladas de drogas durante o período investigativo.

Os membros da organização criminosa responderão, de acordo com seu grau de participação, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de capitais. Somadas, as penas podem ultrapassar 40 anos de prisão.

A operação reflete o empenho das forças de segurança em combater o tráfico de drogas e desarticular esquemas criminosos que impactam diretamente a segurança pública. As investigações continuam, com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos e apreender bens adquiridos com recursos provenientes das atividades ilícitas.

Parceiro do Mídia Rondônia, programa “Tarde Sertaneja” se consolida na Rádio Comunitária de Colorado do Oeste

Mídia Rondônia- O programa Tarde Sertaneja, transmitido pela Rádio Comunitária Integração FM (105,9) em Colorado do Oeste, tem se destacado como uma voz importante da comunidade. Apresentado pelo radialista Alzemar Pereira, das 15h às 19h, o programa combina uma programação diversificada, que vai além da música sertaneja, oferecendo notícias regionais, serviços à comunidade, informações gerais e entrevistas.

Parceiro do jornal Mídia Rondônia, o “Tarde Sertaneja” tem conquistado uma audiência fiel, fruto do compromisso da Rádio Integração em ser uma voz ativa e presente na vida dos coloradenses. Segundo Alzemar, que também é diretor administrativo da emissora, 2024 foi um ano desafiador, mas marcante. “Foi um período de muitos aprendizados, no qual reforçamos o papel da rádio como um canal essencial para a comunidade”, afirmou.

Para 2025, o foco será ainda maior na melhoria da programação e no atendimento às demandas locais. “Queremos fortalecer nosso papel como uma emissora comunitária que, além de informar e entreter, busca ser um elo entre os cidadãos e as soluções que a comunidade precisa”, destacou o radialista.

Com uma abordagem próxima e acessível, o “Tarde Sertaneja” não apenas toca músicas que embalam as tardes de Colorado do Oeste, mas também leva informações que fazem a diferença no cotidiano da população. O programa segue sendo um exemplo do poder do rádio como um meio de comunicação local indispensável.

Link da rádio http://www.radios.com.br/play/23605

 

 

Caravana da Coca-Cola encanta Vilhena com a magia do Natal

Mída Rondônia – Na noite desta segunda-feira, 2, as ruas de Vilhena foram tomadas por um clima de encanto e alegria com a passagem da tradicional Caravana da Coca-Cola. Um verdadeiro símbolo do espírito natalino, a caravana percorreu as principais avenidas da cidade, trazendo a magia do Natal para moradores e visitantes.

Com seus caminhões iluminados e decorados com temas natalinos, a caravana se tornou um espetáculo à parte. Crianças e adultos se reuniram nas calçadas para acompanhar o desfile que incluiu músicas natalinas e personagens icônicos, como o Papai Noel, acenando e interagindo com o público.

O evento, que faz parte de um circuito estadual promovido pela Coca-Cola em Rondônia, tem o objetivo de espalhar a mensagem de amor, união e solidariedade durante as festividades de fim de ano. Além de Vilhena, a caravana segue encantando outras cidades da região.

 

Mega-Sena sorteia R$ 76 milhões nesta terça

As seis dezenas do concurso 2.803 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 76 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5. (AB)

22/06/2023 - Brasília - Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena. - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Calor e possibilidade de chuva nesta terça em Rondônia

Mídia Rondônia – Nesta terça-feira, 3, o clima em Rondônia será predominado por altas temperaturas e céu aberto pela manhã, seguido por aumento de nuvens e possíveis chuvas localizadas ao longo do dia.

O dia começa com sol forte e tempo abafado em todas as regiões do estado, mantendo o padrão climático típico desta época do ano. Apesar do céu claro pela manhã, a partir do período da tarde o calor intenso contribui para a formação de nuvens carregadas.

Com isso, há previsão de pancadas rápidas e isoladas de chuva no período vespertino e se estendendo até a noite. Embora as precipitações sejam pontuais, podem ser acompanhadas por trovoadas em algumas localidades.

Essa configuração climática é comum para o início de dezembro em Rondônia, com altas temperaturas que facilmente ultrapassam os 30°C e chuvas ocasionais típicas do período de transição para a estação chuvosa.

 

Escola Shirlei Ceruti promove feira literária com foco em gibis, HQs, mangás e literatura brasileira

No último sábado (30), a Escola Estadual Shirlei Ceruti, em Vilhena, realizou uma feira literária, destacando o universo da leitura sob o tema “Linguagens e Códigos: A Magia que vem da Leitura – Gibis, HQs, Mangás e Literatura”. O evento foi idealizado para incentivar o hábito da leitura entre os estudantes do ensino médio, destacando a riqueza narrativa e artística dos gêneros abordados.

Os alunos mergulharam em obras selecionadas e apresentaram análises detalhadas, que demonstraram a diversidade cultural e literária presente nos gibis, HQs, mangás e na literatura brasileira. Durante o evento, eles expuseram painéis interativos e resumos criativos das obras estudadas, mostrando uma compreensão profunda do impacto dessas histórias na formação intelectual e cultural.

Um dos momentos mais esperados foi o desfile de cosplay, onde os estudantes encarnaram personagens marcantes dos gêneros explorados. A criatividade dos trajes e as performances dos alunos encantaram o público, evidenciando a conexão emocional que eles desenvolveram com as obras.

Além disso, a feira contou com apresentações artísticas, como dramatizações, declamações de poesias e performances musicais, todas inspiradas no tema do evento.

Rosi Mellero, gestora da escola, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos. “A leitura é uma porta para o conhecimento e a imaginação. Projetos como este reforçam o papel das histórias em quadrinhos e da literatura como ferramentas de aprendizado e expressão,” afirmou.

O evento atraiu pais, professores e moradores da comunidade, que elogiaram a iniciativa e a dedicação dos estudantes. A feira literária reafirmou o compromisso da Escola Shirlei Ceruti com uma educação que valoriza a criatividade e a paixão pelo aprendizado.

Adolescente é abusada e engravida do próprio irmão em Rondônia

Uma menina de 14 anos foi abusada e engravidou do próprio irmão, também menor. O avô também é suspeito de abusar da adolescente e da irmã dela, de 24 anos, em Machadinho do Oeste. A polícia informou, nesta segunda-feira (2), que a mãe das vítimas e o avô foram presos.

Uma operação contra uma família foi realizada no sábado. O objetivo foi cumprir três medidas cautelares: dois mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão de um menor, irmão das vítimas.

A mãe e o avô das vítimas foram encaminhados à unidade prisional da cidade. O adolescente foi entregue a um responsável para ser apresentado no Fórum do Município.

Segundo a Polícia Civil, duas irmãs foram abusadas: uma de 24 anos e outra de 14 anos. O crime começou com a irmã mais velha, que foi morar com o avô depois que a avó morreu. O homem é suspeito de abusar da neta por quatro anos sob ameaça.

A menina mais nova, além de também ser abusada pelo avô, também foi abusada pelo irmão por dois anos e acabou engravidando dele. A mãe das meninas tinha conhecimento do caso e não demonstrava se importar.

O caso é investigado pela Polícia Civil de Machadinho D’Oeste.

G1

Alinhado com o presidente Lula, senador rondoniense afirma que “não é crime ser de esquerda” 

Mídia Rondônia – Em uma carta aberta divulgada neste domingo (1º), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) refletiu sobre a polarização política no Brasil e abordou críticas recebidas sobre seu posicionamento ideológico. Na publicação, Moura afirmou que foi rotulado como “esquerdista” devido ao posicionamento do MDB no cenário político atual e destacou que ser de esquerda não deve ser tratado como crime.

Na carta, o senador explicou que seu enquadramento como “esquerdista” foi feito de maneira intempestiva e sem espaço para defesa, como se a inclinação ideológica fosse algo condenável. “Com o advento da polarização política no País e o posicionamento do MDB nela, fui enquadrado como ‘esquerdista’ de forma intempestiva, sem chances de defesa, como se isso fosse um crime,” escreveu.

Moura ressaltou a importância do respeito às diferentes ideologias e defendeu o diálogo como caminho para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Segundo ele, a polarização excessiva vem alimentando o preconceito e dificultando a convivência saudável entre brasileiros com visões diferentes.

O senador também mencionou o papel histórico do MDB como partido moderado, que sempre buscou atuar como ponte entre diferentes correntes de pensamento. Moura afirmou que sua atuação parlamentar reflete essa postura de equilíbrio, baseada em diálogo e busca por consenso, e não em extremismos.

Confira a carta do senador

Comecei a minha militância política já um homem maduro, sem os devaneios revolucionários daqueles jovens que começaram antes de mim. Nessa época, mesmo que ainda estivéssemos no período do regime militar, nunca integrei movimentos ou partidos que pregavam a luta armada, embora achasse que era preciso resistir.

Quando me filiei ao MDB, o critério adotado foi evitar os extremos da ideologia e fazer da política o instrumento para melhorar a vida das pessoas. Achava que poderia ser um radical da boa política, fazer mais com menos, não deixar ninguém para trás – e não um extremista capaz de tudo pelas minhas convicções.

Com o tempo – e com os cargos que ocupei – entendi que não é a ideologia que nos empurra para frente ou nos faz fazer mais, mesmo que você tenha a “caneta na mão”. Com o tempo – e com os erros – compreendi que a política é feita de prioridades, de escolhas.  Existem políticos que escolhem ser conhecidos pela oratória, por falas brilhantes, por potencializar feitos triviais e dar a eles uma dimensão maior do que têm, de fato. Outros optam por marcar posições em torno de causas e questões e defendê-las a ferro e fogo. Não acho que estejam errados. Mas, a minha escolha foi o ser humano como prioridade.

Por isso, quem acompanha a minha trajetória política, de perto ou por ouvir falar, sabe da minha veemência em torno de questões que envolvem direitos, justiça social, sustentabilidade ambiental e atenção aos mais pobres. Ao fazer estas opções, nunca pensei em ideologias e nem as enquadrei em qualquer viés ideológico. Nunca quis ser rotulado de esquerda ou direita. Sempre quis ser humanista, ter o ser humano como prioridade na minha agenda política.

Com o advento da polarização política no País e o posicionamento do MDB nela, fui enquadrado como “esquerdista” de forma intempestiva, sem chances de defesa, como se isso fosse um crime. Até parte dos amigos e correligionários que me ajudaram a vida toda, se esqueceram da forma como faço política e das minhas prioridades. Percebi questionamentos, memórias foram desconsideradas e histórias ignoradas.

Não mudei um milímetro nas minhas convicções com a polarização, nem a forma como sempre fiz política buscando resultados. Continuo achando que antes das ideologias vêm as pessoas e a natureza. Continuo achando que escolhi o melhor partido político para me manifestar politicamente. Ainda creio que a política é o único instrumento para melhorar a vida das pessoas, se estas forem o foco dos políticos e do Estado.

Mas não sou ingênuo em crer na unanimidade. E nunca busquei isso na minha agenda política. A política e a democracia exigem saber lidar com os contraditórios, com a divergência, com a negativa. Mas, a boa política e a democracia também exigem respeito aos contraditórios, à divergência e à negativa.

Portanto, tenho respeito a todos os que pensam contrários a mim, aos que divergem de mim e aos que me negam. A minha agenda política demonstra, de forma prática, que sempre estive no mesmo lugar. No caso de dúvidas, basta recuperar as memórias e a história.

Disputa por herança em Rondônia: irmão é suspeito de matar criador de conteúdo

O irmão de Herlison Diego de Siqueira, de 35 anos, mais conhecido como “Dom Diego”, foi preso na manhã desta segunda-feira (02) em Jaru (RO) como suspeito de matar o empresário e criador de conteúdo. As investigações apontaram que o crime foi motivado por uma disputa de herança.

O crime aconteceu em setembro de 2023. Dom Diego de Siqueira foi morto a tiros durante uma emboscada em frente à chácara onde morava, às margens da BR-364 e a menos de 1 km da área urbana de Jaru.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi descoberto porque já tinha ameaçado o irmão antes e não conseguiu manter o álibi do dia do crime.

Com a prisão do suspeito, a polícia finalizou o inquérito. O suspeito deve responder pelo o crime de homicídio.

G1.