33.3 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 469

Adolescente é abusada e engravida do próprio irmão em Rondônia

Uma menina de 14 anos foi abusada e engravidou do próprio irmão, também menor. O avô também é suspeito de abusar da adolescente e da irmã dela, de 24 anos, em Machadinho do Oeste. A polícia informou, nesta segunda-feira (2), que a mãe das vítimas e o avô foram presos.

Uma operação contra uma família foi realizada no sábado. O objetivo foi cumprir três medidas cautelares: dois mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão de um menor, irmão das vítimas.

A mãe e o avô das vítimas foram encaminhados à unidade prisional da cidade. O adolescente foi entregue a um responsável para ser apresentado no Fórum do Município.

Segundo a Polícia Civil, duas irmãs foram abusadas: uma de 24 anos e outra de 14 anos. O crime começou com a irmã mais velha, que foi morar com o avô depois que a avó morreu. O homem é suspeito de abusar da neta por quatro anos sob ameaça.

A menina mais nova, além de também ser abusada pelo avô, também foi abusada pelo irmão por dois anos e acabou engravidando dele. A mãe das meninas tinha conhecimento do caso e não demonstrava se importar.

O caso é investigado pela Polícia Civil de Machadinho D’Oeste.

G1

Alinhado com o presidente Lula, senador rondoniense afirma que “não é crime ser de esquerda” 

Mídia Rondônia – Em uma carta aberta divulgada neste domingo (1º), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) refletiu sobre a polarização política no Brasil e abordou críticas recebidas sobre seu posicionamento ideológico. Na publicação, Moura afirmou que foi rotulado como “esquerdista” devido ao posicionamento do MDB no cenário político atual e destacou que ser de esquerda não deve ser tratado como crime.

Na carta, o senador explicou que seu enquadramento como “esquerdista” foi feito de maneira intempestiva e sem espaço para defesa, como se a inclinação ideológica fosse algo condenável. “Com o advento da polarização política no País e o posicionamento do MDB nela, fui enquadrado como ‘esquerdista’ de forma intempestiva, sem chances de defesa, como se isso fosse um crime,” escreveu.

Moura ressaltou a importância do respeito às diferentes ideologias e defendeu o diálogo como caminho para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Segundo ele, a polarização excessiva vem alimentando o preconceito e dificultando a convivência saudável entre brasileiros com visões diferentes.

O senador também mencionou o papel histórico do MDB como partido moderado, que sempre buscou atuar como ponte entre diferentes correntes de pensamento. Moura afirmou que sua atuação parlamentar reflete essa postura de equilíbrio, baseada em diálogo e busca por consenso, e não em extremismos.

Confira a carta do senador

Comecei a minha militância política já um homem maduro, sem os devaneios revolucionários daqueles jovens que começaram antes de mim. Nessa época, mesmo que ainda estivéssemos no período do regime militar, nunca integrei movimentos ou partidos que pregavam a luta armada, embora achasse que era preciso resistir.

Quando me filiei ao MDB, o critério adotado foi evitar os extremos da ideologia e fazer da política o instrumento para melhorar a vida das pessoas. Achava que poderia ser um radical da boa política, fazer mais com menos, não deixar ninguém para trás – e não um extremista capaz de tudo pelas minhas convicções.

Com o tempo – e com os cargos que ocupei – entendi que não é a ideologia que nos empurra para frente ou nos faz fazer mais, mesmo que você tenha a “caneta na mão”. Com o tempo – e com os erros – compreendi que a política é feita de prioridades, de escolhas.  Existem políticos que escolhem ser conhecidos pela oratória, por falas brilhantes, por potencializar feitos triviais e dar a eles uma dimensão maior do que têm, de fato. Outros optam por marcar posições em torno de causas e questões e defendê-las a ferro e fogo. Não acho que estejam errados. Mas, a minha escolha foi o ser humano como prioridade.

Por isso, quem acompanha a minha trajetória política, de perto ou por ouvir falar, sabe da minha veemência em torno de questões que envolvem direitos, justiça social, sustentabilidade ambiental e atenção aos mais pobres. Ao fazer estas opções, nunca pensei em ideologias e nem as enquadrei em qualquer viés ideológico. Nunca quis ser rotulado de esquerda ou direita. Sempre quis ser humanista, ter o ser humano como prioridade na minha agenda política.

Com o advento da polarização política no País e o posicionamento do MDB nela, fui enquadrado como “esquerdista” de forma intempestiva, sem chances de defesa, como se isso fosse um crime. Até parte dos amigos e correligionários que me ajudaram a vida toda, se esqueceram da forma como faço política e das minhas prioridades. Percebi questionamentos, memórias foram desconsideradas e histórias ignoradas.

Não mudei um milímetro nas minhas convicções com a polarização, nem a forma como sempre fiz política buscando resultados. Continuo achando que antes das ideologias vêm as pessoas e a natureza. Continuo achando que escolhi o melhor partido político para me manifestar politicamente. Ainda creio que a política é o único instrumento para melhorar a vida das pessoas, se estas forem o foco dos políticos e do Estado.

Mas não sou ingênuo em crer na unanimidade. E nunca busquei isso na minha agenda política. A política e a democracia exigem saber lidar com os contraditórios, com a divergência, com a negativa. Mas, a boa política e a democracia também exigem respeito aos contraditórios, à divergência e à negativa.

Portanto, tenho respeito a todos os que pensam contrários a mim, aos que divergem de mim e aos que me negam. A minha agenda política demonstra, de forma prática, que sempre estive no mesmo lugar. No caso de dúvidas, basta recuperar as memórias e a história.

Disputa por herança em Rondônia: irmão é suspeito de matar criador de conteúdo

O irmão de Herlison Diego de Siqueira, de 35 anos, mais conhecido como “Dom Diego”, foi preso na manhã desta segunda-feira (02) em Jaru (RO) como suspeito de matar o empresário e criador de conteúdo. As investigações apontaram que o crime foi motivado por uma disputa de herança.

O crime aconteceu em setembro de 2023. Dom Diego de Siqueira foi morto a tiros durante uma emboscada em frente à chácara onde morava, às margens da BR-364 e a menos de 1 km da área urbana de Jaru.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi descoberto porque já tinha ameaçado o irmão antes e não conseguiu manter o álibi do dia do crime.

Com a prisão do suspeito, a polícia finalizou o inquérito. O suspeito deve responder pelo o crime de homicídio.

G1.

Usando corda, criminosos fogem de presídio em Rondônia

Usando uma corda improvisada, também conhecida como “Teresa”, um grupo de quatro presidiários conseguiu fugir da penitenciária Edvan Mariano Rosendo, o Urso Panda, em Porto Velho, na madrugada desta segunda-feira (2).

Os fugitivos são Jadson Brito Rocha, Antônio Mariano Noya Vieira, Rodrigo Thierry Moura Costa e Elivelton Gonçalves Pires.

Até ás 13h30min desta tarde, nenhum deles havia sido recapturado.

Rondoniagora

Escola Wilson Camargo destaca obra de Ziraldo durante culminância de projetos em Vilhena

Na última sexta-feira, 29, a Escola Estadual Wilson Camargo, em Vilhena, realizou a culminância dos projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2024. A atividade reuniu estudantes, professores e a comunidade escolar para apresentar os resultados das ações realizadas nos projetos “Dia de Ler. Todo Dia!”, Nivelamento, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

O destaque do evento foi o projeto “Dia de Ler. Todo Dia!”, que teve como tema principal “Ziraldo: O Gênio das Artes e das Letras”. Durante as apresentações, os alunos destacaram o legado do renomado autor e ilustrador brasileiro, cujos traços simples e marcantes deram vida a obras inesquecíveis como “O Menino Maluquinho”. O projeto não só incentivou a leitura e a criatividade, mas também conectou os estudantes à riqueza da literatura nacional.

Além do tributo a Ziraldo, os trabalhos expostos abrangeram uma ampla gama de temas: Regiões brasileiras, com representações culturais e históricas de cada região do país; História de Vilhena, resgatando a memória e as raízes da cidade; Consciência Negra, com reflexões sobre igualdade racial e valorização da cultura afro-brasileira; sólidos geométricos e poemas na área de matemática e Planeta Lilás.

A culminância foi um momento de integração entre os estudantes, que puderam compartilhar suas aprendizagens com os colegas e a comunidade.

 

Escola Genival Nunes realiza ação para divulgar matrículas de 2025 em Vilhena

No último sábado, dia 30, a Escola Estadual de Ensino Integral Deputado Genival Nunes da Costa, localizada no bairro Boa Esperança, em Vilhena, mobilizou sua equipe gestora, servidores e estudantes para uma grande ação de panfletagem e pitstop. O objetivo foi divulgar a abertura das matrículas para 2025, oferecendo vagas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio Integral, por meio do Programa de Educação Integral (PEI).

A escola tem se destacado nos últimos três anos pelo bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Além disso, conta com uma infraestrutura que oferece salas ambientes, laboratório de informática, auditório amplo, refeitório, e atividades extracurriculares como karatê, natação e basquete, proporcionando um aprendizado integral e completo para os estudantes.

A ação de sábado, que ocorreu na feira e vias públicas de Vilhena, faz parte do Plano de Comunicação da escola, uma estratégia integrante do PEI, que busca destacar os benefícios do ensino integral para a comunidade vilhenense. “Nosso objetivo é mostrar à comunidade a qualidade do trabalho que desenvolvemos e o impacto positivo que a educação integral pode trazer para os estudantes e suas famílias,” ressaltou a diretora, professora Valdeilza Castilho.

A mobilização foi liderada pela gestora e pelo vice-diretor, professor Marcelo Alves, com a participação ativa de servidores e estudantes, que distribuíram panfletos e orientaram a comunidade em pontos estratégicos da cidade.

Com as matrículas já abertas, a escola reforça o convite para que as famílias conheçam o projeto pedagógico e a estrutura da unidade. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (69) 3322-2863.

A Escola Genival Nunes reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino e com o fortalecimento do vínculo com a comunidade. “Queremos atrair mais estudantes e famílias que valorizem uma educação transformadora, onde o aprendizado vai além das salas de aula,” destacou a diretora.

Confira a mídia produzida no Instagram da escola 

https://www.instagram.com/reel/DDBEMP-yUEp/?igsh=MTh1OG4wZ2IyZDl0cA==

Sintero realiza festa de confraternização com tema havaiano em Vilhena

No próximo dia 14, o Sintero Regional Cone Sul realizará sua tradicional festa de confraternização para os filiados, celebrando o final de ano com uma noite repleta de alegria, integração e diversão. O evento, intitulado “Aloha Noite Havaiana”, será realizado no Parque de Exposição de Vilhena e promete trazer um clima tropical para os participantes.

A noite contará com a apresentação da dupla Cleiton e William, que trará o melhor da música sertaneja para animar o público. Além disso, o cantor Rafinha será responsável por garantir muita música ao vivo durante o jantar, oferecendo um repertório diversificado para agradar a todos os gostos.

Os filiados do Sintero poderão desfrutar de um jantar especial preparado para a ocasião. Como parte da programação, também haverá sorteios de brindes, tornando a festa ainda mais emocionante para os participantes.

A festa de confraternização é uma oportunidade de reunir os filiados da Regional Cone Sul, celebrar as conquistas do ano e reforçar os laços de união entre os membros da categoria.

Os organizadores destacam que o evento é exclusivo para filiados e reforçam o convite para que todos compareçam e participem dessa noite inesquecível. “Será um momento único para confraternizar, celebrar o ano que passou e renovar as energias para o próximo ano,” afirmou a coordenação do Sintero Regional Cone Sul.

Bandeira tarifária da energia elétrica volta para o ‘verde’ em dezembro e alivia o bolso do consumidor

247 – Após um mês sob a bandeira amarela, que trouxe um acréscimo nas contas de luz, os consumidores terão um alívio nas tarifas de energia elétrica em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária voltou a ser verde, o que significa que não haverá cobrança adicional nas faturas de energia deste mês, iniciado no último domingo (1º).A mudança se deve à melhoria nas condições de geração de energia no Brasil, principalmente nas usinas hidrelétricas.

Segundo a TV Cultura, a Aneel explicou que o período de chuvas mais intensas favoreceu a produção de energia hidrelétrica, que possui um custo de geração inferior ao das fontes termelétricas, acionadas quando os níveis dos reservatórios estão baixos.

“Após a vigência da bandeira amarela em novembro, a expressiva melhora das condições de geração de energia no país permitiu a mudança para a bandeira verde em dezembro, deixando-se de cobrar o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos”, afirmou a Aneel.

O sistema de bandeiras tarifárias, que foi criado em 2015, tem o objetivo de indicar as variações nos custos da geração de energia elétrica, considerando o uso de fontes de energia mais baratas ou caras. As bandeiras refletem as condições de geração de energia, levando em conta o nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas e o uso de termelétricas.

Homem é preso após matar desafeto e enterrar corpo em cova rasa em Rondônia

Midia Rondônia – Na noite deste domingo (1º), Francisco E.S.S., de 47 anos, foi preso acusado de assassinar de forma seu desafeto conhecido como “Bizarro” e enterrar o corpo em uma cova rasa. O crime ocorreu em uma área de mata nos fundos do residencial Santa Bárbara, localizado na estrada do Santo Antônio, bairro Triângulo, em Porto Velho.

Populares acionaram a Polícia Militar após ouvirem disparos na região. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a vítima morta, com vários tiros no rosto e tórax, e parcialmente enterrada.

Francisco foi localizado ainda na área com um revólver calibre 38. Ele confessou o crime e afirmou que havia sido atacado a tiros pela vítima em um episódio anterior, o que o motivou a buscar vingança.

Segundo relato do acusado, ele atraiu “Bizarro” sob o pretexto de uma conversa. Armado, rendeu a vítima, levou-a ao matagal e ordenou que se sentasse no chão. Em seguida, disparou várias vezes à queima-roupa, segundo informa o Rondoniagora.

Polícia intensifica segurança nas festas de final de ano em Rondônia

Com o objetivo de assegurar a tranquilidade das festas de final de ano e oferecer maior proteção durante o período de aumento do fluxo de pessoas em centros comerciais, o governo de Rondônia conta com um esquema robusto de segurança. As ações serão intensificadas no mês de dezembro, contemplando patrulhamento reforçado, operações estratégicas, e o emprego de tecnologia avançada em diversos pontos dos municípios.

A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) estão à frente das ações, demonstrando o empenho do governo em proteger a população e proporcionar um final de ano mais seguro para todos. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a relevância das ações para o bem-estar da população. “Além do aumento do efetivo, estamos intensificando as operações do programa Cidade Segura, como a MaximusReforço e Saturare, para que este período de festas seja marcado pela paz e pelo sentimento de proteção em todo o estado.”

O secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, destacou o engajamento com o planejamento para este período. “Estamos empregando um efetivo diário de aproximadamente mil policiais militares, incluindo agentes da área administrativa e do reforço em folgas. O foco está nas áreas comerciais e zonas mais sensíveis, identificadas pelos levantamentos estatísticos, garantindo maior presença e monitoramento.”

ESQUEMA DE SEGURANÇA

As operações já realizadas ao longo do ano, serão reforçadas neste período, com início imediato e previsão de encerramento no início de janeiro de 2025. Todas as áreas comerciais, como shoppings, mercados populares e ruas de maior movimentação, terão policiamento intensificado, com o intuito de coibir crimes como furtos e roubos. A presença ostensiva das forças de segurança tem como objetivo criar um ambiente seguro para as compras e celebrações de final de ano.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

Para garantir ainda mais a segurança durante as compras de final de ano, a PMRO orienta à população a seguir medidas preventivas, como:

  • Evitar carregar grandes valores em dinheiro;
  • Optar por pagamentos digitais, sempre que possível;
  • Manter atenção redobrada com pertences pessoais; e
  • Em caso de necessidade, utilizar os totens de segurança ou procurar diretamente a polícia.

TECNOLOGIA PARA PROTEGER O CIDADÃO

O Sistema de Monitoramento Interativo, desenvolvido pelo governo de Rondônia, é um aliado estratégico para a segurança pública. Os totens instalados em pontos-chave das cidades combinam monitoramento por câmeras com comunicação direta ao Centro Integrado de Operações (Ciop). Essa tecnologia permite registrar ocorrências e agilizar respostas, representando uma ferramenta fundamental no reforço da segurança estadual.

Secom