25.1 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 470

Polícia intensifica segurança nas festas de final de ano em Rondônia

Com o objetivo de assegurar a tranquilidade das festas de final de ano e oferecer maior proteção durante o período de aumento do fluxo de pessoas em centros comerciais, o governo de Rondônia conta com um esquema robusto de segurança. As ações serão intensificadas no mês de dezembro, contemplando patrulhamento reforçado, operações estratégicas, e o emprego de tecnologia avançada em diversos pontos dos municípios.

A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) estão à frente das ações, demonstrando o empenho do governo em proteger a população e proporcionar um final de ano mais seguro para todos. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a relevância das ações para o bem-estar da população. “Além do aumento do efetivo, estamos intensificando as operações do programa Cidade Segura, como a MaximusReforço e Saturare, para que este período de festas seja marcado pela paz e pelo sentimento de proteção em todo o estado.”

O secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, destacou o engajamento com o planejamento para este período. “Estamos empregando um efetivo diário de aproximadamente mil policiais militares, incluindo agentes da área administrativa e do reforço em folgas. O foco está nas áreas comerciais e zonas mais sensíveis, identificadas pelos levantamentos estatísticos, garantindo maior presença e monitoramento.”

ESQUEMA DE SEGURANÇA

As operações já realizadas ao longo do ano, serão reforçadas neste período, com início imediato e previsão de encerramento no início de janeiro de 2025. Todas as áreas comerciais, como shoppings, mercados populares e ruas de maior movimentação, terão policiamento intensificado, com o intuito de coibir crimes como furtos e roubos. A presença ostensiva das forças de segurança tem como objetivo criar um ambiente seguro para as compras e celebrações de final de ano.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

Para garantir ainda mais a segurança durante as compras de final de ano, a PMRO orienta à população a seguir medidas preventivas, como:

  • Evitar carregar grandes valores em dinheiro;
  • Optar por pagamentos digitais, sempre que possível;
  • Manter atenção redobrada com pertences pessoais; e
  • Em caso de necessidade, utilizar os totens de segurança ou procurar diretamente a polícia.

TECNOLOGIA PARA PROTEGER O CIDADÃO

O Sistema de Monitoramento Interativo, desenvolvido pelo governo de Rondônia, é um aliado estratégico para a segurança pública. Os totens instalados em pontos-chave das cidades combinam monitoramento por câmeras com comunicação direta ao Centro Integrado de Operações (Ciop). Essa tecnologia permite registrar ocorrências e agilizar respostas, representando uma ferramenta fundamental no reforço da segurança estadual.

Secom

Semana começa com possibilidade de chuva em Rondônia

Mídia Rondônia – A semana começa com áreas de instabilidade persistentes em Rondônia nesta segunda-feira, 2 de dezembro. Os ventos moderados na região favorecem a formação de nebulosidade, especialmente à tarde, em grande parte do estado.

No oeste de Rondônia, incluindo municípios como Guajará-Mirim e Nova Mamoré, o céu deve permanecer parcialmente nublado ao longo do dia, com aumento de nuvens ao final da tarde. Nas demais regiões, o clima será predominantemente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas, principalmente no período vespertino.

Em Guajará-Mirim, os termômetros devem registrar mínima de 24°C e máxima de 36°C. Outras regiões do estado também devem enfrentar temperaturas altas, acompanhadas de momentos de chuva intensa.

A instabilidade deve se manter ao longo da semana, com condições favoráveis à chuva em todo o estado.

Homem é preso após matar avô e tentar agredir avó em Cacoal

Mídia Rondônia – Na manhã deste domingo, dia 1º, Higor Nobre dos Santos, de 30 anos, assassinou o próprio avô, um idoso com mais de 80 anos, na residência da família localizada na Avenida Ji-Paraná, em Cacoal.

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou o idoso caído no chão, já sem vida. Além disso, a esposa da vítima estava sendo arrastada pelos cabelos por Higor, que aparentemente tinha a intenção de também matá-la. A intervenção rápida dos policiais evitou que mais uma tragédia ocorresse.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito do idoso. Higor foi preso em flagrante, mas, durante o transporte para a delegacia, quebrou o camburão da viatura policial, evidenciando seu comportamento agressivo.

Segundo relatos de familiares, Higor Nobre era conhecido por sua postura agressiva e frequentemente fazia ameaças contra os parentes. Após ser detido, ele admitiu suas atitudes violentas, demonstrando um histórico de problemas familiares que culminaram neste crime bárbaro.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Cacoal, que deve esclarecer os motivos que levaram ao homicídio e à tentativa de agressão. O corpo do idoso foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), e Higor permanece à disposição da Justiça.

Gladiador 2 segue em cartaz em Vilhena

Mídia Rondônia – O aguardado “Gladiador 2”, sequência do clássico épico de 2000, segue em exibição no cinema de Vilhena, oferecendo aos espectadores uma experiência cinematográfica intensa e emocionante. A sessão está programada para as 21h, atraindo tanto os fãs nostálgicos do original quanto novos admiradores da saga.

O filme, dirigido por Ridley Scott, retoma a atmosfera grandiosa de Roma, explorando temas de poder, vingança e sacrifício. A história traz novos personagens e conexões com o lendário Maximus, interpretado por Russell Crowe no primeiro longa, enquanto mergulha em batalhas épicas e intrigas políticas.

Com um elenco estelar e uma produção de tirar o fôlego, “Gladiador 2” apresenta efeitos visuais impressionantes e uma trilha sonora envolvente. O longa já é apontado como uma das maiores produções do ano.

Indiciado e temendo prisão, Bolsonaro é vaiado em voo da Gol

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi vaiado por alguns passageiros durante um voo da Gol que partiu de Brasília para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (28). Apenas uma senhora se levantou para cumprimentar e elogiar o ex-chefe de Estado brasileiro.

Segundo o colunista Ancelmo Gois, do Globo, essa foi uma das poucas manifestações de apoio recebidas por Bolsonaro no voo. O episódio chamou atenção pela ausência de reações calorosas que costumavam marcar encontros com apoiadores em situações similares.

A viagem ao Rio de Janeiro teve como objetivo encontros com lideranças do Partido Liberal (PL) e de outras siglas de direita no estado.

Bolsonaro enfrenta acusações no relatório da Polícia Federal (PF), que aponta seu envolvimento em um plano golpista. O documento, entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), inclui acusações de conspiração contra o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes.

Além do ex-chefe do Executivo, outros 36 nomes foram citados no relatório, como o general Braga Netto e Valdemar Costa Neto, presidente do PL. O ex-presidente nega as acusações e afirma ser alvo de perseguição política. Ele também tem defendido publicamente a anistia para envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Ezequiel Neiva apoia Torneio Cone Sul de Futebol em Cerejeiras

Cerejeiras vive neste final de semana uma grande festa no esporte, com a realização do 1⁰ Torneio Cone Sul de Futebol Suíço 2024, no campo Nova Iorque. A competição é realizada com investimento do deputado Ezequiel Neiva, que destinou recurso para custear a arbitragem e para a compra de uniformes para todas as equipes.

Ezequiel Neiva explica que a competição no estilo torneio, com a realização dos jogos neste sábado e domingo. “O torneio é disputado entre 20 equipes masculinas e outras oito femininas, em sistema eliminatório. As finais ocorrem no domingo”, acrescentou o parlamentar ao citar que o recurso destinado garantiu o custeio de toda a arbitragem e a entrega de uniformes para todas as equipes.

O deputado frisou a importância de investir no esporte, destacando que o recurso garante um final de semana de confraternização entre amigos e amigas.

“A comunidade gosta muito de futebol. É gratificante oportunizar essa grande disputa no nosso esporte amador”, afirmou.

Mais de 600 brasileiros são deportados do Reino Unido em voos secretos

Mais de 600 brasileiros — incluindo 109 crianças — foram deportados do Reino Unido em três voos secretos do governo, entre agosto e setembro deste ano. A informação foi apurada e publicada pelo jornal britânico “The Guardian”.

Segundo a publicação, o número é recorde: o país nunca deportou tantas pessoas de uma mesma nacionalidade em voos desse tipo.

As deportações são oficialmente classificadas como voluntárias e o governo britânico disse ao jornal que está intensificando as medidas contra a migração ilegal. Organizações que protegem os direitos de imigrantes latino-americanos no Reino Unido expressaram preocupação, especialmente com o alto número de crianças retiradas do país.

Números de deportação publicados na quinta-feira (28) pelo Ministério do Interior britânico, órgão responsável pelas políticas de migração, mostram que 8.308 retornos forçados e voluntários foram feitos entre julho e setembro de 2024. A quantidade é 16% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

A maioria das viagens (6.247) foi voluntária, segundo o relatório. O governo oferece incentivos de até 3.000 libras (cerca de R$ 22 mil) para pessoas que aceitam ser deportadas voluntariamente do Reino Unido. Apesar de ter divulgado os números, o Ministério do Interior escondeu que o destino dos voos com quantidade recorde de imigrantes era o Brasil.

Os três voos relatados pelo “Guardian” aconteceram em um período de menos de dois meses — a reportagem não cita para quais cidades brasileiras foram levados os imigrantes:

  • Em 9 de agosto, 205 pessoas foram deportadas, entre elas 43 crianças;
  • Em 23 de agosto, 206 foram deportadas, incluindo 30 crianças;
  • Em 27 de setembro, foram 218 deportados, 36 deles crianças.

 

O jornal menciona que todas as crianças retiradas do país faziam parte de unidades familiares. Muitas delas estavam matriculadas em escolas e passaram a maior parte — ou toda a vida — no Reino Unido.

R$ 67 milhões: Mega-Sena acumula

A Caixa realizou, neste sábado, 30, o sorteio do concurso 2.802 da Mega-Sena, com prêmio acumulado de R$ 67.000.000,00.

O sorteio teve transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa, e foi feito no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo.

Dezembro começa com clima instável em Rondônia

Mídia Rondônia – O primeiro dia de dezembro em Rondônia será caracterizado por instabilidade climática, com presença de áreas de nebulosidade e ventos moderados que favorecem a formação de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, especialmente na região centro-leste do estado.

A umidade relativa do ar se mantém elevada, com índices de aproximadamente 90% nas primeiras horas da manhã, reduzindo para cerca de 60% à tarde.

 

Mulher terá de devolver R$ 3,7 milhões de pensão do Exército por fraude

O Superior Tribunal Militar (STM) negou o recurso de Ana Lucia Umbelina Galache de Souza, que fraudou documentos para se passar por filha de um tio-avô, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial. A mulher foi condenada, pela Justiça Militar de Mato Grosso do Sul, a devolver R$ 3,7 milhões pelos 33 anos que recebeu pensão do Exército.

A Defensoria Pública da União (DPU), responsável pela defesa de Ana Lúcia Umbelina Galache de Souza, pediu a absolvição da ré sob a justificativa da “ausência de intenção”, visto que o registro como filha do militar foi feito quando ela era menor de idade.

A corte negou, por unanimidade, o recurso de apelação apresentado por Ana Lucia e decidiu por manter a condenação imposta pela pela Justiça Militar em Mato Grosso do Sul de devolver o valor. A ação teve como relator o ministro Odilson Sampaio Benzi.

Segundo a ação penal militar, o crime teve início em 1988 quando Ana Lucia Umbelina Galache de Souza fraudou documentação e apresentou um segundo nome: Ana Lucia Zarate, para assim, obter o benefício em nome de Vicente Zarate, seu tio-avô, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Ele morreu em outubro de 1988, e a fraude na pensão teria ocorrido a partir de novembro de 1988 até 2022.

A fraude começou quando ela, ainda menor de idade, conseguiu, em 25 de setembro de 1986, ser registrada em um cartório de Campo Grande, como sendo filha de Vicente Zarate e Natila Ruiz. Com a nova documentação, ela obteve também outra Carteira de Identidade, e outro Cadastro de Pessoa Física (CPF), nestes constando o sobrenome Zarate.

Com os novos documentos, Ana Lucia requereu habilitação como pensionista de Vicente Zarate na Seção do Serviço de Inativos e Pensionistas (SSIP 9) do Exército brasileiro. O pedido foi deferido, e a mulher passou a receber, ainda em 1988, pensão integral como filha de Segundo Sargento e seguiu até 2022 quando foi denunciada. O prejuízo causado totalizou R$3,7 milhões.

G1