22.1 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 476

Jogos da Juventude: rondonienses conquistam sete medalhas no badminton

Estudantes de Ji-Paraná se destacaram nos Jogos da Juventude 2024, conquistando sete medalhas no badminton em diversas categorias. Anna Gabriela e Lara Rita, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM IV), ficaram com a medalha de prata na categoria dupla feminina. Igor Codeço, de uma escola privada, e Arthur Loose, da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Jovem Gonçalves Vilela, conquistaram o bronze nas modalidades simples masculino e dupla masculina, respectivamente. As conquistas ocorreram no dia 16 de novembro e reforçam os frutos dos investimentos no esporte educacional promovidos pelo governo de Rondônia.

Essas vitórias são um reflexo do apoio contínuo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que oferece suporte técnico e estrutura para a preparação dos atletas escolares. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância dessas conquistas para o estado. “As vitórias dos atletas são um orgulho para Rondônia, e isso mostra que investir no esporte é investir no futuro”, afirmou. O governo continuará a fornecer as condições necessárias para que mais jovens possam alcançar seus objetivos.

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, também destacou o impacto positivo do esporte escolar. “As medalhas demonstram que o esporte é mais do que uma competição, é uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Nossos jovens mostraram que dedicação e apoio geram grandes resultados”, afirmou.

Os Jogos da Juventude 2024, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reuniram 4.208 atletas de todo o Brasil, com a maioria feminina (2.113 participantes). A competição abrange 18 modalidades olímpicas e é destinada a jovens de 15 a 17 anos, com algumas categorias específicas, como esgrima e judô. João Pessoa é a sede deste ano, e a edição de 2025 será realizada em Brasília.

Botafogo vence jogaço contra o Palmeiras e volta a ser líder do Brasileirão

 

Em jogo decisivo pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras recebeu o Botafogo no Allianz Parque. O Alvinegro foi um visitante indigesto, venceu por 3 x 1 e voltou para a liderança da competição.

Palmeiras e Botafogo começaram o duelo sabendo da importância do jogo para o campeonato. Sendo assim, o início foi de cautela e bem estudado.

O Alviverde começou melhor e tentou pressionar o Glorioso. No entanto, quem abriu o placar foi o clube carioca em jogada ensaiada de escanteio, que terminou com Gregore balançando o barbante.

Com a desvantagem no placar, o time comandado por Abel Ferreira voltou a pressionar e com Rony, que carimbou a trave de John, quase empatou. Ainda na primeira etapa, em cabeçada de Marcos Rocha, John fez uma grande defesa evitando o gol do Palmeiras.

Já no segundo tempo a primeira chance aconteceu aos 7 minutos. Em jogada pela esquerda, Rony cortou para o meio e cruzou forte para área, a bola passou direto por Flaco López e saiu próximo a trave de John.

Em seguida, Flaco López perdeu uma grande chance. Após o atacante do Palmeiras ganhar a disputa de bola de Barboza, o jogador Alviverde tentou encobrir o goleiro do Botafogo, mas sem sucesso.

A vida do Palmeiras ficou mais complicada aos 23 minutos com a expulsão de Marcos Rocha. Após analise do VAR, o árbitro da partida entendeu que o lateral do Alviverde agrediu Igor Jesus e mostrou o cartão vermelho.

Minutos depois, o Botafogo marcou o segundo gol. Após ajeitada de Igor Jesus, Savarino saiu de frente para o gol e, tirando de Weverton, anotou mais um tento para o Glorioso.

E teve o terceiro gol do Botafogo. Em escanteio batido pro Savarino, Adryelson subiu mais que a zaga palmeirense e balançou as redes do time paulista.

No último lance o Palmeiras descontou com gol de Richard Ríos, mas não foi o suficiente para buscar a reação no confronto.

Com o triunfo, o Botafogo reassumiu a liderança com 73 pontos. O Palmeiras cai para o segundo lugar, com 70.

Na próxima rodada o Botafogo encara o Internacional em Porto Alegre, podendo sagrar-se campeão se vencer o duelo e o Palmeiras não bater o Cruzeiro, na quarta-feira (4/12), às 21h30, mesma data e horário do jogo do Glorioso.

Relatório da PF aponta que Bolsonaro e Valdemar agiram de forma “dolosa” ao disseminar narrativa de fraude nas eleições

247 – O relatório final da Polícia Federal, divulgado nesta terça-feira (26), expõe que o ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL) e o líder nacional do PL, Valdemar Costa Neto, teriam articulado a disseminação de uma narrativa falsa sobre fraudes nas eleições de 2022, após a derrota nas urnas.

O documento menciona o depoimento do ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Jr., que afirmou ter informado reiteradamente a Bolsonaro sobre a ausência de falhas no sistema de urnas eletrônicas. Apesar disso, o ex-mandatário manteve a insistência na tese de fraude.

Nesse contexto, a Polícia Federal afirma que, com base no depoimento de Baptista Jr., fica evidente “a ação dolosa do então presidente Jair Bolsonaro, do presidente do PL Valdemar Costa Neto e de Carlos Rocha na disseminação da narrativa de fraude no pleito de 2022, inclusive com o peticionamento da ‘Representação Eleitoral para Verificação Extraordinária’’.

Além disso, o relatório também cita o depoimento do então comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, que confirmou que Bolsonaro tinha conhecimento de que não havia indícios de fraude no processo eleitoral.

“O depoente [Freire Gomes] ainda confirmou que o então presidente da República JAIR BOLSONARO tinha ciência de que a Comissão de Fiscalização não identificou nenhuma fraude no pleito de 2022”, aponta o relatório.

Oficial do Exército reconheceu que vitória de Lula foi limpa e que não houve fraude eleitoral

247 – Investigação da Polícia Federal (PF) no âmbito da tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023 revelou que militares envolvidos no entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro tinham plena consciência de que não havia qualquer fraude no processo eleitoral de 2022. Entre os diálogos analisados, destaca-se a troca de mensagens entre o tenente-coronel Mauro Cid e outros militares, incluindo o coronel Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros e o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, nas quais Cid admitiu explicitamente que a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi legítima.

Os autos, divulgados nesta terça-feira (26), incluem mensagens de 4 de outubro de 2022, dois dias após o primeiro turno das eleições. Em uma delas, Cavaliere questiona Cid sobre possíveis evidências de fraude: “Conseguiram plotar?”, escreveu. A resposta de Cid, enviada horas depois, foi clara: “Nada… Nenhum indício de fraude”. Para os investigadores, esse reconhecimento reflete a consciência dos envolvidos sobre a legitimidade do sistema eleitoral, mesmo enquanto continuavam a espalhar desinformação sobre supostas irregularidades, como aponta reportagem do Valor.

A investigação também trouxe à tona a preocupação de Cid com as possíveis consequências legais de suas ações. Em uma troca de mensagens com Cavaliere, ele demonstra o temor de ser preso: “Eu também… Senão estou preso”, respondeu, ao ser questionado sobre os desdobramentos das investigações.

No entanto, mesmo diante da falta de provas, a insistência na narrativa golpista prosseguiu. Em outra conversa, datada de novembro de 2022, o tenente-coronel Ferreira Lima cobrou Cid: “Alguma evolução que nos deixe otimista?”. Mais uma vez, Cid reafirmou a ausência de irregularidades: “Até agora… nada. Nenhuma bala de prata”.

A propagação de fake news sobre as urnas eletrônicas foi central na estratégia de Jair Bolsonaro ao longo de 2022. Reuniões com embaixadores e transmissões ao vivo foram usadas para levantar suspeitas infundadas sobre o sistema de votação. A conduta culminou na condenação de Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o declarou inelegível até 2030.

Para a PF, as mensagens analisadas comprovam o dolo dos investigados em deslegitimar o processo eleitoral mesmo sabendo da ausência de qualquer irregularidade. O caso reforça o uso estratégico da desinformação como ferramenta de mobilização golpista e evidencia as divisões internas entre os próprios militares, alguns dos quais chegaram a sugerir abertamente a ruptura institucional diante da derrota eleitoral.

Novo documento mostra golpe planejado em detalhes, com anuência total de Bolsonaro

 

O relatório do inquérito da PF sobre a tentativa de golpe desmentiu completamente Jair Bolsonaro, horas depois de ele negar participação na trama, afirmando, com base em uma profusão de provas, que ele “planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva” de todo o plano golpista.

Embora os golpes do tipo quartelada estejam em desuso, sendo substituídos pelas novas formas de corrosão da democracia, o golpe de Bolsonaro e seus asseclas seria à moda antiga. E fracassou exatamente porque não teve a adesão dos comandantes do Exército e da Aeronáutica. Diante disso, Bolsonaro tenta salvar a própria pele, salta do barco golpista e vai para os EUA. No Brasil, desesperados e sentindo-se abandonados, os golpistas foram para a cartada afinal e arriscada, levando os acampados, arregimentados em vários pontos do país, para o ataque aos centros do poder.

Os detalhes do golpe aparecem em um documento que ainda não havia sido revelado e que foi encontrado na sede do PL, na mesa do assessor do general Braga Netto, Coronel Peregrino. O documento manuscrito estava em uma pasta denominada “memorias importantes” e era intitulado “Operação 142”, por ter como pretensa base jurídica o artigo 142 da Constituição, que na interpretação equivocada da extrema direita, permite a intervenção das Forças Armadas em caso de conflito entre os poderes ou de grave perturbação da ordem

Neste documento aparece a expressão “Lula não sobe a rampa”, síntese do objetivo do golpe, impedir a posse do presidente legitimamente eleito. Nele são listadas as ações que  seriam desencadeadas, sob o título “Linhas de Esforço”. Pela ordem, eram elas, tal como listadas no documento

– Enquadramento jurídico no artigo 142 (AGU e MJ).

– Comprometimento político: convocação do Conselho da República e da Defesa.

– Discurso em cadeia nacional de TV e rádio.

– Preparação (ensaios) da tropa para as ações diretas.

– Mobilização de juristas e formadores de opinião.

– Preparar releases para divulgação posterior.

– Interrupção do processo de transição.

– Anulação de atos arbitrários do STF.

O resto não estava escrito mas já é sabido: eliminação de Lula, Alckmin e Alexandre de Morais. Como em 64, depois viriam as cassações de adversários, a suspensão de garantias constitucionais e um ato de força que sintetizaria o espírito da ditadura, como o AI-5.

Se escapamos mesmo por muito pouco, eles não podem escapar da cadeia, para que ninguém mais ouse atentar contra o Estado Democrático de Direito e a vontade popular.

Fonte: Tereza Cruvinel

PM de Rondônia comemora 49 anos

Uma cerimônia com apresentações, homenagens e anúncio de investimentos marcou o aniversário de 49 anos da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) na segunda-feira (25), na sede do Comando-Geral da Corporação, em Porto Velho. Autoridades, oficiais, praças e a população celebraram a história da entidade em uma programação especial, que trouxe outorgas de medalhas, desfile militar e entrega de equipamentos.

Ao compartilhar sentimento de gratidão pelo aniversário, durante a cerimônia, foram feitas condecorações para agentes públicos e cidadãos em geral, como forma de agradecimento pela colaboração com a PMRO. Houve também, entrega da Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira, considerada a mais alta comenda da Instituição, atribuída a militares e personalidades civis que prestaram serviços relevantes à corporação no estado.

As homenagens foram seguidas por anúncios significativos quanto a investimentos estaduais destinados ao órgão, totalizado um valor superior a R$ 2,6 milhões oriundos do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento da Polícia Militar do Estado (Fumrespom) e emendas parlamentares. Entre as entregas realizadas estão armamentos, equipamentos eletrônicos, mobiliários, instrumentos musicais para Banda da PMRO, entre outros.

Entrega da Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, comemorar os 49 anos da Instituição a partir da disponibilização de investimentos, traz expressivos resultados ao estado, como a redução de índices de violência, preservação do bom relacionamento com a sociedade e a garantia de um serviço eficiente a toda população.

Segundo o titular da Secretaria de Estado, da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, comemorar a data é prestigiar o sucesso das políticas públicas voltadas ao setor. “O momento nos faz refletir sobre a história e a função da Polícia Militar do Estado de Rondônia na sociedade, que vai além de proteger a população, mas, trabalhar para que as pessoas recebam um atendimento humanizado e possam contar com a Polícia Militar quando precisar. “As entregas, juntamente às diversas tecnologias, indicam o fortalecimento que estamos passando ao trabalho operacional que vem sendo desenvolvido no estado”, enfatizou.

INOVAÇÃO

No mesmo pacote de entregas realizadas durante a cerimônia, foram anunciados dois novos implementos tecnológicos que auxiliarão no trabalho da Polícia Militar de Rondônia. Um deles é um software com combinações de Inteligência Artificial (IA) para canais de comunicação da PMRO, visando agilizar o registro de ocorrências policiais quando a população aciona o serviço, conseguindo uma redução de até 35% no tempo utilizado na solicitação de um eventual ocorrência.

Equipamentos garantem um serviço, ainda mais eficiente

Outra novidade é o aplicativo “Sou PMRO”, versão mobile, que será utilizado pelo policial militar em operações de consulta de dados ou pesquisas de nomes de pessoas suspeitas, como abordagens feitas em ruas. O aplicativo disponibilizará, também, a identidade nacional do profissional de segurança em versão digital, de acordo com as normas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Para o comandante-geral da PMRO, coronel Regis Wellington Braguin, os recursos entregues somam-se aos investimentos realizados ao longo dos últimos anos. “Essas ferramentas tecnológicas vêm agregar ao trabalho da corporação, que a cada dia é reconhecida pela eficiência na prestação de um atendimento ágil, responsável e próximo da comunidade”, frisou.

TRAJETÓRIA DA CORPORAÇÃO

A PMRO foi criada em 26 de novembro de 1975, após a extinção da Guarda Territorial. Ao completar 49 anos, servindo e protegendo a sociedade rondoniense, revive a memória dos profissionais que foram pioneiros na trajetória da corporação oriunda do então Território Federal de Rondônia. A corporação possui um efetivo de 5 mil policiais militares nos 52 municípios e em 87 localidades, distribuídos nas diversas Unidades Operacionais e Administrativas. E segue a missão de realizar policiamento preventivo e ostensivo, zelando pela manutenção da ordem, pelo cumprimento da lei e exercício dos poderes constituídos no estado.

Bandidos tentam assaltar agência bancária em Rondônia

Uma agência bancária do Agibank foi alvo de criminosos na madrugada desta terça-feira (26), na Avenida Alexandre Guimarães, bairro Tancredo Neves em Porto Velho.

Uma funcionária que chegava para trabalhar, notou um cilindro de oxigênio deixado dentro da agência e um grande buraco na parede lateral do prédio, e acionou a PM.

Foi verificado que os criminosos usaram maçarico para tentar arrombar um caixa eletrônico, no entanto, não conseguiram, depois fugiram sem levar nada.

Newsrondonia

CPI das Bets aprova convocação do cantor Gusttavo Lima

Agência Senado – A CPI das Bets aprovou na terça-feira (26) a convocação para depoimento e a quebra de sigilo financeiro do cantor Gusttavo Lima. A relatora da CPI e autora do requerimento, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que esclarecer o envolvimento do cantor com empresas de apostas virtuais — além de participar de campanhas publicitárias, ele é sócio de uma dessas empresas, a VaideBet.

No caso de convocação para depoimento, o comparecimento é obrigatório, sob pena de condução coercitiva. A quebra de sigilo se dará com o recebimento de dois relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) um referente ao próprio Gusttavo Lima e outro sobre sua empresa Balada Eventos e Produções Ltda. Os documentos poderão conter informações fiscais e bancárias protegidas por sigilo.

Além de Gusttavo Lima, também foi convocado para depoimento o empresário Ernildo Júnior Farias, CEO da Pixbet. Os senadores também aprovaram 21 convites para depoimentos à CPI, incluindo um para o youtuber Felipe Neto. Os demais convites são para donos de empresas de apostas, autoridades públicas e pesquisadores. No caso do convite, o comparecimento é facultativo.

No total foram 27 requerimentos aprovados, sendo 23 da relatora Soraya Thronicke e quatro do presidente da CPI, senador Dr. Hiran (PP-RR).

Gusttavo Lima

Soraya explica que a convocação tem o objetivo de esclarecer o seu nível de envolvimento com o mercado de apostas virtuais, “incluindo possíveis recebimentos irregulares ou participação em ações antiéticas ou ilegais”. Gusttavo Lima chegou a ter pedido de prisão feito pela Justiça de Pernambuco no âmbito da Operação Integration, que investiga esquemas de lavagem de dinheiro através de empresas de apostas virtuais. O Ministério Público do estado pediu o arquivamento do caso.

“Como uma figura pública influente, sua atuação pode ajudar a compreender o impacto de celebridades na promoção de apostas online, especialmente entre consumidores mais vulneráveis”, justifica a senadora no requerimento (REQ 182/2024).

A CPI também pediu informações sobre contratos e movimentações financeiras de duas empresas do cantor: a Balada Eventos e Produções e a GSA Empreendimentos e Participações Ltda.

Felipe Neto

O convite a Felipe Neto partiu do presidente da CPI, senador Dr. Hiran (REQ 205/2024). O senador afirma que quer colher informações sobre como funciona a contratação de influenciadores pelas empresas de apostas virtuais e quais são as recompensas e valores que eles recebem. Felipe Neto participou de campanhas para a casa de apostas Blaze e já afirmou publicamente que se arrepende da decisão. Dr. Hiran quer saber também quais motivos levaram o youtuber a deixar de promover jogos de azar virtuais.

“O depoimento deve prestar informações importantes sobre a promoção de apostas online e suas consequências. Sua experiência pode fornecer elementos significativos para a elaboração de políticas públicas eficazes para combater este mal que está assolando as famílias brasileiras”

Outros convites

Os outros 20 convites são para especialistas, pesquisadores, autoridades públicas e representantes das empresas de aposta debaterem e prestar informações ao colegiado.

Serão convidados os representantes das empresas UpBet, Multibet e Pixbet, além da empresa de pagamentos Pix2Pay e  A CPI busca esclarecer indícios de que a falta de controle rigoroso sobre operações de apostas possa estar facilitando esquemas de lavagem de dinheiro.

Também serão convidadas autoridades públicas representantes dos seguintes órgãos:

  • Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)
  • Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
  • Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda
  • Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública
  • Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro
  • Polícia Civil dos estados de Pernambuco e de Alagoas

Fonte: Agência Senado

Moraes tira sigilo de relatório da PF sobre golpe, destacando seis núcleos de atuação

A Polícia Federal (PF) concluiu que os indiciados no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado se organizaram em seis núcleos para colocar em prática as ações para desestabilizar a democracia brasileira.

A informação está no relatório no qual a PF indiciou na semana passada o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O sigilo foi derrubado nesta terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.

De acordo com relatório da investigação, o grupo criminoso atuou para desacreditar o processo eleitoral, planejar a execução do golpe de Estado e abolir o Estado Democrático de Direito no país.

Veja os núcleos e seus integrantes: 

Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral: MAURO CESAR BARBOSA CID, ANDERSON TORRES, ANGELO MARTINS DENICOLI, FERNANDO CERIMEDO, EDER LINDSAY MAGALHÃES BALBINO, HÉLIO FERREIRA LIMA, GUILHERME MARQUES ALMEIDA, SERGIO RICARDO CAVALIERE DE MEDEIROS e TÉRCIO ARNAUD TOMAZ

2. Núcleo Responsável por Incitar Militares à Aderirem ao Golpe de Estado: WALTER SOUZA BRAGA NETTO, PAULO RENATO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO FILHO, AILTON GONÇALVES MORAES BARROS, BERNARDO ROMÃO CORREA NETO e MAURO CESAR BARBOSA CID.

3. Núcleo Jurídico: FILIPE GARCIA MARTINS PEREIRA, ANDERSON GUSTAVO TORRES, AMAURI FERES SAAD, JOSE EDUARDO DE OLIVEIRA E SILVA e MAURO CESAR BARBOSA CID

4. Núcleo Operacional de Apoio às Ações Golpistas: SERGIO RICARDO CAVALIERE DE MEDEIROS, BERNARDO ROMÃO CORREA NETO, HÉLIO FERREIRA LIMA, RAFAEL MARTINS DE OLIVEIRA, ALEX DE ARAÚJO RODRIGUES e CLEVERSON NEY MAGALHÃES.

5. Núcleo de Inteligência Paralela: AUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRA, MARCELO COSTA CAMARA e MAURO CESAR BARBOSA CID.

6. Núcleo de Oficiais de Alta Patente com Influência e Apoio a Outros Núcleos: WALTER SOUZA BRAGA NETTO, ALMIR GARNIER SANTOS, MARIO FERNANDES, ESTEVAM THEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRA, LAÉRCIO VERGÍLIO e PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA”.

Moraes retira sigilo de relatório sobre tentativa de golpe contra Lula em 2022

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou nesta terça-feira (26) o sigilo do relatório no qual a Polícia Federal (PF) indiciou na semana passada o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O documento deve ser divulgado pelo STF nas próximas horas.

Na mesma decisão, o ministro enviou o relatório à Procuradoria-Geral da República (PGR).  Com o envio do relatório, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, vai decidir se o ex-presidente e os demais acusados serão denunciados ao Supremo pelos crimes imputados pelos investigadores da PF.

Devido ao recesso de fim de ano na Corte, que começa no dia 19 de dezembro e termina em 1° de fevereiro de 2025, a expectativa é a de que o julgamento da eventual denúncia da procuradoria ocorra somente no ano que vem.

O caso poderá ser julgado pela Primeira Turma da Supremo, colegiado composto pelo relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.  Se maioria dos ministros aceitar a eventual denúncia, Bolsonaro e os outros acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.

Pelo regimento interno do STF, cabe as duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a eventual denúncia será julgada pelo colegiado.

A Segunda Turma é composta pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin, além de André Mendonça e Nunes Marques, ambos indicados ao STF pelo ex-presidente Bolsonaro.