22.1 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 477

Funcionário público que armazenava pornografia infantil nos computadores de secretaria de Rondônia é condenado

Poder Judiciário do Estado de Rondônia, por meio da 2ª Vara Cível de Rolim de Moura, condenou o servidor público C.T.T., técnico tributário da 5ª Delegacia Regional da Receita Estadual, por prática de improbidade administrativa. A sentença foi proferida no processo nº 7000356-27.2018.8.22.0010, movido pelo Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO), que apresentou acusações graves, incluindo armazenamento de conteúdo ilícito no computador de trabalho e violação da moralidade administrativa. Cabe recurso.

Origem do caso

O caso teve início a partir de um Inquérito Civil Público instaurado com base em informações oriundas de sindicância administrativa e inquérito policial. As investigações apontaram que o servidor armazenava, em equipamento da Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN), fotografias e vídeos de cenas de abuso sexual infantil, além de registros não autorizados de partes íntimas de colegas de trabalho e usuárias do serviço público que frequentavam a repartição.

Os materiais ilícitos foram confirmados por laudos técnicos, incluindo o Laudo nº 1.582/2015-CRC, emitido pela POLITEC/SESDEC/RO, que comprovou a existência de arquivos contendo cenas de abuso sexual. O relatório policial também identificou o local onde os registros de mulheres foram capturados como sendo a própria repartição pública. Esses elementos foram corroborados por provas adicionais, como depoimentos e um processo administrativo disciplinar concluído pela SEFIN.

Tramitação processual

A ação civil pública, ajuizada pelo MP/RO, solicitou a condenação do servidor com base nos artigos 11 e 12 da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), pedindo a perda do cargo público e a aplicação de sanções como a suspensão dos direitos políticos e a proibição de contratar com o Poder Público.

O requerido apresentou defesa preliminar, mas teve os pedidos de suspensão da ação civil pública até o julgamento de uma ação penal correlata indeferidos. Durante a instrução processual, o caso recebeu provas emprestadas da ação penal nº 0001960-16.2016.8.22.0010, incluindo depoimentos e mídias obtidas nos autos criminais.

Após a conclusão da fase probatória, as partes apresentaram memoriais finais. O Ministério Público reiterou os pedidos da ação, enquanto o requerido defendeu a improcedência das acusações. O juiz, no entanto, entendeu que as provas documentais e testemunhais eram robustas e suficientes para fundamentar a condenação.

Decisão e penalidades aplicadas

A sentença julgou parcialmente procedentes os pedidos iniciais e condenou o servidor às seguintes penalidades:

01) Perda do cargo público, medida considerada proporcional à gravidade dos atos praticados, que configuraram violação direta à moralidade administrativa;

02) Suspensão dos direitos políticos por cinco anos, conforme o art. 12, inciso III, da Lei nº 8.429/92;

03) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo período de quatro anos; e

04) Pagamento das custas processuais, sem condenação em honorários, visto que o autor da ação é o Ministério Público.

O magistrado destacou que a conduta do servidor feriu diretamente os princípios constitucionais da moralidade, legalidade e eficiência, previstos no artigo 37 da Constituição Federal. Além disso, apontou que as provas coletadas no inquérito policial e no processo administrativo disciplinar eram consistentes e confirmavam o dolo na prática dos atos ímprobos.

A sentença também estabeleceu que, após o trânsito em julgado, a condenação deverá ser registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Rés em Ações Civis de Improbidade Administrativa, com a devida comunicação ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia para a suspensão dos direitos políticos do condenado.

Argumentação jurídica

O juiz fundamentou sua decisão nos princípios da proporcionalidade e razoabilidade, aplicando sanções adequadas à gravidade dos atos. A sentença mencionou precedentes do Tribunal de Justiça de Rondônia e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ressaltando que as penalidades impostas em ações civis públicas devem ser compatíveis com os danos causados e a reprovabilidade das condutas.

O magistrado enfatizou que, além de violar os deveres funcionais previstos na Lei Estadual nº 68/1992, o requerido utilizou recursos públicos para fins pessoais e ilegais, configurando improbidade administrativa e infração grave no exercício do cargo público.

Encaminhamentos e próximos passos

Com a publicação da sentença, o requerido tem o prazo legal para interpor recurso, caso deseje contestar a decisão. Não havendo recurso, o processo será arquivado após o cumprimento das formalidades, incluindo a inclusão da condenação em registros oficiais.

Caso as custas processuais não sejam quitadas no prazo estipulado, o valor será inscrito em dívida ativa estadual e poderá ser objeto de protesto judicial.

Deputados aprovam suspensão dos prazos de concursos públicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 687/2024, que dispõe sobre a suspensão da contagem dos prazos de validade dos concursos públicos realizados pelos órgãos públicos do estado, em decorrência da declaração do estado de calamidade pública causada pela covid-19. A votação aconteceu na última sessão ordinária da Casa.

A proposição, de autoria do deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil), suspende a contagem dos prazos dos concursos públicos durante o período de vigência do Decreto 24.887, de 20 de março de 2020, que declarou estado de calamidade pública em todo o estado, com o objetivo de prevenir e combater a pandemia da covid-19.

A medida visa mitigar os impactos gerados pela pandemia nos concursos públicos realizados em Rondônia, garantindo que a validade desses certames não seja prejudicada pelas paralisações e restrições impostas durante o período de calamidade pública.

Com isso, a suspensão da contagem dos prazos de validade se torna essencial para proteger os direitos dos candidatos aprovados e assegurar a continuidade do processo de contratação, sem a necessidade de novos concursos, o que geraria custos adicionais ao erário.

Além disso, os recursos economizados com a não realização de novos concursos poderão ser direcionados ao atendimento de demandas prioritárias de cada órgão público, fortalecendo áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública, sem comprometer a eficiência administrativa ou a gestão fiscal do estado.

Ainda conforme o projeto, a consolidação dessa medida por meio de lei garante maior segurança jurídica e uniformidade em todo o estado, permitindo que os órgãos públicos usufruam da mesma flexibilidade e segurança no uso dos recursos.

A proposição terá efeitos retroativos a 20 de março de 2020, data da publicação do Decreto 24.887, assegurando que todos os concursos realizados desde o início da calamidade pública sejam abrangidos pela suspensão dos prazos de validade.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos deputados presentes na sessão. A população pode acompanhar as votações presencialmente, ou pelo canal da TV Assembleia, 7.2, ou ainda pelo canal no YouTube. As sessões ordinárias acontecem às terças-feiras, às 15h, e às quartas-feiras, às 9h.

Mais informações acerca dos projetos podem ser encontradas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl). Além disso, as pessoas podem acessar todos os projetos aprovados durante as sessões, no site oficial da Alero.

Fonte: ALE/RO

“Eu posso ser preso agora”, diz Jair Bolsonaro

Pela primeira vez desde o início das investigações que o apontam como articulador de uma tentativa de golpe, Jair Bolsonaro admitiu a possibilidade de ser preso. Ao desembarcar em Brasília, nesta segunda-feira (25), após uma temporada no Nordeste, o ex-presidente foi realista sobre seu provável destino, mas voltou a negar envolvimento em qualquer ação fora dos limites constitucionais. “Eu posso ser preso agora, ao sair daqui (do aeroporto)”, disse ele.

Apesar da confissão sobre a possibilidade de prisão, Bolsonaro classificou as investigações como “perseguição política” e reafirmou que nunca cogitou a ideia de um golpe de Estado. “A palavra golpe nunca esteve no meu dicionário. Jamais faria algo fora das quatro linhas da Constituição”, apontou, segundo reporta o jornal O Globo.

Bolsonaro é investigado pela Polícia Federal por crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de direito e organização criminosa. A investigação identificou reuniões com líderes militares em que foram discutidas estratégias para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, entre elas a possível aplicação de medidas como Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e Estado de Defesa.

O ex-comandante do Exército, Freire Gomes, afirmou em depoimento à PF que chegou a ameaçar Bolsonaro de prisão caso ele prosseguisse com as articulações. O ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, também rejeitou os planos, mas relatou que o então comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, teria se colocado à disposição para apoiar Bolsonaro.

Sintero Regional Cone Sul realiza assembleia geral para definir Plano de Valorização para 2025

 

Nesta quarta-feira, 27, o Sintero Regional Cone Sul promove uma assembleia geral com foco na construção e deliberação do Plano de Valorização para 2025. O evento, que acontece às 15h, na sede do sindicato em Vilhena, é considerado fundamental pela direção para mobilizar a categoria e definir as prioridades de atuação para o próximo ano.

A assembleia contará com a presença de Dioneida Castoldi, presidente do Sintero, dos advogados Hélio Vieira e Nereu Klosinski, e da secretária de Assuntos Jurídicos, Márcia Cristina dos Santos. Durante a reunião, os participantes terão a oportunidade de apresentar propostas para a valorização salarial e melhoria das condições de trabalho;traçar estratégias de atuação para o próximo ano; deliberar sobre ações de fortalecimento da categoria nas escolas da região.

A direção do Sintero destaca que a mobilização coletiva é essencial neste momento de formulação do plano. A participação ativa dos servidores permitirá alinhar as ações do sindicato às reais demandas da categoria, garantindo que o trabalho do Sintero seja efetivo e representativo, informam as representantes da Regional Cone Sul, professora Lívia Maria e a técnica administrativa, Roseli Mendes.

Mega-Sena sorteia R$ 55 milhões nesta terça

A Caixa Econômica Federal realiza nesta terça-feira (26) o concurso 2.800 da Mega-Sena, com prêmio estimado em R$ 55 milhões.

O sorteio será realizado às 20h, no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Caixa.

Terça-feira com intensas chuvas e céu nublado em Rondônia

 

Mídia Rondônia – As condições climáticas em Rondônia nesta terça-feira, 26, continuam marcadas pela influência da convergência de umidade típica do sul da Amazônia. Esse fenômeno, que canaliza umidade para a região, tem favorecido a formação de extensas áreas de nebulosidade e a ocorrência de chuvas em boa parte do estado.

O céu deve permanecer nublado a parcialmente nublado, com períodos curtos de sol entre as nuvens. No entanto, devido ao aquecimento diurno e à alta umidade, são esperadas pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas isoladas, especialmente no período da tarde e início da noite.

PM de Rondônia paga salário de militar foragido por tráfico de drogas

Polícia Militar de Rondônia (PMRO) paga há um ano o salário de um cabo condenado por tráfico de drogas mesmo ele estando foragido da Justiça. Com remuneração de R$ 6.195,79, o PM Roberte Paulo Aguiar Souza (à direita na foto em destaque) é acusado pela Polícia Federal (PF) de integrar organização criminosa que enviava drogas ao Comando Vermelho (CV).

Cabo Aguiar, como é conhecido, foi preso pela primeira vez em janeiro de 2023, na cidade de Vilhena (RO), transportando 508 kg de cocaína em uma caminhonete. Ele estava acompanhado de outro militar, Gedeon Rocha de Almeida, o sargento G. Rocha, que também foi levado para a prisão.

Dez meses depois, em 31 de outubro de 2023, Aguiar fugiu do Centro de Correição da Polícia Militar, em Porto Velho, e nunca mais foi encontrado. Desde então, o governo de Rondônia desembolsou R$ 87 mil em remuneração e benefícios para o policial militar. O dado foi compilado pela coluna no Portal da Transparência do estado.

Atualmente, Aguiar tem dois mandados de prisão em aberto. O primeiro deles foi emitido em 6 de novembro de 2023, pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Vilhena, do TJRO, em razão da sua fuga.

O outro foi expedido pela 2ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho no último dia 7 de novembro. Cabo Aguiar teve a prisão decretada novamente no âmbito da Operação Puritas, da Polícia Federal, que investiga organização criminosa de tráfico de drogas interestadual formada por policiais militares (PMs) e policiais rodoviários federais (PRFs).

A coluna procurou a Polícia Militar de Rondônia e a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania diversas vezes por e-mail para comentar o caso, mas não obteve retorno.

Elos do militar com o traficante Heliomar

Cabo Aguiar fugiu do Complexo de Correição da Polícia Militar de Rondônia, onde estava preso, no mesmo dia em que ele e o sargento G. Rocha foram condenados em primeira instância a 21 anos e 8 meses de prisão por tráfico de droga (mais tarde, a pena foi reduzida para 13 anos de prisão).

Após a fuga, a PF identificou que Aguiar ficou abrigado na fazenda do traficante José Heliomar de Souza, o Léo, no distrito de Jaci-Paraná, ao norte da capital de Rondônia.

José Heliomar é apontado pela PF como mentor intelectual, coordenador e líder da organização criminosa. O traficante era responsável por cooptar PMs e PRFs para transportar toneladas de cocaína pelo país, principalmente para o Comando Vermelho, no Ceará.

Quando foi preso pela primeira vez, em janeiro de 2023, Aguiar portava uma pistola que estava registrada em nome de Heliomar, reforçando o elo com o traficante.

A partir dessa prova e dos relatos dos dois policiais à época, o investigadores identificaram a ligação dos agentes da segurança pública com o líder da organização criminosa, chegando, mais tarde, também aos policiais rodoviários federais Raphael Ângelo e Diego Dias Duarte.

Todos eles, incluindo Heliomar, foram alvo de mandado de prisão da Polícia Federal no âmbito da Operação Puritas, deflagrada em 7 de novembro.

Fonte:Metrópoles

Justiça decreta preventiva de homem procurado por assassinar a amiga da ex-mulher dele

A justiça decretou a prisão de Bertodo Dinailde da Silva Ferreira, acusado de balear a ex-esposa Patricia Magalhaes dos Santos, e matar a amiga dela, Daiana Gomes Farias. O crime aconteceu no final da madrugada do último sábado (23), na rua mariana, bairro eletronorte, zona sul de porto velho.

Segundo a Polícia Civil, no dia do crime, Bertodo seguiu um carro de aplicativo, que dentro estava Patrícia e Daiana.

No momento em que o veículo parou em frente a casa de Patrícia, ela desceu e foi nesse momento que bertodo desceu de seu carro e foi até a ex-esposa, iniciando uma sessão de espancamento, inclusive puxando o cabelo da vítima.

Daiana, ao avistar a amiga sendo agredida, desceu do carro de aplicativo e tentou defendê-la, mas foi nesse momento que bertodo começou atirar, acertando daiana e patrícia.

Mesmo ferida, Daiana ainda correu, mas caiu do outro lado da rua, já sem vida.

Patrícia foi socorrida em um carro particular, até o hospital João Paulo II, onde permanece internada em estado grave.

Após atirar nas vítimas, o criminoso fugiu do local e não foi encontrado pela polícia. Horas depois, a polícia encontrou o carro de bertodo abandonado, no Bairro Mato Grosso.

No mesmo dia do crime, a Polícia Civil iniciou as investigações e a delegada responsável pelo caso, representou pela prisão de bertodo, que foi deferida pela justiça.

Como Bertodo não foi encontrado, ele passa a ser considerado foragido.

Segundo a Polícia, Bertodo já teria sido preso em outra ocasião, justamente pelo crime de violência doméstica contra Patrícia, mas foi solto pela justiça e voltou a perseguir a ex-esposa.

Ainda conforme a polícia, Daiana já teria defendido Patrícia em uma situação de discussão com o ex-marido.

Mesmo separado de patrícia, Bertodo perseguia a ex-esposa, segundo familiares, inclusive fazia ameaças.

Agora, a Polícia tentar localizar e prender Bertodo. Qualquer informação pode ser repassada através do 197 da polícia civil ou 190 da polícia militar.

Rondoniagora

Governador e secretária de Educação entregam reforma do prédio da Super de Vilhena nesta terça

Nesta terça-feira, dia 26, o prédio da Superintendência Regional de Educação de Vilhena (Super), no centro da cidade, ganha destaque com a entrega oficial de sua reforma, em evento com a presença do governador de Rondônia, Marcos Rocha, e da secretária de Educação, professora Ana Pacini.

A reforma, que faz parte de um pacote de melhorias promovidas pelo Governo de Rondônia na infraestrutura educacional, buscou otimizar as condições de trabalho dos servidores e aprimorar o atendimento ao público. A superintendente regional, professora Anandreia Trovó, juntamente com sua equipe, irão recepcionar as autoridades, celebrando a renovação do novo espaço.

Entre as mudanças realizadas no prédio da Superintendência, destacam-se a pintura interna e externa; substituição do piso antigo; reforma do setor de Recursos Humanos (RH): reestruturação para facilitar o fluxo de trabalho e proporcionar maior conforto aos servidores e renovação do auditório, ideal para eventos, reuniões e capacitações.

 

Sintero promove assembleia para os servidores federais nesta quarta em Vilhena

O Sintero Regional Cone Sul realizará uma assembleia geral para os servidores federais nesta quarta-feira, dia 27, às 9h, na sede da regional em Vilhena. O evento contará com a presença de importantes lideranças sindicais, como a presidente do Sintero, professora Dioneida Castoldi, e os advogados Hélio Vieira e Nereu Klosinki, além da secretária de Assuntos Jurídicos do sindicato, advogada Márcia Cristina. Às 15h, também acontece outra assembleia para os servidores estaduais.

Durante a assembleia, serão discutidos temas fundamentais para a categoria, como a valorização dos trabalhadores para 2025: apresentação de propostas e estratégias para melhoria salarial e de condições de trabalho. Ações jurídicas: informações detalhadas sobre processos em andamento, como:Imposto de renda; Juros da ação da isonomia dos professores de 2006;Ações dos 3,17% e 28%; Ticket alimentação; Enquadramento no PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação);Atualização pelo índice do IPECA e a isonomia dos técnicos federais.

A direção da Regional Cone Sul reforça a importância da participação dos servidores federais, destacando que a assembleia será uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de demandas coletivas e individuais.

Além da liderança da professora Dioneida Castoldi, a presença dos advogados do Sintero visa proporcionar suporte técnico-jurídico aos participantes, especialmente sobre questões específicas das ações judiciais. A advogada Márcia Cristina dos Santos abordará os principais avanços e desafios jurídicos enfrentados pelos servidores.