24 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 490

Nota de Pesar da Escola Maria Arlete Toledo pelo falecimento do estudante Maykon Kennedy da Silva

 

Nota de Pesar

A Escola Estadual Maria Arlete Toledo, de Vilhena, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Maykon Kennedy da Silva, de 16 anos, aluno do 2º ano noturno. Maykon foi vítima de uma trágica explosão de um tanque de combustível, e sua partida prematura deixa uma lacuna imensa em nossa comunidade escolar.

A direção, professores, funcionários e colegas lamentam profundamente a morte do jovem e expressam sua solidariedade à família, desejando força e conforto para enfrentar este momento de dor e perda irreparável. Maykon será lembrado por todos como um estudante dedicado e querido por todos que o conheciam.

Nossos pensamentos estão com a família e amigos de Maykon Kennedy da Silva. Que encontrem consolo e paz em meio a esta difícil provação.

Com pesar,
Direção da Escola Estadual Maria Arlete Toledo

Morre segundo adolescente vítima de explosão de tanque de combustível em Vilhena

Mídia Rondônia – Morreu na noite desta quarta-feira, 13, em Vilhena, Maikon Kennedy da Silva, de 16 anos, a segunda vítima de uma explosão ocorrida no início deste mês. Maikon, que sofreu queimaduras em 90% do corpo, estava internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de Vilhena desde o acidente, mas não resistiu aos ferimentos.

O acidente, registrado no dia 2 de novembro, já havia vitimado Fernando Guilherme da Silva, também estudante da escola Maria Arlete Toledo. Ambos os adolescentes estavam próximos ao local quando a explosão de um tanque de combustível ocorreu, resultando em um incêndio devastador.

O jornal Mídia Rondônia entrevistou um engenheiro de Vilhena que, analisando o caso, destacou a falta de medidas de segurança como fator determinante para a tragédia. “Esse acidente poderia ter sido evitado se o proprietário da empresa tivesse adotado todas as normas de segurança durante a manipulação e limpeza do tanque de combustível. A negligência em procedimentos de segurança aumenta consideravelmente os riscos em situações como essa”, explicou o engenheiro, reforçando a necessidade de fiscalização mais rígida e conscientização no manuseio de substâncias inflamáveis.

A morte de Maikon Kennedy, assim como a de Fernando Guilherme, comove a comunidade escolar, que lamenta profundamente a perda de dois jovens.

Em Brasília, Ezequiel Neiva cobra a eliminação de curvas perigosas na BR-435 e a construção de trevo em Cerejeiras

O deputado Ezequiel Neiva participou nesta semana, de audiência com o com diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, onde cobrou mais uma vez sobre a eliminação de curvas perigosas na BR-435 (antiga RO-399), no trecho de Vilhena a Colorado do Oeste, e também sobre a construção da rotatória em frente ao local da usina de etanol de milho, em Cerejeiras, além do alargamento da mesma rodovia, de Cerejeiras até a Quarto Eixo.

Ezequiel Neiva explicou a Fabrício Galvão que no trecho da BR-435 entre Vilhena (no entroncamento com a BR-364) a Colorado do Oeste, há três curvas com alto índice de acidentes: Curva da Banana, Curva próximo ao rio Colorado e Curva da Serra da Bica, locais com registros de mortes, inclusive.

O deputado frisou ainda que a BR-435 tem de alto fluxo de trânsito entre os moradores de Vilhena, Colorado, Cerejeira, Cabixi, Corumbiara e Pimenteiras.

“Todas as semanas há registros de acidentes nessas curvas. O prejuízo é muito grande para as famílias envolvidas nas tragédias”, reforçou Ezequiel Neiva.

O diretor-geral do DNIT afirmou ao deputado que o problema na BR-435 é de conhecimento do Departamento, e que as eliminações das curvas já estão no projeto para serem retiradas nas obras que serão realizadas em 205. Destacou também que a construção da rotatória nas proximidades da usina de etanol será resolvida.

“Com a construção da usina de etanol de álcool em Cerejeiras, o trânsito de carretas e caminhões está aumentando na rodovia. A construção de uma rotatória garantirá a segurança no trânsito”, frisou Ezequiel Neiva.

Terrorista morre ao explodir bomba em Brasília; ele tentou invadir STF

 

Na noite desta quarta-feira, 13, uma série de explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), mobilizou forças de segurança e autoridades do governo. Segundo a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, o responsável pelo ataque tentou invadir o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) logo após a primeira explosão, mas foi impedido. “Logo após a explosão, ele tentou entrar, mas não conseguiu”, informou Celina em coletiva de imprensa.

O ataque consistiu em duas explosões com um intervalo de cerca de 20 segundos, e o suspeito morreu no local. Seu corpo, que foi encontrado junto a artefatos explosivos, permaneceu em frente ao STF enquanto a equipe antibombas realizava uma varredura. As investigações buscam identificar o suspeito e entender suas motivações. A primeira hipótese, segundo a vice-governadora, é de que se trate de um “lobo solitário” em uma ação suicida.

Informações preliminares indicam que o homem, de 59 anos, seria natural de Santa Catarina e teria se candidatado a vereador em seu estado pelo Partido Liberal (PL). Ele também seria o proprietário do veículo com explosivos, estacionado próximo ao local das explosões, que sofreu danos parciais com o impacto.

O STF, em nota oficial, relatou que “dois fortes estrondos foram ouvidos” após o término da sessão, e por segurança, ministros, servidores e demais colaboradores foram evacuados do prédio. “A Segurança do STF colabora com as autoridades policiais do DF”, acrescentou o comunicado.

A gravidade do caso mobilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reuniu-se no Palácio do Alvorada com ministros do STF e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para discutir os próximos passos. A expectativa é de que o ministro Alexandre de Moraes, já responsável por casos de ataques antidemocráticos, assuma a investigação do incidente.

O chefe de segurança da Câmara dos Deputados informou que o suspeito foi visto no Anexo 4 da Câmara ao longo do dia. Essa área abriga a maioria dos gabinetes parlamentares e permite acesso público mediante passagem por detectores de metais. Testemunhas afirmaram que o homem carregava explosivos junto ao corpo e os acionou próximo à estátua da Justiça, localizada em frente ao STF, marcando o local do ataque.

Bolsonarista que se explodiu no STF foi denunciado por promover festas na pandemia

O bolsonarista que se explodiu em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite de quarta-feira (13) já possuía um histórico de polêmicas. Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) durante a pandemia, por promover festas em plena crise sanitária.

Em 2021, Francisco era proprietário da Tenda Park, localizada em Rio do Sul (SC), onde realizava eventos em desrespeito às normas de distanciamento. Mesmo após fiscalizações da Polícia Militar, ele continuava a organizar festas com aglomerações, ignorando as recomendações de saúde.

Em junho daquele ano, o Ministério Público abriu um termo circunstanciado contra Francisco, apontando sua conduta como “descuidada e omissa”, com foco no lucro, desconsiderando a saúde pública. Segundo a promotora Caroline Sartori, ele não tomava medidas para evitar a transmissão de doenças, como uso de máscaras e restrição de público.

Site jurídico Migalhas compra o Congresso em Foco, de Brasília

 O site de notícias jurídicas Migalhas adquiriu o controle do Congresso em Foco, uma das principais plataformas especializadas em política em Brasília. A transação, que vinha sendo negociada há meses, foi oficialmente concluída nesta semana, conforme apurado pelo Painel S.A..

Miguel Matos, fundador do Migalhas, confirmou a compra, mas optou por não divulgar os valores envolvidos.Matos ressaltou que, apesar da integração dos negócios, a independência editorial será preservada em ambos os veículos. “A ideia é modernizar um pouco o Congresso em Foco, que continuará sendo uma plataforma aberta de notícias, mais acessível a quem quiser saber o que pensam os parlamentares ou os presidentes das duas Casas”, explicou.

O objetivo, segundo ele, é aprimorar a experiência do leitor, mantendo o compromisso de oferecer conteúdo gratuito e acessível.Diferente de outros serviços informativos que operam sob um modelo de assinaturas pagas, Matos garantiu que o Congresso em Foco seguirá oferecendo acesso livre a suas reportagens e análises. “Nosso conteúdo é e continuará sendo todo aberto”, frisou, reforçando o caráter democrático da plataforma.

Esse modelo de negócios é sustentado por publicidade e eventos, fontes de receita que continuarão a ser fundamentais para o crescimento e a sustentabilidade do site.A aquisição representa uma oportunidade de sinergia entre o sólido trabalho jornalístico do Migalhas, reconhecido por sua expertise em questões jurídicas, e a ampla cobertura política do Congresso em Foco, que se destaca por suas reportagens críticas e detalhadas sobre o funcionamento do Legislativo.

Deputado Ezequiel Neiva e comitiva de Rondônia se reúnem com ministra da Saúde em Brasília

 

Por Nilson Nascimento- Na manhã desta quarta-feira, 13, o deputado estadual Ezequiel Neiva participou de uma importante reunião com a ministra da Saúde, Nilza Trindade, em Brasília. Acompanhado pelo prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, e pela deputada federal Silvia Cristina, Neiva destacou os recentes avanços e investimentos na área da saúde em Vilhena, fundamentais para aprimorar o atendimento aos moradores do Cone Sul de Rondônia.

Durante o encontro, o deputado Ezequiel Neiva ressaltou seu papel como parceiro ativo da administração municipal de Vilhena. Ele enfatizou que, em seu mandato, tem destinado recursos significativos para suprir as necessidades do setor de saúde, contribuindo para melhorar os serviços e ampliar o acesso dos cidadãos a tratamentos e atendimentos de qualidade. “Temos feito um trabalho constante para garantir que a saúde em nossa região seja fortalecida, e essa reunião com a ministra é mais um passo importante para que o governo federal olhe com mais atenção para os rondonienses”, afirmou Neiva.

O prefeito Flori Cordeiro reforçou a relevância do trabalho conjunto entre o governo estadual e o município para alcançar melhorias concretas no sistema de saúde local. Já a deputada federal Silvia Cristina pontuou o esforço coletivo dos representantes rondonienses em Brasília, destacando a necessidade de apoio federal contínuo para enfrentar os desafios da saúde pública na região.

A ministra Nilza Trindade acolheu as demandas e demonstrou interesse em intensificar a cooperação com as autoridades de Rondônia para atender melhor a população. A presença de uma comitiva integrada e comprometida evidenciou a união dos líderes políticos em prol de avanços significativos na saúde de Vilhena e do Cone Sul.

Para Ezequiel Neiva, a reunião reafirma o comprometimento em seguir trabalhando em parceria com as autoridades municipais e federais, buscando mais recursos e atenção para a saúde de Rondônia, e garantindo que a população possa contar com serviços de qualidade e acessíveis.

Sintero de Cacoal promove Baile dos Servidores com show de Wanderlei Andrade

Nesta quinta-feira, 14, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinjtero) Regional Café realiza o tradicional Baile dos Servidores, evento que promete movimentar a classe com um grande show do cantor Wanderlei Andrade. A festa será realizada a partir das 20h, no Parque de Exposições de Cacoal, e contará com a cobertura especial do jornal Mídia Rondônia através de sua representação em Cacoal.

O evento será aberto com a apresentação da banda Brisa Sound, garantindo uma noite animada desde o início.

O diretor da Regional Café, professor Oto Odorico, expressou sua satisfação em promover uma noite especial para os servidores e aproveitou para agradecer aos apoiadores que tornaram o evento possível. “Parabenizo a todos os servidores e agradeço imensamente aos nossos parceiros: Duxnet, com sua internet ultra rápida e planos acessíveis; Disk Eventos Serv Festa, do amigo Renato; e, claro, o conceituado jornal Mídia Rondônia, que sempre apoia nossas iniciativas”, destacou Odorico.

Com o carisma e o repertório empolgante de Wanderlei Andrade, conhecido por seu estilo envolvente e dançante, o Baile dos Servidores promete ser uma noite inesquecível para os participantes. “O evento valoriza e promove momentos de lazer e reconhecimento para os trabalhadores da educação na região de Cacoal”, disse o diretor da Regional Café.

Cinema Night: Super de Vilhena celebra Dia do Gestor Escolar com evento especial nesta quinta

Com o objetivo de celebrar o Dia do Gestor Escolar, a Superintendência Regional de Educação de Vilhena (Super) promove, nesta quinta-feira, 14, um evento especial intitulado Cinema Night. O encontro será realizado no salão do Sintero, em Vilhena, e promete ser uma noite memorável, voltada para destacar a importância e o papel fundamental dos gestores escolares.

A cerimônia será marcada por uma premiação simbólica, em que cada gestor será agraciado com uma réplica da estatueta do Oscar. Essa homenagem representa um gesto de reconhecimento à liderança e ao trabalho árduo realizado por esses profissionais, que desempenham um papel decisivo no desenvolvimento educacional.

A superintendente de Educação de Vilhena, professora Anandreia Trovó, ressaltou a relevância do evento e o significado do trabalho dos gestores. “O papel do gestor escolar vai além de administrar; é inspirar, liderar e promover um ambiente onde a educação floresce. Esta é uma forma de agradecer e enaltecer os gestores de Vilhena e Chupinguaia, que diariamente enfrentam desafios com coragem e comprometimento”, afirmou Anandreia Trovó.

Avô realiza sonho das netas e as presenteia com fardas da PM em RO

Quando somos crianças, temos sonhos que, muitas vezes, não realizamos. Foi pensando em realizar o sonho das netas Nicole e Melissa, de sete anos, do Vale do Anari (RO), admiradoras da Polícia Militar de Rondônia (PM-RO), que o avô Isaias Feliciano, de 59 anos, decidiu fazer as fardas da PM.

Nesta semana, uma surpresa feliz aconteceu com as meninas ‘militares’ do Vale do Anari. As duas realizaram o sonho de conhecer a corporação e brincarem na viatura.

Isaías, o avô das meninas, conta que vem de uma família humilde, teve uma infância difícil e as brincadeiras eram trocadas por longas jornadas de trabalho na lavoura de canas em Araçoiaba(PE).

Pensando nas dificuldades enfrentadas quando criança, o avô conta que sempre tenta ajudar as crianças, dentro do possível, em especial realizar os sonhos de suas netas que ele cuida como se fossem filhas.

O avô disse que uma das netas, a Melissa, tem uma grande admiração pela PM, corporação na qual ele já tentou trabalhar, mas situações adversas não possibilitaram que conseguisse exercer o ofício. A paixão passou do avô para a neta

“Com essa paixão pela polícia militar, ela me falou que queria uma farda, porque queria ser como os policiais. E quando a viatura Guarnição passava em frente de nossa casa, ela corria para a rua e acenava para policiais,” diz o avô.

G1