25.4 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 489

Servidores da Assembleia terão abono de R$ 5 mil em Rondônia

Com o fim de 2024 se aproximando, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), Marcelo Cruz, expressou sua gratidão aos servidores da Casa pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo de um ano marcado por desafios e conquistas. Em reconhecimento ao trabalho dos funcionários, ele anunciou um abono salarial de R$ 5.000, um valor que representa a valorização dos servidores e a importância de suas contribuições para o bom funcionamento do legislativo estadual.

Em sua mensagem, Marcelo Cruz destacou que este abono visa não apenas reconhecer o esforço de cada servidor, mas também estimular a economia local. O presidente enalteceu o comprometimento e a excelência dos funcionários ao longo do ano, reforçando a importância de uma equipe unida e dedicada em prol do desenvolvimento de Rondônia.

“Agradeço sinceramente pela parceria e pelo comprometimento demonstrados ao longo deste ano desafiador e de muitas conquistas”, afirmou Marcelo Cruz. Segundo ele, o esforço dos servidores é essencial para o cumprimento da missão do legislativo estadual.

O abono salarial reflete um compromisso com o bem-estar dos servidores e demonstra uma gestão que prioriza o reconhecimento e o incentivo ao trabalho de sua equipe. Marcelo Cruz concluiu a mensagem desejando que 2025 seja um ano ainda mais produtivo para a Casa de Leis de Rondônia, reforçando o espírito de parceria e a perspectiva de novas realizações no próximo ano.

A iniciativa, além de beneficiar diretamente os servidores, fortalece o papel da Assembleia Legislativa como uma instituição voltada para a valorização dos seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho justo e motivador.

Super de Vilhena homenageia gestores com entrega do prêmio “Gestor Escolar Nota 10”

Na noite desta quinta-feira, 14, a Superintendência Regional de Educação de Vilhena (Super) realiza a premiação do “Gestor Escolar Nota 10”, no salão do Sintero, em Vilhena. O evento é uma celebração especial ao Dia do Gestor Escolar, reconhecendo e homenageando aqueles que desempenham papéis essenciais na liderança e administração das escolas da região.

O prêmio tem como objetivo destacar o trabalho e a dedicação dos gestores das escolas de Vilhena e Chupinguaia, que diariamente enfrentam desafios para garantir um ambiente escolar propício ao aprendizado e ao desenvolvimento de alunos e professores. A cerimônia contará com momentos emocionantes, incluindo a entrega de réplicas da estatueta do Oscar a cada gestor premiado, simbolizando o reconhecimento por sua liderança e impacto positivo na comunidade escolar.

A superintendente de educação de Vilhena, professora Anandreia Trovó, destacou a importância do evento e o papel fundamental dos gestores. “O gestor escolar não apenas administra, mas também inspira, lidera e promove um ambiente onde a educação pode florescer. Esta é uma forma de agradecermos e enaltecermos aqueles que, com coragem e comprometimento, conduzem nossas escolas e enfrentam os desafios diários com excelência”, afirmou.

PRF deflagra Operação Proclamação da República em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta quinta-feira (14) em Porto Velho, a Operação Proclamação da República, com foco no uso do cinto de segurança. A operação, que se estende até o domingo (17), busca reforçar a importância do uso do cinto, em especial após um aumento no número de infrações por desuso do equipamento entre janeiro e setembro deste ano.

Além de essencial para a segurança de todos os ocupantes do veículo, o uso do cinto de segurança é uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A não utilização do cinto, tanto no banco dianteiro quanto no traseiro, é considerada infração grave, resultando em multa de R$ 195,23, a perda de 5 pontos na CNH e retenção do veículo até que todos os passageiros estejam devidamente protegidos.

Durante a operação, a PRF compartilha uma série de orientações para quem for viajar neste feriado, reforçando as melhores práticas para uma viagem segura:

  • Realizar a manutenção preventiva do veículo.
  • Conferir a presença dos itens obrigatórios, como triângulo, estepe e chave de roda.
  • Evitar ultrapassagens em locais proibidos e respeitar os limites de velocidade.
  • Não utilizar o celular enquanto estiver ao volante.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir.
  • Utilizar sempre o cinto de segurança, item fundamental para a proteção em acidentes.

A PRF enfatiza que a segurança no trânsito depende da responsabilidade de todos e alerta para o aumento do fluxo nas rodovias durante o feriado, o que demanda atenção redobrada.

“Amostradinho” é preso em flagrante ao tentar abrir conta bancária com documento falso em RO

A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (14/11), um homem que adquiriu um documento de idade com dados de outra pessoa e o apresentou perante os funcionários da Caixa, em Porto Velho/RO.

Policiais Federais realizaram abordagem do indivíduo, logo após a apresentação do documento, sendo confirmada a suspeita de que o homem não era portador do CPF e RG constantes na identificação apresentada.

A intenção principal era abrir uma conta que, posteriormente, seria controlada por terceiros para obtenção de créditos de forma fraudulenta, causando prejuízos financeiros à Instituição.

Diante dos fatos, o indivíduo poderá responder pelo crime contra a fé pública, na modalidade fazer uso de documento falso.

No ano de 2022, a estimativa foi de que as fraudes causaram um prejuízo superior a dois bilhões de reais às Instituições Financeiras.

Fonte: DPF-RO

Cerejeiras, Pimenteiras e Corumbiara são alvos de investigação de candidaturas “laranjas”

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da 16ª Promotoria Eleitoral, instaurou três procedimentos preparatórios distintos para investigar a possível fraude em cotas de gênero nas eleições de 2024, as conhecidas candidaturas “laranjas”.

Inicialmente, o órgão investigou e denunciou caso semelhante no município de Vilhena, o que resultou na determinação, pela Justiça Eleitoral, da anulação dos votos obtidos do PRD e recontagem de votos (leia mais AQUI).

Agora, o MPE verifica o possível desvirtuamento da política afirmativa de participação feminina em candidaturas eleitorais, envolvendo os municípios de Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste e Corumbiara.

O primeiro procedimento, registrado sob o número 2024.0014.010.00563, apura possíveis irregularidades em Cerejeiras, onde algumas candidatas registradas por partidos obtiveram um total de até 20 votos.

O objetivo é verificar se tais candidaturas foram utilizadas apenas para cumprir a exigência legal da cota de gênero, sem a intenção real de participação no pleito, o que comprometeria a integridade do processo eleitoral.

O segundo procedimento preparatório, sob o número 2024.0014.010.00561, investiga a situação em Pimenteiras do Oeste. Neste caso, a apuração foca em candidaturas femininas que alcançaram até 10 votos, levantando suspeitas sobre o uso indevido das cotas de gênero.

A terceira investigação, registrada como procedimento 2024.0014.010.00562, está concentrada no município de Corumbiara. Assim como nas outras investigações, o MPRO busca verificar se as candidaturas femininas com até 10 votos foram lançadas apenas para cumprir o mínimo legal de participação feminina nas chapas, sem a intenção real de concorrer.

De acordo com os documentos, os procedimentos preparatórios foram instaurados com o intuito de garantir a lisura do pleito eleitoral e assegurar que a política de cotas de gênero seja aplicada de forma correta. As investigações ainda estão em fase inicial, e a autenticidade dos documentos foi garantida por meio de assinaturas eletrônicas, com validação disponível no portal oficial do MPRO.

Até o momento, não há informações sobre eventuais desdobramentos das investigações ou sobre quais partidos estariam envolvidos nas possíveis irregularidades. (Rondoniadinamica)

Justiça cassa vereador eleito em Vilhena e decreta recontagem votos

Mídia Rondônia – A juíza eleitoral de Vilhena, Christian Carla de Almeida Freitas, proferiu  decisão que impacta diretamente a composição da Câmara Municipal para o próximo mandato. Em sentença desta quinta-feira, 14, a magistrada decretou a nulidade dos votos do Partido Republicano Democrático (PRD) e determinou a recontagem do coeficiente eleitoral. A decisão implica na perda do mandato do vereador eleito Gabriel Graebin, alterando o cenário político da cidade para o próximo período legislativo.

A decisão judicial acatou os argumentos do Ministério Público Eleitoral (MPE), que denunciou a existência de fraude no registro de candidaturas “laranjas” — candidaturas fictícias usadas para cumprir a cota de gênero exigida por lei. A legislação eleitoral determina que cada partido ou coligação deve ter, nas eleições proporcionais, um mínimo de 30% e um máximo de 70% de candidaturas de cada sexo. A juíza entendeu que o PRD infringiu essa regra ao utilizar uma candidatura apenas para preencher formalidades, sem intenção genuína de participação no pleito.

Com a anulação dos votos, a recontagem do coeficiente eleitoral irá redefinir a composição da Câmara Municipal de Vilhena, que passará a ter uma nova formação a partir de janeiro de 2025. A vaga anteriormente conquistada por Gabriel Graebin pode agora ser ocupada por um representante do Partido Liberal (PL) ou do União Brasil, dependendo do resultado da nova contagem.

 

Em tom de ameaça, Bolsonaro solta nota sobre ato terrorista em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou, em publicação no X, sobre o atentado realizado por um bolsonarista em frente ao prédio do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília, na noite de quarta-feira (13).

Ele “lamentou e repudiou” o ato, que considera isolado, e o atribuiu a “perturbações na saúde mental” do autor. A declaração, porém, foi interpretada como uma pressão velada sobre as instituições, reforçando a tese de que, se ele não for tornado elegível pelo STF em 2026, novos atentados podem ocorrer.

O ex-chefe de Estado defendeu que o Brasil deve voltar a ser um espaço no qual “a força dos argumentos valha mais que o argumento da força”. A fala é uma tentativa de condicionar a “pacificação” à restauração de sua própria posição política, sugerindo que o ambiente de paz dependeria de seu retorno ao cenário eleitoral.

Bolsonaro “dobra a aposta” ao sugerir que sua inelegibilidade poderá aumentar a instabilidade. A nota carrega um tom de ameaça e traz implícita a ideia de que sua volta à política é uma solução para cessar ataques como o ocorrido. É algo que poderia sair da boca do Coringa, o vilão de Gotham City — personagem que o terrorista encarnava quando perpetrou seu crime.

Homem-bomba queria matar Alexandre de Moraes

Em depoimento à Polícia Federal de Santa Catarina, Daiane, ex-esposa de Francisco Wanderley Luiz, conhecido nas redes como “Tiu França”, revelou que o terrorista bolsonarista, morto após atentados com explosivos em Brasília na noite de quarta-feira (13), tinha planos de assassinar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. As declarações foram divulgadas pela jornalista Daniela Lima, da GloboNews. Segundo Daiane, o ex-marido havia mencionado, em várias ocasiões, sua intenção de “matar Alexandre de Moraes e quem mais estivesse perto na hora do atentado”.

O ataque resultou na morte do próprio Wanderley Luiz após a explosão de dois artefatos próximos ao Anexo IV da Câmara dos Deputados e na Praça dos Três Poderes, no Distrito Federal. O incidente, amplamente registrado em boletim policial, trouxe à tona o extremismo de simpatizantes de Jair Bolsonaro (PL), especialmente após sua derrota para o presidente Lula (PT) nas eleições de 2022.

Prefeito eleito se reúne com ministra da Saúde e fala dos avanços em Vilhena

Uma comitiva de prefeitos do Estado de Rondônia foi recebida, na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, pela ministra da Saúde, Nilza Trindade, em Brasília. Entre as autoridades presentes, estava o prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, além de parlamentares rondonienses.

A reunião ocorreu na Câmara dos Deputados, com o objetivo de fortalecer a saúde local, por meio da obtenção de recursos que possibilitem o investimento mais eficaz no setor.

O prefeito de Vilhena teve a oportunidade de falar sobre a saúde do município. “A senhora veja bem, o modelo de OS (Organização Social) existe no Brasil há 30 anos, mas só agora chegou a Rondônia. Vilhena foi pioneira e está exportando esse modelo para outras cidades do Estado. Nos últimos dois anos a gestão da saúde em nossa cidade melhorou, porém, ainda precisa avançar ainda mais, para oferecermos o que há de melhor para a nossa população”, comentou Flori.

Ele ressaltou que a cidade está distante dos grandes centros e, por isso, enfrenta mais dificuldades para oferecer serviços de saúde de qualidade. No entanto, destacou o apoio fundamental dos parlamentares do Estado, mencionando a deputada federal Silvia Cristina, que tem sido essencial para superar a distância e os desafios que as prefeituras enfrentam para garantir uma saúde de qualidade à população.

Conforme o secretário de Saúde de Vilhena, Wagner Wasczuk, que acompanhou o prefeito Flori, os recursos solicitados serão aplicados na atenção básica, no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e na expansão do atendimento de média e alta complexidade.

Além dos prefeitos presentes, os deputados estaduais Ezequiel Neiva e Ismael Crispin também participaram da audiência.

Hinode retorna a Vilhena com ofertas especiais para o fim de ano

Mídia Rondônia – A Hinode, renomada empresa de marketing multinível, está de volta a Vilhena com uma variedade de ofertas incríveis para as festas de fim de ano. Se você já foi consultor, é consultor ou tem interesse em conhecer os planos da empresa para ter uma renda extra, essa é a oportunidade perfeita para se reconectar com o universo de produtos de qualidade e empreendedorismo.

E para deixar as celebrações ainda mais especiais, a Hinode preparou kits de Natal que são presentes perfeitos para surpreender amigos e familiares.

Segundo o representante da empresa em Vilhena, empresário Leomar Oliveira, a loja está localizada na Rua Nelson Tremea, 213, ao lado do Banco do Brasil. Venha conferir de perto as novidades, conhecer os planos para se tornar consultor e aproveitar as ofertas exclusivas para essa temporada de festas.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (69) 99348-8903.

Não perca tempo! Visite-nos e descubra como fazer parte da maior empresa de marketing multinível do Brasil, garantindo produtos de qualidade e uma chance de incrementar sua renda.

Com um portfólio diversificado, a Hinode oferece:

  • Perfumaria: Fragrâncias que se destacam pela qualidade e sofisticação.
  • Maquiagem: Produtos para realçar a beleza e criar visuais deslumbrantes.
  • Linha de bem-estar: Chás, shakes e itens para controle de peso que promovem um estilo de vida saudável.
  • Produtos masculinos e femininos: Soluções para cuidados diários e especiais para todos.