23 C
Porto Velho
24 junho 2026
Início Site Página 504

Violência com armas legalizadas: crimes de CACs sobem em todo o Brasil

O massacre cometido pelo atirador Edson Fernando Crippa em Novo Hamburgo (RS) chama atenção para uma preocupante tendência: o crescente número de crimes cometidos por pessoas com registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Na quarta-feira (23), Crippa, de 45 anos, matou três pessoas, incluindo dois familiares e um policial, e feriu outras nove, antes de ser abatido pela Brigada Militar. O atirador, que possuía quatro armas registradas, mesmo com histórico de internações psiquiátricas, utilizou seu armamento legalizado para causar terror na cidade gaúcha.

O atirador tinha quatro armas registradas no nome dele, segundo o Sistema de Consultas Integradas.

Os armamentos em posse de Edson eram:

— 1 pistola Taurus PT111G2 calibre 9 mm — 1 rifle calibre 22 — 1 espingarda calibre 12 — 1 pistola .380.

Esse caso, porém, está longe de ser isolado. Apenas nos últimos meses, de acordo com reportagem do Metrópoles, vários crimes graves foram cometidos por pessoas com registro de CAC. Em janeiro de 2024, Wesly Denny da Silva Melo, também registrado como CAC, matou sua ex-esposa, Tainara, com diversos tiros em frente ao salão de beleza onde ela trabalhava, no Distrito Federal. Outro caso chocante ocorreu em abril, quando Regivaldo da Silva Santana confessou ter assassinado quatro jovens em Arapiraca (AL), alegando legítima defesa, uma justificativa desmentida pela polícia.

Outros exemplos reforçam essa preocupante sequência. Em março deste ano, Edney Pereira dos Santos, também CAC, matou a ex-esposa Regiane Pires em Anápolis (GO), e, em fevereiro, Paulo Roberto Moreira Soares assassinou sua esposa Izabel Aparecida em Ceilândia (DF). Essas tragédias revelam um padrão alarmante de violência entre pessoas que têm acesso a armas legalizadas. Os episódios repetidos evidenciam a necessidade urgente de revisar as permissões de posse e a fiscalização de armamentos, principalmente entre aqueles que já demonstraram sinais de instabilidade emocional ou mental.

Presidente do Sintero convoca servidores contra o confisco das aposentadorias

 

Nesta quinta-feira, às 16h, a Praça Marechal Rondon, conhecida como Praça do Baú, na Avenida Sete de Setembro, no centro de Porto Velho, acontece o Dia Nacional de Mobilização e Luta contra a PEC 66 e o confisco dos aposentados e aposentadas. A presidente do Sintero, professora Dioneida Castoldi, em entrevista ao jornal Mídia Rondônia, destacou a importância deste movimento em defesa da classe trabalhadora e fez um chamado para que todos os servidores públicos e suas entidades representativas se unam no protesto.

A PEC 66, que propõe mudanças no regime previdenciário e afeta diretamente os aposentados, tem gerado grande preocupação entre os trabalhadores da educação e outros servidores públicos. “Estamos enfrentando um ataque direto aos direitos dos aposentados. A PEC 66 representa um confisco injusto das aposentadorias, afetando aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço público. Esse movimento é essencial para mostrar nossa indignação e reforçar a luta pela dignidade dos aposentados”, afirmou a professora Dioneida.

Ela ressaltou que o Sintero, como representante dos trabalhadores em educação de Rondônia, está convocando todas as entidades sindicais que representam servidores públicos a participarem deste ato. “É o momento de nos unirmos para defender os direitos daqueles que já contribuíram tanto para o serviço público. Estamos falando de um confisco que compromete a qualidade de vida dos aposentados, e não podemos permitir que isso avance sem resistência”, enfatizou.

O evento, que faz parte de uma mobilização nacional, visa pressionar as autoridades e conscientizar a população sobre os impactos negativos da PEC 66. “Nossa luta não é apenas por uma categoria, mas por todos os servidores públicos que podem ser prejudicados. É um movimento em defesa da dignidade dos aposentados e da justiça social”, concluiu a presidente do Sintero.

Sintero segue campanha de filiação e atualização no Cone Sul

 

Nesta semana,o Sintero deu continuidade à campanha de filiação e atualização de cadastro no Cone Sul, com ações realizadas na Escola Marechal Rondon, em Vilhena. A campanha, que busca fortalecer a representatividade dos profissionais da educação na região, também passou pela Escola Machado de Assis durante a semana, incluindo a filiação de trabalhadores emergenciais, de acordo com a diretora regional, professora Lívia Maria.

O objetivo dessa campanha é ampliar o alcance do Sintero entre os trabalhadores da educação, garantindo que mais profissionais estejam protegidos e respaldados pela entidade sindical. A professora Lívia Maria destacou a importância da filiação como um ato que assegura direitos, benefícios e representatividade para os servidores, especialmente em tempos de desafios na educação pública.

Além dos benefícios sindicais, a campanha traz um incentivo extra: os novos filiados terão a oportunidade de concorrer a um carro zero quilômetro, que será sorteado como parte das ações da campanha “O Sintero é por você. É por todos nós”. Essa iniciativa visa não só aumentar o número de filiados, mas também promover o engajamento e a união da categoria em torno das lutas e conquistas necessárias para a melhoria das condições de trabalho na educação.

 

Sintero orienta servidor em via de se aposentar

Mídia Rondônia – Na última semana, o diretor da Secretaria dos Aposentados e Previdência do Sintero, professor Júnior Freire, destacou os esforços contínuos para atender os servidores da educação que estão próximos da aposentadoria. Durante esse período, Freire recebeu a visita do professor Ewerton Angelim, lotado em Porto Velho, que foi orientado sobre o andamento de seu processo de aposentadoria. O atendimento oferecido pelo sindicato busca facilitar a vida dos filiados, esclarecendo as etapas burocráticas envolvidas.

Freire informou que, nos dias 12 e 13 de novembro, será realizada uma ação no Sintero dedicada aos trabalhadores da educação, proporcionando a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre aposentadoria e abono de permanência. Essa ação contará com a presença de representantes do SINTERO e do IPERON (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia), que irão detalhar o passo a passo necessário para a aposentadoria e orientar os servidores sobre como planejar esse momento tão importante.

Além disso, durante a visita do professor Ewerton, Júnior Freire entregou a primeira edição da revista Vitalidade, segmento com foco nos aposentados, material desenvolvido para manter os filiados informados sobre os direitos e benefícios.

Para a presidente do Sintero, professora Dioneida Castoldi, o sindicado reafirma seu compromisso em acompanhar de perto os servidores que estão em via de se aposentar, garantindo que todo o processo seja conduzido com transparência e eficiência.

Liderança política na Zona Leste de Porto Velho e convidado pela deputada Cláudia de Jesus (PT) a se filiar em seu partido, o experiente professor Ewerton agradeceu Júnior Freire pelo atendimento e ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Sintero no suporte ao servidor em um momento tão delicado e decisivo de sua carreira.

 

Mídia Rondônia

Sesdec emite nota após operação contra fraude na contratação de serviços de locação de veículos

Nota de Esclarecimento

Em se tratando da operação desencadeada na manhã desta terça-feira, 22, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) reitera sua confiança nas investigações conduzidas pelos órgãos competentes e reforça seu compromisso com a transparência e a legalidade em todas as suas ações.

O objetivo é apurar possível fraude na contratação que aconteceu há três anos, de serviços de locação de veículos.

Todos os setores da Sesdec estão à disposição dos órgãos competentes para colaborar com as apurações necessárias, a fim de garantir o total esclarecimento dos fatos.

Fonte: Assessoria

Governo desmente fake news sobre uso de multa do FGTS para custear seguro-desemprego

Informações falsas sobre uma suposta mudança nas regras do seguro-desemprego e na multa por demissão sem justa causa têm circulado nos últimos dias, confundindo a população sobre a legislação trabalhista. Essas informações afirmam, de forma equivocada, que o governo estaria considerando usar a multa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para financiar o pagamento do seguro-desemprego, algo que, segundo fontes oficiais do governo, jamais esteve em pauta. O esclarecimento foi publicado no portal do Ministério do Trabalho e Emprego no último dia 22.

A origem desses boatos está na alegação de que haveria uma “sobreposição de benefícios” quando o trabalhador demitido sem justa causa recebe tanto o seguro-desemprego quanto a multa rescisória do FGTS. No entanto, especialistas e o próprio governo refutam essa ideia, explicando que os dois direitos possuem origens distintas e finalidades complementares.

Esses são instrumentos diferentes de proteção social, esclarece o Ministério do Trabalho. O seguro-desemprego é um benefício custeado pelo Estado e está previsto no Artigo 7º da Constituição, enquanto a multa de 40% do FGTS é uma indenização paga pelo empregador ao trabalhador demitido sem justa causa. Não se trata de acúmulo de direitos, mas de garantias asseguradas por lei.

A falsa tese também menciona a possibilidade de vincular a multa paga pelo empregador ao resultado primário das contas do governo, o que seria inviável, pois os recursos da multa do FGTS são de responsabilidade exclusiva do empregador, não da União. A lei que rege o FGTS é clara: a multa por demissão sem justa causa é uma obrigação do empregador e não deve ser confundida com os gastos públicos, reforça o comunicado oficial.

Outro ponto de desinformação é a afirmação de que o governo poderia transformar a multa de rescisão em um imposto, o que contraria a segurança jurídica estabelecida pela Constituição. O Ministério do Trabalho foi enfático ao afirmar que as contas do FGTS são impenhoráveis, protegendo os trabalhadores de qualquer alteração indevida em seus direitos adquiridos.

O seguro-desemprego, por sua vez, é financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que recebe contribuições de empresas através do PIS/PASEP. A gestão desse fundo é responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, e novas legislações, como a Lei nº 14.973/24, aprovada recentemente pelo Congresso, garantem a sustentabilidade desse modelo de proteção social.

A disseminação de informações infundadas sobre esse tema tem levado a um cenário de incertezas entre os trabalhadores. Contudo, o governo reiterou seu compromisso com a proteção dos direitos sociais e a adoção de medidas para combater fraudes no recebimento do seguro-desemprego, reafirmando que qualquer revisão de gastos focará apenas nos benefícios indevidamente recebidos por aqueles que não têm direito.

Partidos são investigados por fraudes em cotas de gênero em Rondônia

O Ministério Público de Rondônia (MP/RO) instaurou uma série de investigações sobre possíveis fraudes envolvendo a aplicação das cotas de gênero nas eleições municipais de 2024. As portarias publicadas recentemente indicam que vários partidos políticos estão sob investigação por supostamente utilizarem candidaturas fictícias de mulheres apenas para preencher a cota de 30% exigida pela legislação eleitoral, conforme previsto na Lei nº 9.504/1997.

As investigações abrangem os seguintes partidos e municípios:

Espigão D’Oeste: Uma portaria foi aberta pela Promotoria do 12º Ofício Eleitoral para investigar possível fraude às cotas de gênero, mas o partido envolvido não foi especificado no documento.

Novo Horizonte D’Oeste: A Promotoria do 15º Ofício Eleitoral abriu um procedimento contra o Partido Social Democrático (PSD) para apurar irregularidades relacionadas à cota de gênero após o pleito eleitoral.

Rolim de Moura: No município de Rolim de Moura, o Partido Republicanos está sob investigação, conforme portaria da mesma promotoria, por possível fraude às cotas de gênero.

Castanheiras: Quatro partidos estão sendo investigados em Castanheiras: o Progressistas (PP), o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o Avante, e o União Brasil. O MP/RO busca apurar se as candidaturas femininas registradas por essas legendas foram legítimas ou se serviram apenas para cumprir a exigência legal sem que houvesse campanhas reais.

Esses procedimentos estão sendo instaurados com base em indícios de que várias candidaturas femininas foram registradas de forma fictícia, sem qualquer participação ativa nas campanhas. Se confirmada a fraude, as legendas podem enfrentar a anulação de votos e a cassação de mandatos conquistados sob essas condições.

RELEMBRE

O caso de Breno Mendes, eleito vereador em Porto Velho pelo Avante, serve como exemplo recente dessas irregularidades. Em outubro de 2024, o MP/RO protocolou uma ação contra ele e sua correligionária Gleici Tatiana Meires dos Santos, alegando que a candidata teria registrado sua candidatura apenas formalmente, sem realizar campanha de fato. Gleici Tatiana obteve apenas um voto, o que reforçou a suspeita de que a candidatura foi utilizada apenas para cumprir a cota de gênero.

Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consolidou uma vasta jurisprudência sobre fraudes à cota de gênero nas eleições, com decisões recorrentes que têm punido duramente partidos que desrespeitam a legislação. Em 2023, foram julgados 61 casos desse tipo, e em 2024, até o momento, já são 20. A fraude geralmente envolve candidaturas femininas fictícias, onde mulheres são registradas apenas para cumprir o percentual mínimo de 30% exigido por lei, sem que haja uma campanha real em prol de suas candidaturas.

Quando confirmada, essa irregularidade resulta na anulação dos votos obtidos pelo partido, na cassação dos diplomas vinculados ao Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) e, em alguns casos, na inelegibilidade dos envolvidos.

Além disso, o TSE estabeleceu critérios claros para a identificação dessas fraudes, como a obtenção de votações zeradas ou inexpressivas pelas candidatas, a prestação de contas com movimentação financeira idêntica ou inexistente e a ausência de atos efetivos de campanha.

O tribunal, em diversas ocasiões, reafirmou seu compromisso com a participação feminina efetiva nas eleições, como demonstrado pelo ministro Alexandre de Moraes, que defendeu a necessidade de rigor contra candidaturas fictícias. Em 2024, com mais de 153 milhões de eleitores aptos a votar, a Justiça Eleitoral espera que os partidos cumpram a cota de gênero, sob pena de enfrentarem anulações de votos e outras penalidades severas.

CONFIRA:

Fonte: Rondônia Dinâmica

Inscrições para o Provão do CEEJA seguem abertas até 31 deste mês em Colorado do Oeste

As inscrições para o Provão do Ensino Fundamental e Médio do CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) Tancredo de Almeida Neves, de Colorado do Oeste, seguem abertas até o dia 31 deste mês, conforme informou o diretor da instituição, professor Gerson Zimolong. O provão é uma oportunidade para jovens e adultos que desejam concluir seus estudos de forma acelerada.

Para o Ensino Fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos, e para o Ensino Médio, 18 anos. Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e duas fotos 3×4. As inscrições podem ser realizadas presencialmente na sede do CEEJA, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

O diretor Zimolong reforça que o CEEJA oferece suporte e flexibilidade de horários, buscando atender alunos que possuem diferentes rotinas, principalmente aqueles que trabalham durante o dia. O contato também pode ser feito pelos telefones (WhatsApp): (69) 3341-2355 ou (69) 9924-81516.

Jornalista Giuliana Morrone realiza palestra em Rondônia

A jornalista Giuliana Morrone ministrará a palestra “Imprensa e Poder Público, Conexões para a Cidadania”, durante a solenidade de entrega da 13ºPrêmio MPRO de Jornalismo. A cerimônia está prevista para ocorrer em 14 de novembro, às 19h30, no auditório do prédio-sede do Ministério Público de Rondônia em Porto Velho. O evento é aberto à sociedade e ofertará certificado mediante inscrição.

Profissional experiente na cobertura política nacional e internacional, Giuliana Morrone falará sobre a relação entre MP e imprensa, a partir do interesse público, mencionando a importância de uma atuação sinérgica para fortalecer a consciência sobre diretos.

A abordagem remete ao tema do concurso este ano: “Ministério Público de Rondônia na Comunicação Pública: parceria com a imprensa para empoderar o cidadão”, enunciado que trata do compromisso do MPRO em promover o fluxo dialogal com as pessoas, dotando-as de autonomia e afirmação, condições intrínsecas à missão constitucional de defender a sociedade.

Giuliana Morrone tem 36 anos de carreira. Em sua reconhecida atuação na Rede Globo, foi repórter, apresentadora e correspondente internacional. Em mais de três décadas de trabalho, exerceu a habilidade de captar fontes, obter informações e contar, de forma clara, os mais relevantes fatos da cena política brasileira.

Inscrição – As inscrições para a palestra deverão ser realizadas, até 14 de novembro, pela página da Escola Superior do Ministério Público de Rondônia (EMPRO) ou pelo link (https://empro.mpro.mp.br/acao/518 ). É necessário fazer cadastro.

Prêmio – O 13º Prêmio MPRO de Jornalismo teve as inscrições encerradas em 13 de outubro. Este ano, a premiação concederá, ao todo, o montante de R$ 75 mil, dividido nas categorias de Webjornalismo, Telejornalismo, Cinegrafia e Destaque Acadêmico.

Fonte: MP/RO

Família de Cerejeiras pede doação urgente de sangue para jovem internado no Hospital do Amor em Porto Velho

Mídia Rondônia – A família do jovem Pedro Henrique Martinowski, natural de Cerejeiras, está fazendo um apelo urgente à comunidade para doação de sangue. Pedro Henrique encontra-se internado no Hospital do Amor, em Porto Velho, e precisa de transfusões regulares para continuar seu tratamento. As doações podem ser de qualquer tipo de sangue, o que será fundamental para ajudar a salvar sua vida.

A situação de Pedro Henrique é delicada, e a família, em um gesto de esperança, agradece imensamente a todos que puderem colaborar. As doações podem ser realizadas diretamente no Hemocentro de Porto Velho, em nome de Pedro Henrique Martinowski.

Para quem deseja contribuir, basta procurar o hemocentro mais próximo e informar que a doação é destinada ao paciente internado no Hospital do Amor. A solidariedade de todos é fundamental neste momento, e qualquer contribuição será muito bem-vinda.

A família de Pedro Henrique agradece de coração a todos que puderem ajudar e compartilham a esperança de que, juntos, conseguirão atravessar essa fase difícil.

Como doar:

  • Dirija-se ao Hemocentro mais próximo.
  • Informe que a doação é para Pedro Henrique Martinowski, internado no Hospital do Amor em Porto Velho.

Ajude a salvar uma vida com esse simples gesto!