21.5 C
Porto Velho
24 junho 2026
Início Site Página 505

Cacoal: Sintero participa do III Seminário Regional de Tecnologia Educacional

Na última quarta-feira, 16, a direção da Regional do SINTERO esteve presente na abertura do III Seminário Regional de Tecnologia Educacional (SERTIC), realizado no auditório da Escola de Ensino Médio Integral Josino Brito, em Cacoal. O evento, promovido pela Superintendência Regional de Ensino de Cacoal, tem como objetivo incentivar o uso de tecnologias digitais no ambiente escolar, impulsionando a inovação e a criatividade nas práticas pedagógicas.

Sob o tema “Reimaginando o Aprendizado e Conectando o Futuro”, o seminário contou com a participação de alunos e professores de diversas escolas da região, que apresentaram projetos desenvolvidos com o apoio de ferramentas tecnológicas e robótica Maker. As atividades envolveram escolas de Cacoal, Espigão D’Oeste e Ministro Andreazza, como EEEFM Nilo Coelho, EEEFM Honorina Lucas de Brito, EEEFM 7 de setembro, EEEFM Celso Ferreira da Cunha, EEEFM Clodoaldo Nunes de Almeida, EEEFM Maria Aurora do Nascimento e EEEFM Cora Coralina.

Coordenado pelo gerente de Mídia e Tecnologia, Sob a responsabilidade do professor Marcos Leôncio juntamente com a equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Cacoal: professor Mirivan, professor Ademir, professora Simone e o técnico Thiago. Juntos, eles têm oferecido suporte na formação de professores e no desenvolvimento de projetos educacionais inovadores.

Ao longo do seminário, foram apresentados projetos que demonstram o impacto da tecnologia na educação, abordando desde práticas inovadoras até soluções tecnológicas criativas. Entre os projetos destacados está a “Viagem pela Literatura Brasileira”, da EEEFM Honorina Lucas de Brito, que integrou a literatura com recursos digitais para proporcionar uma visualização nas obras literárias. Outro exemplo foi o “Varal Automático com Sensor de Chuva”, da EEEFM 7 de setembro, que explorou a robótica para criar soluções práticas para o cotidiano. A EEEFM Clodoaldo Nunes de Almeida apresentou o projeto “Criando o Futuro: Robótica e Cultura Maker no Ensino Médio”, incentivando o desenvolvimento de habilidades de programação e construção no ambiente escolar. Já na EEEFM Cora Coralina trouxe o projeto “Foguete de Garrafa Pet”, que uniu ciência e tecnologia em uma proposta criativa, além de iniciativas como “Rondônia em Seca: Criatividade e Educação no Combate à Escassez Hídrica” e “Geração de Energia Elétrica Renovável” e Eletrônica Reutilizando Água Dispensada pelo Ar Condicionado”, ambos destacando soluções tecnológicas sustentáveis e a conscientização ambiental.

Esses projetos refletem o esforço dos professores e alunos em promoção de práticas inovadoras utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Recursos Educacionais Digitais (REDs) e Robótica Educacional no ensino básico.
A direção do SINTERO parabenizou a Superintendência Regional de Ensino, na pessoa do professor Severino Bertino Neto, pelo brilhante trabalho à frente da instituição. O III SERTIC não apenas fortalece a educação pública da região, mas também prepara os estudantes para o futuro, conectando o aprendizado às demandas tecnológicas da sociedade moderna.

Copa do Brasil: Flamengo empata com Corinthians e chega à final

Mesmo jogando com um homem a menos desde os 27 minutos do primeiro tempo, o Flamengo mostrou força para segurar um empate sem gols com o Corinthians, neste domingo (20) em pleno estádio de Itaquera, e garantiu a presença na final da Copa do Brasil. A classificação para a decisão foi obtida, no jogo transmitido pela Rádio Nacional, porque o Rubro-Negro triunfou por 1 a 0 no confronto de ida.

Mais de 30 mil bacharéis em direito fazem exame da magistratura

Neste domingo (20), mais de 30 mil pessoas participam da segunda edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam). A prova habilita bacharéis em direito a prestar concursos públicos voltados ao ingresso na magistratura, ou seja, para exercerem cargo de juiz.

Ao todo, de acordo com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que organiza a prova, 33.147 pessoas estão inscritas em todas as capitais brasileiras. Do total de candidatos, 5.516 participam como pessoas negras, 1.254 com deficiência (PcD) e 33 como indígenas.

A primeira edição do Enam, que ocorreu em abril deste ano, contou com 39.855 inscritos. Destes, 7.301 bacharéis de direito se habilitaram para prestar concursos da magistratura promovidos pelos tribunais regionais federais, estaduais, do trabalho e militares.

O Enam foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para assegurar que os processos seletivos para magistratura valorizem a vocação para a carreira, o raciocínio e a resolução de problemas. A habilitação, obtida por meio do exame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada uma única vez, por mais dois anos.

A prova conta com 80 questões sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, noções gerais do Direito e de formação humanística, direitos humanos, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Penal.

Ministros e autoridades acompanham a aplicação do exame. No Rio de Janeiro, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, acompanhou a abertura dos portões da Universidade Estácio de Sá.

Em Brasília, o diretor-geral da Enfam, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (TJ), Benedito Gonçalves, acompanha a realização do Enam diretamente da escola, onde está montada uma estrutura com informações em tempo real de todos os locais de prova do Brasil.

As provas são aplicadas das 13h às 18h, no horário de Brasília.

Anvisa suspende venda e propaganda de “chips da beleza”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados, também conhecidos como chips da beleza, e vendidos por farmácias de manipulação em todo o país. A decisão consta em uma nova resolução da agência, que será publicada no Diário Oficial da União (DOU), e tem força de lei.

Segundo a Anvisa, a medida é preventiva e foi adotada após denúncias apresentadas por entidades médicas, entre elas a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, que apontam um crescimento do atendimento de pacientes com problemas devido ao uso de implantes que misturam diversos hormônios, em formato implantável, inclusive de substâncias que não possuem avaliação de segurança para a forma implantável.

Desde o ano passado, a prescrição de terapias hormonais para fins estéticos, como ganho de massa muscular e melhora no desempenho esportivo, está proibida por outra resolução, aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Os “chips da beleza” são implantes largamente usados como estratégia para emagrecimento, tratamento da menopausa, antienvelhecimento, redução da gordura corporal, aumento da libido e da massa muscular. Segundo especialistas, eles podem conter inúmeras substâncias, embora normalmente sejam compostos por testosterona ou por gestrinona, um progestágeno com efeito androgênico. Combinações contendo estradiol, oxandrolona, metformina, ocitocina, outros hormônios e NADH também são produzidas. Entidades médicas vinham alertando as autoridades sanitárias contra o uso abusivo desses implantes.

Com a nova resolução, a Anvisa pede aos pacientes que fazem uso destes produtos a procurarem seus médicos para orientação em relação ao tratamento. Qualquer paciente que venha a ter reações pelo uso deste tipo de produto, deve fazer uma notificação ao órgão. Os chips da beleza nunca foram submetidos à avaliação da Anvisa.

Alerta

A área de monitoramento da agência reguladora também já publicou um alerta em que destaca que implantes hormonais para fins estéticos e de desempenho podem ser prejudiciais à saúde, além de não haver comprovação de segurança e eficácia para essas finalidades.

Dentre as complicações de quem faz uso indevido desses produtos estão: elevação de colesterol e triglicerídeos no sangue (dislipidemia), hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e arritmia cardíaca.

Além disso, pode ocorrer crescimento excessivo de pelos em mulheres (hirsutismo), queda de cabelo (alopecia), acnes, alteração na voz (disfonia) insônia e agitação.

Mega-Sena sorteia R$ 42 milhões neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.787 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 42 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

 

Obmep 2024: mais de 900 mil alunos fazem prova da 2ª fase neste sábado

As provas da 2ª fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) serão aplicadas neste sábado (19) a mais de 900 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio inscritos em todo o país.

Os classificados na primeira etapa da competição científica farão a prova às 14h30 (no horário de Brasília). A avaliação terá três horas de duração.

Os locais das provas estão disponíveis no site oficial da Olimpíada, separados por unidade da federação e escolas participantes.

A edição do evento deste ano registrou recorde de instituições de ensino participantes (56.516), localizadas em 5.564 municípios, o que corresponde a 99,9% das cidades brasileiras. Neste ano, a primeira etapa, realizada em 4 de junho, reuniu 18,5 milhões de alunos de todas as regiões do país.

Segunda fase

A prova da segunda fase da OBMEP é composta de seis questões discursivas, adequadas a cada nível de ensino (fundamental e médio).

A prova pode ser feita a lápis ou à caneta esferográfica azul ou preta.

Os participantes devem apresentar um documento de identificação legível, como a carteira de identidade, a certidão de nascimento ou a carteira escolar.

A organização da Obmep recomenda que os estudantes cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao local de aplicação da prova deste sábado.

Em caso de dúvidas, o contato telefônico da Obmep é (21) 2529-5084.

Premiação

Nesta 19ª edição, a Obmep premiará os estudantes com 8.450 medalhas nacionais, sendo, 650 de ouro; 1.950, de prata; e 5.850, bronze, além de 50 mil menções honrosas pela participação na disputa. A iniciativa ainda terá 20,5 mil medalhistas estaduais.

A divulgação de todos os premiados ocorrerá em 20 de dezembro deste ano.

Adicionalmente, os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que tem o objetivo de despertar a vocação científica dos estudantes, ampliar o conhecimento e prepará-los para um possível desempenho profissional e acadêmico relacionado com a matemática.

O programa PIC promove encontros presenciais e virtuais para estimular o raciocínio lógico e a criatividade dos estudantes por meio do contato deles com questões das áreas desta disciplina.

Os estudantes de escolas públicas também recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa.

Obmep

A Obmep é considerada a maior olimpíada do conhecimento do país e tem o objetivo de contribuir para incentivar o estudo da matemática e identificar jovens talentos.

A competição científica é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Anualmente, a iniciativa é realizada em duas fases custeadas com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

O Impa explica que o desempenho na olimpíada de matemática também é considerado no processo seletivo de ingresso de alunos no primeiro curso de graduação do instituto: o bacharelado gratuito em matemática da tecnologia e inovação, o Impa Tech. .

O curso de nível superior pretende capacitar os estudantes a entrarem no mercado de tecnologia e inovação.

A entidade é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e ao Ministério da Educação. A edição anual do curso oferece até cem vagas, no modelo presencial, na cidade do Rio de Janeiro.

As inscrições para o processo seletivo da turma de 2025 Impa Tech começam em novembro.

Portal

Para se prepararem, os estudantes que participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas podem ter acesso ao portal da Obmep, que disponibiliza conteúdos gratuitos, incluindo videoaulas, apostilas, exercícios, problemas resolvidos, testes, aplicativos e outros.

No mesmo site, o aluno pode ter acesso ao seu histórico e aos testes de avaliação e o certificado de participação no módulo, caso o aluno acerte pelo menos 70% das perguntas. Os responsáveis pelos estudantes conseguem acompanhar o desempenho de seus filhos. Já os professores podem usar o portal para montar uma turma e orientar seus alunos.

Nota de Esclarecimento da Superintendência Regional de Educação de Vilhena

A Superintendência Regional de Educação de Vilhena (SUPER), por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), informa à comunidade que estão em curso ajustes administrativos na gestão da Escola Estadual Alvares de Azevedo, com a substituição do gestor da unidade. Essas mudanças têm como objetivo garantir o bom andamento do ano letivo e a manutenção da qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

As alterações foram necessárias para assegurar que os alunos não sejam prejudicados, e a Superintendência solicita a compreensão de todos os servidores, pais e estudantes neste processo. Informamos ainda que, na próxima semana, será realizada uma reunião com pais e alunos, onde todas as informações sobre a conclusão do ano letivo de 2024 serão apresentadas.

Agradecemos a colaboração de todos e contamos com o apoio da comunidade escolar.

Superintendência Regional de Educação de Vilhena

Polícia deflagra operação contra crimes ambientais Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco2), deflagrou a segunda fase da Operação Escudo de Cinzas, intitulada “Alectra”, em combate aos crimes ambientais relacionados a queimadas e extrações ilegais de madeira no estado. A operação foi realizada em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), e envolveu o cumprimento de nove mandados de busca.

A investigação teve início após agentes da Sedam identificarem irregularidades em um depósito de madeira em Machadinho d’Oeste. Foi descoberto um esquema envolvendo empresas de fachada, criadas com o uso de “laranjas” para disfarçar a comercialização de madeira ilegal, contribuindo para o desmatamento e impactos ambientais severos. Entre os alvos da operação estão madeireiras e seus respectivos sócios e responsáveis técnicos.

O nome “Alectra” foi escolhido como uma metáfora, fazendo alusão ao gênero botânico cujas plantas têm comportamento parasitário, simbolizando as empresas envolvidas no esquema criminoso, que exploram recursos florestais de forma ilegal. A operação contou ainda com a participação da Delegacia de Machadinho e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Dr. Samir Fouad Abboud, essa ação representa um avanço no combate aos crimes ambientais, que causam danos irreparáveis ao meio ambiente e à saúde pública.

Enteado mata padrasto com facada em Rondônia

Uma briga de família no final da noite desta quinta-feira (17), terminou no assassinato de um homem identificado como Anilson Ferreira de Souza, 42 anos.

O crime ocorreu em uma vila de apartamentos na rua Imbituba, bairro Caladinho, zona sul de Porto Velho. O acusado foi identificado apenas como Royter, é enteado da vítima e fugiu.

Segundo a mãe do acusado, o filho estava em casa, quando Anilson chegou. Royter então disse “já chegou fazendo show Xuxa?”, depois tiveram uma discussão, e o assassino pegou uma faca que estava embaixo do travesseiro do sofá e desferiu um golpe no padrasto e logo em seguida fugiu.

Uma equipe do Samu chegou a ir no local, mas a vítima já estava sem vida. A Polícia Civil investiga o crime.

Rondoniagora

Governo dará mais 6 meses para saque de dinheiro esquecido nos bancos

Pessoas físicas e empresas que perderam o prazo para sacar os R$ 8,6 bilhões de recursos esquecidos nas instituições financeiras – encerrado nesta quarta-feira (16) –  ainda terão seis meses para reclamar os valores. As informações para requerer o dinheiro estarão em edital que será publicado pelo Ministério da Fazenda.

O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central (BC), no qual é possível consultar se empresas, mesmo aquelas que foram encerradas, e pessoas físicas, inclusive falecidas, têm dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição e, caso tenha, saber como solicitar o valor. De acordo com a Lei 2.313 de 1954, caso os recursos não sejam requeridos no prazo de 25 anos, poderão ser incorporados à União.

O governo destaca que isso não representa um confisco. No caso dos valores informados atualmente no SVR do Banco Central, os recursos não sacados serão transferidos para a conta única do Tesouro Nacional para atender à lei que compensa a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de 156 municípios, aprovada em setembro pelo Congresso Nacional.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o novo edital trará a relação dos valores recolhidos, a instituição onde estão esquecidos, a natureza do depósito, a agência e o número da conta.

Prazo de 30 dias

Será estabelecido, então, prazo de 30 dias, contado da data da publicação do edital, para que os respectivos titulares contestem o recolhimento dos recursos. Nesse caso, o interessado precisa acionar as instituições financeiras para reaver o dinheiro esquecido.

Após esse período, pessoas e empresas ainda terão seis meses para requerer judicialmente o reconhecimento do direito aos valores, prazo que também se inicia após a publicação do edital pelo Ministério da Fazenda. Depois disso, os valores serão recolhidos pela União.

O Banco Central e o Ministério da Fazenda ainda não divulgaram balanço de quanto faltou ser resgatado dos R$ 8,6 bilhões que estavam disponíveis até a última quarta-feira (16). Desse total, R$ 6,62 bilhões referem-se a valores não retirados por pessoas físicas e R$ 1,97 bilhão por empresas.

Depois de ficar fora do ar por quase um ano, o SVR foi reaberto em março de 2023, com novas fontes de recursos, um novo sistema de agendamento e a possibilidade de resgate de valores de pessoas falecidas. Até agosto deste ano, o BC promoveu a devolução de R$ 8 bilhões, de um total de R$ 16,6 bilhões postos à disposição pelas instituições financeiras.