21.5 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 506

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

Nesta sexta-feira (18), quando é celebrado o Dia dos Médicos, o Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais Médicos, reestabelecido em 2023. Os dados da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) indicam que o programa alcança atualmente 80% dos 3,9 mil municípios com população entre 700 e 52 mil habitantes, com estimativa de cobertura populacional de 26,9 milhões de pessoas. O número representa 40,9% da população desses municípios.“É uma grande conquista ver o crescimento desse programa essencial para o SUS chegar a todo o país. O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia 13 mil profissionais. Até o final da gestão, alcançaremos a meta dos 28 mil”, diz a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Os municípios de maior vulnerabilidade social também tiveram avanços na cobertura do programa: 60% dos médicos estão nessas regiões. Na Amazônia Legal, nove municípios de alta vulnerabilidade passaram a ter médicos: Amapá do Maranhão, no Maranhão; Anori, Nhamunda, Quaticuru e Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas; Calcoene, no Amapá; Lizarda,    e Paranã, no Tocantins; e Santa Luiza do Pará, no Pará.

Também foi registrado crescimento do Mais Médicos na assistência à saúde indígena. Em dezembro de 2022, eram 224. Em setembro deste ano, esse número saltou para 570 profissionais ativos.

Desde o ano passado, os profissionais da área podem fazer especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma novidade presente no 38º edital do programa foi a oferta de vagas afirmativas, no regime de cotas, para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.

Na última semana, o Ministério da Saúde promoveu, em parceria com o Ministério da Educação, o 3° Módulo de Acolhimento e Avaliação de 2024 do Programa Mais Médicos. Participaram 364 médicos intercambistas, todos brasileiros formados no exterior. Trinta desses profissionais atuarão na Saúde Indígena, dez no Consultório na Rua e 15 na Saúde Prisional.

Regras do Pix mudam a partir de novembro

golpe no facebook

A partir de 1º de novembro, o Pix terá regras mais rígidas para garantir a segurança das transações e impedir fraudes. Transferências de mais de R$ 200 só poderão ser feitas de um telefone ou de um computador previamente cadastrados pelo cliente da instituição financeira, com limite diário de R$ 1 mil para dispositivos não cadastrados.

O Banco Central (BC) esclarece que a exigência de cadastro valerá apenas para os celulares e computadores que nunca tenham sido usados para fazer Pix. Para os dispositivos atuais, nada mudará.

Além dessa novidade, as instituições financeiras terão de melhorar as tecnologias de segurança. Elas deverão adotar soluções de gerenciamento de fraude capazes de identificar transações Pix atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente, com base nas informações de segurança armazenadas no Banco Central.

As instituições também terão de informar aos clientes, em canal eletrônico de amplo acesso, os cuidados necessários para evitar fraudes. Elas também deverão verificar, pelo menos a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude nos sistemas do Banco Central.

As medidas, informou o BC, permitirão que as instituições financeiras tomem ações específicas em caso de transações suspeitas ou fora do perfil do cliente. Elas poderão aumentar o tempo para que os clientes suspeitos iniciem transações e bloquear cautelarmente Pix recebidos. Em caso de suspeita forte ou comprovação de fraude, as instituições poderão encerrar o relacionamento com o cliente.

Pix Automático

Recentemente, o BC anunciou que o Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025. Em desenvolvimento desde o fim do ano passado, a modalidade facilitará as cobranças recorrentes de empresas, como concessionárias de serviço público (água, luz, telefone e gás), empresas do setor financeiro, escolas, faculdades, academias, condomínios, planos de saúde, serviços de streaming e clubes por assinatura.

Por meio do Pix Automático, o usuário autorizará, pelo próprio celular ou computador, a cobrança automática. Os recursos serão debitados periodicamente, sem a necessidade de autenticação (como senhas) a cada operação. Segundo o BC, o Pix Automático também ajudará a reduzir os custos das empresas, barateando os procedimentos de cobrança e diminuindo a inadimplência.

STF retoma julgamento sobre legalidade de revista íntima nos presídios

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta sexta-feira (17) o julgamento sobre a legalidade de revistas íntimas realizadas nos presídios para evitar a entrada de drogas, armas e celulares.

O julgamento começou em 2016 e já foi suspenso outras vezes por diversos pedidos de vista. O placar da votação está 5 a 4 pela ilegalidade da revista íntima.

A análise do caso foi interrompida em maio deste ano por pedido de vista feito pelo ministro Cristiano Zanin.

A Corte julga recurso do Ministério Público para reverter a absolvição de uma mulher flagrada tentando entrar em um presídio de Porto Alegre com 96 gramas de maconha, que estavam enrolados em um preservativo e acondicionados na vagina.

Na primeira instância ela foi condenada, mas a Defensoria Pública recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que a absolveu por entender que o procedimento de revista íntima foi ilegal.

Votos

Em 2020, o relator do caso, ministro Edson Fachin, votou pela ilegalidade da busca íntima. Fachin considerou que os funcionários das penitenciárias não podem fazer busca abusiva no corpo de amigos e parentes que vão visitar os presos por tratar-se de violação da intimidade.

O ministro sugeriu a adoção de procedimentos menos invasivos, como o uso de scanners corporais, raquetes de raio-x ou revista corporal superficial, evitando que os visitantes sejam obrigados a retirar a roupa ou terem suas partes íntimas inspecionadas.

O entendimento foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso,  Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Rosa Weber (aposentada).

Em seguida,  Alexandre de Moraes abriu divergência e votou a favor da revista.

Moraes concordou que há um grande número de casos de revistas íntimas vexatórias. No entanto, considerou que a revista íntima não pode ser sempre definida como degradante, de forma automática e sem análise caso a caso, sob pena de colocar em risco a segurança dos presídios.

O voto foi seguido pelos ministros Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça.

MP pede cassação de vereador eleito em Rondônia por fraude à cota de gênero

O Ministério Público Eleitoral de Rondônia (MP/RO) protocolou uma ação de investigação judicial eleitoral em face dos candidatos Breno Mendes da Silva Farias, o Breno Mendes – Fiscal do Povo, vereador eleito, e Gleici Tatiana Meires dos Santos, ambos filiados ao partido Avante, no âmbito das eleições municipais de 2024.

O objetivo da ação, apresentada no dia 15 de outubro de 2024, é investigar uma possível fraude à cota de gênero estabelecida pela legislação eleitoral.

A promotora eleitoral Andréia Teixeira Vicentini Rocha assinou a petição inicial que detalha a alegação de que Gleici Tatiana, candidata a vereadora, inscreveu-se de forma fictícia para preencher a cota mínima de 30% de candidatas mulheres exigida pela Lei 9.504/1997. Segundo o MP/RO, a candidata teria participado da campanha apenas formalmente, sem efetuar atos de campanha em prol de sua própria candidatura.

De acordo com a petição, Gleici Tatiana obteve apenas um voto, “valor manifestamente inexpressivo”, o que indicaria, conforme a promotora, “a inexistência de uma campanha real”. Além disso, foi apurado que não houve prestação de contas da candidata e nenhum sinal de movimentação financeira que demonstrasse despesas relacionadas à campanha, seja em redes sociais, seja em materiais publicitários.


MP diz que candidata a vereadora do Avante fazia campanha para Breno Mendes. Ela teve apenas um voto / Reprodução

A ação também destaca que, em vez de promover sua própria candidatura, Gleici Tatiana teria apoiado abertamente a campanha de Breno Mendes, que concorria ao cargo de vereador pelo mesmo partido e era o presidente do Avante na ocasião. “Conforme apurado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia – TRE/RO, a representada Gleici Tatiana realizou ações de apoio explícito à candidatura de Dr. Breno Mendes, não buscando sua própria eleição”, indica o documento. Para o MP, essa conduta viola a cota de gênero, que visa promover a participação efetiva das mulheres nas disputas eleitorais.

A promotoria argumenta que a ação é cabível, de acordo com os artigos 22 e 24 da Lei Complementar nº 64/1990, que preveem a abertura de investigação judicial para apurar uso indevido de poder econômico ou fraude em eleições. O MP/RO solicita que a ação seja apreciada pelo juiz da 21ª Zona Eleitoral de Porto Velho, responsável pelo julgamento do caso.

Entre as sanções propostas estão a inelegibilidade dos representados para as eleições nos próximos oito anos, a cassação do diploma de Breno Mendes e a invalidação de todas as candidaturas relacionadas ao Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do partido Avante.

A promotora destaca que a Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é clara ao definir que fraudes à cota de gênero podem ser configuradas pela votação zerada ou inexpressiva, ausência de movimentação financeira e falta de atos efetivos de campanha. “No presente caso, todos esses elementos estão presentes”, afirma o MP/RO.

A investigação ainda deve seguir os trâmites legais, com os representados tendo o prazo de cinco dias para apresentarem suas defesas.

Pedidos do MP de Rondônia

1 –  Instauração de ação de investigação judicial eleitoral:

Requereu a notificação dos representados para que apresentem defesa no prazo de cinco dias, conforme o rito estabelecido no artigo 22, inciso I, da Lei Complementar nº 64/1990.

2 – Condenação de Breno Mendes da Silva Farias e Gleici Tatiana Meires dos Santos:

Solicitou a aplicação da sanção de inelegibilidade dos dois candidatos, proibindo-os de concorrer nas eleições que ocorrerem nos oito anos subsequentes à eleição de 2024, conforme o artigo 22, inciso XIV, da Lei Complementar nº 64/1990.

3 – Cassação do diploma de Breno Mendes da Silva Farias:

Pediu a cassação do diploma de Breno Mendes, implicando na perda do mandato de vereador para o qual foi eleito.

4 – Invalidação de todas as candidaturas associadas ao Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP):

Requereu a invalidação de todas as candidaturas apresentadas pelo partido Avante no DRAP nº 0600166-19.2024.6.22.0002, com base na Súmula 73 do TSE.

5 – Nulidade dos votos obtidos pelo partido Avante:

Solicitou a nulidade de todos os votos atribuídos ao partido Avante, com a consequente recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, nos termos do artigo 222 do Código Eleitoral e da Súmula 73 do TSE.

Os acusados possuem a presunção de inocência e têm o direito ao contraditório e à ampla defesa até o trânsito em julgado de decisão definitiva, conforme garantido pela legislação brasileira. (Rondoniadinamica)

CONFIRA:

Servidora esfaqueada mais de 30 vezes pelo ex-marido é transferida para a UTI

Após cirurgias na quarta-feira (16), a assistente social que foi esfaqueada várias vezes pelo marido em frente o pronto-socorro João Paulo II, foi transferida para uma UTI e segue em acompanhamento por equipe médica, informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), sem apresentar mais detalhes.

A mulher, que tem 39 anos, foi agredida violentamente pelo ex-marido, João Paulo Ferreira Caetano, 24 anos, por motivos de ciúmes. O agressor segue cedo e passaria por audiência de custódia nesta quinta-feira.

Segundo a Polícia, a mulher estava separada de João Paulo há 2 meses, mas ele não aceitava o fim do relacionamento.

Na quarta-feira ele foi até o local de trabalho da ex-esposa e a chamou para conversar. O criminoso, no entanto, estava armado com uma faca e sem saber a assistente social foi até o portão, pelos fundos do hospital.

Ao se aproximar do portão, ela foi atacada com 31 golpes de faca pelo corpo, ficando em estado gravíssimo. A vítima foi levada às pressas para a sala de atendimento do hospital.

Populares que presenciaram o crime, ajudaram a vítima e espancaram o criminoso, que foi detido até a chegada da Polícia Militar. Veja a posição da Sesau nesta quinta-feira:

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), esclarece que a servidora G. S. S. M., de 39 anos, que sofreu uma tentativa de feminicídio nesta quarta-feira (16), na área externa ao Pronto Socorro João Paulo II, está internada na UTI, sendo acompanhada continuamente por uma equipe multidisciplinar.

A Sesau se coloca à disposição para demais esclarecimentos.

Rondoniagora

PF prende servidor da Segurança Publica de Rondônia

A Polícia Federal deflagou na última quarta-feira (16), a Operação Obsession com o objetivo de combater o abuso sexual infantojuvenil. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e um de prisão contra um servidor da Segurança Pública de Rondônia.

As investigações começaram após denúncia da Polícia Civil sobre o uso indevido da imagem de uma vítima em simulações de cenas de nudez e sexo nas redes sociais. Foram identificados seis perfis falsos que compartilhavam imagens da vítima, além de conteúdo relacionado ao abuso sexual.

A operação buscou coletar informações, e a investigações continuam para identificar outros envolvidos e apreender material ilícito relacionado aos crimes.

Achado histórico: seca revela navio do Século XIX que naufragou no rio Madeira

A seca severa que atinge o Rio Madeira este ano revelou destroços de um navio que historiadores afirmam ser do Século XIX. Os restos da embarcação estão encalhados na passagem do Pedral do Marmelo, localizado no município de Manicoré, interior do Amazonas.

Nesta quarta-feira (16), o nível do Rio Madeira atingiu a cota de 10,53 metros, segundo dados da Defesa Civil do Estado. O Amazonas enfrenta uma crise ambiental sem precedentes em 2024, com uma seca que chegou antecipada e já impacta mais de 800 mil pessoas no estado, segundo a Defesa Civil do Amazonas.

Os destroços históricos foram vistos pela primeira vez este ano por marinheiros e pescadores que transitavam pela região na última semana de setembro.

De acordo com o doutor em história social, Caio Giulliano Paião, ainda não foi possível determinar com precisão qual é a embarcação encontrada. Para isso, será necessária uma pesquisa no local para o cruzamento de dados com obras de autores que escreveram a respeito da navegação na Amazônia.

O professor diz, no entanto, que pelas características dos destroços que emergiram das águas, é possível afirmar que a embarcação é uma construção norte-americana conhecida como “chata”, feita para navegação em leitos rasos ou para evitar pedras e troncos submersos.

“Certamente é um navio construído entre a segunda metade do século XIX e início dos anos 1900. Agnello Bittencourt elencou alguns naufrágios que se encaixam nessas características no rio Madeira. Precisaríamos de uma pesquisa mais acurada, mas alguns nomes nos veem à cabeça pelas características dos navios e localização aproximada de seus naufrágios. Os vapores: Içá (1881-1893), Canutama (construído em 1900) e a lancha Hilda”, explicou o historiador.

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas, Beatriz Calheiros, informou que teve conhecimento do aparecimento da embarcação, mas até o momento não existem mais informações técnicas do contexto histórico do navio.

“Embora possam ter relevância histórica, essas embarcações ainda não são oficialmente reconhecidas como patrimônio cultural, o que requer procedimentos formais”, explicou Beatriz.

Pessoas da região viram o navio pela primeira vez

 

Segundo os marinheiros que navegam pela região, as poucas partes dos destroços que ficavam visíveis em outras secas eram, muitas vezes, confundidas com pedras, mas foi apenas em 2024 que a embarcação apareceu por completo.

Chefe de máquinas de uma empresa de balsas que atua nesse trecho do Rio Madeira, Claudiomar Araújo, de 56 anos, explicou que já trabalha há muito tempo na região e, durante outras secas, o máximo que já tinha visto era a ponta do mastro do navio.

“Sempre nas secas do Madeira já chegou a aparecer a ponta dele, era até usado como referencial, mas era muito raro acontecer. Esse ano foi a primeira vez que ele apareceu mesmo. Eu trabalho há quase 15 anos viajando pelo Madeira e sempre seca muito, mas raramente a gente via algo do navio”, disse Claudiomar.

“Meu avô contava essa história para gente, nem meu pai tinha visto. Nos só ouvíamos histórias, a gente nunca tinha visto, agora a gente pode observar com a descida dos rios. Para gente é uma surpresa muito emocionante porque a gente só ouvia histórias que esse navio transportava borracha e minério”, relata.

Seca já revelou outros itens históricos neste ano

 

Em setembro, as ruínas do Forte São Francisco Xavier de Tabatinga foram reveladas com a descida do Rio Solimões. Localizado na margem esquerda do rio, abaixo do terminal hidroviário da cidade, o forte construído no século XVIII foi uma peça-chave para o domínio de Portugal sobre a região, em um período marcado pela disputa territorial com a Espanha.

No mês de agosto, dois canhões que eram usados para a proteção do Forte, foram avistados quando o Rio Solimões atingiu a cota de 49 centímetros, no trecho próximo a Manicoré, interior do Amazonas. Essa é maior seca dos últimos 42 anos na localidade.

G1

PF mira quadrilha especializada em fraudes de crédito rural

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16) a Operação Trapaça, com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável por fraudes em processos de crédito rural, corrupção de servidores públicos, além de crimes ambientais, especialmente na região amazônica. A ação está sendo realizada nos estados do Pará, Mato Grosso e Goiás.

Foram cumpridos três mandados de prisão temporária, 17 mandados de busca e apreensão, além do afastamento de seis servidores públicos. Também foi determinado o sequestro de aproximadamente R$ 100 milhões em bens dos investigados, incluindo propriedades rurais.

Conforme apurado nas investigações, uma empresa de regularização fundiária estaria envolvida na falsificação de documentos para instruir processos de solicitação de crédito rural. Essa prática permitia que infratores ambientais obtivessem financiamento destinado à exploração de áreas ilegalmente desmatadas. As investigações indicam que, aproximadamente, 5 mil hectares de floresta foram desmatados e queimados após a liberação do crédito rural.

No decorrer das apurações, foi constatado que funcionários de uma empresa corrompiam servidores de secretarias de meio ambiente e órgãos fundiários, assegurando decisões favoráveis mediante o pagamento de propina.

A empresa de regularização fundiária envolvida no esquema teve suas atividades interrompidas e está proibida de operar no mercado. Além disso, uma agência bancária que teria concedido crédito a áreas embargadas por órgãos ambientais também teve suas operações de financiamento rural suspensas.

Diante dos fatos, as investigações prosseguirão para apurar se os valores recebidos foram utilizados para financiar crimes ambientais na Amazônia, identificar outros envolvidos no caso e garantir que os responsáveis sejam devidamente punidos.

Casal vilhenense é preso com arsenal de guerra

Um homem de 29 anos e uma mulher de 19 anos, moradores de Vilhena, que transportavam cerca de 18 fuzis e pistolas em um caminhão foram presas por tráfico de armas na BR-070, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, nesta quarta-feira (16).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além das armas, os suspeitos levavam portas e janelas de madeira no veículo.

Algumas armas foram encontradas embaixo da cama do caminhão, onde haviam cerca de 10 fuzis de diversos calibres. Já na caixa de ferramentas do caminhão haviam oito pistolas, do tipo “Kit Rajada”, muitos carregadores e grande quantidade de munição de vários calibres.

Segundo a polícia, os suspeitos saíram de Nobres com destino à Bahia, onde receberiam informações para saber qual seria o próximo destino. O caso segue em investigação.

Materiais Apreendidos:

Drogas:

1 porção de maconha (aproximadamente 9,8 gramas)

Armas de fogo:

2 Rifles 5.56

1 HK 5.56

1 AK-47 7.62

1 Fuzil (numeração raspada)

1 Calibre 12 (numeração raspada)

Diversas pistolas Glock de diferentes calibres

Total de munições:

6.040 munições calibre 7.62/5.56

1.395 munições calibre 7.62/39

918 munições calibre 5.56

148 munições calibre .40

533 munições calibre 9mm

68 munições calibre .380

550 munições calibre . 357

325 munições calibre12

O infrator admitiu que teria pego em Nobres-MT e que levaria até a Bahia, mas não sabia a cidade de destino final.

O motorista e uma passageira foram conduzidos à delegacia da Polícia Judiciária Federal em Barra do Garças.

Esta Ação destaca a importância da fiscalização nas rodovias brasileiras e reafirma o compromisso da Polícia Rodoviária Federal no combate ao tráfico de armas e drogas no país. A sociedade pode colaborar permanecendo atenta e denunciando atividades suspeitas.

A quantidade impressionante de material apreendido ressalta a gravidade da situação e a eficácia das ações de combate ao crime organizado.

Fonte: PRF-MT

Vereadora é multada por “fake news” contra prefeito de Vilhena

A vereadora Vivian Repessold (MDB) foi condenada, pela Justiça Eleitoral, a pagar multa por conta de ataques contra o prefeito Delegado Flori durante a campanha eleitoral deste ano. A parlamentar gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais afirmando que Flori teria causado um rombo milionário aos cofres públicos.

No vídeo com informação falsa, a vereadora afirma que houve rombo de R$ 33 milhões na saúde, e cita uma decisão judicial que inexiste na esfera federal acerca desta situação. Porém, não há por parte da Justiça nenhuma sentença a respeito da situação.

Na decisão da Justiça Eleitoral, desfavorável para a vereadora, a citação é de que há apenas um pedido de explicações do Ministério Público Federal quanto à contratação de empresas que prestam serviço ao Hospital Regional, feitas pela Santa Casa de Chavantes.

A vereadora, que não foi reeleita, terá que pagar multa no valor de R$ de 5 mil, conforme determinado pela Justiça Eleitoral.

O jornal Mídia Rondônia segue aberto aos esclarecimentos da vereadora Vivian Repessold.