21 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 507

Matador de 7 pessoas em bar de Sinop é condenado a 136 anos

 

Edgar Ricardo de Oliveira, foi condenado a 136 anos, 3 meses e 20 dias de prisão em regime fechado, além de 32 dias-multa pela autoria da chacina que deixou sete mortos em um bar de Sinop, a 503 km de Cuiabá, em fevereiro de 2023. Ele foi a júri nesta terça-feira (15). Ele também foi condenado a indenizar as famílias das vítimas no valor de R$ 200 mil, divido igualmente.

Durante a leitura da sentença, a juíza Rosângela Zacarkim dos Santos, da 1ª Vara Criminal da Comarca, mencionou as qualificadoras homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel que resultou perigo comum e recurso que dificultou defesa das vítimas por seis vezes, furto e roubo majorado com uso de arma de fogo como agravante.

A primeira pessoa a prestar depoimento foi a mãe e esposa das vítimas Larissa Frasão de Almeida, de 12 anos, e Getúlio Rodrigues Frasão Júnior, de 36 anos, que narrou a sequência dos fatos, no dia do crime.

Ao relembrar o caso, a testemunha Raquel afirmou que pensava que também iria morrer e que imaginou, no calor do momento, que Larissa tinha se salvado, já que, durante o tiroteio, ela conseguiu correr do bar, mas morreu após ser atingida por um tiro nas costas.

“Ele [Edgar] disparou, mas a arma estava descarregada…eu só não morri porque a bala acabou”, relembra.

 

Por outro lado, Edgar alegou que, no dia da chacina, decidiu que iria à chácara levar ração para os peixes, mas ao parar em uma casa agropecuária, não encontrou o produto. No entanto, ele decidiu ir ao jogo com Ezequias Souza Ribeiro, que também participou da chacina. Ezequias morreu um dia depois do crime, durante confronto com a Polícia Militar.

Mas, ao ser questionado se foi ao jogo por causa de dinheiro, ele alegou que era empresário e tocava várias obras ao mesmo tempo, não precisando do dinheiro oriundo de disputas.

Durante o depoimento, ele argumentou que não é verdade a informação de que ele e Ezequias saíram matando as vítimas sem precedentes, declarando que “não é assim, ninguém morre de graça”.

Vindo de Cacoal, traficante é preso em hotel de Porto Velho

Na madrugada desta terça-feira (15) o traficante Carlos de 23 anos, foi preso com aproximadamente 20 quilos de skunk Colômbia Gold.

Segundo os policiais do Denarc, o criminoso trouxe a droga de ônibus do município de Cacoal e foi preso em um hotel próximo da rodoviária da capital.

Ele não quis delatar para quem ia entregar todo o entorpecente, que tem origem da Colômbia.

Carlos Henrique foi levado ao Departamento de Narcóticos e flagranteado por tráfico de drogas. O criminoso tem passagem roubo a mão armada.

TSE mantém mandato do governador de Rondônia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na noite de terça-feira (15), a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) que rejeitou Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves da Silva, eleitos governador e vice-governador do estado. Eles foram acusados de cometer supostos abusos de poder político e econômico nas Eleições Gerais de 2022. A decisão foi unânime.

A ação, que pedia a cassação dos mandatos e a inelegibilidade dos políticos, sustentava que eles teriam usado servidores comissionados em mobilização de rua durante a campanha eleitoral, bem como cometido irregularidades na veiculação da propaganda eleitoral. Além disso, afirmava que eles teriam revogado, por meio de decreto, o ato de criação da Estação Ecológica Soldado da Borracha, com objetivos eleitorais.

Na sessão de hoje, ao apresentar voto-vista, o ministro Ramos Tavares acompanhou integralmente o entendimento do relator original do caso, ministro Raul Araújo, e negou provimento ao recurso por ausência de provas robustas e suficientes. O ministro Raul Araújo não integra mais o TSE, e o atual relator é o ministro Antonio Carlos Ferreira.

Em seu voto, Ramos Tavares também considerou que não houve caráter eleitoreiro nas medidas apontadas como ilícitas. Além disso, especificamente sobre a Estação Ecológica Soldado da Borracha – questão que originou seu pedido de vista –, o ministro enfatizou que os autos atestam que nunca houve efetivamente a instalação desse local, em virtude de ausência de orçamento.

Por fim, Ramos Tavares ressaltou que não há qualquer apontamento que possibilite concluir que as condutas seriam vedadas, abusivas ou mesmo caracterizadoras de compra de votos.

Raio mata 98 cabeças gados em Rondônia

 

Um trágico incidente resultou na morte de 98 cabeças de gado em uma fazenda na linha 105, setor Vila Bosco, no município de Parecis, Rondônia. Os animais foram atingidos por uma descarga elétrica durante um temporal ocorrido na noite de domingo. O proprietário, Tobias Vial, informou que o caso só foi descoberto na manhã desta terça-feira, 15, quando o caseiro encontrou o rebanho morto no pasto.

De acordo com Vial, ele estava em outra propriedade, em Nova Estrela, e só soube do ocorrido após o relato do funcionário. “Na segunda-feira, a fazenda estava sem energia, e o caseiro verificou outras áreas sem notar nada de anormal. Somente nesta manhã, ele encontrou o gado morto em um dos pastos, possivelmente atingido pelo raio durante a forte chuva”, relatou o pecuarista.

O incidente comoveu a comunidade local e chamou a atenção para os riscos envolvendo descargas elétricas durante tempestades, especialmente em áreas rurais. As autoridades recomendaram que, durante condições climáticas severas, sejam tomados cuidados adicionais para minimizar danos e preservar a segurança dos animais e das pessoas.

SGC

Quarta-feira nublada e com previsão de chuva em Rondônia

Rondônia começa o dia com condições climáticas mais estáveis nas regiões norte e leste, enquanto áreas de instabilidade se formarão no Cone Sul devido à confluência de umidade. A previsão indica nebulosidade variável em todo o estado, nesta quarta-feira (16). No norte, o céu permanecerá parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a tarde e a noite. Na região de Guajará-Mirim, localizada no leste do estado, o céu estará parcialmente nublado, com chuvas e trovoadas isoladas também à tarde.

Entre as regiões Central e o Cone Sul, a cobertura do céu variará de nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas à tarde e à noite. Em Vilhena, a temperatura máxima deve atingir 30 °C, enquanto em Porto Velho, a expectativa é de cerca de 33 °C. Os ventos predominantes virão do norte/noroeste, apresentando intensidade fraca a moderada.

Filme de Vilhena vence prêmio no Festival CineRO com história de lavadeiras

O curta-metragem vilhenense “A Margem da História: Mães, Avós e Nós”, dirigido por Valdete Sousa, do Teatro Wankabuki, foi o grande vencedor da categoria Júri Popular no 2° Festival de Cinema de Rondônia (CineRO). Competindo com 1,7 mil filmes de todo o Brasil, a produção foi exibida em Porto Velho, tanto de forma virtual quanto presencial, no Espaço Tapiri. O filme recebeu 115 dos 861 votos, representando mais de 13% do total, superando outros 134 concorrentes.

O curta traz à tona a história das lavadeiras de Vilhena, cidade que se formou às margens do rio Pires de Sá. Segundo Valdete Sousa, a presença dessas mulheres foi apagada dos registros históricos, com poucos relatos e fotos ainda existentes. O filme dá voz a essas mulheres invisibilizadas, mostrando as dificuldades que enfrentaram enquanto lavavam roupas nas margens dos rios, muitas vezes relegadas à sombra dos homens, que dominavam o protagonismo das narrativas oficiais.

A sinopse do filme revela seu caráter intenso e dramático, retratando as lavadeiras sem nome que trabalhavam nas margens dos rios, resistindo às dificuldades da vida nas florestas de Rondônia. A obra mergulha no cotidiano dessas mulheres que lutavam contra a dureza da terra e das águas frias, simbolizando a força feminina em um cenário de adversidades.

Além da exibição do curta, Valdete Sousa também ofereceu a “Oficina de Introdução à Produção Cultural” durante o festival, capacitando novos produtores culturais com um treinamento gratuito e aberto à comunidade.

O 2° CineRO, realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), contou com o patrocínio da Energisa e o apoio do Instituto Energisa e outras instituições. O festival foi criado em 2021 para promover a democratização do audiovisual, especialmente em regiões com menos acesso à distribuição comercial de filmes. Nesta edição, foram exibidos 135 filmes, incluindo 10 produções de Rondônia, em 17 mostras paralelas que ocorreram em formato híbrido ao longo de 30 dias.

Assessoria

Mega-Sena sorteia R$ 35 milhões nesta quarta

As seis dezenas do concurso 2.786 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 35 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Eliminatórias da Copa: Brasil derrota seleção peruana em Brasília

Os três pontos vieram, mas não da forma como a torcida que compareceu ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília, esperava. O Brasil derrotou o Peru por 4 a 0 na noite desta terça-feira (15), mas com uma atuação discreta para somar 16 pontos na classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos

Cerca de 42 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de pessoas jurídicas têm até esta quarta-feira (16) para sacar recursos esquecidos no sistema financeiro. Segundo os dados mais recentes do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central, referentes a agosto, ainda não foram sacados R$ 8,59 bilhões – R$ 6,62 bilhões por pessoas físicas a R$ 1,97 bilhão por empresas.

Na quinta-feira (17), os recursos não sacados serão transferidos para a conta única do Tesouro Nacional, para atender à lei que compensa a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de 156 municípios, aprovada em setembro pelo Congresso. Os R$ 8,56 bilhões comporão os R$ 55 bilhões que entrarão no caixa do governo para custear a extensão do benefício.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) destacou que a previsão para incorporação desses recursos pelo Tesouro Nacional está prevista em legislação há mais de 70 anos, por meio da Lei 2.313 de 1954. O texto esclarece que, diferentemente de um confisco tradicional, os cidadãos poderão reclamar os valores esquecidos.

O Ministério da Fazenda, informou a Secom, publicará edital no Diário Oficial da União com informações sobre os valores a receber. O recolhimento poderá ser contestado pelos que tiverem direito.

Como sacar

O único site onde é possível fazer a consulta é o site oficial do Sistema de Valores a Receber. Ao abrir a página, o usuário deve clicar em “Consulte valores a receber”, preencher os campos com os dados, clicar em “Consultar” e conferir a existência de valores esquecidos.

Caso haja dinheiro a receber, o usuário deve clicar no botão “Acessar o SVR”. Essa segunda etapa, no entanto, requer conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Após abrir a nova página, o SVR informará uma data para consultar os valores e os dados para a transferência. Na maioria dos casos, o usuário pode agendar um Pix. Em outros, será necessário entrar em contato com as instituições financeiras nos canais informados pela página do Banco Central.

Na data informada pelo sistema, o usuário deverá acessar novamente o site do SVR, com o login Gov.br. Somente então, será possível pedir a transferência dos valores. Quem perder a data do agendamento terá de entrar novamente na página e pedir nova data para o retorno.

A consulta está aberta a pessoas falecidas e empresas fechadas. O acesso é possível a herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informa a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor. Também há mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pedir o resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações: como valor, data e CPF de quem fez o pedido.

8 pacientes perdem olho por infecção após mutirão de cirurgias

Pelo menos 8 dos 15 pacientes que tiveram complicações após um mutirão de cirurgias de catarata em Parelhas, a 245 km de Natal, no mês passado, precisaram retirar o globo ocular afetado. A informação foi confirmada nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Saúde do município.

O mutirão aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão. Ao todo, 48 pessoas passaram por cirurgias: 20 pacientes no primeiro dia e 28 no segundo.

Das 20 pessoas atendidas na sexta-feira (27), 15 apresentaram sintomas de endoftalmite, uma infecção ocular causada pela bactéria Enterobacter cloacae.

“Infelizmente, 15 pacientes foram acometidos pela infecção bacteriana. Destes 15, 8 tiveram que retirar o globo ocular, 4 fizeram cirurgia de vitrectomia [substituição de um gel que fica dentro do olho] e 3 seguem sendo acompanhados pelos oftalmologistas”, informou o secretário de Saúde do município, Tiago Tibério dos Santos.

 

Ainda de acordo com o secretário, o município abriu inquérito civil público e começa nesta terça-feira (15) a ouvir as pessoas envolvidas no caso. Representantes da empresa Oculare Oftalmologia Avançada LTDA, contratada pelo município para realizar o mutirão, devem ser ouvidos nesta quarta-feira (16).

Segundo o município, cerca de 330 procedimentos do mesmo tipo foram realizados desde maio de 2022, antes do mutirão de setembro. “Apenas nesse tivemos complicações”, declarou o secretário.

Em nota, a empresa afirmou que o mutirão foi conduzido por “oftalmologista experiente, tendo seguido os protocolos médicos e de segurança exigidos”.

Uma das pacientes afetadas é a cabelereira Izabel Maria dos Santos Souza, de 63 anos, que precisou fazer o procedimento chamado evisceração ocular no último dia 4 de outubro. A ação consiste na retirada do conteúdo do globo ocular, mas preserva os músculos da região.

Na manhã desta terça-feira (15), ela seguia internada no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal.

“Ela está bem melhor, mas continua internada para o restante do tratamento, para ver se elimina a bactéria, que se espalhou para a pálpebra, para não passar para o cérebro e não virar algo mais grave”, afirmou um dos filho dela, Evandro Santos.

“O psicológico dela está bem mexido, tanto para ela quanto para a família também, por ter precisado tirar o olho. Até agora não temos nada de informações sobre o que realmente aconteceu”, conta o filho.