21 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 508

Médico é indiciado por lesões em paciente durante procedimentos estéticos

Um cirurgião com atuação em Florianópolis foi indiciado pela Polícia Civil, na noite de segunda-feira (14), por lesão corporal gravíssima contra uma paciente, que prevê pena de até cinco anos de prisão. Marcelo Evandro dos Santos foi denunciado criminalmente por mulheres atendidas por ele após casos de queimaduras, bolhas, necrose e perda de tecido em procedimentos estéticos que realizou.

A reportagem não conseguiu contato com o médico. Além do indiciamento, em que vai responder por crime, o cirurgião já foi condenado na área civil, anteriormente, ao menos quatro vezes. No caso mais grave, indenizou familiares de uma paciente que morreu após lipoaspiração, em 2021 (leia abaixo).

 

Uma das pacientes que denunciou o médico foi a neuropsicopedagoga Letícia Mello. Ela fez a primeira consulta em janeiro. Ela queria trocar as próteses de silicone e saber mais sobre uma uma técnica de lipoaspiração. O médico também indicou outros procedimentos.

“Disse que poderia tirar a flacidez da barriga. Logo em seguida já tocou no meio das minhas pernas, falou que também poderia ser possível tirar essa flacidez que a academia não tira, e que eu tinha uma depressão lateral” contou.

 

Segundo ela, ele ainda indicou tirar gordurinha das costas para colocar na depressão lateral, o que deixaria o glúteo mais redondo.

“Eu fui para procurar um procedimento, acabei sendo encantada por vários outros. Não fui avisada dos riscos que teriam, da quantidade de horas e procedimentos”, relatou a paciente.

Letícia passou por 12 cirurgias no mesmo dia com o médico. Foram 10 horas no centro cirúrgico e 7 quilos de gordura retirados. Concluído o procedimento, ela demorou a ter alta. Passou 11 dias em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais de dois meses internada.

“O lado direito paralisado e comecei a ter muita dificuldade com respiração. Recebi seis bolsas de sangue e fiquei muito mal, muito debilitada, muito fraca” disse.

 

Além disso, conta que começou a “queimar”. “Meu corpo começou a criar bolhas, começaram a aparecer umas secreções. Eu comecei a ficar totalmente queimada na barriga, nas pernas, nos braços, foi subindo para os seios e eu fiquei 20 dias ali, praticamente necrosando”, contou. (G1)

Letícia mostra como ficou após procedimento — Foto: Reprodução/NSC TV

Saque do ‘dinheiro esquecido’ acaba amanhã; veja como fazer

Os clientes que possuem “dinheiro esquecido” no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil (BC) têm até esta quarta-feira (16) para fazer o resgate.

Segundo o BC, R$ 8,6 bilhões estão disponíveis para saque no SVR. O sistema permite consultar se pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas deixaram valores para trás em bancos, consórcios ou outras instituições.

O prazo de 30 dias para resgate começou a valer em 16 de setembro, quando o presidente Lula (PT) sancionou a Lei nº 14.973/2024, que trata da reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia e de municípios até o fim de 2024. A lei estabelece que o dinheiro não resgatado por pessoas físicas e jurídicas poderá ser incorporado pelo Tesouro Nacional.

Como consultar o dinheiro esquecido

 

O único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.

Caso não tenha uma chave cadastrada, é preciso entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.

No caso de valores a receber de pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los. Também é necessário preencher um termo de responsabilidade.

Após a consulta, é preciso entrar em contato com as instituições nas quais há valores a receber e verificar os procedimentos.

Réu por morte de 7 pessoas em bar é julgado nesta terça-feira

O julgamento de Edgar Ricardo de Oliveira, um dos autores da chacina que matou sete pessoas em um bar de Sinop, a 503 km de Cuiabá, será realizado nesta terça-feira (15), a partir das 8h30, no Fórum da Comarca do Município. Ele e Ezequias Souza Ribeiro executaram as vítimas após uma partida de sinuca, em fevereiro de 2023. Ezequias morreu um dia depois do crime, durante confronto com a Polícia Militar.

O Tribunal do Júri será presidido pela juíza Rosângela Zacarkim dos Santos, da 1ª Vara Criminal da Comarca. Ela chamou 25 jurados titulares convocados, caso 15 estiverem presentes, a sessão será instalada.

Edgar foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e responde por sete homicídios qualificados, incluindo da adolescente, furto e roubo mediante ameaça grave. De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), ele participará do julgamento por videoconferência e não há previsão para a duração, podendo se estender até a madrugada desta quarta-feira (16).

O réu está preso preventivamente na Penitenciária Central de Mato Grosso (PCE), na capital, e conforme o TJMT, ele afirmou não ter interesse em participar de maneira presencial. Já a defesa, patrocinada pela Defensoria Pública Estadual, estará no plenário do júri. Edgar terá acesso à entrevista particular com o defensor, antes e durante o julgamento.

Esta é a terceira data marcada para o julgamento. A princípio, o júri havia sido definido pela primeira vez para o dia 18 de junho deste ano, mas a Justiça de Mato Grosso acatou o pedido da Defensoria Pública e remarcou para 5 de novembro, devido a saída do advogado Marcos Vinicius Borges do caso.

O promotor de Justiça, que atua no caso, informou ao juízo que estará de férias entre 29 de outubro à 22 de novembro. A juíza destacou a impossibilidade de designação de um promotor substituto e antecipou o julgamento para esta terça-feira.

Um vídeo registrado por um câmera de segurança do bar mostra o momento em que Edgar Ricardo de Oliveira e Ezequias Souza Ribeiro mataram sete pessoas, incluindo uma adolescente, após jogo de sinuca, no dia 21 de fevereiro de 2023.

De acordo com a Polícia Militar, os autores do crime perderam a partida, foram buscar mais dinheiro, voltaram ao bar e perderam novamente. Depois de serem alvo de piadas das pessoas que participavam do jogo, foram até o carro e pegaram duas armas.

Os atiradores pedem para que as algumas das vítimas fiquem de costas, viradas para a parede. Um deles pega uma espingarda calibre 12 mm na caminhonete e chega atirando. Algumas vítimas tentam correr, mas são atingidas já fora do bar por tiros de espingarda.

Após a execução, os homens pegam o dinheiro que está em uma das mesas de sinuca e outros objetos e fogem em uma caminhonete que estava estacionada em frente do bar.

As vítimas foram identificadas como:

  • Maciel Bruno de Andrade Costa, de 35 anos;
  • Orisberto Pereira Sousa, de 38 anos;
  • Elizeu Santos da Silva, de 47 anos;
  • Josué Ramos Tenório, de 48 anos;
  • Adriano Balbinote, de 46 anos;
  • Getúlio Rodrigues Frasão Júnior, de 36 anos;
  • Larissa Frasão de Almeida, de apenas 12 anos, filha de Getúlio.

 

Vítimas foram mortas em um bar em Sinop por dois homens que não aceitaram perder um jogo de sinuca.  — Foto: Reprodução

Dois dias após o crime, Edgar se entregou à polícia depois de saber da morte de Ezequias, durante um confronto, que aconteceu em uma área de mata, próxima ao aeroporto de Sinop.

O suspeito foi atingido e chegou a ser encaminhado ao Hospital Regional do município, mas não resistiu aos ferimentos.

G1

Por que ter mais professor emergencial que concursado prejudica rede pública

“Eu amo ser educadora. Mas meu contrato atual está acabando, aí já comecei a comprar produtos para trabalhar no salão de beleza”, diz Nelci Pereira, de 50 anos, professora temporária da rede estadual do Mato Grosso.

Ela não é concursada: há 14 anos, trabalha apenas “por temporadas”, sob condições precarizadas, em escolas públicas em Vargem Grande, cidade a sete quilômetros de Cuiabá. Não importa que tenha mais de uma década de experiência na docência — não recebe aumentos ou bônus (como quinquênios) por isso. Em janeiro, nas férias escolares, não “cai” sequer R$ 1 na conta bancária dela.

E esse não é um caso excepcional: desde 2022, no Brasil, o índice de professores temporários nos colégios estaduais brasileiros é maior do que o de efetivos (veja a evolução ano a ano no gráfico mais abaixo). De acordo com o Censo de Educação Básica 2023, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 15 estados demonstram esse desequilíbrio.

 É importante, sim, que as redes tenham professores temporários, para substituir os titulares em casos de doença, por exemplo, ou de aposentadoria recente. Mas esse regime de contratação, que deveria ser uma exceção, está virando regra, como mostra o Inep – e por uma questão financeira. Sai mais barato dessa forma.

“Professor temporário, independentemente do tempo de carreira, fica sempre naquela base de salário inicial. Para o gestor, é ótimo: uma massa de trabalhadores continua sempre estagnada”, diz João Batista dos Santos, pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

 

“A contratação temporária não é inimiga, mas não pode ser pensada como estratégia para reduzir gastos”.

Ao longo desta reportagem, você entenderá por que essa tendência é prejudicial tanto para os próprios profissionais quanto também para os alunos. Em resumo, o cenário é:

✏️Os professores temporários passam por processos seletivos, em geral, mais “frágeis” – alguns estados consideram apenas o tempo de experiência ou a titulação do candidato, sem submetê-lo a qualquer prova teórica ou prática.

⌚As condições de trabalho costumam ser piores do que as dos efetivos (horários “quebrados”, licenças inexistentes ou mais curtas, ausência de um plano de carreira).

😖A instabilidade impera: quando o contrato acaba, os docentes ficam sem remuneração.

🪫Por causa dos baixos salários e das incertezas, eles dão aula em mais de uma escola – o que aumenta a sobrecarga de trabalho, diminui o tempo de dedicação para cada turma, dificulta a realização de cursos de formação e compromete inevitavelmente a qualidade do ensino.

🎒Com a substituição constante de um temporário por outro, a rotatividade de professores é altíssima. Isso compromete a criação de vínculo com os alunos.

Ao g1, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que “eventuais excessos devem ser acompanhados e fiscalizados em cada sistema de ensino (…), bem como pelos órgãos de controle externo, como Tribunais de Contas, Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas”.

Infográfico foi elaborado após entrevistas com professores temporários de diferentes redes estaduais — Foto: Arte/g1

G1

Mídia Rondônia celebra o Dia do Professor e homenageia educadores de Rondônia

Mídia Rondônia – Neste dia 15 de outubro, o jornal Mídia Rondônia presta uma homenagem aos professores, cuja dedicação e empenho transformam vidas e constroem o futuro de nossa sociedade. Em cada sala de aula, os educadores de Rondônia enfrentam desafios diários, mas, com paixão e compromisso, inspiram e preparam as novas gerações para o mundo.

Os professores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento social e no fortalecimento da comunidade. No contexto de Rondônia, marcado por realidades diversas, eles se mostram verdadeiros heróis, comprometidos em levar conhecimento a todos os cantos, seja na zona urbana ou rural.

Este ano, a data também reforça a importância do apoio e valorização desses profissionais. A formação e o bem-estar dos professores são essenciais para que eles possam continuar fazendo a diferença na vida de cada aluno. Por isso, é fundamental reconhecer o valor do trabalho dos educadores e lutar por melhores condições de ensino e salários dignos.

Neste Dia do Professor, o Mídia Rondônia agradece a todos os educadores que dedicam suas vidas a ensinar e contribuir para um futuro melhor. Parabéns, professores! Que seu trabalho continue sendo uma fonte de transformação e esperança para todos nós.

 

Influencer morre após subir ponte para gravar vídeos

Um jovem de 26 anos, de nacionalidade inglesa, morreu este domingo (13) após cair de uma ponte que havia subido para criar conteúdos para as redes sociais, em Toledo, na Espanha.

Segundo o jornal La Voz de Galicia, o incidente ocorreu em Talavera de la Reina, na Ponte Castilla-La Mancha, que tem 192 metros de altura e é a ponte estaiada mais alta da Espanha.

Citada pela publicação espanhola, a vereadora da Segurança Cidadã da Câmara Municipal de Talavera, Macarena Muñoz, explicou que o jovem caiu enquanto subia a ponte, frisando que tal é “totalmente proibido”.

O jovem estava acompanhado por outro cidadão britânico, de 24 anos, que, de acordo com a vereadora, “tinham vindo a Talavera para subir à ponte e criar conteúdos para as redes sociais, o que resultou neste terrível e triste desfecho”.

O alerta foi dado pelas 7h14 deste domingo (2h14 em Brasília) e o óbito foi declarado no local.

Trabalho conjunto entre as polícias brasileira e boliviana apreende motos roubadas

Um trabalho conjunto entre as Polícias brasileira e boliviana, resultou na apreensão de duas motocicletas roubadas.

Os veículos foram apreendidos na Bolívia. Após constatarem que as motos foram roubadas no Brasil, policiais entraram em contato com militares que estão em operação na região de fronteira, em Guajará-Mirim.

Após as tratativas legais, as motocicletas foram enviadas para o Brasil, onde serão devolvidas para seus verdadeiros proprietários.

Rondoniagora

Acusado de homicídio, PF prende faccionado em Rondônia

A Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira, 14/10, um indivíduo suspeito de envolvimento em homicídio, ocorrido em Porto Velho. Ele estava foragido e foi capturado em Ji-Paraná/RO durante uma operação de inteligência e monitoramento.

O homem havia fugido de Porto Velho para Ji-Paraná utilizando um documento falso, com o qual tentou se esconder das autoridades. No momento do cumprimento do mandado de prisão, ele foi preso em flagrante também pelo crime de uso de documento falso.

DPF

Caixa relança a ‘raspadinha’ com prêmios de até R$ 2 milhões

Caixa Econômica Federal relançou nesta segunda-feira (14) a Loteria Instantânea, popularmente conhecida como “raspadinha”. A modalidade, com prêmios de R$ 2,50 a R$ 2 milhões, estará disponível nas lotéricas a partir de 2 de novembro.

Criadas em 1990, as “raspadinhas” foram suspensas em 2015, por determinação do Ministério da Fazenda, e extintas oficialmente em 2016. Após quase uma década, a modalidade retorna repaginada, com novo visual e mais prêmios, informou a instituição.

A criação da Loteria Instantânea é respaldada pela Lei 13.155/2015, que instituiu a Loteria Instantânea Exclusiva, e pelo Decreto 11.675/2023, que regulamentou sua comercialização.

Parte da arrecadação das apostas será destinada a repasses sociais, incluindo cultura, esporte, segurança e seguridade social, informou a Caixa.

Ainda de acordo com a instituição, as loterias instantâneas são os jogos com mais chances de o apostador ganhar. (veja a probabilidade mais abaixo)

Como apostar

 

Para jogar, basta adquirir o bilhete em uma unidade lotérica, raspar a área de jogo e verificar se foi premiado ou não de acordo com as instruções. As apostas custam de R$ 2,50 a R$ 20.

A premiação é imediata e os valores de até R$ 2.259,00 (por bilhete) podem ser resgatados nas unidades lotéricas. Já os prêmios acima dessa quantia devem ser retirados em agências da Caixa.

Segundo a instituição, em média, um em cada três bilhetes será premiado. Os detalhes das premiações estarão no verso dos tickets.

Ainda de acordo com a Caixa, as estampas dos bilhetes terão temáticas variadas. Para o lançamento, os temas serão “Trevo da Sorte”, “Só o Ouro”, “Roda da Sorte”, “Caça ao Tesouro” e “VIP”.

Outubro sangrento: identificado o 4° homem executado a tiros em Vilhena

Mídia Rondônia – Na manhã desta segunda-feira, 14, Lourival José de Araújo, de 51 anos, foi encontrado morto em um terreno baldio no Setor 12, em Vilhena. Conhecido como “Micha,” o homem foi executado a tiros, com ferimentos na cabeça e nas costas. A vítima residia no bairro Alto Alegre e era bem conhecida na comunidade local. Com Lourival, Vilhena registra a quarta execução neste mês de outubro.

Populares encontraram o corpo e acionaram a Polícia Militar, que isolou o local para iniciar as investigações. A Polícia Civil também esteve presente e já está trabalhando na apuração dos fatos para identificar os responsáveis e a motivação do crime.

O caso aumenta o clima de preocupação na cidade, que tem registrado episódios de violência nos últimos meses.