20.4 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 509

Oito em cada 10 adultos defendem a proibição de celulares em escolas

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pela QuestionPro mostra que oito em cada 10 adultos (80%) acreditam que o uso de celulares nas escolas deve ser proibido. Entre os pais, 82% concordam com essa proibição, também apoiada pela maioria dos entrevistados sem filhos (72%).

A percepção sobre a necessidade da proibição aparece em todas as faixas etárias de adultos, mas no caso de pessoas com 61 anos ou mais o índice é ainda maior: 87% apoiam a restrição. “Essa é uma concordância transversal na sociedade, não existe divergência. E essa concordância atravessa gênero, idade, todos os perfis”, explica a gerente de pesquisa quantitativa do Instituto Locomotiva, Gabrielle Selani.

Recentemente, o Ministério da Educação anunciou que está elaborando um projeto de lei para proibir o uso de celulares nas salas de aula. O tema também é debatido na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

O levantamento identificou que 90% dos entrevistados concordam que as crianças de hoje em dia não querem mais brincar na rua por causa do uso do celular ou para assistir TV. Segundo a pesquisa, 69% acreditam que a idade ideal para ter o primeiro celular é a partir dos 13 anos, mas 86% acreditam que os jovens desejam ter um celular antes dessa idade.

“Está clara a concordância sobre a proibição do uso de celulares nas escolas, mas, além disso, é preciso monitorar o tempo e o conteúdo em si. É preciso estar atento também sobre o que acontece fora do muro das escolas”, diz Gabrielle.

Entre os efeitos negativos do uso de celular na infância, segundo os entrevistados, estão vício em tecnologia, aumento da ansiedade e depressão, problemas de sono, desempenho escolar prejudicado, dificuldades nas relações sociais e exposição ao cyberbullying.

A pesquisa realizou 1.491 entrevistas em todo o país, no período de 24 de junho a 8 de julho, abrangendo diversas regiões e perfis socioeconômicos. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Para a gerente de pesquisa do Instituto Locomotiva, a pesquisa pode contribuir para a elaboração de legislações inclusivas sobre o tema. “A pesquisa ouviu a sociedade como um todo, pois é preciso universalizar o assunto. Essa é uma questão que vai afetar toda a sociedade, todos vamos sentir os impactos do uso sem controle das telas”.

Engenheiro de 68 anos morre após disparo na cabeça em Vilhena

O engenheiro Whashigton Luiz Jaremco, de 68 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira, 14, após dar entrada no Hospital Regional de Vilhena com um ferimento causado por disparo de arma de fogo na cabeça. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado de imediato à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas, apesar dos esforços médicos, não resistiu ao grave ferimento. Querido pelos amigos, a comunidade recebeu a notícia com consternação, já que Jaremco era um profissional conhecido e respeitado na região.

Foragido de Colorado é preso em Cerejeiras

Mídia Rondônia – Na noite deste sábado, 12, policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar prenderam, no município de Cerejeiras, um homem foragido da justiça de Colorado Do Oeste. O suspeito foi apresentado no presídio de Cerejeiras. Por volta das 21 horas, uma equipe da Polícia Militar em patrulhamento pela rua Espírito Santo visualizou um homem transitando nesta mesma via que, ao perceber a presença da viatura policial, tentou esconder o rosto no intuito de não ser reconhecido. Diante da atitude suspeita, os militares realizaram a abordagem e, ao efetuarem a consulta nominal do homem, encontraram um Mandado de Prisão da 2° Vara da Comarca de Colorado Oeste em seu desfavor. O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido e apresentado no presídio de Cerejeiras.

Fonte: PM-RO

Casal é assassinado a tiros após distribuir bombons para crianças

Um casal foi brutalmente assassinado na noite de sábado (12), no bairro Matadouro, em Campo Maior, a 79 km de Teresina. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), João Pedro Paz da Silva e Estefanny Layara da Silva Alves foram baleados enquanto distribuíam doces para crianças em uma quadra da região. A notícia foi divulgada pelo G1.

O homem, João Pedro, morreu no local, enquanto Estefanny foi socorrida e levada ao Hospital Regional de Campo Maior, onde não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. A PM informou que o casal era suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e que os entorpecentes seriam comercializados na residência deles.

Segundo o tenente Cunha, comandante da Força Tática do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), os atiradores chegaram de surpresa, saindo de um matagal próximo ao local onde as vítimas estavam. “Eles estavam entregando bombons para as crianças em uma quadra e, quando voltavam para casa, os homens se aproximaram e atiraram. O casal chegou a correr, mas o João Pedro caiu morto no chão. A Estefanny conseguiu chegar em casa e foi levada ao hospital”, relatou o tenente.

Os criminosos, que estavam encapuzados e utilizaram uma motocicleta para cometer o crime, fugiram logo após a execução. Ainda não foram identificados, e a Polícia Civil do Piauí (PCPI) segue investigando o caso para descobrir a motivação e os autores do duplo homicídio.

TRT suspende trabalho remoto para grupos vulneráveis atingidos pela poluição das queimadas

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) anunciou o fim do regime de trabalho remoto para servidores(as) com mais de 60 anos e/ou com doenças respiratórias, implementado devido à poluição provocada pelas queimadas florestais. A decisão foi tomada após o início das chuvas na região amazônica e a consequente melhoria nos índices de qualidade do ar.

Anteriormente, o TRT-14 havia autorizado o trabalho remoto para proteger a saúde dos grupos mais vulneráveis, atendendo às recomendações da Coordenadoria de Assistência à Saúde (CAS). A medida incluiu a suspensão das audiências presenciais, que passaram a ser realizadas remotamente. Com a nova deliberação, essas audiências podem voltar ao formato presencial.

A decisão, assinada pelo presidente do TRT-14, desembargador Osmar J. Barneze, ressalta que as condições climáticas mais favoráveis e as orientações da CAS indicam um ambiente mais seguro para o retorno às atividades presenciais. O Tribunal também reafirma o compromisso de monitorar a situação e reavaliar as medidas, se necessário, para garantir a saúde dos(as) servidores(as) e a continuidade dos serviços.

Magistrados e servidores são orientados a seguir com os cuidados recomendados pela CAS, como a manutenção de ambientes bem ventilados e a utilização de máscaras, se necessário. A Secretaria de Gestão de Pessoas já foi informada e está tomando as providências para garantir o retorno seguro de todos(as) ao trabalho presencial.

Incêndios e desmatamentos: operação da PF mira criminosos ambientais

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Força Nacional de Segurança, iniciou a Operação Atmosfera II para combater crimes ambientais, principalmente incêndios florestais e desmatamento em terras da União, nos municípios de Apuí e Humaitá, no Amazonas. Foram percorridos mais de 3.500 km de terras da União afetadas por incêndios florestais e desmatamentos.

A retomada das intensas fiscalizações em locais estratégicos no interior do Amazonas, acontece desde o dia 1º, a partir de denúncias e multas aplicadas pelo IBAMA.

Os policiais realizaram a identificação de possíveis autores dos ilícitos que estava de posse de um soprador, motosserras e espingardas utilizados para a prática dos crimes ambientais.

A Operação não possui data prevista para acabar e tem como principal objetivo averiguar a prática de ilícitos ambientais, principalmente nesse momento em que o Amazonas enfrenta uma estiagem severa.

Balanço total da operação:

– 3 motosserras

– 1 soprador

– Destruição de acampamento de desmatadores

– Realização de procedimentos de polícia judiciária (oitiva/investigação)

– Mais de 3.500 kms percorridos pela equipe

Sintero e Emagrecentro firmam parceria e oferecem descontos exclusivos para filiados em Vilhena

Mídia Rondônia – O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (Sintero) firmou uma parceria com o Centro Especializado de Emagrecimento e Saúde (Emagrecentro), localizada no centro de Vilhena, na Avenida Marechal Rondon, 3.574. O convênio oferece descontos exclusivos para os filiados, garantindo 50% de desconto no Método 4 Fases, voltado ao tratamento da obesidade, e 40% nos procedimentos estéticos.

A Emagrecentro é reconhecida por sua excelência no tratamento da obesidade e conta com uma equipe de profissionais qualificados que oferecem um atendimento personalizado. Com o Método 4 Fases, a clínica oferece um programa de emagrecimento estruturado, enquanto nos tratamentos estéticos, os pacientes podem optar por diversas técnicas para melhorar o bem-estar e a autoestima.

Os filiados interessados nos serviços podem comparecer diretamente à clínica para obter informações detalhadas sobre os tratamentos e benefícios proporcionados pelo convênio. A parceria reforça o compromisso do Sintero em oferecer vantagens exclusivas para seus membros e contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores da educação.

 

Representantes da Emagrecentro em Vilhena: biomédico Rodrigo Pereira e Osnier Machado, diretora executiva

 

Veja os bons resultados da Emagrecentro

Na saída do bailão em Vilhena, jovem é esfaqueado pelo ex-namorado de sua companheira

Mídia Rondônia – Na madrugada do último sábado, 12, Leomar da Silva Santos, de 24 anos, foi esfaqueado ao sair de um bailão no bairro Orleans, em Vilhena. O ataque foi cometido pelo ex-namorado da atual companheira da vítima. Leomar sofreu quatro facadas e teve sua coluna cervical comprometida, o que o impossibilitou de caminhar.

Segundo relatos, a mulher que acompanhava Leomar acionou a Polícia Militar e identificou o agressor como seu ex-marido, um mecânico de perfil violento e possessivo. Ela também informou o endereço do suspeito, o que pode ajudar as autoridades a localizá-lo.

Leomar foi socorrido e levado para o hospital, onde recebe cuidados médicos devido à gravidade de seus ferimentos. A Polícia Civil está investigando o caso e busca o agressor, que está foragido. As autoridades locais pedem que qualquer informação que possa levar à sua captura seja comunicada à polícia.

Com ferimento na cabeça, corpo de homem é encontrado em Vilhena

Mídia Rondônia – Na manhã desta segunda-feira, 14, moradores do Setor 12, em Vilhena, encontraram o corpo de um homem em um terreno baldio. A vítima estava enrolada em um lençol e apresentava um ferimento na cabeça, indicando possível homicídio.

Ao serem acionados, policiais militares isolaram o local e iniciaram as primeiras investigações. A identidade da vítima ainda não foi confirmada, e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para exames detalhados, que poderão esclarecer as causas e a data da morte.

 

Justiça condena Ivo Cassol e o torna inelegível por mais oito anos

O ex-governador Ivo Narciso Cassol teve recurso negado pelo pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia, em agravo movido contra o Ministério Público do Estado e o Município de Rolim de Moura.

Por unanimidade foi mantida a sentença que condenou Cassol à perda dos direitos políticos, pagamento de multa, proibição de contratar com o Poder Público e receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

O acórdão foi publicado no Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça de Rondônia da última sexta-feira (11), mas nos meios jurídicos já se sabia há algum tempo que o ex-governador tinha sido condenado e que não poderá ser candidato até 2034.

Ainda se ouviu rumores de que seria possível buscar acordo com o Ministério Público do Estado para evitar a inelegibilidade, mas o blog Entrelinhas apurou que isso é apenas conversa sem fundamento, pois a decisão já foi tomada pelo pleno do TJ, e ainda por cima por unanimidade.

Ainda de acordo com o que apurou o blog, a conversa de que seria possível reverter a inelegibilidade seria apenas uma estratégia para arrancar mais dinheiro de Ivo Cassol, mantendo o processo em Rondônia mesmo.

A condenação envolve favorecimento para a contratação de empresa de parentes, no período em que Ivo era prefeito de Rolim de Moura. Isso já foi motivo de muitas pancadas em cima do ex-governador.

Anunciando que seria candidato em 2026, Ivo Cassol vinha se movimentando bastante nos últimos meses. Tinha retomado o comando do Partido Progressista (PP) e atraiu lideranças para o partido, e também incentivou candidaturas a diversas prefeituras de Rondônia.

Acontece que, logo no início de setembro, Ivo Cassol tomou conhecimento da condenação. Essa teria sido a razão de sua viagem inesperada à Europa, praticamente no meio da campanha eleitoral de candidatos a prefeito que ele mesmo havia incentivado a concorrer. A notícia da condenação o teria deixado abalado. Cassol voltou somente na reta final do primeiro turno. As informações são do Blogentrelinhas