20.4 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 510

Outubro sangrento: 3° homem é executado em Vilhena neste domingo

Mídia Rondônia – Na noite deste domingo, 13, Wagner Leonidas Rosela foi assassinado a tiros no Setor 6, bairro Embratel, em Vilhena. Segundo testemunhas, a vítima, que era ex-detento, foi perseguida e executada em frente a um conjunto de kitinetes.

De acordo com informações preliminares, Wagner estava na área quando foi surpreendido por um indivíduo armado. Após persegui-lo, o atirador efetuou diversos disparos, atingindo a vítima que morreu no local. A Polícia Militar foi acionada e rapidamente isolou a área para preservar a cena do crime.

As circunstâncias do homicídio ainda estão sob investigação. A polícia trabalha para identificar os suspeitos e determinar as motivações por trás da execução. Este é o terceiro assassinato deste mês em Vilhena.

Acusados pela execução de dentista em Vilhena irão a júri popular

Mídia Rondônia – O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) formalizou a denúncia contra os envolvidos no assassinato do dentista Clei Bagattini, executado a tiros dentro de seu consultório em Vilhena, no dia 12 de julho. Os réus, Maico Raimundo, Raqueline Leme e Maikon Sega, enfrentarão o Tribunal do Júri.

Maico Raimundo, apontado como o autor dos disparos, segue foragido desde o crime. Raqueline Leme, que teria marcado uma consulta no dia da execução, e Maikon Sega, acusado de contratar o pistoleiro, foram presos em uma propriedade rural em Colorado do Oeste. A investigação revelou que a consulta agendada por Raqueline foi uma estratégia para atrair o dentista, caso houvesse falha no plano.

Durante uma operação, a Polícia Civil também cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de um empresário suspeito de ser o mandante do crime. Apesar de ter sido ouvido pela polícia, o empresário foi liberado após prestar depoimento. As autoridades ainda não descartam a possibilidade de novas prisões à medida que as investigações continuam.

 

Professor de escolinha de futebol é preso no MT

Um professor de uma escolinha de futebol em Comodoro, a 639 km de Cuiabá, foi preso suspeito de abuso sexual contra dois alunos, de 11 e 12 anos, neste sábado (12). Ele estava foragido desde quarta-feira (9), com mandado de prisão em aberto.

g1 não divulgará a identidade do suspeito para resguardar a integridade e imagem da vítima.

As investigações começaram quando vítimas foram ouvidas e relataram os abusos que teriam sido praticados pelo suspeito. De acordo com a Polícia Civil, há suspeitas de que, além das crianças ouvidas, outros adolescentes podem ter sido vítimas.

A investigação também apontou que o suspeito fazia promessas afirmando que as vítimas se tornariam atletas em grandes clubes do país, como pretexto para iniciar os abusos.

Empresários da fé: evangélicos perdem força após derrotas de candidatos

 A representação política das igrejas evangélicas nas Câmaras Municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo sofrerá uma redução significativa a partir do próximo ano. De acordo com informações da Folha de S.Paulo, empresários da fé de grandes denominações, como a Igreja Universal, Mundial e Internacional da Graça, não conseguiram eleger novos candidatos, refletindo um cenário de maior concorrência no espectro da direita e dificuldade para lançar apadrinhados.

No Rio, aliados de figuras como Silas Malafaia, R.R. Soares e Valdemiro Santiago ficaram de fora, enquanto a bancada ligada à Igreja Universal também encolheu. Em São Paulo, apenas Malafaia conseguiu manter uma presença mínima, apoiando candidatos que se elegeram em outras cidades do país.

A situação foi semelhante para a Igreja Universal. Na tentativa de lançar novos nomes ligados ao Grupo Arimateia, responsável pela articulação política da denominação, as iniciativas acabaram frustradas tanto no Rio quanto em São Paulo. O bispo André Souza (Republicanos), que concorreu na capital paulista apoiado pelo veterano vereador Atílio Francisco, ficou na suplência. Já no Rio, Deangeles Percy (PSD) também não conseguiu ser eleito, mesmo após percorrer templos da Universal ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD).

Professor de Rondônia é assassinado no Amazonas

Mídia Rondônia – O professor Romildo Targa, que lecionava em JI-Paraná, foi assassinado em Apuí, município localizado no interior do Amazonas. O crime ocorreu na tarde de sexta-feira, 11, em plena via pública, onde dois homens em uma motocicleta se aproximaram da vítima e dispararam contra ele, ceifando sua vida instantaneamente.

De acordo com informações obtidas através de áudios compartilhados por amigos do professor, o assassinato teria sido motivado por um acerto de contas relacionado a questões de terras. Este fator tem sido identificado como uma das possíveis causas do aumento da violência rural em várias regiões do Brasil.

Imagens capturadas por câmeras de monitoramento locais registraram o momento da execução. A Polícia Civil já iniciou investigações para identificar e capturar os suspeitos do crime.

Romildo era bastante conhecido na região, tendo lecionado em várias escolas da Zona Rural de Ji-Paraná, onde deixou um legado significativo e contribuiu para a educação.

Com santinhos de vereador no carro, homem é encontrado morto com vários tiros ao lado de caminhonete

Neste sábado (12), o corpo de Gilson Peixoto da Silva foi encontrado ao lado de uma caminhonete Mitsubishi Triton, com marcas de tiros, na Linha Nova, km 2, na zona rural de Jaru.

A caminhonete, que possuía placas de Governador Jorge Teixeira, não estava registrada no nome da vítima. No local, foram encontrados diversos santinhos de um vereador de Porto Velho, o que chamou a atenção das autoridades.

Até o momento, não há informações sobre a motivação do crime, nem testemunhas que possam esclarecer o crime.

Homens são presos com 122kg de drogas em RO

Investigadores do Departamento de Narcóticos (Denarc) efetuaram 122 quilos de entorpecentes em Porto Velho (RO), neste sábado (12). A ação ocorreu na BR-364, no distrito de Jaci-Paraná Durante a operação, dois homens foram detidos sob a acusação de tráfico de drogas. Eles foram identificados como Vandeylson S. D., de 40 anos, e Kleber P. C., de 49 anos. Os policiais, que participavam da Operação Protetor das Fronteiras, abordaram um caminhão conduzido por Vandeylson. O motorista demonstrou evidente nervosismo diante da presença policial.

Portal SGC

Após prisão de envolvidos na morte de dentista, Vilhena volta a ser alvo de facções

Mídia Rondônia – Após um período de 40 dias de aparente calmaria, Vilhena volta a ser marcada pela violência das facções criminosas, que retomam sua atividade e causam temor na população. Somente este ano, a cidade já registrou mais de 40 execuções, e nas últimas semanas, novos episódios sinalizam o início de uma suposta guerra entre grupos rivais.

O clima de insegurança voltou a dominar as ruas depois de duas execuções recentes: uma delas envolvendo o dono de um lava jato e outra um homem cuja casa foi invadida por criminosos. Além disso, três residências foram alvo de disparos na sexta-feira, 11, levando a crer que uma nova onda de violência se aproxima, reascendendo o medo entre os moradores de Vilhena.

A polícia local havia intensificado suas operações após o brutal assassinato do dentista Clai Bagatini, que chocou a cidade. Na ocasião, um grupo suspeito de envolvimento em execuções foi preso, o que deu à população uma breve sensação de segurança. Contudo, o tempo passou, e os sinais de confrontos entre facções voltaram a surgir, indicando que o controle sobre o crime organizado continua sendo um desafio para as autoridades.

A comunidade de Vilhena, conhecida como “Cidade Clima da Amazônia”, aguarda ansiosamente por ações que tragam estabilidade e segurança. O ressurgimento das facções provoca pânico entre os moradores, que esperam por uma resposta enérgica das forças de segurança para evitar que a cidade volte a ser palco de uma violenta disputa de território. A polícia, por sua vez, continua monitorando a situação e promete intensificar as operações para conter o avanço dessas organizações criminosas.

Um terço dos brasileiros não teria ido votar se não fosse obrigatório, diz Datafolha

Se o voto não fosse obrigatório, 34% dos brasileiros não teriam ido votar nas eleições municipais do último domingo (6), aponta uma pesquisa feita pelo Datafolha, divulgada pela Folha de S. Paulo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o índice de abstenção foi de 21,7%. 65% dos entrevistados responderam que votariam mesmo se o voto fosse facultativo.

Entre os eleitores que não foram votar no domingo, 18% dizem não ter ido por estarem em uma cidade diferente de onde votam, 14% justificaram desinteresse na eleição, 14% estavam longe dos locais de votação e 13% estavam viajando. Já entre os que compareceram, 14% afirmam ter decidido o voto no próprio dia da eleição, 5%, na véspera, 8%, uma semana antes, 11%, 15 dias antes e 59%, pelo menos um mês antes do dia do pleito.

As intenções de abstenção são maiores entre eleitores pretos (42%), de escolaridade média (40%), moradores das regiões Centro-Oeste e Norte (40%), mais pobres (39%) e entre 25 e 34 anos (39%). Por outro lado, os que votariam mesmo em caso de voto facultativo são em sua maioria mais ricos (82% entre os que recebem mais de dez salários mínimos e 75% entre os que recebem de cinco a dez), com curso superior (78%), moradores da região Sul (76%), eleitores de Jair Bolsonaro (71%), brancos (71%) e mais idosos (70%).

A pesquisa Datafolha foi realizada entre segunda (7) e terça-feira (8) em 113 municípios de todo o Brasil. Foram entrevistados 2.029 eleitores acima de 16 anos A margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Dia das Crianças deve injetar R$ 9,35 bilhões no comércio

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) deve registrar para o Dia das Crianças, que se comemora hoje (12),  movimentação financeira de R$ 9,35 bilhões.

A expectativa é que o varejo apresente avanço de 2,6% em relação ao ano passado. Em termos de volume de vendas, a data é considerada o terceiro evento mais relevante do calendário do varejo nacional, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães em termos de faturamento.

A perspectiva favorável para a data se baseia em condições de consumo mais favoráveis do que um ano atrás, menos por conta dos juros e da inflação e mais em virtude do mercado de trabalho.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do IBGE, no trimestre encerrado em agosto de 2024 a taxa de desemprego (6,8% da força total de trabalho) alcançou o menor patamar em mais de 10 anos. Além disso, a massa real de rendimentos – impactada por uma política de valorização do salário-mínimo – acusou avanço real de 8,3% nos últimos 12meses.

Vendas em alta

A expectativa é que o segmento que reúne vestuário e calçados será o destaque do Dia das Crianças deste ano, respondendo por 27% (R$ 2,56 bilhões) do volume projetado, seguido por eletroeletrônicos e brinquedos (25% ou R$ 2,30 bilhões). Com movimentação esperada de R$ 2,15 bilhões, perfumarias e farmácias devem ter o maior avanço (+6,0%) em relação ao ano passado.

Por regiões, os estados de São Paulo (R$ 2,678 bilhões), Minas Gerais (R$ 916 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 752 milhões) deverão responder por mais da metade (57%) do total movimentado com a data em 2024. Entretanto, o maior avanço regional em relação à data de 2023 é esperado no Paraná (+7,4%).

Preço médio

Tomando como base, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a expectativa da CNC é que o preço médio da cesta composta por 11 grupos de bens e serviços relacionados à data apresenta variação de 2,8% em relação ao Dia das Crianças de 2022 – uma desaceleração ante os +6,7% registrados no ano passado.

O avanço médio de preços deverá ser puxado por itens como livros (+9,7%); chocolates (+7,2%) e sapatos infantis (+6,5%). Por outro lado, a tendência é que bicicletas (-4,3%); ingressos para cinemas e teatros (- 3,9%); e brinquedos em geral (-2,8%) estejam mais baratos do que há um ano.