21.3 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 511

Um terço dos brasileiros não teria ido votar se não fosse obrigatório, diz Datafolha

Se o voto não fosse obrigatório, 34% dos brasileiros não teriam ido votar nas eleições municipais do último domingo (6), aponta uma pesquisa feita pelo Datafolha, divulgada pela Folha de S. Paulo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o índice de abstenção foi de 21,7%. 65% dos entrevistados responderam que votariam mesmo se o voto fosse facultativo.

Entre os eleitores que não foram votar no domingo, 18% dizem não ter ido por estarem em uma cidade diferente de onde votam, 14% justificaram desinteresse na eleição, 14% estavam longe dos locais de votação e 13% estavam viajando. Já entre os que compareceram, 14% afirmam ter decidido o voto no próprio dia da eleição, 5%, na véspera, 8%, uma semana antes, 11%, 15 dias antes e 59%, pelo menos um mês antes do dia do pleito.

As intenções de abstenção são maiores entre eleitores pretos (42%), de escolaridade média (40%), moradores das regiões Centro-Oeste e Norte (40%), mais pobres (39%) e entre 25 e 34 anos (39%). Por outro lado, os que votariam mesmo em caso de voto facultativo são em sua maioria mais ricos (82% entre os que recebem mais de dez salários mínimos e 75% entre os que recebem de cinco a dez), com curso superior (78%), moradores da região Sul (76%), eleitores de Jair Bolsonaro (71%), brancos (71%) e mais idosos (70%).

A pesquisa Datafolha foi realizada entre segunda (7) e terça-feira (8) em 113 municípios de todo o Brasil. Foram entrevistados 2.029 eleitores acima de 16 anos A margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Dia das Crianças deve injetar R$ 9,35 bilhões no comércio

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) deve registrar para o Dia das Crianças, que se comemora hoje (12),  movimentação financeira de R$ 9,35 bilhões.

A expectativa é que o varejo apresente avanço de 2,6% em relação ao ano passado. Em termos de volume de vendas, a data é considerada o terceiro evento mais relevante do calendário do varejo nacional, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães em termos de faturamento.

A perspectiva favorável para a data se baseia em condições de consumo mais favoráveis do que um ano atrás, menos por conta dos juros e da inflação e mais em virtude do mercado de trabalho.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do IBGE, no trimestre encerrado em agosto de 2024 a taxa de desemprego (6,8% da força total de trabalho) alcançou o menor patamar em mais de 10 anos. Além disso, a massa real de rendimentos – impactada por uma política de valorização do salário-mínimo – acusou avanço real de 8,3% nos últimos 12meses.

Vendas em alta

A expectativa é que o segmento que reúne vestuário e calçados será o destaque do Dia das Crianças deste ano, respondendo por 27% (R$ 2,56 bilhões) do volume projetado, seguido por eletroeletrônicos e brinquedos (25% ou R$ 2,30 bilhões). Com movimentação esperada de R$ 2,15 bilhões, perfumarias e farmácias devem ter o maior avanço (+6,0%) em relação ao ano passado.

Por regiões, os estados de São Paulo (R$ 2,678 bilhões), Minas Gerais (R$ 916 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 752 milhões) deverão responder por mais da metade (57%) do total movimentado com a data em 2024. Entretanto, o maior avanço regional em relação à data de 2023 é esperado no Paraná (+7,4%).

Preço médio

Tomando como base, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a expectativa da CNC é que o preço médio da cesta composta por 11 grupos de bens e serviços relacionados à data apresenta variação de 2,8% em relação ao Dia das Crianças de 2022 – uma desaceleração ante os +6,7% registrados no ano passado.

O avanço médio de preços deverá ser puxado por itens como livros (+9,7%); chocolates (+7,2%) e sapatos infantis (+6,5%). Por outro lado, a tendência é que bicicletas (-4,3%); ingressos para cinemas e teatros (- 3,9%); e brinquedos em geral (-2,8%) estejam mais baratos do que há um ano.

Morre humorista Ary Toledo

O humorista Ary Toledo morreu na manhã deste sábado (12), em São Paulo. Ele tinha 87 anos, estava internado no Hospital Sírio Libanês desde o dia 2 de outubro e morreu em decorrência de uma pneumonia, informou o hospital.

Por meio das redes sociais do humorista, a família confirmou a notícia. “Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós… Sentiremos a sua falta, mestre”, diz publicação.

Advocacia de Cacoal respira renovação com o registro da Chapa “AVANÇA OAB”⚖️

⚖️ O cenário jurídico de Cacoal ganhou um novo capítulo, com o registro oficial da chapa “AVANÇA OAB”, de número 25, que promete trazer uma abordagem inovadora e focada no desenvolvimento da advocacia local. Liderada por profissionais respeitados e comprometidos, a chapa entra na disputa pela Diretoria da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Cacoal para o triênio 2025/2027.

A equipe é encabeçada por Miguel Antonio Paes de Barros Filho (OAB/RO nº 7.046), advogado conhecido por sua atuação firme e ética, que se candidata à presidência da Subseção com o objetivo de fortalecer a atuação dos advogados nos municípios de Cacoal e Ministro Andreazza. Ao seu lado, como vice-presidente, está Sirlene Miranda (OAB/RO nº 7.781), reconhecida por sua dedicação à defesa dos direitos fundamentais e pela sensibilidade com as causas sociais.

A chapa conta ainda com Rogério de Paula Ramalho (OAB/RO nº 8.717) como tesoureiro, conhecido pela sua experiência na gestão financeira, o que promete trazer maior transparência e eficiência ao uso dos recursos da entidade. A equipe é complementada pela Amanda Rauana Matos (OAB/RO nº 10.410), que assume a candidatura de Secretária Geral, e Juliana Carvalho da Silva Wendt (OAB/RO nº 5.511), como Secretária Adjunta, ambas com trajetórias marcadas pela excelência em suas áreas de atuação.

O projeto da chapa “AVANÇA OAB” vai além da gestão tradicional, apostando em propostas que pretendem impulsionar a advocacia local, promovendo capacitação contínua e criando uma rede de apoio sólida para os advogados. Em suas palavras, Miguel Antonio Paes de Barros Filho destacou: “Nossa missão é trabalhar para que a advocacia de Cacoal seja fortalecida, com uma OAB mais próxima, inclusiva e atuante. Queremos que cada advogado e advogada sinta que faz parte de algo maior, com oportunidades reais de crescimento e reconhecimento profissional”.

As eleições que definirão a nova diretoria da Subseção acontecerão ainda este ano, e a expectativa é grande. A chapa “AVANÇA OAB” se apresenta como uma das opções promissoras para os advogados da região, com uma visão estratégica, sempre em prol de uma advocacia mais forte e unida.

As eleições da OAB ocorrerão ainda este ano, e a chapa “AVANÇA OAB” se apresenta como uma das opções aos advogados inscritos nos municípios de Cacoal e Ministro Andreazza para liderar os próximos passos da advocacia.

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER A COMPOSIÇÃO DA CHAPA

[dflip id=”514998″ type=”thumb”][/dflip]

Falta de cadeira de roda no Shopping de Vilhena gera reclamação de cliente

Mídia Rondônia – Um cliente do Shopping de Vilhena procurou o Jornal Mídia Rondônia para relatar uma situação que considera grave e que afeta a acessibilidade do local. Segundo ele, ao visitar o shopping com sua esposa, que está com o joelho machucado devido a um acidente, solicitou uma cadeira de rodas para facilitar sua locomoção, mas foi informado de que o shopping não dispõe desse equipamento há meses.

A ausência de cadeiras de rodas no shopping foi recebida com insatisfação pelo cliente, que ressaltou a importância de estruturas acessíveis para atender pessoas com dificuldades de mobilidade. Ele expressou preocupação com a falta de providências e com o fato de que outras pessoas na mesma situação podem estar enfrentando obstáculos para frequentar o local.

O Jornal Mídia Rondônia está aberto para os esclarecimentos da administração do Shopping de Vilhena e se coloca à disposição para veicular qualquer resposta oficial sobre as medidas que possam ser adotadas para resolver a situação.

Matador de homem em Vilhena está intubado após levar tiro na cabeça

Na tarde desta sexta-feira, 11, um homem identificado como Valdivino Brito foi assassinado a tiros em uma residência localizada no bairro Cristo Rei, em Vilhena. O caso chamou atenção por um detalhe incomum: o atirador, um jovem de 18 anos, também foi baleado no rosto durante o crime.

Segundo o boletim de ocorrência, após Valdivino Brito ser alvejado e morto, um homem não identificado, que estava presente na cena, reagiu contra atirador, resultando em um disparo que atingiu o rosto do criminoso. Ele estava usando um capacete e foi socorrido em estado grave, sendo levado para o Hospital Regional de Vilhena, onde permanece intubado.

O atirador chegou ao local em uma motocicleta, acompanhado de um piloto. Quando o comparsa percebeu que o atirador estava ferido, fugiu imediatamente do local, deixando o parceiro para trás. Há suspeita de que a motivação do crime teria sido por conta de uma dívida.

Sábado de céu nublado com possibilidade de chuva em Rondônia

 

Neste sábado, o estabelecimento do corredor de umidade sobre o sul da Amazônia continuará causando a presença de nuvens densas, instabilidade e chuvas sobre Rondônia. Na porção norte do estado, abrangendo Porto Velho, Candeias, Itapuã, Cujubim e Machadinho D’Oeste, o tempo será de céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de
chuva e trovoadas durante a madrugada e início da manhã. Nas demais áreas, o tempo ficará parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas
durante a tarde. A umidade relativa do ar, em grande parte do estado, ficará próxima de 95% no início da manhã e em torno de 45% durante a tarde. Em Ji-Paraná, a temperatura
mínima deverá ficar em torno de 25°C, com a máxima podendo chegar a 34°C.

Homem é preso com drogas em Vilhena

Na madrugada de quinta-feira, 10 de outubro, policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar apreenderam drogas que seriam comercializadas em Vilhena. Um homem foi preso e encaminhado à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp).

Na madrugada de quinta-feira, 10 de outubro, policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar apreenderam drogas que seriam comercializadas em Vilhena. Um homem foi preso e encaminhado à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp).

Fonte: PM-RO

Foi com medo de avião: trem de pouso falha com prefeito de Rondônia abordo

Nesta sexta-feira (11), o avião particular que transportava o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, enfrentou problemas técnicos no trem de pouso pouco antes de aterrissar no Aeroclube da cidade. O piloto precisou realizar uma série de manobras para conseguir ativar o dispositivo de pouso, situação que mobilizou equipes de emergência.

Por medida de segurança, viaturas do Corpo de Bombeiros, ambulâncias e outras equipes de resposta rápida foram acionadas e ficaram de prontidão em solo. Após os procedimentos necessários, o piloto conseguiu acionar o trem de pouso, e a aeronave pousou com sucesso, sem nenhum incidente adicional.

Todos os ocupantes da aeronave, incluindo o prefeito Hildon Chaves, saíram ilesos e passam bem. As informações são do Portal SGC.

‘Dinheiro esquecido’: clientes têm 5 dias para sacar R$ 8,6 bilhões no sistema do BC

Os clientes que têm “dinheiro esquecido” no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil (BC) têm até a próxima quarta-feira (16) para sacar os valores(veja mais abaixo como fazer)

Segundo o BC, R$ 8,6 bilhões estão disponíveis para resgate no SVR. O sistema permite consultar se pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas deixaram valores para trás em bancos, consórcios ou outras instituições.

O prazo de 30 dias para resgate começou a valer em 16 de setembro, quando o presidente Lula (PT) sancionou a Lei nº 14.973/2024, que trata da reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia e de municípios até o fim de 2024.

O projeto, que já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional, estabelece que o dinheiro esquecido não resgatado por pessoas físicas e jurídicas poderá ser incorporado pelo Tesouro Nacional.

Em nota enviada ao g1, o Ministério da Fazenda explicou que, além dos 30 dias para resgate após publicação da lei, os clientes terão 30 dias para contestar o recolhimento dos recursos pelo Tesouro, a contar da data de publicação de edital pela pasta.

A Fazenda também reforçou que, ainda assim, os interessados terão um prazo de seis meses para requerer judicialmente o reconhecimento de seu direito aos depósitos.
“Logo, não há que se falar em confisco”, afirmou.
Caso não haja contestação do recolhimento, os valores serão, então, incorporados de forma definitiva como receita orçamentária primária, continuou a pasta, destacando que os recursos serão considerados para fins de verificação do cumprimento da meta de resultado primário.
G1