21.3 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 512

Homem é preso com drogas em Vilhena

Na madrugada de quinta-feira, 10 de outubro, policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar apreenderam drogas que seriam comercializadas em Vilhena. Um homem foi preso e encaminhado à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp).

Na madrugada de quinta-feira, 10 de outubro, policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar apreenderam drogas que seriam comercializadas em Vilhena. Um homem foi preso e encaminhado à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp).

Fonte: PM-RO

Foi com medo de avião: trem de pouso falha com prefeito de Rondônia abordo

Nesta sexta-feira (11), o avião particular que transportava o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, enfrentou problemas técnicos no trem de pouso pouco antes de aterrissar no Aeroclube da cidade. O piloto precisou realizar uma série de manobras para conseguir ativar o dispositivo de pouso, situação que mobilizou equipes de emergência.

Por medida de segurança, viaturas do Corpo de Bombeiros, ambulâncias e outras equipes de resposta rápida foram acionadas e ficaram de prontidão em solo. Após os procedimentos necessários, o piloto conseguiu acionar o trem de pouso, e a aeronave pousou com sucesso, sem nenhum incidente adicional.

Todos os ocupantes da aeronave, incluindo o prefeito Hildon Chaves, saíram ilesos e passam bem. As informações são do Portal SGC.

‘Dinheiro esquecido’: clientes têm 5 dias para sacar R$ 8,6 bilhões no sistema do BC

Os clientes que têm “dinheiro esquecido” no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil (BC) têm até a próxima quarta-feira (16) para sacar os valores(veja mais abaixo como fazer)

Segundo o BC, R$ 8,6 bilhões estão disponíveis para resgate no SVR. O sistema permite consultar se pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas deixaram valores para trás em bancos, consórcios ou outras instituições.

O prazo de 30 dias para resgate começou a valer em 16 de setembro, quando o presidente Lula (PT) sancionou a Lei nº 14.973/2024, que trata da reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia e de municípios até o fim de 2024.

O projeto, que já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional, estabelece que o dinheiro esquecido não resgatado por pessoas físicas e jurídicas poderá ser incorporado pelo Tesouro Nacional.

Em nota enviada ao g1, o Ministério da Fazenda explicou que, além dos 30 dias para resgate após publicação da lei, os clientes terão 30 dias para contestar o recolhimento dos recursos pelo Tesouro, a contar da data de publicação de edital pela pasta.

A Fazenda também reforçou que, ainda assim, os interessados terão um prazo de seis meses para requerer judicialmente o reconhecimento de seu direito aos depósitos.
“Logo, não há que se falar em confisco”, afirmou.
Caso não haja contestação do recolhimento, os valores serão, então, incorporados de forma definitiva como receita orçamentária primária, continuou a pasta, destacando que os recursos serão considerados para fins de verificação do cumprimento da meta de resultado primário.
G1

Exclusivo: 2 procurados pela Justiça foram eleitos vereadores e 18 viraram suplentes

Dois procurados pela Justiça elegeram-se vereadores nas eleições de 2024, e 18 estão na condição de suplentes — quando um candidato não obtém o número necessário de votos para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, mas pode assumir como vereador caso o titular seja afastado ou saia definitivamente do cargo.

Os dados fazem parte de um novo levantamento exclusivo realizado pelo g1, com base nas informações de candidaturas disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nos mandados de prisão registrados no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), alimentado por tribunais de todo o país e mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os eleitos:

  • Gilvan (MDB), vereador eleito de Lagoinha do Piauí (PI), foi condenado em 2021 por atropelar e matar uma pessoa em Marabá (PA).
  • Marco Aurelio (Republicanos), que foi eleito vereador de Paty do Alferes (RJ), é procurado por dever pensão. Esse tipo de mandado é revogado assim que a dívida é paga.

 

Os suplentes:

  • Celmar Mucke (União), 2º suplente em Tupanci do Sul (RS), foi condenado por estupro de vulnerável, em que a vítima tem menos que 14 anos. Ele registrou a candidatura dias antes de a condenação se tornar definitiva.
  • Gasparino Azevedo (PT), 1º suplente em Sebastião Ramos (PI), foi condenado em 2019 também por estupro de vulnerável.
  • Lula Costa (PSD), 9º suplente em Barra do Choça (BA), é investigado por associação para o tráfico. Ele ainda não foi julgado.
  • Claudio Lima (Avante), 3º suplente em Fortaleza, é suspeito de organização criminosa. Também não foi julgado.

Os outros 14 suplentes são procurados por dívidas de pensão alimentícia que não foram pagas. Eles podem ser presos a qualquer momento se forem encontrados pela polícia. Porém, mesmo com a condenação, não perdem o cargo.

Já os condenados por crimes podem perder o mandato, mesmo eleitos, em razão da Lei da Ficha Limpa.

G1

Mais um homem executado em Vilhena nesta sexta

Mídia Rondônia – Na tarde desta sexta-feira, 11, Vilhena registrou mais uma execução. Um homem, identificado Valdivino Soares de Brito, foi morto e outro ficou ferido após ser alvejado no rosto no bairro Cristo Rei. Este é o segundo homicídio ocorrido na cidade em outubro, reforçando uma onda de violência que preocupa a população.

Segundo relatos, dois homens chegaram à residência das vítimas em uma motocicleta Honda Tornado. Um deles desceu do veículo e iniciou o ataque, disparando diversas vezes contra os dois homens. Um dos alvos conseguiu fugir, mesmo ferido, mas o outro não resistiu aos disparos e morreu no local.

A Polícia Militar esteve no local rapidamente, isolando a área e iniciando as primeiras investigações. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas ou a motivação do crime. Este é o segundo homicídio do mês em Vilhena: um proprietário de um lava-jato foi executado enquanto trabalhava.

Foto: WhatsApp

.

Ex-deputado preso por estuprar crianças vira mulher trans para fugir da PF

O ex-deputado estadual Nilson Nelson Machado (63), preso por estuprar crianças, mudou de gênero e nome para tentar driblar a Polícia Federal. Conhecido como Duduco, ele mudou o nome para Catarina da Lapa inclusive em seus documentos e não avisou autoridades responsáveis pelo processo.

À Polícia Federal, Duduco negou que alguma vez na vida tenha se chamado Nilson Nelson, mas investigadores descobriram que ele supostamente passou por uma transição de gênero para fugir da condenação por estuprar crianças e adolescentes na creche que administrava em 2013.

O ex-parlamentar de Florianópolis (SC) estava foragido há cerca de um ano e foi encontrado no Rio de Janeiro. Agentes do Núcleo de Capturas da PF no Rio (Nucap/SO/Drex) encontraram o suspeito por meio de levantamentos de dados e trocas de informações.

Duduco mudou nome para “Catarina da Lapa” em documentos. Foto: Reprodução

Duduco foi condenado a 20 anos de prisão por abuso sexual contra crianças. A Justiça havia estabelecido um apena de 31 anos, 4 meses e 20 dias de prisão, mas a pena foi reduzida para 25 anos, 6 meses e 20 dias em 2019 e voltou a ser diminuída recentemente.

O mandado definitivo de prisão foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca da Capital do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Segundo o processo, crianças denunciaram o ex-deputado, agora uma mulher trans, enquanto ele ainda se identificava com o gênero masculino e gerenciava um projeto social.

Ele recorreu da decisão e foi encaminhado a um sistema prisional após procedimentos de praxe. O ex-parlamentar ainda é chamado de Duduco por sua defesa, que informou que há um habeas corpus em curso em tribunais superiores para “desconstruir a injusta condenação”.

Identificadas vítimas da colisão entre carro e ônibus na BR-364

Mídia Rondônia – Nesta sexta-feira, um grave acidente envolvendo um carro de passeio e um ônibus resultou na morte de duas pessoas na BR-364, a aproximadamente 12 km da área urbana de Pimenta Bueno, Rondônia. O trágico incidente ocorreu quando o Chevrolet Argo, dirigido por Wscicleiton De Castro, de 42 anos, teria invadido a pista e colidido com o ônibus que fazia a rota de Porto Velho a Cerejeiras.

As vítimas fatais foram o próprio motorista do Argo, Wscicleiton De Castro, produtor artístico, e a adolescente Sophya Mareco, de 15 anos, que estava no banco traseiro do veículo. Ambos sofreram ferimentos fatais devido ao impacto da colisão. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas rapidamente para prestar socorro, mas infelizmente não conseguiram salvar Wscicleiton e Sophya.

O ônibus, que transportava passageiros entre as cidades de Porto Velho e Cerejeiras, também teve consequências do impacto. Pelo menos dez passageiros ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS) de Pimenta Bueno. De acordo com informações preliminares, nenhum dos feridos se encontra em estado grave.

Oficina de dança afro-amazônica acontece em Vilhena e comunidade de Santa Cruz

Em uma iniciativa de grande importância para a preservação das tradições culturais afro-brasileiras na Amazônia, a Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica está promovendo a oficina de dança “Batuques e Raízes Afro-Amazônicas”, entre os meses de outubro e novembro de 2024. A oficina será realizada em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, situada em Pimenteiras do Oeste (RO), com 50 vagas disponíveis, divididas igualmente entre os dois locais, e uma carga horária de 20 horas.

A oficina integra o projeto da Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica, selecionada pelo Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura – Programa Olhos d’Água, do Ministério da Cultura. A proposta é oferecer uma formação teórica e prática voltada ao reconhecimento das tradições afro-amazônicas, com aulas sobre ritmos autênticos e movimentos expressivos que fazem parte da rica herança cultural afro-brasileira.

O foco da oficina é conscientizar os participantes sobre a relevância histórica e cultural das tradições afro-amazônicas, com especial atenção para a comunidade quilombola de Santa Cruz, que tem preservado e transmitido essas práticas ao longo de gerações. Segundo os organizadores, a oficina busca criar um espaço de diálogo entre crianças, adolescentes e jovens de bairros periféricos e quilombolas, promovendo o fortalecimento da identidade afro-brasileira na região.

“Queremos que os alunos não apenas aprendam a dançar, mas compreendam o significado por trás de cada movimento, mergulhando na história e nas tradições que essa dança carrega”, afirma Andréia Machado, produtora cultural e coordenadora do projeto.

Além de desenvolver habilidades técnicas em dança, a oficina visa aumentar a autoestima e o orgulho cultural dos jovens participantes. “É fundamental que os alunos reconheçam o valor de suas origens e se sintam empoderados ao celebrar sua herança afro-amazônica. A troca cultural entre diferentes realidades só enriquece esse aprendizado”, comenta Andréia Machado.

Advogados do RJ são denunciados por captação ilícita em Rondônia

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) apresentou uma representação disciplinar perante a OAB do Rio de Janeiro, contra advogados inscritos naquela Seccional, denunciando práticas para a captação de clientela em Rondônia que ofendem os preceitos éticos da profissão.

De acordo com a denúncia, os representados têm contatado diretamente supostos devedores em processos de execução judicial, oferecendo serviços advocatícios com abordagem alarmistas. Os advogados têm informado aos devedores que, caso não contratassem seus serviços, enfrentarão a perda iminente de bens e bloqueio de contas bancárias, o que contraria o Código de Ética da advocacia.

Práticas irregulares e violação de direitos

A OAB-RO afirma que as práticas dos denunciados incluem o desrespeito a advogados já constituídos, ao manterem contato direto com os clientes sem a devida autorização. Além disso, foi constatado que eles atravessam procurações nos processos, mesmo quando outros advogados estão formalmente habilitados e com poderes registrados.

Outro ponto alarmante é a interposição de embargos à execução sem a devida citação da parte executada. Segundo a OAB, esses embargos frequentemente se baseiam em argumentos sem fundamento jurídico, sendo apresentados sem a formalidade necessária, utilizando documentos apócrifos em formato PDF.

Essas condutas, além de prejudicarem o sistema judiciário, também geram custos adicionais para os cidadãos, que são levados a acreditar na eficácia de embargos infundados, resultando em condenações ao pagamento de custas processuais e honorários de sucumbência.

A denúncia foi embasada por relatos colhidos em diversas localidades do estado, como Vilhena, Cacoal e Ariquemes, e resultou em apuração interna na OAB-RO. A investigação revelou que os advogados atuam em quase 3.000 processos no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), mesmo sem inscrição suplementar na seccional local. Também está em curso no TED da Seccional de Rondônia processo para apurar essa falta.

A OAB-RO, representada pelo presidente Dr. Márcio Melo Nogueira, ressaltou que as práticas dos denunciados não apenas comprometem a reputação da advocacia em Rondônia, mas também infringem direitos dos cidadãos e a ordem jurídica. A Ordem pediu a suspensão cautelar dos advogados, medida que somente pode ser adotada pela OABRJ, onde os advogados têm inscrição originária.

Ascom OAB/RO

Médica fica ferida após cair do 2° andar de clínica em Rondônia

Uma médica de 29 anos ficou ferida na noite da última quinta-feira (10) após cair do segundo andar de uma clínica localizada na região central de Porto Velho (RO). O acidente ocorreu quando a profissional tentava fechar uma porta, escorregou e sofreu a queda.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e prestou socorro à vítima, que apresentava suspeita de fraturas na perna, quadril e lesões no rosto.

A médica foi encaminhada ao hospital João Paulo II, onde recebeu atendimento médico especializada, segundo informa o Portal SGC.