29.3 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 513

Médica fica ferida após cair do 2° andar de clínica em Rondônia

Uma médica de 29 anos ficou ferida na noite da última quinta-feira (10) após cair do segundo andar de uma clínica localizada na região central de Porto Velho (RO). O acidente ocorreu quando a profissional tentava fechar uma porta, escorregou e sofreu a queda.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e prestou socorro à vítima, que apresentava suspeita de fraturas na perna, quadril e lesões no rosto.

A médica foi encaminhada ao hospital João Paulo II, onde recebeu atendimento médico especializada, segundo informa o Portal SGC.

Mulher mata o marido a facadas e assume o crime no Instagram

Um crime brutal chocou o Guarujá, no litoral de São Paulo, na madrugada da última segunda-feira (7). Jéssica Maduro Magina, de 23 anos, matou seu marido, Igor Nicolucci Da Silva Santos, de 25 anos, a facadas em um bar local. Após o ataque, a jovem publicou vídeos em suas redes sociais, confessando o homicídio e revelando que a motivação foi uma traição por parte de Igor. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.

Nos vídeos, Jéssica detalhou que seu relacionamento com Igor era abusivo e que a descoberta de uma traição com uma prima foi o estopim para o crime. “Fiquei fora de mim”, disse a jovem em um dos trechos. A polícia continua procurando por Jéssica, que está foragida desde o ocorrido.

De acordo com o boletim de ocorrência, o crime ocorreu no bar Favela City, localizado na Avenida Alameda das Margaridas, no bairro Jardim Primavera. Policiais militares que estavam em patrulhamento no momento relataram ter avistado dois veículos em alta velocidade, um deles conduzido por Ricardo Bela, amigo de Igor, que explicou estar levando o amigo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Guarujá após o ataque. Mesmo com o socorro, Igor não resistiu aos ferimentos e faleceu na unidade.

Relato da testemunha

Ricardo, que estava presente no momento do ataque, forneceu um depoimento à polícia. Segundo ele, Igor chegou ao bar e sentou-se ao seu lado. Momentos depois, o homem levantou-se para fumar perto de uma janela. Foi então que Jéssica se aproximou e, ao vê-lo, disse: “bonito, né?”. Inicialmente, Ricardo não deu muita atenção à situação, mas logo percebeu a reação das outras pessoas presentes no bar.

Ao olhar para a janela, viu Jéssica desferir uma série de golpes de faca em Igor. Ele estimou que o marido teria recebido de quatro a seis facadas. Após os golpes, Igor ainda tentou caminhar, mas caiu pouco depois, sangrando intensamente. “Quando vi Jéssica desmaiada no chão, achei que ela estava em choque, mas logo depois ela se levantou e atravessou a rua”, relatou Ricardo.

Apesar do esforço para socorrer Igor, ele não resistiu. A polícia ainda não localizou a autora do crime.

Unir abre concurso para contratação de 37 docentes efetivos

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) abriu novo concurso público para contratação de 37 professores efetivos do magistério superior, em 18 diferentes áreas do conhecimento. As vagas são para atuação em diversos cursos de graduação ofertados pela instituição nos campi de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena, e as inscrições serão abertas a partir do dia 15 de outubro. O edital na íntegra, com todas as orientações e cronograma, pode ser acessado no portal da Unir (www.unir.br) e no portal de processos seletivos da instituição (aqui).

Neste concurso público, as áreas com vagas disponíveis são Artes, Antropologia, Agronomia, Administração, Comunicação, Direito, Educação, Economia, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Educação Física, Enfermagem, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Química. Do total de 37 vagas, 23 são para Porto Velho e 14 para os campi do interior de Rondônia, com duas vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e outras sete para pessoas negras.

Inscrições – Conforme o Edital, as inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no período de 15 a 27 de outubro de 2024, em campo específico disponibilizado no Portal de Processos Seletivo da Unir, onde também está publicado o edital na íntegra e as demais informações referentes ao concurso público. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00 para as vagas que exigem especialização; R$ 120,00 para as vagas do título de mestre; e de R$ 150,00 para as vagas do título de doutor.

Isenção da taxa – Será concedida isenção de taxa em dois casos: para candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico e também para os candidatos doadores de medula óssea. O prazo para solicitação de isenção será de 15 a 17 de outubro de 2024, e os requisitos deverão ser comprovados no momento da inscrição.

Titulação e regime de trabalho – A titulação exigida varia de acordo com a área do conhecimento, com vagas para Professor Adjunto A (doutor), Professor Assistente A (mestre) e Professor Auxiliar (graduado ou especialista). Para a maioria das áreas o regime de trabalho é de dedicação exclusiva (DE), com 40 horas semanais em tempo integral. Apenas a área de Medicina admitirá docentes com regime de trabalho de 20 horas semanais.

Provas – A seleção será composta por três fases: prova escrita, prova didática e prova de títulos, e o resultado final do concurso está previsto para ser divulgado em 6 de janeiro de 2024.

Remuneração – Os docentes contratados em dedicação exclusiva terão remuneração inicial de R$ 4.875,18, acrescida de auxilio alimentação, no valor de R$ 1000, e de retribuição por titulação, que varia de de R$ 975,04 a R$ 5.606,46, dependendo do nível de titulação. Já para o regime de trabalho de 20h semanais, o vencimento básico é de R$ 2.437,59, mais auxílio alimentação de R$ 500 e retribuição por titulação variando de R$ 243,76 a R$1.401,62, conforme a titulação.

Dúvidas e pedidos de informações devem ser encaminhados para o e-mail [email protected].

Concurso Docente Efetivo 2024

Vagas: 37 vagas (18 áreas do conhecimento)

Campus: Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena

Inscrições: de 15/10/2024 até 27/10/2024

Alerta de chuvas intensas nesta sexta e sábado em Rondônia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta, nesta manhã, de chuvas intensas em grande parte do Brasil, incluindo todo o estado de Rondônia, a partir das 10h30 desta sexta-feira (11) até por volta do meio-dia do sábado (12).

São previstas, de acordo com o Inmet, chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). (Rondoniagora)

Colisão frontal entre carro e ônibus deixa dois mortos na BR-364

 

Duas pessoas morreram nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (11), em um grave acidente envolvendo um ônibus e um veículo de passeio na BR-364, em Pimenta Bueno.

Segundo informações da PRF, o condutor do carro, provavelmente, invadiu a pista contrária, resultando em uma colisão frontal com o ônibus que fazia a rota Porto Velho/Cerejeiras. Dois ocupantes do veículo de passeio morreram no local. No ônibus, 11 passageiros sofreram ferimentos leves.

As vítimas fatais são o motorista do carro e um passageiro, que estava no banco traseiro.

Fotos: Folha do Sul

Rondoniagora

Eleitor que não votou no 1º turno pode justificar a ausência até 5 de dezembro

Quem não votou no 1º turno das Eleições Municipais de 2024 nem pôde justificar a ausência às urnas no dia da votação tem até o dia 5 de dezembro para apresentar a justificativa. O procedimento pode ser feito pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível nos Portais da Justiça Eleitoral.

Juntamente com a solicitação, é necessário anexar, obrigatoriamente, documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto, tais como bilhetes de passagens, cartões de embarque, atestado médico, entre outros.

Se a eleitora ou o eleitor não tiver acesso às ferramentas de justificativa on-line, deverá comparecer a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor de seu estado para apresentar o requerimento de forma presencial, com os mesmos documentos acima mencionados.

Quem estava na cidade onde vota e, por algum motivo, deixou de votar também deve apresentar a justificativa e os documentos que demonstrem a razão da ausência no 1º turno.

Nas localidades onde haverá 2º turno, as eleitoras e os eleitores que não votaram no último domingo (6) podem e devem votar no dia 27 de outubro.

Eleitor no exterior

Brasileiros que estavam no exterior no dia do 1º turno da eleição têm até o dia 5 de dezembro para justificar a ausência ao pleito por três meios: via e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral ou mediante o envio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE pós-eleição) para a autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

A pessoa pode, ainda, apresentar a justificativa até 30 dias após a data do retorno ao Brasil, munida da documentação que comprove o não comparecimento às urnas.

Consequências

Deixar de justificar ou apresentar uma justificativa que não seja aceita pela autoridade judiciária resulta em aplicação de multa. Se a multa não for quitada, a pessoa não poderá obter a certidão de quitação eleitoral. Quem não votar nem justificar a ausência por três turnos consecutivos de eleições (cada turno corresponde a uma eleição) terá o título eleitoral cancelado se não pagar as multas devidas.

Enquanto não regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, a eleitora ou o eleitor não poderá tirar passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda e receber salário de função ou emprego público, entre outras consequências.

Gado é fogo: municípios com maior rebanho bovino do Brasil são os mais incendiados em 2024

De janeiro a setembro deste ano, um milhão de hectares pegaram fogo em São Félix do Xingu (PA), colocando o município em primeiro lugar entre os que mais queimaram em 2024. Em segundo lugar, está Corumbá (MS), com 741 mil hectares incendiados. Os dados são da plataforma Monitor do Fogo, uma parceria entre o Mapbiomas e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). No Brasil, os incêndios consumiram uma área do tamanho do estado de Roraima entre janeiro e dezembro deste ano, o que representa um aumento de 150% em comparação a 2023.

Além do fogo, os dois municípios mais incendiados compartilham outro dado. Nesses lugares, estão os maiores rebanhos bovinos do país. Em Corumbá, onde vivem cerca de 96 mil pessoas, o rebanho conta com 1,9 milhão de cabeças, o que dá 20 bois por habitante. Já em São Félix do Xingu, são mais de 2,5 milhões de cabeças de gado, cerca de 38 bois por pessoa, considerando a população de 65 mil habitantes.

O uso do fogo é comum nas práticas agropecuárias, como explica Ane Alencar, diretora de Ciências do Ipam e coordenadora do Mapbiomas Fogo. “E o uso do fogo na prática agropecuária no ano muito seco significa que aumenta muito o potencial desse fogo escapar e virar incêndio. E foi o que aconteceu”, diz.

Em setembro, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) multaram dois fazendeiros acusados de incendiar uma área de aproximadamente 333 mil hectares em Corumbá. O território incendiado tem o dobro do tamanho da cidade de São Paulo e a multa aplicada foi no valor de R$ 50 milhões para Ademir Aparecido de Jesus e outros R$ 50 milhões para Luiz Gustavo Battaglin Maciel.

Nesta quinta-feira (10), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Arraial São João para investigar os incêndios criminosos no município. Durante as investigações, os dados coletados revelaram que a área queimada é alvo reiterado deste tipo de crime ambiental e também de grilagem das áreas com a realização de fraudes junto aos órgãos governamentais.

Diferentes biomas

Em São Félix do Xingu, no bioma amazônico, quase 25% do território é ocupado por pastagens. O fogo, no entanto, avança para a mata nativa. Em 2024, 50% da área queimada no município é de floresta. Em segundo lugar, ficam as pastagens, que correspondem a 38% dos incêndios registrados no município entre janeiro e setembro. São Félix do Xingu está na lista dos municípios que concentram altos índices de desmatamento da Amazônia, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

No caso de Corumbá, município que mais perdeu superfície de água em 2023, a maior parte das chamas consumiu as áreas de planícies alagáveis. Com a seca histórica do Pantanal, essas regiões se tornaram mais inflamáveis.

Alencar ressalta que a ação humana alimenta um ciclo de secas e incêndios. “O fogo começou com a ação humana e se espalhou, mas por uma condição propiciada pelo clima”. A seca, por sua vez, se agrava com as queimadas e o desmatamento.

(BdF)

Servidora pública rouba dados de pais de alunos para empréstimos fraudulentos e gasta mais de R$ 100 mil em jogos online

Uma servidora contratada da prefeitura de Presidente Kennedy, no norte do Tocantins, foi presa na manhã desta quinta-feira (10), acusada de utilizar dados pessoais de pais de alunos e de colegas de trabalho para realizar empréstimos fraudulentos. A operação, chamada Apate, foi coordenada pela Polícia Civil, e revelou que a mulher, de 26 anos, aplicou golpes que totalizam prejuízos superiores a R$ 100 mil. O caso foi noticiado pelo portaG1.

As investigações tiveram início após uma das vítimas começar a receber cobranças de um banco por um empréstimo de R$ 15 mil feito em seu nome, sem seu consentimento. Segundo a polícia, a servidora trabalhava em uma creche e aproveitava a confiança dos pais para obter informações pessoais, como fotos e documentos, que usava para abrir contas digitais e solicitar empréstimos. Ela afirmava que os dados eram necessários para “atualizar o cadastro escolar” das crianças.

Em alguns casos, a investigada chegou a visitar as casas dos alunos e utilizar o celular da própria escola para fotografar os pais, alegando que era parte do processo de atualização cadastral. A prática não se restringiu aos responsáveis pelos alunos, já que a mulher também enganou colegas de trabalho, utilizando seus dados para realizar operações financeiras fraudulentas.

Durante o interrogatório, a mulher confessou que gastava os valores obtidos ilegalmente em jogos online, como cassinos virtuais e roleta russa. “Perdi meu carro e minha casa por causa dessas apostas”, admitiu a investigada, em depoimento na 7ª Central de Atendimento. Ela foi levada para a Unidade Penal Feminina, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Além da prisão, a Polícia Civil está apurando outros crimes relacionados à atuação da servidora, que já responde por mais de 20 acusações de estelionato. A prefeitura de Presidente Kennedy ainda não se posicionou oficialmente sobre o ocorrido.

Detran abre processo seletivo com 178 vagas de estágio em Rondônia

O governo de Rondônia, com ações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), abriu processo seletivo para recrutamento de 178 estudantes de nível médio e superior para estágio remunerado nos municípios de Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Corumbiara, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Nova Mamoré, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena, conforme Edital Nº 7/2024. As inscrições podem ser realizadas no período de 10 a 22 de outubro,  no site https://carreiras.iel.org.br/RO

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatiza que, “o processo seletivo permite a oferta de estágio, visando à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. Além disso, a oportunidade melhora a qualidade de vida da população com a geração de empregos e renda.”

A diretora de Gestão de Pessoas do Detran-RO, Alcione Yuko, informa aos candidatos que o Processo Seletivo contará com uma Central de Atendimento, coordenada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RO), situado na Rua Rui Barbosa, nº 1.112, no Bairro Arigolândia, em Porto Velho. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (69) 3216-3402 / (69) 3216-3408 ou no email: [email protected].

INSCRIÇÕES

  • Poderão participar do Processo Seletivo:
  • Estudantes do ensino médio e superior, regularmente matriculados em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Ter idade mínima de 16 anos;
  • Ser brasileiro; caso estrangeiro, deve ser observado o prazo do visto temporário do estudante, na forma da legislação aplicável;
  • Os candidatos para vaga de estágio de nível médio devem estar cursando a partir do 1º ano, e não estar no último semestre de conclusão do ensino médio;
  • Os candidatos para vaga de estágio de nível superior devem estar cursando a partir do 3º período, para estudantes de cursos a nível de bacharelado; e 2º período, para os estudantes dos cursos de tecnólogos, ambos não podendo estar no semestre de conclusão do curso.

O certame, que ofertará também cadastro reserva, será realizado em única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo desempenho acadêmico nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, para os candidatos às vagas de nível médio; e nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, história e geografia, do 1º ao 3º Ano do ensino médio, para os candidatos às vagas de nível superior.

BENEFÍCIOS

  • O estágio terá carga horária de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais, distribuídas de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 13h30;
  • A bolsa-estágio para estudantes de nível superior é de R$ 1.212,00 (mil duzentos e doze reais); e no valor de R$ 800 para estudantes de nível médio;
  • Os estagiários receberão ainda, a título de auxílio-transporte, o valor de R$ 12,00 (doze reais) por dia estagiado;
  • É assegurado ao estagiário usufruir período de recesso remunerado na forma do Artigo 13, Lei nº 11.788/2008 e Artigo 12 do Decreto 27.159/2022;
  • O estagiário contará com seguro contra acidentes pessoais a ser contratado pelo IEL/RO em seu favor.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha destaca que, as vagas de estágios oferecidas pela Autarquia oportunizam aos estudantes a experiência prática, para que compreendam a dinâmica do ambiente de trabalho. “É a chance de empregabilidade. Muitos dos estagiários que passaram por aqui, ao se destacarem por suas responsabilidades, ideias inovadoras e produtividade, receberam a oportunidade de contratação”, lembrou.

QUADRO DE VAGAS

ESCOLARIDADE CURSO MUNICÍPIO AMPLA CONCORRÊNCIA PESSOA COM DEFICIÊNCIA TOTAL
Nível Superior Administração Porto Velho 48 10 58
Nível Superior Administração Alta Floresta d’Oeste 1 0 1
Nível Superior Administração Alto Alegre do Parecis 1 0 1
Nível Superior Administração Ariquemes 2 1 3
Nível Superior Administração Buritis 2 0 2
Nível Superior Administração Cacoal 2 1 3
Nível Superior Administração Corumbiara 1 0 1
Nível Superior Administração Espigão d’Oeste 1 0 1
Nível Superior Administração Guajará-Mirim 0 1 1
Nível Superior Administração Jaru 2 1 3
Nível Superior Administração Ji-Paraná 6 2 8
Nível Superior Administração Ministro Andreazza 1 0 1
Nível Superior Administração Nova Mamoré 1 0 1
Nível Superior Administração Ouro Preto do Oeste 3 1 4
Nível Superior Administração Pimenta Bueno 2 1 3
Nível Superior Administração Pimenteiras d’Oeste 1 0 1
Nível Superior Administração Presidente Médici 2 0 2
Nível Superior Administração Rolim de Moura 3 1 4
Nível Superior Administração Vilhena 1 1 2
Nível Superior Arquitetura e Urbanismo Porto Velho 3 0 3
Nível Superior Ciências Contábeis Porto Velho 9 2 11
Nível Superior Direito Porto Velho 33 4 37
Nível Superior Direito Rolim de Moura 1 0 1
Nível Superior Engenharia Civil Porto Velho 1 1 2
Nível Superior Engenharia da Computação/ Ciência da Computação/ Gestão da Tecnologia da Computação/ Informática/ Sistema da Informação Porto Velho 2 2 4
Nível Superior Engenharia Elétrica Porto Velho 1 0 1
Nível Superior Geografia Porto Velho 1 0 1
Nível Superior Pedagogia Porto Velho 3 1 4
Nível Superior Publicidade e Propaganda/ Jornalismo/ Design/ Tecnologia em Marketing Porto Velho 2 1 3
Nível Médio Ensino Médio Cerejeiras 1 0 1
Nível Médio Ensino Médio Itapuã do Oeste 1 0 1
Nível Médio Ensino Médio Ji-Paraná 0 1 1
Nível Médio Ensino Médio Porto Velho 6 2 8
Total 144 34 178

PF prende assessor do PL envolvido na divulgação de fake news

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (10), Daniel Ribeiro Lemos, um dos principais alvos da investigação que investiga monitoramentos ilegais realizados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Segundo informações divulgadas pela PF, Lemos teria atuado na propagação de desinformação, fazendo a interface entre os vetores de fake news e uma estrutura paralela que operava diretamente na Presidência da República. O portal da transparência da Câmara dos Deputados indica que ele é assessor do deputado federal Pedro Junior (PL-TO).

De acordo com a coluna da jornalista Bela Megale,  do jornal O Globo, o relatório da Polícia Federal revela que Lemos atuava como uma espécie de “influencer”, recebendo e disseminando conteúdos falsos produzidos por um núcleo clandestino da Abin. Mesmo após a desarticulação deste grupo, ele continuou a propagar notícias falsas em redes sociais, direcionando seus esforços especialmente para membros do PL, partido ao qual Bolsonaro é filiado.

A nota da Polícia Federal sobre a prisão enfatiza: “um dos suspeitos recebia conteúdos de desinformação produzidos pela organização criminosa e os disseminava valendo-se de seu acesso ao parlamento federal. O material também era enviado a agentes estrangeiros, induzindo-os ao erro.”