22.2 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 528

Motorista morre em acidente e irmão mata sobreviventes a tiros

Uma tragédia chocou a cidade de Nobres, no Mato Grosso, na última segunda-feira (30). Oesdras Marques Arruda Santana, de 29 anos, morreu após uma colisão frontal com uma caminhonete na rodovia MT-241, a 154 km de Cuiabá. Pouco depois, o irmão de Oesdras, cujo nome não foi divulgado pela polícia, é acusado de assassinar a tiros os dois sobreviventes que estavam no mesmo carro conduzido pela vítima. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, que agora investigam o caso. As informações são do G1.

O delegado Rogério Gomes Rocha afirmou que, preliminarmente, tudo indica que o carro de Oesdras invadiu a pista contrária, colidindo com a caminhonete. “Não se sabe ao certo se ele tentava uma ultrapassagem ou se foi um erro de avaliação, mas a batida foi extremamente violenta”, declarou o delegado.

Após o acidente, o irmão de Oesdras, que chegou ao local, é suspeito de abrir fogo contra os dois passageiros sobreviventes do carro. A Polícia Militar informou que o suspeito tentou fugir da cena e, após perseguição, ainda não foi localizado. A motivação para o crime não foi confirmada oficialmente, mas há a suspeita de que o incidente esteja relacionado a um acerto de contas entre facções criminosas.

Oesdras já era conhecido pelas autoridades por seu envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e organizações criminosas, conforme revelou o delegado. A caminhonete envolvida no acidente foi conduzida por um homem que, gravemente ferido, foi levado ao hospital e segue sob cuidados médicos.

Mulher descobre câncer raro após sentir coceira nas partes íntimas

câncer de vulva é um tipo raro de tumor, que aparece nos lábios vaginais. Normalmente, ele avança sem sintomas, mas uma coceira persistente pode ser um sinal de alerta.

A moradora da Inglaterra, Jo Shaw Pyke, de 48 anos, começou a sentir uma coceira insistente ao redor dos órgãos genitais em 2022. O sintoma era acompanhado de uma dor lacinante, que a mulher descreveu como se estivesse “urinando lâminas de barbear”.

Durante 18 meses, os médicos consultados por ela atribuíram os sintomas à menopausa e a infecções urinárias, e ela chegou a receber prescrições de seis antibióticos.

Shaw já tinha enfrentado um câncer de colo de útero e passou por uma histerectomia em 2020, mas, agora os exames realizados não revelavam nada.

“Ficava indo e voltando ao médico, mas ainda estávamos no meio da pandemia e todos estavam sendo instruídos a ficar em casa”, disse Jo Shaw, em entrevista ao Daily Mail. “Continuei falando com os médicos, mas eles continuaram dizendo “é a menopausa. É tudo a menopausa”.

Somente em dezembro de 2023, durante uma consulta médica, um caroço foi detectado na vulva de Jo Shaw, levando-a a ser encaminhada para exames mais detalhados com um ginecologista.

“Na noite anterior [à consulta], saí do banho e me enxuguei com uma toalha lá embaixo. Foi como se um raio de eletricidade tivesse passado por mim”, contou Shaw. “Algo me impulsionou a pegar um espelho, e levei o maior susto da minha vida. Corri até meu marido, mostrei para ele e perguntei: ‘O que é isso na minha vulva?’”

Diagnóstico de melanoma da mucosa vulvar

Os exames revelaram que Shaw tinha um tumor de 8 cm, aproximadamente do tamanho de uma bola de tênis, e ela foi diagnosticada com melanoma da mucosa vulvar, com metástase para os gânglios linfáticos.

“Os médicos removeram um tumor de 8 cm. Era possível ver que metade dele era preta e a outra parte estava completamente desfigurada”, relembra Shaw.

Em janeiro de 2024, o tumor foi retirado. “Fui costurada de cima a baixo, mas todos os pontos na parte inferior se abriram, e não havia como costurar novamente. Acabei pegando infecção duas vezes”, contou.

Retorno do câncer

Em junho, uma biópsia revelou que o câncer havia retornado, e o único tratamento disponível para Shaw agora é a imunoterapia. “Com o melanoma de mucosa, não há sintomas ou efeitos colaterais significativos. Estou sendo tratada de forma paliativa”, relatou.

Ministério da Saúde reativa obras paralisadas em Rondônia

 

O Ministério da Saúde, através da Portaria n.º 5.426/2024, aprovou a reativação de obras que estavam suspensas em diversos municípios de Rondônia. A medida contempla cidades como Buritis, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Presidente Médici e São Miguel do Guaporé, permitindo a retomada de projetos essenciais para a infraestrutura de saúde pública.

A iniciativa envolve a reativação de academias de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), cuja execução foi interrompida por questões financeiras ou burocráticas. A retomada dessas obras é vista como um avanço para o atendimento à população local, garantindo melhores condições para os serviços de saúde.

O Deputado Federal Maurício Carvalho celebrou a decisão e destacou a importância de os gestores municipais aproveitarem essa oportunidade para aplicar os recursos de forma eficaz. “A aprovação das obras é uma vitória significativa para nossos municípios”, declarou o deputado.

Repactuação de obras também avança

Além da reativação, o Ministério da Saúde aprovou a repactuação de mil obras em diversas regiões do país, incluindo Rondônia. Entre os municípios beneficiados pela repactuação estão Ariquemes e Espigão do Oeste, que terão suas obras retomadas com novo planejamento e financiamento.

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) também comemorou as aprovações, reforçando a necessidade de um acompanhamento eficaz dos processos para garantir que os recursos sejam bem aplicados em prol da população rondoniense. (SGC)

Lojas Daniela comemora 16 anos em Vilhena com promoções imperdíveis

Midia Rondônia – A Lojas Daniela, uma das mais tradicionais no setor de calçados e moda em Vilhena, está comemorando seus 16 anos de sucesso no município. E, para celebrar essa data especial, a loja preparou uma grande promoção de aniversário, que promete encantar os clientes. A partir desta sexta-feira, 4, diversos produtos estarão com até 70% de desconto à vista ou parcelados em até três vezes, oferecendo uma oportunidade única para renovar o guarda-roupa com qualidade e economia.

Com uma trajetória marcada por compromisso com o cliente e uma ampla oferta de calçados, a Lojas Daniela se consolidou ao longo desses 16 anos como uma referência no comércio local. “Estamos muito felizes em comemorar mais um ano de sucesso. A nossa missão sempre foi oferecer produtos de qualidade, com preços acessíveis e atendimento personalizado, e não poderíamos deixar essa data passar sem agradecer aos nossos clientes com promoções incríveis”, afirmou o gerente da loja, empresário Gilson de Souza.

A promoção abrange uma ampla linha de calçados para todos os gostos, desde os mais casuais até os esportivos e sociais. O desconto de até 70% é uma forma de retribuir a confiança dos consumidores, que ao longo de todos esses anos fizeram da Lojas Daniela um ponto de referência no município.

Além dos preços imbatíveis, os clientes podem parcelar suas compras em até três vezes, facilitando ainda mais o acesso a produtos de alta qualidade. A Lojas Daniela está localizada no centro de Vilhena e convida todos a aproveitarem as ofertas durante o mês de aniversário.

Advogado é preso em flagrante levando droga pra cliente em presídio de Rondônia

Na manhã desta quarta-feira, 2, a Polícia Penal prendeu um advogado tentando entrar com drogas no presídio Milton Soares de Carvalho (603), em Porto Velho.

O flagrante ocorreu quando o advogado passou pelo aparelho body scanner, e com ele foram encontrados dois pacotes de maconha, totalizando meio quilo.

Segundo a Polícia Penal, essa não seria a primeira vez que o advogado levava drogas para o cliente apenado, no entanto, desta vez foi flagrado e encaminhado ao Departamento de Flagrantes pelo crime de tráfico de drogas.

Candidato a vereador defende criação de creches em Vilhena para garantir direito das mães trabalhadoras

Mídia Rondônia – O candidato a vereador de Vilhena, Ferreira Ferreira, professor e especialista em educação, está levantando uma bandeira importante em sua campanha: a criação de creches  para atender às mães trabalhadoras e garantir o acesso das crianças à educação infantil. Segundo Ferreira, muitas famílias enfrentam dificuldades em conseguir vagas em creches, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, o que compromete o desenvolvimento infantil e a qualidade de vida das famílias.

“Famílias com crianças pequenas não conseguem ter seu direito garantido quando o acesso à creche é limitado. Muitas vezes, as crianças que mais precisam de um lugar para ficar enquanto os pais trabalham, como as que estão em vulnerabilidade, acabam não sendo priorizadas”, afirmou o candidato. Ferreira também ressaltou que muitas famílias desconhecem seu direito ao acesso à creche ou desistem de buscar uma vaga por saberem das dificuldades, como a falta de unidades próximas às suas residências ou locais de trabalho.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil não avançou na meta de universalizar a educação infantil entre 2019 e 2022. A frequência escolar das crianças de 4 e 5 anos, idade em que a educação básica se torna obrigatória, recuou de 92,7% para 91,5% nesse período. Essa estagnação reforça a importância de políticas públicas voltadas à primeira infância.

Ferreira lembra que, conforme a Emenda Constitucional 59/09, todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos devem estar matriculados na escola. Porém, a carência de vagas em creches, destinadas a bebês e crianças de até 3 anos, permanece um desafio, especialmente em municípios que, como Vilhena, enfrentam dificuldades.

O candidato acredita que a solução passa por um planejamento estratégico para a construção de novas creches e parcerias com instituições privadas e comunitárias, garantindo o atendimento necessário às crianças. “Precisamos assegurar que nenhuma criança fique fora da escola ou creche, e que as mães possam trabalhar tranquilas, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados e educados”, concluiu Ferreira.

Com essa proposta, o candidato espera promover um debate crucial para o futuro de Vilhena, buscando soluções que priorizem as famílias e a educação infantil de qualidade.

Brasil é um dos países com mais pessoas sofrendo depressão

 

No dia 10 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental, para promover a conscientização sobre os desafios ligados à saúde emocional. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 970 milhões de pessoas no mundo padecem de algum transtorno mental, sendo a depressão e a ansiedade os mais comuns. O Brasil lidera as estatísticas na América Latina, com mais de 11 milhões de brasileiros que convivem com a depressão, é o que aponta a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)

A depressão é uma luta silenciosa e muitas vezes invisível, que afeta pessoas de diversas idades e contextos sociais. Falar sobre ela ainda é um tabu em muitas sociedades, mas a partilha de histórias de superação pode ser uma virada para as pessoas que se encontram nessa situação. Para a mineira “Carolina”, de 33 anos, a depressão severa durou muitos anos. “Foram 10 longos anos lutando com a depressão.  A dor psicológica que eu sentia era pior que qualquer dor física. A maior parte do meu tempo era com pensamentos suicidas. O que me mantinha viva era saber que eu tinha uma filha, que hoje está com 11 anos”, narra.

“Carolina” conta também que passou por diversos psiquiatras, tomou variados tipos de medicamentos antidepressivos, estabilizadores de humor, antipsicóticos e outros. “Eu já tinha desistido de procurar ajuda médica e de tomar medicamentos, pois durante esses 10 anos, não sentia nenhuma melhora. Um certo dia, meu marido chegou em casa me dizendo que tinha marcado uma consulta médica em uma clínica de Belo Horizonte. Fiquei resistente, mas fui até a clínica Anescorp e após a consulta com os médicos, comecei a tratar a minha depressão com infusão de Cetamina, administrada pelo especialista. Hoje, após 3 meses de tratamento na Anescorp, posso dizer que sou uma nova pessoa, vivendo com amor e esperança”.

Segundo o médico anestesista Newton Teixeira Franco, o uso da cetamina no tratamento da depressão, tem sido objeto de interesse na comunidade médica. “A cetamina é um anestésico que, nas últimas décadas, chamou atenção de diversos profissionais, devido ao seu potencial efeito antidepressivo e antissuicida”.

Ainda de acordo com Dr. Newton, “a depressão e a ideação suicida, por exemplo, significam um problema de saúde pública em escala global. O tratamento convencional, que incluem terapias e antidepressivos é eficaz para muitos pacientes, mas para uma grande parcela não responde adequadamente. Para aqueles pacientes em estado de crise, essa espera pode ser perigosa”, alerta.

Noticia Minuto

Juiz condena desmatadores a reflorestar terras devastadas em Rondônia

Cattle is seen walking on a recent burnt area of the wetlands of Pantanal at the Transpantaneira park road at the Mato Grosso state, Brazil, on September 12, 2020. - Pantanal is suffering its worst fires in more than 47 years, destroying vast areas of vegetation and causing death of animals caught in the fire or smoke. (Photo by MAURO PIMENTEL / AFP)

A Justiça Federal condenou três proprietários de terras em Rondônia e no Amazonas ao pagamento de R$ 1,6 milhão por causa de desmatamento ilegal de 150 hectares nas cidades de Candeiras do Jamari (RO) e Apuí (AM). Janete Jarenco, José Luiz Braganhól e Patrícia de Souza Santos, os três acusados, também terão de recuperar as áreas, implantando um projeto de reflorestamento – a ser aprovado e fiscalizado pelo Ibama – em até um ano.

O Ministério Público Federal chegou aos nomes dos desmatadores cruzando imagens de satélite com informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

São duas sentenças do juiz Paulo César Moy Anaisse, que atua, com base em Brasília, na 5ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Justiça Federal de Rondônia e na 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Justiça Federal do Amazonas.

O magistrado determinou aos três acusados, se já não forem mais os donos das áreas desmatadas, que reflorestem outras áreas, a serem indicadas pelo Ibama, com tamanho equivalente àquelas que eles desmataram.

Caso eles ainda estejam na posse das propriedades, estão proibidos de explorá-las, devendo apenas recuperar as áreas. Além disso, o juiz decretou o bloqueio de bens e imóveis dos réus para garantir a recuperação do dano ambiental.

Nos despachos, Anaisse classificou o dano ambiental como uma “agressão injustificada à coletividade, baseada na vontade de auferir lucro explorando terra pública, de modo a transgredir o direito fundamental à sadia qualidade de vida”.

O juiz federal indicou que o processo natural de crescimento da floresta, para que ela volte a seu estado original, é proporcional ao lucro que os desmatadores obtiveram com a venda das madeiras.

Ao calcular o valor da indenização imposta aos três acusados, o juiz advertiu que o montante deveria “reparar a significativa perda de nutrientes e do próprio solo como reflexos do dano ambiental, os reflexos na população local, a perda de capital natural, incremento de dióxido de carbono na atmosfera, diminuição da disponibilidade hídrica”.

Paulo César Moy Anaisse levou em consideração uma metodologia do Ibama para cálculo do custo de recuperação de área desmatada – gastos com cercamento, plantio de mudas e manutenção e monitoramento.

Segundo o órgão ambiental, o valor indenizável para cada hectare desmatado na Amazônia é de R$ 10.742,00.

Motocicleta furtada em Vilhena é recuperada em Cacoal antes de ser trocada por drogas

Midia Rondônia – Uma motocicleta Honda Bros furtada em Vilhena foi recuperada pela Polícia Militar em Cacoal após uma investigação que evitou que o veículo fosse trocado por drogas na cidade fronteiriça de Costa Marques. O furto ocorreu em um balneário de Vilhena, e a moto foi localizada em uma residência no bairro Village do Sol, em Cacoal, onde as autoridades conseguiram frustrar o plano dos criminosos.

Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos pela proprietária da casa, que alegou desconhecer que a moto era roubada. Segundo ela, seu companheiro, que não estava presente no momento, teria permitido a entrada de dois rapazes com o veículo. Um desses jovens, um adolescente de 17 anos, foi encontrado com a motocicleta. Ao tentar fugir pilotando-a, o menor perdeu o controle, sofreu uma queda e foi detido pelos policiais.

Na Delegacia da Polícia Civil de Cacoal, o adolescente confessou seu envolvimento no crime e revelou que estava prestes a levar a motocicleta para Costa Marques, onde ela seria trocada por entorpecentes. O jovem é morador de Colorado do Oeste.

A PM também indicou a participação de outro indivíduo, que conseguiu fugir antes da chegada da guarnição. Ele estava envolvido no plano de levar a motocicleta junto com o adolescente para a fronteira e vendê-la no país vizinho.

A moto, que havia sido arrombada para ativação da parte elétrica no momento do furto, foi recuperada sem a chave de ignição e levada à delegacia. As investigações continuam para localizar os demais envolvidos e apurar as circunstâncias do crime.

Aplicativo e-Título precisa ser atualizado até sábado para ser usado domingo

Brasil de Fato – Para utilizar o e-Título nas eleições municipais, o aplicativo precisa ser atualizado até o dia 5 de outubro, um dia antes do pleito.

A ferramenta possibilita ao eleitor se identificar sem a necessidade de apresentar o título de eleitor, desde que o perfil no app esteja com foto atualizada. Para quem não tem a foto cadastrada no perfil do e-Título, é necessário levar um documento oficial com foto.

De acordo com a Justiça Eleitoral, muitas contas no e-Título estão desativadas, uma vez que o sistema do aplicativo foi modernizado. Para reativar a conta, o eleitor precisa atualizar o app.

Para isso, é necessário localizar a ferramenta nas lojas de aplicativos do seu dispositivo, como o Google Play ou a App Store e clicar em “Atualizar”. Em seguida, é preciso informar os dados pessoais e fazer a conferência biométrica para aqueles que registraram a biometria junto à Justiça Eleitoral.