24.6 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 529

Juiz condena desmatadores a reflorestar terras devastadas em Rondônia

Cattle is seen walking on a recent burnt area of the wetlands of Pantanal at the Transpantaneira park road at the Mato Grosso state, Brazil, on September 12, 2020. - Pantanal is suffering its worst fires in more than 47 years, destroying vast areas of vegetation and causing death of animals caught in the fire or smoke. (Photo by MAURO PIMENTEL / AFP)

A Justiça Federal condenou três proprietários de terras em Rondônia e no Amazonas ao pagamento de R$ 1,6 milhão por causa de desmatamento ilegal de 150 hectares nas cidades de Candeiras do Jamari (RO) e Apuí (AM). Janete Jarenco, José Luiz Braganhól e Patrícia de Souza Santos, os três acusados, também terão de recuperar as áreas, implantando um projeto de reflorestamento – a ser aprovado e fiscalizado pelo Ibama – em até um ano.

O Ministério Público Federal chegou aos nomes dos desmatadores cruzando imagens de satélite com informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

São duas sentenças do juiz Paulo César Moy Anaisse, que atua, com base em Brasília, na 5ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Justiça Federal de Rondônia e na 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Justiça Federal do Amazonas.

O magistrado determinou aos três acusados, se já não forem mais os donos das áreas desmatadas, que reflorestem outras áreas, a serem indicadas pelo Ibama, com tamanho equivalente àquelas que eles desmataram.

Caso eles ainda estejam na posse das propriedades, estão proibidos de explorá-las, devendo apenas recuperar as áreas. Além disso, o juiz decretou o bloqueio de bens e imóveis dos réus para garantir a recuperação do dano ambiental.

Nos despachos, Anaisse classificou o dano ambiental como uma “agressão injustificada à coletividade, baseada na vontade de auferir lucro explorando terra pública, de modo a transgredir o direito fundamental à sadia qualidade de vida”.

O juiz federal indicou que o processo natural de crescimento da floresta, para que ela volte a seu estado original, é proporcional ao lucro que os desmatadores obtiveram com a venda das madeiras.

Ao calcular o valor da indenização imposta aos três acusados, o juiz advertiu que o montante deveria “reparar a significativa perda de nutrientes e do próprio solo como reflexos do dano ambiental, os reflexos na população local, a perda de capital natural, incremento de dióxido de carbono na atmosfera, diminuição da disponibilidade hídrica”.

Paulo César Moy Anaisse levou em consideração uma metodologia do Ibama para cálculo do custo de recuperação de área desmatada – gastos com cercamento, plantio de mudas e manutenção e monitoramento.

Segundo o órgão ambiental, o valor indenizável para cada hectare desmatado na Amazônia é de R$ 10.742,00.

Motocicleta furtada em Vilhena é recuperada em Cacoal antes de ser trocada por drogas

Midia Rondônia – Uma motocicleta Honda Bros furtada em Vilhena foi recuperada pela Polícia Militar em Cacoal após uma investigação que evitou que o veículo fosse trocado por drogas na cidade fronteiriça de Costa Marques. O furto ocorreu em um balneário de Vilhena, e a moto foi localizada em uma residência no bairro Village do Sol, em Cacoal, onde as autoridades conseguiram frustrar o plano dos criminosos.

Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos pela proprietária da casa, que alegou desconhecer que a moto era roubada. Segundo ela, seu companheiro, que não estava presente no momento, teria permitido a entrada de dois rapazes com o veículo. Um desses jovens, um adolescente de 17 anos, foi encontrado com a motocicleta. Ao tentar fugir pilotando-a, o menor perdeu o controle, sofreu uma queda e foi detido pelos policiais.

Na Delegacia da Polícia Civil de Cacoal, o adolescente confessou seu envolvimento no crime e revelou que estava prestes a levar a motocicleta para Costa Marques, onde ela seria trocada por entorpecentes. O jovem é morador de Colorado do Oeste.

A PM também indicou a participação de outro indivíduo, que conseguiu fugir antes da chegada da guarnição. Ele estava envolvido no plano de levar a motocicleta junto com o adolescente para a fronteira e vendê-la no país vizinho.

A moto, que havia sido arrombada para ativação da parte elétrica no momento do furto, foi recuperada sem a chave de ignição e levada à delegacia. As investigações continuam para localizar os demais envolvidos e apurar as circunstâncias do crime.

Aplicativo e-Título precisa ser atualizado até sábado para ser usado domingo

Brasil de Fato – Para utilizar o e-Título nas eleições municipais, o aplicativo precisa ser atualizado até o dia 5 de outubro, um dia antes do pleito.

A ferramenta possibilita ao eleitor se identificar sem a necessidade de apresentar o título de eleitor, desde que o perfil no app esteja com foto atualizada. Para quem não tem a foto cadastrada no perfil do e-Título, é necessário levar um documento oficial com foto.

De acordo com a Justiça Eleitoral, muitas contas no e-Título estão desativadas, uma vez que o sistema do aplicativo foi modernizado. Para reativar a conta, o eleitor precisa atualizar o app.

Para isso, é necessário localizar a ferramenta nas lojas de aplicativos do seu dispositivo, como o Google Play ou a App Store e clicar em “Atualizar”. Em seguida, é preciso informar os dados pessoais e fazer a conferência biométrica para aqueles que registraram a biometria junto à Justiça Eleitoral.

Polícia investiga se mulher misteriosa deu bombom envenenado para crianças

Folha de S.Paulo – A Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando um possível caso de envenenamento envolvendo duas crianças na comunidade Primavera, em Cavalcanti, zona norte da capital fluminense. Ythallo Raphael, de 6 anos, morreu após comer um bombom supostamente oferecido por uma mulher não identificada. Um outro menino, de 7 anos, que também consumiu parte do doce, permanece internado em estado grave. As informações foram apuradas pela Folha de S.Paulo.

O delegado Marcus Henrique Alves, responsável pelo caso na 44ª DP (Inhaúma), revelou que a principal linha de investigação aponta para uma mulher que, de motocicleta, teria abordado Ythallo e oferecido o doce. “O menino dividiu o bombom com o amigo, e ambos passaram mal logo depois”, declarou Alves. Imagens de câmeras de segurança da região estão sendo analisadas, e testemunhas, incluindo um primo de Ythallo, já foram ouvidas. O parente que estava presente no momento da oferta relatou que a mulher usava capacete e luvas e tirou o bombom de dentro de sua bolsa.

A tragédia ocorreu na última segunda-feira (30), quando as crianças deram entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Del Castilho. Ythallo chegou ao local em parada cardiorrespiratória e, apesar das tentativas de reanimação, não resistiu. O outro menino foi transferido para o Hospital Municipal Miguel Couto, onde segue internado em estado grave.

Tribunal de Justiça anuncia concurso público em Rondônia

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) anunciou nesta segunda-feira (30) a escolha da Consulplan como responsável pela organização do próximo concurso público.

O tribunal afirmou que a decisão foi tomada após análise das propostas, considerando experiência técnica e custo-benefício oferecidos pela banca.

O que se sabe até agora

 

O concurso oferecerá vagas para cargos de nível médio e superior. A previsão é de 25 vagas imediatas, sendo 15 para Analista Judiciário e 10 para Técnico Judiciário. Além disso, haverá formação de cadastro reserva.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas em várias cidades de Rondônia, como Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena, permitindo que os candidatos concorram em ambos os níveis, já que as provas serão aplicadas em horários diferentes.

Os salários básicos variam entre R$ 4.289,99 para Técnico Judiciário e R$ 7.715,82 para Analista Judiciário. Para cargos especializados, como o de Analista de Sistemas, a remuneração pode chegar a R$ 17.097,48, além de auxílios e outros benefícios.

O TJ-RO não divulgou a data da publicação do edital.

G1

Guerra: Israel volta a atacar Beirute na madrugada

Tropas israelenses voltaram a atacar Beirute na madrugada desta quarta-feira (2). Ao mesmo tempo, prosseguiu a incursão terrestre no sul do Líbano.

Tel Aviv

Nas ruas de Tel Aviv, a população teve de procurar abrigo, ontem à noite, com o céu iluminado de mísseis iranianos. Mas o grande receio dos habitantes da cidade são os ataques terroristas nas ruas.

O relato é feito por uma jovem britânica, que reside em Tel Aviv.

O receio da população se dá quando o Exército israelense volta a renovar o apelo para a saída dos moradores de localidades no sul do Líbano.

Os avisos à população libanesa são sinal de que Tel Aviv vai continuar a atacar o território, em momento de troca de ameaças entre Israel e o Irã.

Netanyahu

O primeiro-ministro israeense, Benjamin Netanyahu, disse que Teerã vai pagar caro pelo ataque com quase 200 mísseis contra o seu território.

O presidente norte-americano, Joe Biden, condenou o ataque lançado pelo regime do Irã. Ele lembrou o fato de as forças norte-americanas terem ajudado Israel a travar o ataque aéreo.

Biden afirmou que os Estados Unidos estão “completamente” ao lado de Israel.

Estudante de Cerejeiras conquista medalha de bronze no JEBS: (Vídeo)

Mídia Rondônia – O estudante Fernando do Carmo Corsi,  do 9° ano da Escola Floriano Peixoto, em Cerejeiras, conquistou a medalha de bronze na modalidade de karatê nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), representando com orgulho sua escola e sua cidade. Fernando, que é aluno da Academia Budô, foi recepcionado de maneira calorosa por seus colegas, professores e servidores da escola, em um evento que celebrou sua dedicação e sucesso.

A recepção ao atleta-aluno foi marcada por aplausos e emoção, com um grupo de policiais penais de Cerejeiras também participando da homenagem. Eles reconheceram o esforço e a determinação de Fernando, que conquistou um lugar de destaque no esporte, levando o nome do município ao cenário nacional.

Fernando, que vem treinando karatê na Academia Budô, agradeceu pelo apoio que recebeu da escola, dos amigos e da família.

Veja a chegada do estudante na escola

Semáforos voltam a gerar críticas e preocupações em Vilhena

Mídia Rondônia – O semáforo da Avenida Paraná, em Vilhena, voltou a ser alvo de críticas da população, ganhando grande repercussão em uma das emissoras de rádio mais ouvidas do município. Apesar de ter passado por reparos recentemente, o equipamento continua apresentando defeitos, gerando preocupações entre motoristas que temem o risco de acidentes.

Desativado por um longo período, o semáforo foi reativado, mas suas falhas persistem.  Com o problema persistente, muitos condutores relatam situações perigosas e confusas no trânsito, especialmente em horários de pico.

Além do semáforo da Avenida Paraná, outros sinais em pontos estratégicos da cidade, como o da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, também estão enfrentando problemas similares, agravando a situação do tráfego em Vilhena. A reclamação constante dos moradores e motoristas ressalta o caráter crônico do problema.

Vício em jogos: apostadores compulsivos terão acesso a tratamento gratuito

A Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL) anunciou um projeto inovador destinado a combater o vício em apostas no Brasil. Em parceria com uma plataforma especializada em saúde mental, a ANJL irá oferecer tratamento gratuito para apostadores que desenvolveram transtorno compulsivo. A iniciativa surge em um momento crucial, em que o mercado de apostas no país está em plena expansão. As informações são da CNN Brasil.

O projeto piloto terá foco na prestação de apoio psicológico e psiquiátrico aos apostadores, sem qualquer custo para os participantes. O tratamento será oferecido tanto presencialmente quanto de forma virtual, ampliando o acesso a pessoas em diferentes regiões do país. A medida chega em um período em que cresce a preocupação com o impacto das apostas no bem-estar emocional e psicológico de milhões de brasileiros.

Atendimento presencial e virtual

Nos meses de outubro e novembro, a ANJL realizará atendimentos presenciais em locais estratégicos da capital paulista, como Paraisópolis, Heliópolis e Nova Jaguaré. Ao mesmo tempo, o programa prevê a realização de cerca de 20 mil atendimentos virtuais em todo o território nacional, tornando o suporte acessível a um público ainda maior. Essa estratégia híbrida tem como objetivo ampliar a cobertura do projeto, oferecendo apoio tanto em grandes centros urbanos quanto em áreas mais afastadas.

Quarta-feira com céu nublado e possibilidade de chuva em Rondônia

Para esta quarta-feira, a previsão do tempo em Rondônia indica sol entre nuvens em todo o estado. O tempo deve variar de parcialmente nublado a nublado, com a possibilidade de pancadas isoladas de chuva e trovoadas durante a tarde e a noite nas seguintes áreas: capital, Vales do Guaporé, Mamoré e Jamari, Ponta do Abunã, Baixo Madeira e nordeste do estado.